Publicidade
Publicidade
O que uma experiência condominial tem a ver com o mercado editorial
PublishNews, 05/12/2013
reunião de condomínio e mercado editorial

Tem tantas coisas acontecendo no mercado, e eu aqui, comendo mosca, sem dar as caras na minha coluna querida. Que vergonha. Mas estou aqui! E com vontade de escrever sobre experiências pessoais que venho passando em meu condomínio.

Além da minha vida de businesswoman, a maior parte do meu tempo é dedicada a obras de casa, funcionamento do lar, cuidados com minha gata e reunião de condomínio. E como tenho aprendido com isso. Acho que uma pessoa só pode ser considerada adulta depois que de se ver obrigada a participar de uma reunião de condomínio. Deveria haver uma certificação do tipo: você passou por esta experiência e permaneceu sã, parabéns!

Eu escrevo aqui sobre e-books e minha rotina trabalhando com arquivos neste mercado de livros, mas hoje quero falar sobre relações humanas.É que eu acho que essa história de separação de vida pessoal e profissional uma balela. Afinal, alimentar minha gata é trabalho, ir a reunião de condomínio é trabalho, assim como assinar um contrato e pagar um pedreiro, visitar minha mãe, fazer reunião com chefe. Tudo entra na minha agenda e nas minhas discussões, textos, conselhos.

E vou dizer: a maior semelhança entre vivência de condôminos e nosso mercado editorial é a corrosão causada por esse câncer que é a falta de comunicação. Ninguém é obrigado a gostar, amar ninguém, mas a boa relação humana é mais que necessária para progredir. Já vi equipes editoriais ruírem por causa da falta de comunicação. E o pior: as pessoas mal intencionadas só obtêm sucesso nesses ambientes, onde ninguém se comunica com ninguém. Uma fofoquinha, uns achismos e BOMBA na equipe, e BOMBA no condomínio. Não se progride, não se resolve problemas. Fulano diz que ciclano fez ou falou isso, que causou aquilo. E, muitas vezes, o coitado do ciclano nem sonha com o que se passa. Isso não é justo. Temos que admitir que o clima de editoras/empresas editoriais famosas aqui em nosso país, muitas vezes chega a ser tóxico, concordam?

Acho que a minha colega de profissão e ideais, a Gabi Dias, foi super clara ao falar dos desafios técnicos para 2014. Mas aqui, para complementar sua coluna, acrescento o nosso desafio como ser humano: se comunicar, ser franco, com carinho, mas olho no olho.

Afinal, estamos todos no mesmo barco. Por mais diferentes que as pessoas sejam, temos sempre o mesmo objetivo: sermos felizes. No fundo, aquele síndico sem poder de comunicação, a vizinha estourada e o porteiro indisciplinado, nada mais são que pessoas que desejam ser felizes. E para progredir, precisamos resolver as questões como adultos, de frente, sem intermediários. Aprendemos isso no jardim de infância, mas somos teimosos, e algumas vezes só aprendemos com muitas sessões de terapia.

É isso, acho que o maior desafio para todas as áreas, em todos os lares está na comunicação, no carinho com as pessoas ao seu redor. Ser menos maldoso, menos cricri, é só consequência quando se tem em mente que a outra pessoa só quer o que você também deseja, ela é igual a você em muitos aspectos.

Desculpe o clichê (agora está na moda dizer que tudo o que se fala de forma pessoal, de coração é clichê, e eu sigo a moda), para esclarecer, não tenho religião e não encontrei o meu salvador… Só fiquei inspirada com a minha reunião de condomínio.

Feliz Natal, Feliz Hanukkah, Feliz ano novo!

camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Agora vendemos duas vezes mais e-books que livros físicos na BN.com.
William Lynch
Presidente da Barnes & Noble
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar