Publicidade
Publicidade
O livro antes de ser livro (Parte 1)
PublishNews, 22/06/2010
Na coluna de hoje, Cindy volta à primeira enquete “O que você faz no trabalho” e começa a explicar o funcionamento de um departamento editorial

Voltando à coluna inicial e à primeira enquete, a coluna de hoje expõe as respostas que recebi e que respondem à recorrente, e incômoda, pergunta direcionada aos funcionários de departamentos editoriais (ao menos, das editoras de livros): afinal, o que você faz no trabalho?

Para não ficar um texto extremamente longo e cansativo, dividirei a coluna em duas partes, e as chamarei de O livro pré-editorial e O livro do editorial, respectivamente.

O livro pré-editorial

Todas as respostas que recebi marcam o começo do trabalho editorial na aquisição do conteúdo a ser publicado. O que me leva a crer que, apesar de essa aquisição não ser feita necessariamente pelo editorial (há casos em que a aquisição é feita diretamente pela presidência ou pelo departamento comercial ou de marketing), essa é considerada uma etapa fundamental para o sucesso da produção de um livro – sem autor, não há editora. Essa etapa se subdivide em pelo menos três outras: escolha do conteúdo, negociação dos direitos autorais e assinatura do contrato de edição entre autor/agentes e editora.

Após isso, temos certa diferenciação entre o processo de edição de obras de autores nacionais e internacionais. Principalmente porque a obra do autor nacional pode estar ainda em processo de elaboração e escrita, enquanto a do autor internacional muitas vezes está publicada em algum país ou possui ao menos arquivos finais que possam ter sua tradução para o português iniciada.

O editorial, em ambos os casos, foi indicado como o departamento responsável pelo contato com autor/agentes para o delineamento de prazos. Em alguns casos, o editorial pode inclusive agir como um facilitador para que o autor consiga mais rapidamente autorizações ou qualquer outro serviço de que necessite para finalizar seu trabalho e entregar seus originais completos para a editora.

Muitas editoras só iniciam seus trabalhos editoriais depois de receber os originais completos do autor/agentes, porém não são raros os relatos de produções paralelas, principalmente nos casos em que a data de lançamento é marcada durante a aquisição do conteúdo. Isto é, por exemplo, enquanto o autor escreve o capítulo 2, o editorial inicia o trabalho no capítulo 1, e assim sucessivamente. Esse caminho é extremamente arriscado, pois o autor pode decidir mudar algo feito no capítulo 1 após esses trabalhos, e assim gerar retrabalho (que por sua vez gera desperdício de tempo e recursos, inclusive – ou até principalmente – humanos).

A próxima coluna irá detalhar exatamente o que seria este trabalho.

Ah, e como diria Steve Jobs, “one more thing”: Como muitas respostas citaram a palavra “correria” e disseram algo como “muitos desses processos quase nunca ocorrem de forma ideal”, acho importante ter em mente que a maior parte das editoras (pequenas, médias ou grandes) está sempre trabalhando em dezenas de livros ao mesmo tempo para cumprir suas metas de produção mensal de títulos, que pessoalmente já vi variar de 3 a mais de 20 por mês (sim, mais de 1 por dia útil). Esse tema é abordado no simpático livro Livros demais!: sobre ler, escrever e publicar (Summus, 2004), de Gabriel Zaid.

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Para fazer literatura, sinto que tenho que me roubar de mim mesma.
Adriana Falcão
Escritora brasileira
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar