‘A indústria analisa a estratégia como se fosse Procter e Gamble. É Hermès’, diz Andrew Wylie
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 18/10/2013
‘O Chacal’ critica a Amazon em entrevista ao New Republic

“O Chacal” não é o apelido de um terrorista interpretado por Bruce Willis no cinema, é a alcunha de um dos maiores (certamente o mais polêmico) agentes literários, Andrew Wylie. O agente americano chamou atenção em 2010 quando fechou um contrato com a Amazon para publicar livros eletrônicos de autores que ele representava (parece que não faz tanto tempo assim, mas em 2010 o boom dos e-books estava apenas começando). O projeto Odyssey Editions do agente deslanchou uma guerra contra as gigantes Random House e HarperCollins, que afirmavam ter os direitos das obras eletrônicas mesmo se os contratos não previam edições digitais, e foi apoiado pela Associação dos Autores de lá, que viu em Wylie o caminho para terem a mesma porcentagem de royalties no formato digital (por volta de 25%) que no impresso (cerca de 50%).

Apesar de já ter elogiado a Amazon – para Wylie era uma resposta ao modelo de grandes redes de livrarias que, segundo afirmou em 2010, não funcionam – três anos depois a admiração acabou para o Chacal. Em uma entrevista à New Republic, o agente mostra que mudou drasticamente de opinião em relação à Amazon (“Napoleão era um grande cara até ele começar a cruzar as fronteiras”) e critica duramente a varejista/editora: “Eu acredito que a Amazon possui um negócio editorial para que seu comportamento como distribuidor digital seja erroneamente interpretado pela Justiça americana e pela indústria editorial de uma forma que seja conveniente para os objetivos da Amazon”.

Além da crítica, Wylie mostra uma grande dose de desprezo pela Amazon Publishing, e é categórico ao afirmar que nunca (“a não ser que a Amazon sequestre um dos meus filhos, ameace jogá-lo da ponte e eu acreditar na ameaça”) vai vender um livro para a editora. No final do dia, segundo Wylie, “eles não conseguem colocar livros nas livrarias”. Leia a entrevista aqui.

[18/10/2013 00:00:00]