Publicidade
Publicidade
Reprografia, direitos autorais e bibliotecas
PublishNews, 13/03/2012
Reprografia, direitos autorais e bibliotecas

As recorrentes discussões sobre mudanças na Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) sempre apresentam a questão das cópias reprográficas (ou cópias xerox, como são comumente conhecidas) entre os pontos em discussão. E a tecla é sempre a mesma: os livros são caros, os estudantes precisam deles para seus cursos e, portanto, seria legítimo copiá-los sem problemas.

É um sofisma. Um carro é caro, e eu posso alegar que preciso de um para meu transporte, mas isso não me autoriza a entrar em uma concessionária, pegar uma chave e sair dirigindo. Mas se trata de “bens” diferentes, argumentam os defensores das cópias. Concordo. E proponho um exame mais de perto da questão.

Uma diferença importante entre livros e músicas, por exemplo, é que, para aqueles, a questão do acesso gratuito está equacionada há séculos. Na verdade, antecede mesmo a existência do livro impresso. Essa solução é conhecida universalmente pelo nome de BIBLIOTECA PÚBLICA. É um local, mantido pelo Estado ou por instituições dedicadas a isso, cuja função principal é permitir o acesso aos livros de forma gratuita.

No caso das universidades, um componente essencial de sua existência é a biblioteca. A biblioteca universitária é um elemento tão importante quanto os professores e equipamentos científicos. E as bibliotecas são importantes precisamente porque a premissa é de que nem os alunos nem os professores têm condições de ter, privadamente, os livros que necessitam para sua formação, para o ensino, para a pesquisa.

Os profissionais – egressos da universidade – podem eventualmente necessitar de alguns livros de referência, manuais e materiais impressos importantes para o exercício da profissão. Podem ter acesso a isso também nas bibliotecas públicas ou – como já são profissionais – adquirir o básico para manter em seus locais de trabalho. Um advogado sempre vai precisar dos códigos da área em que atua, e sabe que os códigos em si podem ser acessados hoje pela internet, gratuitamente. Mas, se desejar ter acesso aos comentários e à jurisprudência, vai ter que pagar por isso.

Vamos aprofundar mais a questão.

Essa história das cópias reprográficas nas universidades nasce a partir de dois problemas: o primeiro, e de longe o mais grave, é a falta de bibliotecas nas instituições de ensino. E, quando falo de bibliotecas nas universidades, não admito que se fale que existe apenas um exemplar do livro – precisamente o que é usado para as cópias – quando deveria haver um número razoável de exemplares que permitisse o uso pelo conjunto dos alunos. E qualquer bibliotecário sabe que existe uma hierarquia facilmente demonstrável na quantidade de exemplares necessários. Os manuais básicos devem ter mais exemplares, as obras de referência, menos.

O segundo problema é o que chamo de “método picadinho”. Uma das tragédias do nosso ensino superior, hoje, é que os alunos não têm mais acesso ao livro inteiro – que dirá do conjunto das obras de um autor – e sim a pedaços, capítulos, de várias obras. Não aprendem a acompanhar o raciocínio dos autores, decoram fórmulas. Os cursos são verdadeiros sarapateis de pedacinhos de livros deste e daquele autor, trechos que muitas vezes nem permitem uma hermenêutica decente e a compreensão da lógica e do método usado pelos autores.

Pois bem, o que vemos por aqui é a omissão das instituições de ensino a respeito dos dois problemas. O segundo diz respeito à qualidade do ensino e da formação dos professores.

Mas a questão das bibliotecas é, de certa forma, mais séria.

As histórias que correm (sem comprovação real, dito seja de passagem), falam de universidades que alugam – repito, alugam – bibliotecas para passar nas inspeções do MEC para obter seu reconhecimento. E que, depois de passar pelas inspeções, devolvem os livros aos picaretas que os alugam.

Não sei se isso é verdade. Mas é verdade que a maioria absoluta das bibliotecas universitárias, com raríssimas exceções, é simplesmente uma porcaria. Não estão atualizadas no número de títulos e muitíssimo menos na quantidade de exemplares necessários.

Ora, as universidades existem para proporcionar a formação necessária para o exercício da profissão de cada curso. Nas universidades públicas, é dever do Estado garantir o mínimo de condições para isso, o que inclui as bibliotecas, equipamentos e, obviamente, lousa e giz para os professores dar aulas. Nas particulares, a suposição é que a mensalidade paga pelos alunos cubra esses requisitos.

Infelizmente o que se vê – mais uma vez, na imensa maioria dos casos – é que os professores só dispõem de cuspe e giz. As instituições “gentilmente” disponibilizam as malfadadas “pastas do professor” para que a rapaziada copie os textos.

