As novas tecnologias e o mercado editorial
PublishNews, Redação, 28/06/2011
Curso da Universidade do Livro trata dos desafios da edição neste novo cenário que se abre com a chegada de novas tecnologias

A Universidade do livro - UNIL (Praça da Sé, 108 - Centro - São Paulo/SP) promove, nos dias 4 e 5 de julho, das 18h às 21h, o curso “Ações inovadoras digitais no negócio editorial”. Destinado a editores, jornalistas, professores, bibliotecários, estudantes de comunicação e editoração, empresários e demais interessados pela área editorial, o curso irá tratar da chegada das tecnologias digitais e dos desafios que este novo formato de publicação impõe.

Serão apresentados conceitos e fenômenos relacionados à transformação digital do mercado bem como cases ilustrativos com ações inovadoras usando tecnologias digitais.

O curso será ministrado por Martha Gabriel, engenheira pós-graduada em marketing e design gráfico, e custa R$ 400 para sócios e estudante, e R$ 500 para o restante do público. As inscrições devem ser feitas através do telefone 11 3242-9555 ou por e-mail.

Dia 4 l Tendências Tecnológicas & Transformação Digital

Nesse primeiro dia de curso, o foco será nas transformações sociais e de mercado que ocorreram na última década e continuam a ocorrer. O objetivo é familiarizar o participante com as novas tecnologias disponíveis e as tendências futuras. Os tópicos abordados serão: O tempo real e a explosão do conteúdo; A fragmentação das mídias e dos públicos; A economia da atenção; A mobilidade como principal tendência; A busca digital e a transformação no acesso à informação; A ascensão das redes e mídias sociais e sua consequência no mercado; O novo consumidor, leitor, usuário e Novas plataformas digitais.

Dia 5 l O impacto do digital no negócio editorial

Na segunda noite, serão comentadas as transformações que o digital causa no negócio editorial, e quais estratégias podem ser adotadas para atuar nesse novo cenário. Serão discutidos também o futuro do livro e das tecnologias digitais e oportunidades emergentes. Os tópicos abordados serão: Cultura da convergência & cross-mídia; Integração de mídias tradicionais e digitais (QRcode, realidade aumentada etc); Filtros e validações; Curadoria de conteúdos; A ascensão da multi-tarefa; Influências da mudança do comportamento social; Transformações na educação e O futuro do livro.
[28/06/2011 00:00:00]