Literatura invade Berlim
PublishNews, Julie Krauniski, especial para o PublishNews, 06/09/2011
De 7 a 17 de setembro, capital alemã será sede do Internationales Literaturfestival Berlin, que contará com a presença de Bernado Carvalho

Setembro na Alemanha sempre foi um mês um tanto quanto deprimente -- anuncia o fim dos dias longos e ensolarados do verão europeu e a chegada do inverno. É o fim dos festivais de música, das sessões de cinema ao ar livre, das cadeiras de praia na beira do rio Spree. Felizmente, a época ganhou vida nova com a criação, em 2001, do Internationales Literaturfestival Berlin (Festival Literário Internacional de Berlim). Durante 10 dias, a literatura mundial toma a capital alemã por meio de palestras, debates, leituras e concertos, onde 150 autores se apresentam em cerca de 180 eventos. Este ano, o festival tem como foco a produção literária na Ásia e na Oceania.

A seção principal, “Fokus Asien-Pazifik”, traz 15 autores da Índia, Filipinas, China, Coréia, Malásia, Nova Zelândia, Austrália, Cingapura e Japão. O chinês Jung Chang (Cisnes selvagens e Mao -- a história desconhecida, Companhia das Letras) é um dos palestrantes. A seção “Literaturen der Welt” apresenta escritores de outros continentes e tem como destaque a literatura da Polônia. O brasileiro Bernardo Carvalho (Mongólia, Nove noites e outros 9 títulos, Companhia das Letras) e o peruano Mario Vargas Llosa, publicado no Brasil pela editora Alfaguara, são alguns dos conferencistas.

Em “Erinnerung, sprich” textos clássicos da literatura moderna são declamados. O islandês Halldór Laxness (Gente independente, Editora Globo) é um dos escritores contemplados. “Reflections” traz uma série de debates sobre política, economia e cultura. Ha Jin (O ensandecido, Refugo de Guerra e A espera, Companhia das Letras) é um dos convidados.

Nos dias 8, 9 e 10, as noites são de poesia. A partir das 20h, os poetas fazem a festa na Haus der Berliner Festspiele, principal casa do festival.

Outra novidade da 11ª edição do evento é o lançamento do primeiro Graphic Novel Day. Dia 10 de setembro, grandes nomes do HQ da França, Romênia, Itália, Espanha, Grécia, Finlândia, Polônia, Alemanha e Suécia apresentam seus trabalhos em duas conferências.

O festival também oferece um programa sobre literatura infantojuvenil, o Internationale Kinder-und Jugendliteratur. Entre os participantes estão a belga Kitty Crowther (Meu amigo Jim, Cosac Naify), o alemão Peter Härtling (A sombra de Schumann, Record, e Uma vovó especial, Martins Editora) e o francês François Place (O velho louco por desenho, Cia das Letrinhas, Nos passos de... Aladim, Nos passos de... piratas, Rocco, e outros).

O programa suplementar “Specials” tira a literatura das instituições onde ela é cerimoniosamente celebrada, como o Deutsches Theater (Teatro Alemão) e o Kuturforum (Fórum da Cultura), e a leva para a esfera pública – parques, praças, bibliotecas e penitenciárias.

A programação completa pode ser conferida no site do Internationales Literaturfestival Berlin.
[06/09/2011 00:00:00]