De olho na lista: Dobradinha da LeYa em ficção e não-ficção
PublishNews, Carlo Carrenho, 20/05/2011
Leya conquista os primeiros lugares das categorias nobres de ficção e não ficção, enquanto Santillana sobre do sexto ao terceiro lugar no ranking de editoras

A lista desta semana traz algumas novidades interessantes. As listas de ficção, não-ficção e infanto-juvenil têm novos líderes, e os livros “maternais” saíram da lista na semana pós-Dia das Mães. O padre Marcelo, no entanto, não está nem perto de descer do altar. Com 11.487 exemplares vendidos apurados na semana, seu livro Ágape parece ter na lista a mesma resistência que seu autor apresenta em sessões de autógrafos – afinal, o religioso impressiona por permanecer horas, às vezes todo um dia, distribuindo autógrafos e bençãos aos seus fiéis leitores.

Em ficção, o televisivo A guerra dos tronos (LeYa), de George R. R. Martin, assumiu a primeira posição desbancando o cinematográfico Água para elefantes (Arqueiro), de Sara Gruen. A estreia da série da HBO pode ter ajudado o livro a entrar na lista desta semana, que também apresenta dois títulos debutantes publicados por selos de conhecida qualidade literária: O sonho do Celta (Alfaguara), de Mario Vargas Llosa, em oitavo lugar, e A mulher de vermelho e branco (Companhia das Letras), de Contardo Calligaris.

Quem assumiu a ponta em não-ficção foi mais um título da luso-paulistana LeYa, o Guia politicamente incorreto da história do Brasil (LeYa), de Leonardo Narloch. O restante da lista não apresentou grandes novidades.

Na lista infanto-juvenil, o eterno best-seller O pequeno príncipe volta ao primeiro lugar acompanhado de um séquito de Diários de um banana, já que cinco das sete primeiras posições são ocupadas por volumes da série. Eu sou o número quatro (Intrínseca), de Pittacus Lore, manteve-se na quarta posição.

Na lista de negócios, os títulos O monge e o executivo e Os segredos da mente milionária, ambos da Sextante, mantiveram a primeira e a segunda posições respectivamente. Em autoajuda, os livros mais maternais que fizeram a alegria das mães em seu dia comemorativo cederam espaço a livros menos maternais, ainda que femininos, como Deixe os homens aos seus pés (Universo dos Livros), em terceiro lugar, Por que os homens amam as mulheres poderosas? (Sextante), em quarto lugar, e Por que os homens se casam com as mulheres poderosas? (Bestseller). Augusto Cury e seu Mulheres inteligentes, relações saudáveis (Academia da Inteligência) manteve sua segunda posição, logo atrás do padre.

No ranking de editoras, o destaque vai para a Santillana que subiu da sexta para a terceira posição ao emplacar oito livros na lista desta semana. Sextante e Record seguem na primeira e na segunda colocações com 14 e 9 títulos respectivamente.

Confira a lista.
[20/05/2011 00:00:00]