Publicidade
Publicidade
Não entendo, me explica?
PublishNews, 02/06/2011
Não entendo, me explica?

Desde que entrei no mercado editorial, comecei a observar coisas e comportamentos que não entendia. Pensei que com o tempo passaria a entender. Resolvi assumir minha incompetência emocional (ou seria política?!) e colocar aqui tópicos que não consegui entender – e olha que usei minhas lentes rosas!





• Por que algumas editoras boicotam canais de vendas – mesmo sabendo que seria mais uma forma de difundir seu acervo e ganhar dinheiro?

• Por que a área editorial não gosta de desafios e evolução tecnológica?

• Por que algumas livrarias não pagam suas dívidas com as editoras?

• Por que as editoras sempre aceitaram a consignação, mesmo falando mal e se queixando tanto?

• Por que os autores não têm transparência nos relatórios de vendas de suas obras?

• Por que alguns editores não querem o livro digital, mesmo sabendo que os lucros são maiores, que a logística é descomplicada e que a leitura pode ser definitivamente democratizada?

• Como pode alguns autores não serem a favor da difusão de suas obras no digital, mesmo sabendo que o alcance é maior?

• Por que a lista de mais vendidos é muitas vezes mentirosa, com números fictícios e todo mundo finge que não percebeu?

• Como pode a produção editorial não colaborar com a tecnologia? Facilitaria tanto a vida deles...

• Por que o mercado sempre odeia quem faz sucesso? O autor mais vendido é sempre um vilão, o inculto, o burro, o que escreve mal...

• Por que os editores não admitem que gostariam de ter meio Paulo Coelho sob seus contratos?

• Por que os mais antigos no mercado insistem em ver novos talentos capazes como uma ameaça e não como agregadores?

• Por que você, que é do mercado editorial, ainda não comprou um livro digital sequer para poder discutir comigo?

• Por que você, que comprou e diz que não gostou, não procura ajuda para abrir o seu link e fazer sua id e senha no ADE para abrir seus arquivos protegidos?

Por quê? Por quê? São tantos porquês que resolvi aceitar o convite para dar um curso, mas estou indo mais para buscar respostas e entender uma série de coisas que não se encaixam ainda na minha cabeça. Me ajuda a entender?

Na próxima coluna, vou divulgar os números da Caki Books (Oh my God, como você pode fazer isso?) Yes, I can! Vamos entender – de verdade – esse tal de mercado digital e ver o quanto ele anda crescendo – de verdade. Vou falar dos novos players e divulgar contatos que podem ajudar a vocês com aplicativos, audiobooks e distribuição. Peço que se tiverem alguma novidade ou bom contato, com bons produtos, funcionando e sendo comercializados, não deixem de me enviar para que eu possa incluir e divulgar... Quero fazer deste canal algo mais que produtivo! Tô atacada!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Cada grande livro redefine a função da literatura.
Jérôme Ferrari
Escritor francês
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar