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Por que você não vende e-book?
PublishNews, 30/06/2011
Por que você não vende e-book?

Tenho escutado agora uma discussão sobre livrarias e, lógico, não poderia deixar de escrever a respeito me metendo onde nem sempre sou chamada...

Fico feliz com vários movimentos de modernização de sistemas e sites de livrarias, que foram os últimos da cadeia a se movimentarem rumo ao e-book (com exceção da Amazon).

Num encontro que tive com profissionais de livrarias e editoras, onde o “digital” era assunto da pauta, adorei a declaração do Rui, dono da Travessa, ao pedir que parem com o bulliyng nos livros! Realmente, na sociedade, tudo o que é diferente ou tem uma imagem sensível acaba sofrendo algum tipo de bulliyng, e o livro está em evidência, sensível e em transformação, o que faz dele presa fácil nas mãos dos brutamontes digitais. Mas vejo, com tudo isso, um movimento positivo: os sofridos livros dando a volta por cima e levando em suas costas as livrarias, sãs e salvas.

Vamos pensar juntos. O Brasil já possui tecnologia para que qualquer livraria digital venda livros com segurança e tecnologia DRM. Por que você, livreiro, não embarcaria na tecnologia e correria na frente para lançar sua loja de e-books? E se eu antes comprava na livraria da Travessa, por que não continuaria comprando e-books lá?

O grande diferencial para mim, no livreiro, é a sua seleção. As megastores não me atraem, e acredito que também não aos leitores inveterados. No digital, isso continuará.

Então qualquer um poderá abrir uma loja digital, vendendo e-books, correto?

Correto!

Eles podem ter o mesmo acervo? Sim!

Porém, as lojas poderão se especializar mais e mais. Não é porque uma loja é especializada em obras jurídicas que ela vai precisar vender romances em seu site. Esse site não atrairia pessoas que se interessam por romances, não naquele momento em que foram até lá procurar uma obra sobre direito do consumidor, por exemplo.

Por que um site ou blog de culinária vegana venderia o “Guia de cozinha da carne vermelha”?

O que vai garantir a sobrevivência das livrarias, além do espaço cultural, ponto de encontro, café gostoso e (por que não?) e-books via Wifi será a seleção, especialização, site seguro e amigável, serviço bom, sistema de busca inteligente, inovação, desenvolvimento de conteúdo, integração com mídias sociais e por aí vai.

Não vejo perigo para as livrarias. Não consigo admitir inovação tecnológica como previsão apocalíptica na cadeia do livro, sorry!

Como o José Grossi disse neste encontro que tivemos, os transportadores sim vão sair perdendo com a inovação e popularização dos e-books. E não há lentes rosas que evitem que se chegue a esta conclusão.

Gostaria de agradecer o apoio e ótimos e-mails que me divertiram e emocionaram a respeito de minhas últimas colunas. Continuo às ordens: camila.cabete@gmail.com

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

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