Publicidade
Publicidade
Distribuição Digital
PublishNews, 24/02/2011
Como é feita a distribuição digital hoje

No maravilhoso mundo digital, todos os problemas de distribuição deveriam estar solucionados... E estão! Quando uma editora já adaptou sua produção, começou a produzir eBooks - tanto em ePub, quanto em PDF - surge a grande dúvida: e agora? Pra onde eu mando? Vou distribuir meu conteúdo por aí? Essa foi uma fase com a qual me preocupei bastante- tanto como editora, quanto como empreendedora. Foi a partir daí que comecei a estudar e cheguei às conclusões e soluções que descrevo a seguir:

1) Distribuição no Brasil: existem várias formas para distribuir seus eBooks com segurança por aqui, inclusive posso até dizer que não deixam a desejar e até superam muitos sistemas lá de fora. A forma que a @CakiBooks decidiu distribuir foi através da Xeriph.

Para quem não conhece, a Xeriph tem um sistema agregador simples, onde cadastra seus eBooks com metadados completos e distribui para mais de seis lojas já integradas (fora as que estão em processo de integração), com total transparência com os relatórios em real time. O melhor da Xeriph (além do fato de que eu faço parte da equipe como consultora =0) – ah gente...) é o controle total de quanto cada livraria vendeu, o poder de desligar uma livraria, pausar as vendas de um eBook, trocar conteúdo (miolo, capa e metadados) e a atualização de todas as lojas após as modificações. Seus arquivos não serão espalhados e o que será enviado para as livrarias são os metadados. No final da compra, quando tudo for finalizado na loja, o leitor, sem perceber, baixará o arquivo com DRM (Digital Rights Management) diretamente do banco da Xeriph. O valor que eles cobram é somente sobre o download (modelo de clearing – 2% + 0,22 USD pela taxa de download – taxa de DRM) ou no modelo de distribuição 50% do valor de capa sem a taxa de DRM, também somente com base nas vendas. A hospedagem não é cobrada.

As lojas Saraiva e Cultura não aderiram ao agregador. A primeira possui um sistema bem prático, no qual você cadastra seus eBooks, sobe os arquivos de miolo e de capa e controla as vendas. No entanto, não possui um botão para “indisponibilizar” uma obra digital, mas também dá relatórios em tempo real. Sua porcentagem é 50/50, e não consegui negociar para melhorar isso para a Caki, coitadinha... toda pequenininha. Para comercializar em seu canal, você deve entrar em contato com o setor de negócios digitais e colocar seus arquivos e metadados no sistema deles. Já na Cultura, não consegui contato e não experimentei o processo. Veja o livro “case” da @CakiBooks distribuído pela agregadora Xeriph aqui e aqui.

2) Distribuição na Amazon: a vantagem de se comercializar na Amazon é poder distribuir em quase todo mundo. Lá você pode optar pela venda somente dentro dos EUA, onde a divisão contratual é de 70% para editora e 30% para loja se o preço estiver entre 2.99 e 9.99. Não sei se isto vale para os editores estrangeiros... Ah! E neste caso a taxa de download de US$ 0.15 por MB é cobrada pela Amazon (taxa de DRM). Ora bolas, mas eu queria vender meus livros em Portugal, Espanha, Argentina, França... Então eles oferecem a opção wireless international, onde você disponibiliza para todo o mundo e ainda via wireless dentro do leitor digital Kindle. Mas, como nada é tão perfeito, nesse caso as porcentagens se invertem: 35% para a editora, 65% Amazon. “Well”- pensei – para fazer isso, aumentamos os preços dos livros em 100%, peguei a autorização dos autores e começamos a subir os arquivos.

Porém, nem todo PDF entra no sistema deles e é necessário fazer upload de seus arquivos contando ainda com um tempo para aprovação. O ideal é transformar seus livros em ePub, e então, para .mobi, uma vez que o .mobi entrará lá e não dará problema algum. Além disso, eles dão um sistema de relatórios online exportável para Excel e controle para alterações de metadados. No entanto, as vendas não são tão boas por causa do preço alto. Usamos a Amazon, por enquanto, como nossa vitrine mundial (ai, que chique!). Os pagamentos referentes às vendas são feitos em cheque internacional, onde temos que pagar 50 USD para compensar, e ainda 30% de imposto (eca!). Mais informações #aqui#. Veja o “case” na loja da Amazon aqui

3) Apple Store (Loja de aplicativos da Apple): aqui “o buraco é mais embaixo” (desculpem a linguagem nada apropriada, mas é a pura verdade). Primeiro, é necessário um programador que possa transformar seu livro em aplicativo (tipo de programação onde seu livro vira um programinha executável nos devices da Apple). No tempo que seu livro levar em processo de programação, você deverá se cadastrar como empresa desenvolvedora, #veja aqui#. O problema é que isso custa 99 USD anuais. Porém, o processo é rápido: você recebe o aplicativo, publica na página de controle com seu login e senha de desenvolvedor e aguarda a aprovação.

Você estipula o preço, e a Apple garfa 30% dele. O pagamento é feito com transferência bancária e se paga os impostos referentes à transferência internacional (Uia!). A Apple também é uma excelente vitrine. Isso eu fiz com o livro estático, pois um livro animado demanda mais dinheiro para a programação, mas seguiria o mesmo processo. Coloquei o mesmo preço do livro para não competir com o mesmo no aplicativo da Gato Sabido. Veja nosso aplicativo aqui

4) Ibooks: ainda em construção. Espero ter novidades em breve!

Dá para perceber o quanto é fácil distribuir seus livros digitais, não é?! Mas, ainda assim, percebo que falta nas editoras gente disposta a começar este projeto, colocá-lo na rotina da produção editorial e reestruturar o marketing, que, em sua totalidade, é muito mais voltado para o mercado de livros impressos. Tudo bem, engloba também uma parte muito muito chata, que é a renovação e upgrade contratual, mas nada que requer um esforço de outro mundo.

Me dá uma tristeza ver esta lentidão porque parece que só vão acordar depois que o governo começar a fazer compras digitais... e, acreditem, não está longe! Se as editoras resolverem fazer isso na correria, vai ser um caos. Por que não começar agora, quando se tem chance de reestruturação e manobras? Por que não deixar rixas de mercado impresso para lá e buscar um desenvolvimento sem traumas?

Sugestão: editoras, por favor, contratem gente capacitada e de fácil adaptação ao mercado, coloquem o projeto em andamento... não custa tanto. Na verdade, custa muito menos que a logística para uma distribuidora, espaço para estoque ou investimento para uma grande tiragem.

Outra coisa que percebemos é que existem vários envolvidos e altos “cuts” que impossibilitam a diminuição dos preços dos eBooks como gostaríamos, mas acredito que o mercado ditará porcentagens mais humildes num futuro próximo.

Próxima coluna, vamos falar sobre self publishing e a ameaça deste “monstro” para as editoras?

Agradecimentos: Cristina Satchko Hodge (a Ki, da Caki) que colocou toda esta teoria em prática, me ajudando a provar as possibilidades que vinha maquinando. A @SouzaLaura pela revisão especialíssima. Ao Akira Toriyama pela ilustração com a Arale Norimaki, meu mangá favorito! E ao Carlo Carrenho, que me ajudou a aprimorar detalhes das informações aqui colocadas.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Escrever poesia é quase pedir esmola, um minutinho da atenção do leitor.
Luciano Trigo
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar