Publicidade
Publicidade
Falando de bibliotecas de forma animada e nada apocalíptica...
PublishNews, 08/09/2011
Bibliotecas digitais

Nesta última segunda e terça, tive o prazer de assistir a um colóquio sobre e-books com foco em bibliotecas, promovido pela Biblioteca Nacional, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. E foi com muita alegria que vi que mundialmente existe um movimento muito grande na direção dos e-books. Ouvi bibliotecários e curadores de diversas instituições da França, Reino Unido e de Colônia, na Alemanha. No final desta coluna, colocarei os links interessantes.

As bibliotecas convidadas já fazem o uso dos e-books em empréstimos. E com alegria posso anunciar que a empresa que trabalho (Xeriph) está implementando esta mesma tecnologia aqui no Brasil. Funciona bem parecido com o empréstimo de livro físico: a biblioteca compra exemplares do provedor de conteúdo, o exemplar fica na página da biblioteca com um botão de empréstimo e outro de fila de espera. Os livros são empacotados com o DRM do provedor e abertos no login e senha do leitor. O livro fica emprestado, sob licença, por mais ou menos sete dias e depois volta para a biblioteca e é disponibilizado para o próximo da fila. Fantástico! Desculpe, mas não consigo não demonstrar minha animação...

As maiores dificuldades enfrentadas pelas bibliotecas que já dispõem deste serviço tcharam... adivinhem... foi convencer os profissionais a usarem e incentivarem o público com o novo formato e também com a informação e divulgar o serviço aos leitores. Todos falaram da importância do marketing interno das bibliotecas. Senti um certo desconforto na plateia formada por bibliotecários e, pelas perguntas do debate, percebi que estão bem fora do assunto e-book. O profissional que começar a se aprofundar agora se destacará. Fica aqui também a questão a discutir da formação destes profissionais. Acredito que as cadeiras acadêmicas também tenham que passar por uma completa reformulação.... nossa...um trabalhão...

O curador da British Library, que por acaso é um brasileiro, cearense muito simpático, nos passou o sistema e também se queixou muito das editoras no que diz respeito à demora na disponibilização de títulos em formato digital e na cobrança dos "exemplares" para as bibliotecas. Perguntei ao curador da Biblioteca de Colônia quanto eles pagavam pelas obras ao agregador de conteúdo, e ele me disse que era o mesmo valor do um exemplar de papel, e que a biblioteca comprava somente um exemplar de cada título. Já o curador conterrâneo do British Library disse que algumas editoras cobravam um valor maior pelo exemplar, outras cobram a recompra do exemplar a cada 26 empréstimos, pois dizem que este é o tempo que um livro impresso dura na biblioteca (ninguém entendeu como chegaram a este número).

O balanço final do encontro foi positivo (lá vem a minha mania de ver as coisas sob um aspecto positivo). Mas foi sim. A primeira coisa que me animou foi que temos tecnologia brasileira desenvolvendo isso. A segunda é que uma biblioteca agora pode ter um alcance muito maior que antes, pois eu posso ser assinante da British Library, da Biblioteca de Nova York e pegarei constantemente livros emprestados da Biblioteca Nacional (espero que implementem o sistema logo logo), sem precisar ir ao centro do Rio e perder um tempão no congestionamento. A renovação dos profissionais de bibliotecas também me anima, pois eles só têm a acrescentar se aproximando deste novo mercado eletrônico, afinal continuaremos necessitando de curadores e direcionadores de cultura. Não tem máquina que substitua esse papel.

Agora eu pergunto a você: isto é ou não é a democratização da leitura?

Temos ainda muito o que evoluir, mas cobrar do governo a banda larga em nosso território, com computadores e tablets, acreditem, é muito mais barato que este sistema inchado e atrasado de distribuição de livro de papel em nosso país com dimensão continental. Podemos posteriormente falar deste sistema, que soube faz pouco tempo e fiquei apavorada com a problemática da logística... É de dar pesadelos.

Abaixo disponibilizarei links interessantes de bibliotecas e continuo divulgando meu e-mail para feedbacks e trocas de informações. Até a próxima quinzena!

camila.cabete@gmail.com

Biblioteca Digital Universitária da França - http://couperin.org

Provedor do governo alemão de livros digitais - http://www.divibib.com

British Library - http://www.bl.uk

Biblioteca de Hampshire - http://www3.hants.gov.uk/library.htm

Projeto Observatório Nacional e-book - http://observatory.jiscebooks.org/

Plano estratégico para 2020 - http://www.bl.uk/2020vision

Aplicativo British Library de assinaturas de obras digitais - http://bit.ly/II2BfQ

Agregadora brasileira de e-books - http://www.xeriph.com.br

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Estou mais interessado em fazer um bom poema do que ser fiel a alguma ideia.
Charles Simic
Poeta sérvio e editor da revista The Paris Review
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar