Impressão sob demanda e e-books em destaque
PublishNews, Ricardo Costa, de Frankfurt, 08/10/2010
Segundo encontro organizado pelo PublishNews na Feira de Frankfurt contou com a presença de Newton Neto, da Singular

A segunda participação do PublishNews na Feira do Livro de Frankfurt aconteceu na manhã desta sexta-feira (8) com Carlo Carrenho, diretor do portal, entrevistando Newton Neto, da Singular, sobre o mercado do livro digital no Brasil. A sinergia - possível e importante - entre a Impressão sob demanda (POD) e o e-book foi a tônica da conversa.

Newton destacou que a empresa investiu 8 milhões só em equipamentos para POD porque acredita que nos próximos 5 a 10 anos continuará havendo uma interatividade grande entre POD e e-book. “O POD vai viabilizar a digitalização dos livros em catálogo, permitindo que também se tornem disponíveis para o formato de e-book”, disse.

Bom exemplo da sinergia entre impresso e e-book é o novo best-seller de Laurentino Gomes, 1822, que esteve na liderança da lista de Mais Vendidos do PublishNews por duas semanas e que agora ocupa e segunda posição (o livro é também um dos mais vendidos em formato digital), e, pasmem, é “DRM Free”.

Assim como no caso dos e-books, também para o POD a maior barreira é conteúdo. Até janeiro de 2011 a Singular deve contar com 4 milhões de títulos disponíveis para impressão, mas a grande maioria não é de livros nacionais.

Um grande sucesso da empresa tem sido a BlogBooks, uma editora dedicada à produção de livros com conteúdo de blogs. Em 2010, foram produzidos 20 títulos, com alguns vendendo mais de mil exemplares por mês, o que é um bom número para o mercado. Em 2011, serão 14 títulos (selecionados entre 2 mil inscritos). A força dos livros da BlogBooks vem dos próprios blogueiros, que são excelentes marketeiros.
[08/10/2010 00:00:00]