Estação das Letras sai na frente e lança curso inédito sobre livro digital
PublishNews, Redação, 13/05/2011
Curso pretende preparar profissional do livro para o já real cenário digital; curadoria é do PublishNews

Até bem pouco tempo, os livros digitais eram uma realidade distante. Mas nos últimos dois anos, os e-books saltaram da quase ficção científica para a realidade. Nos Estados Unidos, responderam, só no ano passado, por cerca de 9% do faturamento, crescimento de 200% em relação a 2009 e de 800% em relação a 2008. No Brasil, as grandes livrarias já lançaram, ou estão lançando, suas lojas de e-books; há duas distribuidoras digitais em operação e nenhuma editora pode mais se dar ao luxo de ignorar o que antes era chamado futuro digital.

Com este cenário em mente, a Estação das Letras, no Rio, coloca na rua o curso “Editando livros digitais”, inédito no país. Com uma carga horária de 22h, o curso será realizado em junho e julho e terá aulas ministradas por profissionais do mercado de livros digitais e aborda desde a produção e a criação literária de e-books até o marketing, a distribuição e a comercialização de conteúdo digital. A curadoria do curso é do PublishNews.

“Ainda não havia no mercado brasileiro um curso pragmático e rápido que oferecesse uma visão ampla não apenas do futuro do livro digital, mas também do seu presente e das práticas que o mercado já vem adotando”, explica Carlo Carrenho, fundador do PublishNews e coordenador do curso na Estação.

O objetivo, segundo Carrenho, é que cada aluno, ao fim do curso, esteja preparado para o futuro digital e consciente desta realidade, que já existe tanto no mercado brasileiro quanto no internacional.

Para José Henrique Grossi, consultor comercial da distribuidora digital Xeriph, o curso é de fato bem-vindo. “Depois de anos no mercado editorial de livros de papel, eu migrei recentemente para o mercado de e-books. Este é o curso que eu gostaria de ter feito no momento da minha transição”, afirma Grossi, que ministrará a aula “O mercado nacional de livros digitais”.

Os outros professores são Cristiane Costa (UFRJ), Roberto Cassano (Agência Frog), Bruno Valente (Punch), Camila Cabete (Gato Sabido), Newton Neto (Singular Digital) e Carlo Carrenho (PublishNews).

Serviço

“Editando livros digitais”

Dias 18 e 25 de junho / 2 e 9 de julho, das 10h às 17h (total 22h/aula)

Local: Museu da República, 153 - Catete - Rio de Janeiro/RJ)

Preço: R$ 900

Inscrições: 21 3237-3947

Organização: Estação das Letras

Apoio e curadoria: PublishNews


Estação das Letras

Rua Marquês de Abrantes, 177 - Loja 107 Flamengo/RJ

Telefone: (21) 3237-3947

Programa do curso Editando livros digitais

18 de junho

Aspectos gerais do mercado digital – Uma introdução | 2 horas | Carlo Carrenho

Apresentação do curso

Apresentação dos alunos

Um panorama geral do cenário digital

Os últimos acontecimentos do mercado digital

Conceitos básicos

O mercado internacional de livros digitais | 3 horas | Carlo Carrenho

Os números do mercado dos EUA

Um panorama do resto do mundo

Os três mosqueteiros: Amazon, Apple, Google e Kobo

A Barnes&Noble

Self-publishing & outros modelos

Os livros texto digitais

Carlo Carrenho é formado em Economia pela FEA-USP e especializou-se em Editoração no Radcliffe College, da Universidade de Harvard. Já possui 15 anos de experiência no mercado editorial, tendo passado por editoras acadêmicas, religiosas e de mercado geral, como a Thomas Nelson Brasil. Em 2001, criou o PublishNews, um informativo diário com todas as notícias do mercado editorial brasileiro que hoje já possui mais de 10 mil assinantes. Atualmente acompanha de perto a revolução digital do mercado editorial e atua como consultor para empresas do setor. Apesar de paulista, é flamenguista.

25 de junho

Novas estratégias narrativas para a mídia digital |3 horas | Cristiane Costa

As tecnologias do livro: do manuscrito ao iPad

Leitor passivo x leitor ativo

Novas estratégias de storytelling

Cristiane Costa é pesquisadora do pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, onde desenvolve estudo sobre novas estratégias narrativas em mídias digitais, com o apoio da Faperj. Coordenadora do curso de Jornalismo da ECO-UFRJ, é uma das curadoras do ciclo Oi Cabeça, dedicado à literatura eletrônica.

O mercado nacional de livros digitais | 2 horas | José Henrique Grossi

Os principais players

Os distribuidores digitais brasileiros

As e-bookstores brasileiras

Os desafios do mercado digital nacional

Estratégias sadias para o sucesso digital

José Henrique Grossi é consultor comercial da distribuidora digital Xeriph. Economista, entrou no mercado editorial em 1973 como divulgador da editora Saraiva, empresa de onde saiu nove anos depois como gerente de promoção. Trabalhou na Abril Educação e na Nova Cultural e, em 1997, criou a Grossi Representações. Foi vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro em 1999. É santista roxo.

2 de julho

Livros Digitais, pequenas editoras e processo de produção | 3 horas | Camila Cabete

Os desafios de se montar uma editora digital

Definindo uma estratégia

Negociação com os grandes players

O processo de produção

Camila Cabete (@camilacabete) tem formação clássica em História, mas foi responsável pelo setor editorial de uma tradicional editora técnica por alguns anos (Ciência Moderna). Hoje, é responsável pelo setor editorial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido (@gatosabido). É ainda consultora comercial da Xeriph, a primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil e sócia fundadora da Caki Books (@cakibooks), uma editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis.

As vantagens da impressão por demanda e como aproveitá-las | 3 horas | Newton Neto

Como funciona a impressão por demanda

O status atual da impressão por demanda nos EUA

O status atual da impressão por demanda no Brasil

Os benefícios da impressão por demanda para editoras

Os benefícios da impressão por demanda para autores

Self-publishing no Brasil

Newton Neto é diretor-executivo da Singular, braço do grupo Ediouro (do qual fazem parte as editoras Agir, Nova Fronteira, Plugme, entre outras) dedicado às novas tecnologias. Possui uma experiência de oito anos na área de conteúdo e tecnologia, abrangendo desde conteúdo para celulares a livros digitais. Recifense, é fanático pela Santa Cruz.

9 de julho

Marketing Digital para Livros Digitais | Roberto Cassano (Agência Frog) | 3 horas

O que é marketing digital

As mídias sociais: Facebook, Orkut, Twitter e FourSquare

Estratégias de sucesso para o marketing online de livros

Os erros e acertos dos sites de editoras, livros e autores

Métrica de resultados

Roberto Cassano é formado em Jornalismo, com MBA em Marketing. Atua em Publicidade desde 2001 e em Mídia On-line desde 1996. Participou dos movimentos iniciais do primeiro jornal brasileiro na internet, o JB On-Line, e das pioneiras revistas "internet.br" e "Internet Business". Foi executivo do portal de tecnologia Canal Web e diretor de Mídias Digitais na Seluloid. É diretor de Criação e Estratégia da Agência Frog, com ênfase em mídias sociais e palestrante em instituições como Fundação Getulio Vargas, Facha e Casa do Saber

E-books e apps | 3 horas | Bruno Valente

Uma breve história dos e-books

Uma breve história das Apps

ePubs: o caminho para chegar até eles

Erros e acertos na produção de ePubs

Apps: o caminho para chegar a elas

Uma questão de equilibro: até onde uma app pode chegar antes de virar filme ou vídeo-game?

Aspectos financeiros de apps e e-books

Bruno Valente é formado em Comunicação Social (Rádio e TV) pela UFRJ, onde produziu uma das pesquisas sobre HDTV no Brasil. Pós-graduado no MBA Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas. Atua no Mercado Audiovisual há 15 anos. É sócio diretor da Punch! Comunicação & Tecnologia, que desenvolve aplicativos móveis de produtos, marcas e educacionais para Apple( iPhone, iPads, iPod Touch), Research in Motion (Blackberry) e Android, além de trabalhar com produção audiovisual transmídia e captação de recursos para projetos variados através de leis de incentivo. No Mercado Editorial, realiza aplicativos de editoras, livros e publicações e conversão de livros para o formato ePUB, sempre tendo como objetivo divulgar o conteúdo, gerar público e receita para seus clientes.

[13/05/2011 00:00:00]