Marcos Strecker é o novo diretor editorial da Globo
PublishNews, Maria Fernanda Rodrigues, 05/07/2011
A primeira tarefa será criar selos para melhor organizar o catálogo da editora

Marcos Strecker se formou em Física e em Jornalismo, mas optou pela segunda profissão. Foi repórter, editor-assistente, editorialista e correspondente internacional da Folha de S. Paulo na década de 90. Voltou ao jornal em 2005 para atuar no Mais! e na Ilustrada e vinha, há um ano e meio, acumulando as funções de editor de Mídias Sociais e do Guia Folha de Livros. Agora, ao assumir o cargo de diretor editorial da Globo Livros no lugar de Sandra Espilotro, ele inicia uma nova fase em sua carreira. “Estou muito contente. É um orgulho ir para a Globo, uma editora grande que continua crescendo muito e que tem um catálogo muito rico”, disse Strecker, que começa hoje o novo trabalho e amanhã já segue para Paraty, onde a Globo está organizando uma série de atividades em homenagem a Oswald de Andrade, um dos principais escritores de seu catálogo e o autor homenageado desta edição da Festa Literária Internacional de Paraty.

Na volta, o primeiro desafio: criar selos para melhor organizar o catálogo da editora, que tem livros clássicos, como os de Balzac, Proust e Lobato, e outros mais comerciais, como o Ágape, do padre Marcelo Rossi. “Serão vários selos para poder, à luz desses novos títulos que ela está lançando, adequar melhor os livros e continuar o trabalho”, comentou. E são justamente livros como o best-seller do padre que estão dando um novo gás à produção da Globo. “Nossa ideia é reforçar o catálogo que já é muito interessante e esses livros mais comerciais vão ajudar a fazer isso.”

A editora ficará de olho tanto nos fenômenos editoriais para identificar as tendências de mercado e desenvolver ainda mais essa linha comercial (e continuar nas listas de mais vendidos), quanto nos autores clássicos ou contemporâneos cuja obra mereça estar ao lado das de Beckett, Bernard Shaw, Sartre, Herta Muller, Florestan Fernandes, Quintana e tantos outros. Ter um catálogo abrangente, com obras com potencial para se tornarem best-sellers e outras que passarão de geração em geração já era a ideia de Mauro Palermo quando ele assumiu a diretoria geral da Globo Livros (confira e entrevista concedida no final de 2010).

Marcos Strecker é autor de três livros de cinema – sendo o último deles o Na estrada – O cinema de Walter Salles (Publifolha, 2010). “Cinema é uma paixão pessoal, mas isso não se refletirá necessariamente nos livros que vamos editar. Quero ter bons títulos em todas as áreas, inclusive cinema”, disse.
[05/07/2011 00:00:00]