Publicidade
Publicidade
Cartas aos presidenciáveis de 2014
PublishNews, 09/09/2014
Cartas aos presidenciáveis de 2014

Logo após a Bienal do livro de S. Paulo, várias entidades do livro apresentaram cartas dirigidas aos presidenciáveis destas eleições. Uma, preparada pela CBL, foi também assinada pela ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias e ANL – Associação Nacional de Livrarias. A outra foi assinada exclusivamente pelo SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros.

A iniciativa de preparar cartas aos candidatos à presidência não é inédita, ao contrário do que andaram dizendo as entidades. Em 2002, a CBL preparou uma carta enviada para os então principais candidatos: Lula, Serra e Ciro Gomes. A campanha do Lula mandou Palocci, Marco Aurélio Garcia e Galeno Amorim para uma reunião na sede da entidade. A campanha do Serra enviou o Clóvis Carvalho, que havia sido ministro do FHC, que também conversou na entidade. Ciro Gomes acusou o recebimento, mas não mandou ninguém.

Em 2006, Galeno Amorim, através da OEI, organizou uma “Carta do Povo do Livro” aos presidenciáveis, com centenas de assinaturas de autores, editores, bibliotecários, agentes de leitura, etc. Em 2010 ninguém se manifestou.

Isso é só para recuperar a história, sempre um tanto desmemoriada...

Na entrevista que me concedeu ainda durante a Bienal, Karine Pansa contou, em linhas gerais, a gênese da carta redigida pela CBL, que deveria ter sido divulgada por ocasião da abertura da Bienal, e ficou para mais tarde. A presidente da CBL informou que a ideia surgiu a partir da demanda de um candidato (não informou qual), e acabou entrando em pauta em uma das reuniões do grupo de entidades do livro.

(Vale outra passagem pela ladeira da memória. Apesar de anunciada como tal, a iniciativa de buscar a coordenação de ações entre as várias entidades do livro também não é nova. Nas gestões do Altair Brasil e do Raul Wassermann foram feitas várias dessas reuniões, na busca da coordenação de ações. A reforma dos estatutos de CBL, na gestão Wassermann, apontava claramente para uma perspectiva de evolução da CBL para uma espécie de federação das entidades, que teriam inclusive participação na gestão da mesma. Esse estatuto, aprovado em Assembleia Geral depois de meses de discussão, foi rapidamente modificado nos primeiros meses da gestão Oswaldo Siciliano). Mas voltemos ao assunto, para não perder o foco.

Depois da solicitação do não mencionado candidato, a CBL decidiu enviar a carta para todos, para evitar engajamento em campanhas. Correto. Uma minuta foi preparada pelo jurídico da entidade. Era, no primeiro momento, uma carta da CBL. Nessa reunião em que foi levantado o assunto, houve o compromisso de recolher as opiniões das diferentes entidades sobre o conjunto das questões.

Karine Pansa destacou alguns pontos. Em primeiro lugar, existem diferenças de perspectivas entre as entidades. “É natural”, disse. Mas o importante, para a dirigente da CBL, é que o diálogo entre as entidades continua. Especificamente em relação ao SNEL e à Libre, que não assinaram a carta lançada pela CBL, Karine Pansa declarou que a diretoria do sindicato pediu mais tempo para discutir as propostas. A Libre, por sua vez, exigia uma ênfase específica na situação das pequenas editoras, que não foi possível compor no momento. Karine Pansa sempre ressaltou que a continuidade do diálogo entre as entidades é o ganho importante que foi mantido.

No final, a CBL divulgou seu documento e o SNEL o seu.

Então, vamos ao grão.

A carta da CBL – na minha opinião, um tanto prolixa - e com um erro fatual que foi objeto de reclamação do SNEL, de que é de fato a entidade mais antiga do setor. Quem vive os meandros institucionais sabe que uma imprecisão acaba machucando. De fato, o SNEL, fundado sob a égide da política getulista, é mais antigo que a CBL.

A prolixidade da carta da CBL se revela em uma mistura de ganhos conseguidos e reivindicações. Começa com o elogio a um “Vale-Livro”, que me parecia ser uma confusão com o Vale-Cultura recém-implantado. Mais adiante, no correr do texto, verifiquei que se refere às diferentes iniciativas que tem acontecido em bienais e feiras, quando os municípios ou estados entregam os vales-livros diretamente aos estudantes e bibliotecas.

