Hollywood encontra a imprensa de Gutenberg
PublishNews, 26/06/2013
Hollywood encontra a imprensa de Gutenberg

Não seria legal se você pudesse vender seus PDFs como e-books e encerrar o dia? Antes da revolução do dia 5 de dezembro no Brasil, isso era uma opção viável. As livrarias Saraiva e Cultura vendiam seus PDFs do jeito que estavam. Isso tornava a vida simples para o editor, mas não era bem a melhor experiência para o leitor. Hoje, Apple, Amazon e Kobo exigem que editores submetam seus e-books no formato ePub – que automaticamente adapta o layout do conteúdo ao formato da tela, permite que o usuário escolha a fonte e tamanho, e permite links funcionais. É fantástico para obras de ficção e não ficção básicos (autoajuda, jurídicos etc.)

Mas e se o formato fixo do PDF fosse essencial para a experiência de leitura? Títulos infantis, livros com muitos gráficos e livros-texto podem se beneficiar desse controle adicional. Vamos chamá-lo de Layout Fixo. Graças ao padrão ePub3 (e o seu equivalente da Amazon KF8), não apenas é possível controlar o layout do conteúdo, como também dá para colocá-lo no Kindle Fire e outros tablets similares.

ePub3 vs PDF. Por que a maioria dos vendedores de e-books decidiram descontinuar o apoio ao PDF e estão exigindo o formato ePub? Primeiramente, a codificação lógica do ePub (imagine-o como um site) facilita muito a proteção do arquivo com o Digital Rights Management (DRM). O ePub também é um padrão do tipo “faça uma vez, use em qualquer lugar”, que permite que as livrarias vendam aos leitores uma mesma experiência em vários dispositivos: do tablet ao e-reader, celular e PC. Mas o mais legal é que ele dá ao editor a possibilidade de adicionar interatividade hollywoodiana. Isso sem as limitações do quase obsoleto padrão Flash que vem com o sistema Adobe PDF.

Interatividade. Imagine um livro infantil que pode “se ler” quando os pais estão viajando (ou quando eles cansarem de ler a mesma história cem vezes)? Isso é read-along. E que tal um livro de cozinha que adapta a receita ao número de convidados para jantar? Isso é Javascript. Ou um pequeno vídeo de animação introduzindo um conceito difícil como integração em um livro-texto? Isso é A/V embedding. Isso tudo é possível com o ePub3.

Livros 3D.Preocupado com a legibilidade do seu e-book em uma pequena tela de celular? A Amazon chegou a uma solução elegante com seu padrão de layout fixo KF8. Cada janela de uma história em quadrinho ou graphic novel pode ser aumentada quadro a quadro, para que a experiência de leitura vá além das capacidades de um livro simples. O mesmo vale para qualquer livro-texto rico em texto – ressaltando os pontos principais.

Isso tudo soa como o sonho realizado de um editor? Com certeza. Mas tem seu custo. Criar um livro de layout fixo é similar a programar websites, então, por página, custa mais que um livro ajustável. E nem todas as livrarias “estão na mesma página”, então você talvez precise criar várias versões do mesmo livro. Mas a experiência hollywoodiana pode valer a pena.

Como você vai usar esse novo padrão de layout fixo? Adoraria ouvir suas ideias:

greg@hondana.com.br

[25/06/2013 21:00:00]