Vikings of Brazil expande operação
PublishNews, Iona Teixeira Stevens, 23/01/2013
Agência representará também títulos em língua inglesa e filmes

Após vender mais de cinquenta títulos de literatura nórdica no Brasil em 2012, a agência literária Vikings of Brazil se prepara para expandir as operações em 2013 para países de língua inglesa. Em um primeiro momento, a expansão será centrada em obras de não ficção: dos Estados Unidos vem a parceria com a OR Books, que colabora com Julian Assange e possui outros títulos polêmicos de não ficção. Na Nova Zelândia, a agência é parceira da Exisle Publishing, que publica os títulos do Dr. Russ. Da Inglaterra, a parceria com a da editora Independent Music Press promete trazer novos títulos de rock, que cairam no gosto dos brasileiros recentemente.

Mas a expansão vai além dos livros: a Vikings of Brazil passou a representar filmes nórdicos também, principalmente os que são baseados nos livros representados pela agência. A ideia veio durante as férias de Pasi Loman, da Vikings: “Assisti vários filmes baseados em livros que nós representamos e em alguns casos já vendemos no Brasil. Trata-se principalmente de romances policiais e livros infantis”, explica o agente.

Mas Pasi ressalta que o foco da agência continuará sendo a Escandinávia, cuja literatura vai estar em destaque nos próximos anos: a Suécia é o país homenageado na feira de Bologna este ano e, em 2014, a Finlândia sucederá o Brasil como país homenageado em Frankfurt. Pasi acredita então que a demanda por títulos nórdicos aumente em 2013.

[23/01/2013 01:00:00]