E os alunos, iludidos, em vez de lutar pelo seu direito de dispor de condições decentes de aprendizado, alegremente embarcam na “copiação”. Às vezes terminam o curso todo sem terem lido um único livro inteiro. E fazem picadinho das amarfanhadas cópias de pedaços de livros nas comemorações de final de curso, de onde alegremente saem para se queixar das dificuldades da vida profissional.

Esse movimento estudantil emasculado e pueril de hoje se esquece dos fundamentos da luta pela qualidade do ensino. Embarca no discurso individualista do “ter” pedaços de livros em vez de lutar pelo exercício do direito de acessar o conjunto do conhecimento de suas áreas em bibliotecas bem estruturadas.

Esses estudantes têm como cúmplices uma quantidade de professores, “professores doutores” que são autores dos livros copiados. O fato é que uma boa parte dessa produção acadêmica, principalmente na área de direito e de humanas, é produzida simplesmente para melhorar o currículo dos autores. O parecer do eminente advogado sobe exponencialmente de preço por ele ser professor titular (para o que precisa ter publicado) e autor dos livros de doutrina. E o mesmo acontece em outras áreas. Para esses professores doutores, o que eventualmente recebem in pecunia pela venda dos livros é irrelevante. Sua grana vem por outros meios. Por isso mesmo, lhes é fácil aderir ao modo de “fazer cumprimentos com o chapéu alheio”. Até porque, quanto mais citados, ainda que seja em picadinhos, mais prestígio têm.

Há mais um ponto levantado nas discussões sobre as mudanças na Lei de D.A. que vale a pena mencionar. É o que diz respeito às obras fora de circulação e os títulos “órfãos”. As primeiras, obviamente, são aquelas cujo detentor de direitos autorais – autor ou editor – não desejou mais reeditá-las. As segundas são as de autores sobre os quais não se conhece o paradeiro, ou que podem eventualmente ter morrido, e mesmo o caso de obras que podem estar em domínio público.

Essa é uma questão séria. Nos debates sobre o frustrado acordo do Google com os editores e autores norte-americanos sobre a digitalização de títulos, a proposta que circulou era a de que esse tipo de obras poderia ser digitalizada, com o depósito dos direitos autorais devidos a um fundo que os administraria e que, depois de um determinado número de anos, caso o autor não fosse localizado, usasse esses recursos para financiar a aquisição de acervos para as bibliotecas. Essa é uma solução possível

O acesso ao conhecimento, à informação e também ao lazer proporcionado pelos livros é uma luta importantíssima. Considero, aliás, ser fundamental para o estabelecimento de uma sociedade democrática que isso exista. Por isso mesmo tenho lutado continuadamente pela melhoria dos sistemas de bibliotecas em nosso país, que são uma vergonha. E lamento os equívocos de quem confunde o acesso com o “ter”, principalmente se esse “ter” é simplesmente apropriação indébita do saber e do trabalho de outros, que ficam a ver navios.

A palavra de ordem deveria ser “Mais e Melhores Bibliotecas” e não tentar fazer que a lei seja uma carta de corso autorizando roubar o conhecimento e o esforço alheio.

Felipe Lindoso é jornalista, tradutor, editor e consultor de políticas públicas para o livro e leitura. Foi sócio da Editora Marco Zero, diretor da Câmara Brasileira do Livro e consultor do CERLALC – Centro Regional para o Livro na América Latina e Caribe, órgão da UNESCO. Publicou, em 2004, O Brasil pode ser um país de leitores? Política para a cultura, política para o livro, pela Summus Editorial. Mantêm o blog www.oxisdoproblema.com.br. Em sua coluna, Lindoso traz reflexões sobre as peculiaridades e dificuldades da vida editorial nesse nosso país de dimensões continentais, sem bibliotecas e com uma rede de livrarias muito precária. Sob uma visão sociológica, ele analisa, entre outras coisas, as razões que impedem belos e substanciosos livros de chegarem às mãos dos leitores brasileiros na quantidade e preço que merecem.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Felipe Lindoso dá seus pitacos sobre a Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro divulgada na última segunda-feira
Felipe Lindoso resgata a história do ISBN para analisar a mudança da operação do ISBN, que deve acontecer em março próximo
Em sua coluna, Felipe Lindoso chama atenção para a importância do acervo bibliográfico e documental das bibliotecas do Museu Nacional, que foram destruídas no incêndio do ano passado
Felipe Lindoso sai em defesa do casal de sebistas processado por Edir Macedo. 'Esse processo representa um atentado à liberdade de expressão tão grave quanto o veto a Miriam Leitão e Sérgio Abranches', defende.
Em sua coluna, Felipe Lindoso conta os bastidores que possibilitaram a inauguração de uma biblioteca infantil dedicada à língua portuguesa no Japão
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Ler é uma experiência essencialmente subjetiva e, quando lemos Shakespeare, Clarice Lispector, Julio Cortázar e tantos outros, passamos a ser os livros lidos.
Jorge Miguel Marinho
Professor e escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar