Publicidade
Publicidade
E temos companhia no mercado de e-books
PublishNews, 11/08/2014
Camila, a nossa Kobowoman, fala (e celebra) o nascimento do Lev, o e-reader da Saraiva

Sim, temos e-books! E foi com esta alegria que recebi a notícia há alguns meses do lançamento de um e-reader da Livraria Saraiva. Todos sabem bem que sou partidária e tenho a opinião totalmente comprometida com a Kobo, mas vejo com bons olhos o surgimento de mais um concorrente. Isso significa que o que venho investindo e dizendo desde 2009 se concretiza: o e-book veio para ficar. E faz bem ao ego…vamos ser sinceros, minha gente.

O e-reader é um grande aliado das livrarias, principalmente para heavy readers, ou melhor, os leitores assíduos. A compra via e-reader é fácil, acessível.

Chamo de heavy readers os que leem mais de um/três livro/s por mês, ou seja, bem o público da Kobo. Não sei como se comportarão os da Saraiva, posto que o posicionamento é recente, levarão um tempo até ter métricas para comparar e pensar nas ações promocionais, merchandising etc.

Minha amiga Cindy Leopoldo me perguntou outro dia no hangout “você alguma vez pensou que o e-book não fosse vingar?” respondi sem necessidade de refletir que nunca pensei isso. E repetindo as palavras de um editor amigo: “e-book não é fundamental, mas é indispensável”.

O pior agora no mercado de e-books é ver gente que ainda não acredita, não investe, não entra no mercado. Livrarias que não se posicionam, não possuem plano B, não se digitalizam. As editoras ainda enfrentam problemas operacionais, ainda se perdem com conteúdo que mandam para uma loja e não mandam para outra, metadados desatualizados com preços diferentes nas lojas. Editoras ainda enfrentam um caminho relativamente longo para a organização e rotinas se consolidarem de vez. Isso impede que elas possuam métricas confiáveis também, afinal como elas podem dizer com certeza sobre o market share de cada loja, se o conteúdo que possui em cada uma é diferente, assim como seus preços de capa?

De resto estamos bem, em crescimento apesar da Copa, apesar das eleições, apesar dos impostos.

Sobre a questão de negociação com editoras, chantagem em relação a estoque do livro impresso… Digo com a cara lavada e consciência levíssima que eu não faço parte disso. Trabalho exclusivamente com e-book, e as físicas que se entendam. Agora só deixaria um alerta aqui: tanto se fala de Amazon, de suas políticas opressoras etc. Devemos vigiar para que este erro aqui não se repita, numa tentativa estúpida de se proteger, mas na verdade se transformando no retrato do “inimigo”.

Só queria passar por aqui rapidamente, para dizer que está tudo bem e que estamos felizes com a chegada de novos companheiros de mercado.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Contar histórias é a coisa mais resistente que já existiu.
Jürgen Boos
Presidente da Feira do Livro de Frankfurt
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar