Vencedor do 5º Prêmio Tatu de Produção Editorial será revelado hoje
PublishNews, Redação, 15/12/2010
Participam alunos da Universidade Anhembi Morumbi

Para terminar o curso de Produção Editorial - Multimeios, os alunos da Anhembi Morumbi tiveram a tarefa de conceber não apenas o livro em si, mas também todo o plano de marketing da editora, assim como criar outros suportes como vídeo, blog, links de áudio e texto que dialogam com a história e promovem um contato ainda maior do leitor com a obra. Os três melhores projetos serão apresentados hoje, às 20h, no campus Vila Olímpia (Rua Casa do Ator, 90 – São Paulo/SP), com entrada aberta ao público geral.

Um júri formado por profissionais do mercado escolherá o vencedor do 5º Prêmio Tatu de Produção Editorial, que neste ano conta com o apoio do PublishNews. Participam: Antonio Nicolay Youssef, autor e editor com mais de 30 anos de experiência, com atuação no segmento de didáticos em casas publicadoras como IBEP, Ática e Scipione; José Henrique Grossi, organizador da Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2010 e experiência de mais de 30 anos, com passagem por grandes editoras como Atlas, Saraiva, Planeta e Nobel; e Ricardo Costa, editor do portal PublishNews, um dos principais canais de notícias e informações sobre o mercado editorial e livreiro, que está apoiando esta edição do Prêmio Tatu.

Finalistas

Virtualidade, ciberespaço e multiplicidade de identidades são alguns dos elementos presentes no livro “Realidade.exe”, dos alunos Douglas Alves Coimbra, Gabriela Cristina Marques dos Santos, Glaucia Dam Gomes e Victor Vidotti. Com o objetivo de retratar a identidade na sociedade moderna, os autores lançaram mão de vários recursos que tornaram possível a fragmentação da narrativa em diversos suportes como áudio e internet. “Cuidamos para que cada intervenção visual realizada agregasse entendimento à narrativa, sem se limitar a uma simples reprodução estética do texto”, afirma Douglas Alves Coimbra, um dos autores.

A cachaça como hábito cultural brasileiro é o tema de “Pro Santo”, de Lindiana Datício Valença, Patrícia Helena Tavares Kataoka e Sandra Custódio Menezes. “Após verificar a escassez de obras sobre este tema, tivemos a ideia de contar a história da cachaça como parte integrante da história do país, inserida em diversas manifestações populares da nossa cultura”, comenta Lindiana Datício Valença. O resultado foi um projeto gráfico diferenciado que traz testemunhos e experiências sobre o tema. Além da obra impressa, as autoras ainda produziram um videodocumentário e criaram o blog Vamos Molhar a Palavra.

O aluno Marcelo Barbosa Nardeli propôs uma releitura do clássico livro “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, por acreditar que é papel do produtor editorial estar antenado em relação às novas tendências do mercado, sem deixar de lado a produção mais clássica. A pesquisa temática foi decisiva para definir o conceito do projeto gráfico, a escolha das imagens, do papel e da tipologia. “Fiquei feliz com o resultado por ter conseguido unir teoria literária, destacando uma possível nova vertente de estudo da obra de Machado de Assis, com design gráfico e toda a parte de marketing”, revela Marcelo Barbosa Nardeli.

Sobre o Prêmio Tatu

Criado em 2006 com o objetivo de gerar visibilidade à produção do curso de Produção Editorial com ênfase em Multimeios, o Prêmio Tatu carrega consigo a importante missão de fomentar a produção e a leitura do livro. É realizado anualmente, em dezembro, com a participação dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) desenvolvidos pelos alunos do último semestre.

Em janeiro de 2007, o Prêmio Tatu passou a fazer parte do Programa Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) e integra o portal do programa ação que estimula a produção do livro e da leitura junto a outras iniciativas cadastradas.

[15/12/2010 01:00:00]