Clarice como você nunca viu
PublishNews, Redação, 24/11/2009
Cosac Naify traz ao Brasil biografia escrita por autor americano

Chega às livrarias brasileiras a nova biografia de Clarice Lispector, escrita pelo americano Benjamin Moser e publicada nos Estados Unidos em agosto de 2009. Clarice, (Cosac Naify, 648 pp., R$ 79 – Trad.: José Geraldo Couto) conquistou a crítica no exterior, virando notícia no New York Times, The Times, Economist e Los Angeles Times. Em resenhas a escritora chegou a ser comparada a James Joyce, Jorge Luis Borges, Virginia Woolf e Franz Kafka. No livro, o autor percorre todos os lugares por onde os Lispector passaram, da agreste Podólia (região da Ucrânia) ao célebre apartamento no Leme onde a escritora passaria o resto da vida, passando pelo Recife da infância e as cidades onde Maury Gurgel Valente, seu marido diplomata, serviu. Não é de hoje que críticos, biógrafos, pesquisadores, jornalistas, artistas de cinema e teatro tentam decifrar Clarice Lispector. Sem contar os livros de sua autoria, só na Amazon.com são listados 74 itens que contêm “Clarice Lispector” no título; na Livraria Cultura são 37. A fotobiografia organizada por Nádia Battella Gotlib traz 800 imagens da escritora.

Um dos pontos alto do livro é a escrita de Moser, que soube encadear trechos de textos de Clarice, de seus contemporâneos, depoimentos e documentos inéditos. Postas lado a lado, duas citações já conhecidas muitas vezes ganham um novo e inesperado sentido. Revelam-se, assim, aspectos desconhecidos da vida da escritora. A habilidade narrativa de Moser também é visível nas relações que ele tece entre vida e obra. Como não poderia deixar de ser, o relato da vida de Clarice é pontuado pelos seus escritos. Não se trata de explicar de maneira reducionista a vida pela obra ou vice-versa; mas fazer com que uma funcione como caixa de ressonância de outra. Assim, a cada capítulo o narrador se volta para o livro que Clarice estava escrevendo ou publicando naquele momento, o que faz da biografia também um guia de leitura, uma porta de entrada para o universo clariciano.

Parceria - Seguindo sua estratégia de criar maior sinergia com o mercado editorial, a Suzano Papel e Celulose fechou parceria com a Cosac Naify para o livro Clarice,. A obra de Benjamin Moser foi impressa em papel Pólen Soft 80g, um dos produtos da linha de Papéis Não Revestidos da Suzano. “A Cosac Naify é uma editora reconhecida pela qualidade dos seus livros e apuro estético das obras. Premiada pelo design gráfico, a editora tem uma preocupação com qualidade que vai além do texto e se estende para o visual das obras. Ficamos orgulhosos de o Pólen ter sido eleito para imprimir essa biografia, reconhecida mundialmente pela crítica como uma grande obra literária”, afirma Adriano Canela, gerente de marketing da Unidade de Papel da Suzano. Os papéis da linha Pólen®, produzidos pela Suzano, compõem a primeira linha de papéis off-white desenvolvida para atender as necessidades específicas do mercado editorial e possui tonalidade diferenciada, refletindo menos luz e, assim, proporcionando uma leitura mais agradável.
[24/11/2009 01:00:00]