Pesquisador lança livro sobre a relação entre redes sociais e pobreza
PublishNews, Redação, 21/09/2010
Lançamento é uma coedição da Unesp e do Centro de Estudos da Metrópole

Redes sociais, segregação e pobreza (Unesp/Centro de Estudos da Metrópole, 216 pp., R$ 40), detalhado estudo do professor e pesquisador Eduardo Marques sobre o funcionamento das redes de contatos das faixas mais carentes da população e seu papel na perpetuação da pobreza, será lançado hoje (21), às 18h30, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena – São Paulo/SP).

Nos últimos 40 anos, pesquisas sociológicas apontaram três fatores como principais causadores da pobreza urbana internacionalmente: políticas e ações do Estado, dinâmicas dos mercados de trabalho e comportamentos individuais. Neste livro, o autor não nega a importância de tais dimensões, mas investiga as causas da perpetuação da pobreza a partir das redes sociais – conceito que, segundo o cientista social, representa o conjunto mutável de relações de diferentes tipos acumuladas ao longo da vida dos indivíduos.

Redes sociais, segregação e pobreza é indicado não apenas aos estudiosos da disparidade social, mas também aos responsáveis pela elaboração de políticas públicas, uma vez que estas interferem diretamente nos processos de isolamento que separam os pobres das oportunidades. Mais do que isso, a obra permite compreender de forma mais precisa os processos que contribuem para a reprodução da pobreza no cotidiano dos indivíduos e que explicam uma parte importante da resiliência do fenômeno.

Sobre o autor

Eduardo Marques é mestre em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), doutor em Ciências Sociais (IFCH/Unicamp), professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cebrap).
[21/09/2010 00:00:00]