Publicidade
Publicidade
O livro antes de ser livro (Parte 2 – O livro do editorial)
PublishNews, 06/07/2010
Cindy Leopoldo termina de explicar o funcionamento do departamento editorial e lança outra enquete

O livro que trabalhamos no editorial é um livro despedaçado e nossa função é juntar todas as partes em uma ordem (lógica) e fazer com que cada pedaço “converse” com todos os outros pedaços de forma que o leitor perceba a leitura do livro completo como um único discurso do autor. Isso inclui a correta inserção de ilustrações, mapas, gráficos ou o que mais vier. Geralmente recebemos por e-mail as diversas partes do “livro propriamente dito”, como por exemplo: capítulo 1, orelha, prefácio, índice etc. E aqui começa o que chamei de metodologia em colunas anteriores.

Partindo do princípio de que estamos no mínimo fazendo 10 livros ao mesmo tempo, receber e salvar um arquivo como “capítulo 1.doc” é um convite à errata. O editorial deve ter um método único para salvar arquivos e, apesar de esse assunto parecer bobo, ele pode custar muito caro para a editora ou para o funcionário do editorial (normalmente, custa caríssimo para ambos), que pode enviar o arquivo errado para a etapa seguinte e gerar o famigerado retrabalho. Ok, mas quais são essas etapas? Depende de algumas respostas, como: é reedição ou primeira edição? O original está em português ou necessita de tradução? É ficção, não ficção, infantil, didático? E então, apenas depois dessas respostas, entramos no “processo de edição de um livro”.

Considerando exclusivamente a primeira edição, que geralmente é a mais trabalhosa, coloco abaixo as etapas citadas em todos os e-mails que recebi como resposta à enquete:

  1. Tradução (para originais estrangeiros)
  2. Copidesque / Preparação de texto / Revisão da tradução (para originais estrangeiros)
  3. Diagramação / Composição / Projeto gráfico
  4. Revisão tipográfica / Revisão de prova
  5. Emendas
  6. Fechamento de arquivo e envio para impressão em gráfica

Além destas, foram citadas etapas da produção de linhas editoriais específicas, como indexação e revisão técnica / revisão crítica (livros não ficção), liberação do autor (obras nacionais), produção de pauta para ilustrações e iconografia (infantil / didático), e o trabalho do editorial, ora chamado de “edição” ora de “verificação interna”.

A partir da próxima coluna entraremos na análise de cada etapa, analisando os aspectos de escopo, qualidade, tempo, comunicação, risco, recursos humanos e contratos. Mas, além disso, proponho que discutamos também, no mínimo, cinco coisas que me chamaram a atenção nessa lista: A primeira foi a pequena quantidade de etapas-padrão. A segunda foi a variedade de terminologias usadas para essas etapas. A terceira, a variedade de cargos dos profissionais que me responderam. A quarta, o fato de nenhuma das respostas falar sobre imagens nem da produção da capa. E a quinta, todos falarem de pré-impressão ou fechamento do arquivo ou do envio para impressão em gráfica.

Aguardo sua opinião em enquete@publishnews.com.br

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Fazer poesia é como tirar fotografias com uma câmera, enquanto escrever novelas é como dirigir um filme, há muito mais imagens e coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Paul Auster
Escritor norte-americano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar