Publicidade
Publicidade
O manuscrito secreto de Arquipélago Gulag e a página do livro digital
PublishNews, 04/03/2011
O manuscrito secreto e a página do livro digital

O que têm em comum a história de um manuscrito levado secretamente para fora da União Soviética nos anos 1970 e que se tornou um dos mais impactantes livros de denúncia das prisões políticas naquele país, o futuro do livro digital na Rússia e, ainda, uma inusitada e surpreendente concessão do Kindle, o livro digital da Amazon, em relação ao design do livro impresso?

As três histórias/notícias envolvendo livros e o mercado editorial foram publicadas em dois cadernos encartados na última segunda-feira na Folha de S. Paulo: o The New York Times, que é publicado regularmente em parceria com a própria Folha, e a Gazeta Russa, encartado ocasionalmente. Não deixa de ser irônico receber notícias norte-americanas e russas lado a lado, ainda mais com uma história que lembra os tempos áureos da Guerra Fria: a publicação de Arquipélago Gulag, de Aleksandr Soljenítsin.

Ambos os jornais traziam artigos sobre o livro digital em seus países. A reportagem da Gazeta Russa, de Rachel Morarjee, informa como a indústria editorial do país não se desenvolveu para acompanhar o interesse da população pela leitura. “Os russos são notadamente ávidos leitores, capazes de ainda hoje render popularidade a escritores românticos como Aleksandr Púshkin, considerado por muitos o maior poeta russo. A sociedade russa é altamente instruída e possui índices de alfabetização semelhantes aos dos mais desenvolvidos países da Europa Ocidental”, escreve a repórter. Na época do regime comunista, tiragens de livros populares atingiam facilmente 1 milhão de exemplares e custavam um valor simbólico e efetivamente acessível a toda a população.

Um total de 80% dos livros publicados na Rússia estaria concentrado em Moscou e São Petesburgo, já que o país não conta com uma rede estruturada de livrarias. Frente a esta demanda potencial, os e-books poderiam ser uma saída para responder ao interesse pela leitura, ainda mais que o país desenvolveu um leitor digital próprio para o mundo russo, o Pocketbook, que tem 43% do mercado local.

O artigo do NYT traz, por sua vez, um interessantíssimo ensaio de Joshua Brustein contando que o Kindle, o leitor eletrônico da Amazon, de longe o mais popular nos EUA, inserirá nos livros eletrônicos – além de outros números de localização digitais – a numeração de página correspondente à do livro em papel...

“Há algo de absurdo nisso”, escreve o autor, pois “os e-books, por definição, não têm páginas. Dependendo do tamanho da fonte, a tela pode ser avançada muitas vezes antes de ‘virar a página’. E há livros com muitas edições físicas ou textos que só existem no espaço digital”, escreve Brustein. Haveria, por parte dos leitores, uma necessidade psicológica de reconhecer, mesmo no formato digital, o design do livro em papel; a tela sem esta referência do livro impresso parece um “lugar nenhum” aos leitores...

Brustein faz uma comparação interessante, lembrando que na passagem do transporte a cavalo para as máquinas a vapor, a potência passou a ser medida em “cavalos” e os projetistas dos automóveis desenharam raios nas rodas em alusão às rodas de madeira das carruagens. Interessante comparação, já que neste caso o que mudou não foi apenas a velocidade ou a sua escala, mas a própria concepção de velocidade e deslocamento humanos, introduzindo, no caso do motor e do automóvel, uma dimensão de tempo e de espaço antes inexistentes. Ou, poderíamos acrescentar no caso do livro, a leitura não é uma questão apenas tecnológica, mas uma complexa somatória de habilidades, hábitos e tradições que não podem ser simplesmente rompidos. O próprio NYT publicou tempos atrás uma outra reportagem sobre a falta que capas e orelhas faziam aos livros e aos leitores.

Mas, voltando à história de manuscrito secreto de Arquipélago Gulag, este foi levado para fora da Rússia clandestinamente, conforme conta Natália Soljenítsina, viúva do escritor, em Gazeta Russa: “Nos primeiros anos de 1970, o escritor franco-suíço Sasha Andreie, acompanhado de uma delegação da Unesco, articulou um esquema para tirar o livro da Rússia. Foram dias de tensão. Se a obra fosse descoberta na fronteira seria o fim para o livro, para o autor e para o portador”.

O manuscrito denunciava os campos de trabalho forçados onde ficaram presos dissidentes e opositores do regime, como o próprio autor, preso em 1945, quando ainda servia o Exército, por escrever uma carta com críticas a Stálin. Depois de uma pena de oito anos de trabalhos forçados, o autor publicou O primeiro círculo e O Pavilhão de Cancerosos. Em 1970 recebeu o prêmio Nobel de Literatura, mas 1974 todos os seus livros foram oficialmente banidos do País (embora cópias clandestinas continuassem a circular) e ele acusado de traição. Mas ele já era lido e celebrado na URSS e em outros países, nos quais se tornou um símbolo da resistência contra a falta de democracia no regime soviético, para além do clima da Guerra Fria. Nas palavras de Natália, Soljenítsin “se tornou o cronista e confidente da tragédia popular russa”; sua obra acabaria relançada em russo nos anos 1990.

Difícil imaginar hoje em dia, na Era digital, a complexidade logística e os riscos envolvidos no simples contrabando de um manuscrito proibido. Quem assistiu o belíssimo filme “A vida dos outros”, viu uma história semelhante que se passa na Alemanha Oriental. E foi assim que muitos manuscritos cruzaram fronteiras e se tornaram livros memoráveis.

O livro digital promete agora eliminar toda barreira entre qualquer pessoa que queira ser autor e seus potenciais leitores, mas o que dizer dos manuscritos digitais que gostaríamos de ler para conhecer o que se passa dos lados de lá de todas as fronteiras e arquipélagos onde a sombra da censura e da falta de informação livre vigora? A internet, sua infinidade de sites e as redes sociais já cumprem este papel, mas onde estão os manuscritos digitais que vão se tornar os Arquipélagos Gulag do século 21? Talvez seja o caso de calçar pequenas ruelas eletrônicas de paralelepípedo para incentivar sua produção e circulação.

Roney Cytrynowicz é historiador e escritor, autor de A duna do tesouro (Companhia das Letrinhas), Quando vovó perdeu a memória (Edições SM) e Guerra sem guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial (Edusp). É diretor da Editora Narrativa Um - Projetos e Pesquisas de História e editor de uma coleção de guias de passeios a pé pela cidade de São Paulo, entre eles Dez roteiros históricos a pé em São Paulo e Dez roteiros a pé com crianças pela história de São Paulo.

Sua coluna conta histórias em torno de livros, leituras, bibliotecas, editoras, gráficas e livrarias e narra episódios sobre como autores e leitores se relacionam com o mundo dos livros.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Roney Cytrynowicz parte da polêmica lei polonesa que quer incriminar quem se referir aos campos de extermínio como poloneses e não nazistas para falar de dois livros essenciais para entender a questão
O que significa, em 2018, manter uma publicação impressa como o Almanaque Pensamento, que tem exatas 200 páginas de previsões astrológicas e outras previsões para todos os dias do ano?
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz conta a história da escritora japonesa Mitsuko Kawai e a sua relação com a Biblioteca Amadeu Amaral localizada no bairro paulistano da Saúde
Em sua coluna, Roney Cytrynowicz pega carona no relançamento de 'A chave do tamanho', de Monteiro Lobato, pelo selo Globinho, para fazer uma reflexão do mundo atual
A partir de Primo Levi e Anne Frank, Roney Cytrynowicz analisa a difusão da fotografia do menino Omran Dagneesh dentro de uma ambulância após ser ferido no bombardeio de Alepo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Você vai entendendo o potencial de seu projeto literário aos poucos.
Reinaldo Santos Neves
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar