A ofensiva da Barnes & Noble
PublishNews, Roberta Campassi, 08/11/2011
Varejista americana lança tablet, promete expansão internacional e acirra concorrência com Amazon

A Barnes & Noble (BN) lançou ontem o tablet Nook para competir com o iPad, da Apple, e especialmente com o Kindle Fire, tablet da Amazon. A companhia aproveitou a ocasião para alfinetar a estratégia de sua arquirrival, num momento em que o domínio da Amazon sobre o mercado de e-books começa a incomodar algumas editoras.

O Nook Tablet estará à venda nos Estados Unidos no fim da próxima semana por US$ 249, enquanto o Kindle Fire começa a ser comercializado no dia 15 por US$ 199. A BN também anunciou melhorias e redução de preço em outros dois produtos, os e-readers Nook Color (US$ 199) e o Nook Simple Touch (US$ 99), tudo para competir mais diretamente com outros produtos da Amazon.

A BN, que possui 700 livrarias e é vice-líder no comércio online de livros dentro dos Estados Unidos, também se prepara para a expansão internacional. William Lynch, principal executivo da varejista, afirmou à The Bookseller que os consumidores ingleses podem esperar um anúncio nesse sentido nos próximos quatro meses.

A varejista segue os passos da Amazon, que já está presente em diversos países e planeja iniciar operações em novos mercados como o Brasil.

Os investimentos milionários em desenvolvimento que a BN realizou nos últimos meses resultaram num tablet que é mais leve, tem memória maior e promete uma tela de melhor qualidade em relação ao Kindle Fire.

A empresa, cuja livraria soma 2,5 milhões de títulos, também anunciou uma série de parcerias para prover conteúdo aos aparelhos: vídeos oferecidos pela NetFlix, séries de TV pela Hulu, músicas pela Pandora e mais de 250 revistas, entre outros itens.

[08/11/2011 01:00:00]