Os pontos enumerados na carta CBL/ANL/ABEU/ABDL são os seguintes: 1) Institucionalização do PNLL (demanda para que seja enviado projeto de lei a respeito); 2) Regulamentação da Lei do Livro; 3) Criação de legislação específica para a institucionalização do Vale-Livro; 4) Criação de legislação específica para incentivo aos pequenos livreiros, incluindo-se as empresas enquadradas no regime fiscal simples e super-simples na alíquota zero no PIS e no COFINS; 5) Criação de legislação específica para a regulamentação da políticas de preços de livros no país; 6) Reestabelecimento do frete diferenciado para livros, jornais e revistas (tarifa especial), com a criação de instrumentos para redução do valor do frete para pequenas empresas do varejo e para as editoras; 7) Incentivo à participação brasileira em feiras internacionais e implementação de incentivos à exportação de livros e de direitos autorais; 8) Garantia da devida interpretação (sic) da imunidade tributária do livro em seus diversos formatos no que tange ao seu objeto principal, que é o conteúdo das obras, mediante a atualização do conceito de livro prevista no PL 4534/2012; 9) Garantia da abrangência da imunidade constitucional para acessórios integrados ao livro impresso que sirvam de instrumento lúdico e de aprendizagem; 10) Revisão das formas de controle do papel imune de tributação, como RECOPI e Registro Especial, para garantir controles efetivos sem estabelecer entraves burocráticos para os seus legítimos usuários (editores de livros, jornais e revistas); 11) Criteriosa atualização da Lei de Direitos Autorais – considerando tanto as limitações aos direitos autorais quanto a implementação de bibliotecas digitais – de forma a assegurar o acesso, garantindo o respeito aos tratados internacionais e a justa remuneração dos detentores de direitos autorais; 12) Implementação do tratado de Marrakesh, concernente aos deficientes visuais, de forma eficiente e de acordo com os princípios de proteção dos direitos autorais; 13) Aprovação da lei das biografias; 14) Estímulo à formação de mão de obra para a cadeia produtiva, distributiva e mediadora do livro através de cursos técnicos; 15) Continuidade e aprimoramento do Vale-Cultura; 16) Garantia da abrangência da imunidade constitucional para todas as editoras universitárias, independentemente da especificidade jurídica da mantenedora da instituição de Ensino Superior e 17) Aprovação de legislação referente à profissionalização das editoras universitárias brasileiras.

A carta do SNEL é sintética, e se restringe a quatro pontos: 1) Mudanças “bem intencionadas mas equivocadas” de alteração na Lei de Direito Autoral, que afetam principalmente a produção acadêmica (cópias não autorizadas ou licenciamento compulsório e gratuito com objetivos educacionais); 2) A proibição ainda vigente de publicação de biografias não autorizadas; 3) Normas de definição do livro, pedindo que a imunidade se estenda às publicações digitais); 4) “Iniciar um debate amplo e fundamentado [...] sobre a Lei do Preço Fixo”.

É fácil perceber que as propostas do SNEL coincidem basicamente com quatro dos pontos da carta das outras entidades.

Haveria muito que dizer sobre o conteúdo de cada uma das propostas, e eventualmente as comentarei em outra ocasião.

Lamentável, porém, é certa confusão entre as atribuições de diferentes instâncias do Estado. Tramita no Congresso o projeto de lei sobre a abrangência da imunidade – e as entidades participaram de audiência pública a respeito. Por isso, o assunto está encaminhado e é, neste caso, de competência do legislativo. Pedir uma uniformidade na interpretação do texto legal, como aparece na carta de CBL, é questão do judiciário, por um lado. Valeria a pena especificar que a Receita Federal, em alguns casos, tem colocado esses empecilhos. São, então, duas instâncias diferentes.

Achei muito divertida a redação de alguns trechos da carta da CBL. No meu português, criação é de pato, galinha e marreco. Projetos de lei são elaborados, ou escritos e enviados ao legislativo (mas, como escreveu o velho Rosa, “pãos ou pães, é questão de opiniães”). Em alguns casos, essa iniciativa é privativa do Executivo. Esse negócio de criação anda causando muita polêmica em outros campos...

De qualquer maneira, nas duas cartas, essa oscilação entre atribuições do Executivo, do Legislativo e do Judiciário está presente. Ao que me parece, reflete a falta de acompanhamento sistemático e tecnicamente fundamentado do que acontece nas várias instâncias de governo, salvo exceções específicas. Às vezes, aliás, essas ações específicas refletem a falta de unidade e coordenação entre as entidades, como a iniciativa do SNEL de criar outra entidade com o objetivo específico de entrar com a ADIN contra o artigo do Código Civil que atrapalha a publicação de biografias. Mas acompanhar o Diário Oficial e o Diário do Congresso para saber que projetos de lei são apresentados e avaliar se representam algum dado para o setor é realmente algo sacal. E são muitos projetos, geralmente sobre a imunidade tributária ou querendo instituir censura. Felizmente praticamente todos são barrados nas Comissões de Constituição e Justiça das duas casas, mas às vezes passa pela CCJ e tramita cada coisa...

A verdade é que as reivindicações se tornam realidade com um cotidiano de atuação nas diferentes esferas de governo. Cartas, por mais bonitas e precisas que sejam, podem ser uma boa base, mas é no dia-a-dia que se resolvem as disputas por verbas, por mudanças institucionais e de legislação.

Comentários são bem-vindos no blog www.oxisdoproblema.com.br

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Literatura é educar para o avesso. Quando educa para o conhecido, já é sermão.
Fabrício Carpinejar
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar