Publicidade
Publicidade
As últimas do mercado
PublishNews, 26/04/2012
As últimas do mercado

Escrevi este texto no avião, na ida para Bogotá, onde participei, representando a Xeriph, de um debate na feira internacional do livro. Na próxima coluna, poderei falar sobre o mercado editorial digital na América Latina. Por ora, comento os últimos acontecimentos e notícias em nosso mercado. Como já escrevi antes, parece que três meses equivalem a um ano de desenvolvimento. Continuo com a sensação de já estar nisso tudo há décadas. Lá vão então as pílulas:

Notícia de que as editoras dobraram a Amazon: não vejo isso ainda como uma grande verdade. Não acreditarei até que veja o contrato assinado. E vamos ser realistas, acredito que mesmo conseguindo bons descontos agora, na entrada deles em nosso mercado, em pouco tempo os livros vendidos na Kindle Store representarão mais de 50% das vendas de e-books das editoras. A partir desse momento, a Amazon começará a barganhar por cada vez melhores descontos... Não acham que é um pensamento lógico? Agora, que eles pensaram que seria muito mais fácil, ah, isso eles pensaram.

Notícia sobre a queda dos servidores da Livraria Cultura: verdade verdadeira. Aconteceu e num momento de lucidez resolveram deixar tecnologia nas mãos de quem entende. Fecharam com provedores e acredito muito na melhora dos sistemas da Cultura. Afinal, alguém consegue buscar um e-book e comprar sem ter que cavar bem fundo? Agora, eles poderão se concentrar na melhoria do marketing digital que vêm fazendo, melhoria do aplicativo de leitura e de seu site. E vão se concentrar em fazer o que conseguem com louvor, que é vender livros.

Notícia sobre a Apple: numa entrevista ao Brasil Econômico, comentei que seria bem mais fácil ela entrar no Brasil com a iBooks do que os outros players internacionais. Falei isso não com provas concretas, mas também com raciocínio lógico. Ora bolas... Eles já estão vendendo músicas aqui no Brasil. Já possuem a faca e o queijo nas mãos... Se não chegarem antes, estarão sendo cavalheiros em deixar Amazon e Google passar na frente. No melhor estilo "ladies first".

As livrarias brasileiras vão ter mesmo que se mexer. Acredito demais na coexistência de todos esses atores em palco, ao mesmo tempo. O mercado brasileiro é vastíssimo e vejo a oportunidade real da democratização da leitura. Quero mais é ter a leitura banalizada. As amarras geográficas não existem mais. Quem diria que eu estaria escrevendo num tablet do tamanho de um caderno leve este artigo, que em poucos minutos enviarei via internet? Meu celular está sendo carregado numa entrada usb na poltrona na minha frente e tenho, dentro deste tablet, mais de 50 livros para ler e minhas músicas para ouvir. Santa tecnologia!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
O vídeo, apontado como um vilão do texto, tem o poder de chamar atenção novamente para a importância da palavra escrita.
André Argolo
Vídeo-repórter brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar