Livraria Saraiva conta sua experiência com o livro digital em Frankfurt
PublishNews, Ricardo Costa, de Frankfurt, 08/10/2010
Encontro organizado pelo PublishNews reuniu Frederico Indiani e Cesar Groh em uma conversa sobre o início do livro digital no Brasil

A Feira do Livro de Frankfurt organizou pela primeira vez este ano um espaço de debates voltado ao mundo digital e convidou o PublishNews para mediar dois desses encontros. Nesta quinta-feira (7), Frederico Indiani, diretor de compras na Livraria Saraiva, e Cesar Groh, diretor de IT da Livraria Saraiva, conversaram com Carlo Carrenho, diretor do PublishNews, sobre os primeiros passos do mercado do livro digital no Brasil. O que é esse mercado e o que isso pode interessar aos editores internacionais? O papo tomou o rumo de uma troca de experiência dos players brasileiros, que pode ser proveitosa para os ouvintes.

Eles contaram que a Saraiva trabalhou cerca de um ano para ter a sua eBookstore. Cesar destacou que a forma de armazenar, apresentar e entregar o livro para o leitor é muito diferente quando se compara o livro impresso e o digital. No entanto, o maior problema, segundo eles, é a formação de um catálogo digital. Atualmente a Saraiva tem 1.500 títulos em português disponíveis na eBookstore, inaugurada há cerca de quatro meses.

Mas duas coisas estão bem claras para os dois executivos: os livros devem ser compatíveis a um maior número de aparelhinhos e as pessoas estão lendo cada vez mais em dispositivos móveis. O aplicativo da Saraiva para iPhone e iPad foi lançado há um mês e já teve 50 mil downloads. E nos quatro meses de funcionamento da eBookstore já foram baixados 150 mil livros (entre pagos e gratuitos).

Sobre os consumidores/leitores, Cesar disse: “As pessoas sabem que o mercado do livro está mudando e elas querem fazer parte disso.” Para Frederico, “a Saraiva vê um futuro de sinergia e ótima convivência entre o digital e o impresso.” É acompanhar para ver.
[08/10/2010 00:00:00]