Publicidade
Publicidade
Prêmio Avena PublishNews

O Prêmio Avena PublishNews é uma realização da International Paper e do PublishNews com o objetivo de reconhecer os livros mais vendidos de 2016 e os profissionais de vendas e marketing por trás destes sucessos de prateleira. Trata-se do primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A cerimônia de premiação acontecerá em São Paulo, no dia 29 de março, às 19h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500). O evento é aberto e gratuito, mas como o espaço é limitado, chegamos ao limite de convidados e as inscrições já foram encerradas. Antes da premiação, haverá a já quase tradicional Happy Hour do PublishNews, desta vez turbinada pela International Paper.

As categorias

São cinco categorias baseadas nos números de vendas da lista anual de mais vendidos de 2016:

  • Mais vendidos de ficção (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de não-ficção (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de infantojuvenis (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de negócios (1°, 2° e 3° lugar)
  • Mais vendidos de autoajuda (1°, 2° e 3° lugar)

E quatro prêmios especiais:

  • Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano
  • Prêmio de Editora do Ano
  • Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano
  • Prêmio Avena PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial

A escolha dos premiados

Os prêmios baseados nas categorias serão entregues com base na lista anual de mais vendidos do ano passado, de acordo com a posição final.

O Prêmio de Livro Mais Vendido irá para o livro mais vendido na lista anual geral do PublishNews, enquanto o Prêmio de Editora do Ano vai para a editora que colocou o maior número de obras (leia-se ISBNs) nas listas semanais e que terminou o ano em primeiro lugar. Para saber quem ganhou, é só clicar aqui.

O suspense fica por conta do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano. O ganhador será escolhido por um júri composto de representantes das 12 livrarias que compõem a lista de mais vendidos, a partir de uma lista de cinco nomes selecionados pelos organizadores (International Paper e PublishNews) com base em indicações do público geral de profissionais de editoras das áreas de marketing e vendas (veja os finalistas abaixo).

Já o ganhador do Prêmio PublishNews Avena de Contribuição ao Mercado Editorial será escolhido pelos organizadores, com base na carreira e realizações do premiado.

Os finalistas do Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano

Corina Campos - Gerente Nacional de Vendas da Editora Rocco

Corina começou no mercado livreiro em 1984 na Rideel e logo teve passagens pela Todolivro, pela Planeta e participou da instalação da LeYa no Brasil. Hoje é gerente nacional de vendas da Editora Rocco. Em 2016, foi responsável por criar a estratégia e diretrizes de distribuição do grande sucesso de Harry Potter e a criança amaldiçoada para todo o país. O livro ficou em segundo lugar na lista anual de mais vendidos do PublishNews na categoria Infantojuvenil, com mais de 170 mil cópias vendidas, mesmo com o lançamento ocorrendo somente no último trimestre do ano. "Parte do sucesso de seu trabalho deve ser creditado à sua personalidade sempre positiva, sua capacidade de estabelecer relacionamentos, seu trânsito fácil em qualquer meio e o interesse em aprender sempre", conta Pedro Almeida, publisher que apoiou a indicação da profissional. “Corina está sempre estudando e não tem medo das novas tecnologias que possam ajudá-la a realizar cada vez melhor sua atividade: fazer o livro chegar a mais leitores”, completou.

Daniela Kfuri - Gerente de Marketing da HarperCollins Brasil

Daniela começou a trabalhar no mercado livreiro em 2001, na Estação das Letras. Em 2006 mudou-se para a editora Objetiva, onde permaneceu por dez anos. Em 2016, assumiu o cargo de gerente de marketing da HarperCollins Brasil mostrando a relevância do marketing na empresa e mudou as relações entre seu departamento e as áreas editorial e comercial. Sobre a sua chegada à multinacional, Patricia Hespanha, diretora da empresa no Brasil, comentou: "Daniela iniciou seu trabalho na HarperCollins em março de 2016. Já chegou chegando!”. No ano passado, ela coordenou grandes campanhas para a editora, como a do best-seller infantojuvenil O Diário de Larissa Manoela, primeiro lugar da lista Infantojuvenil de 2016 e a do lançamento simultâneo de Animais fantásticos e onde habitam com o filme do mesmo nome cuja campanha ficou entre os finalistas do Prêmio Melhores do Ano da Warner Bros na categoria Execução em Varejo. Outra ação que levou Kfuri ao seleto grupo de finalistas do Avena PublishNews foi o lançamento de Quatro vidas de um cachorro. Apesar de o filme ter sido lançado somente em janeiro, ela defendeu que deveria ser lançado com antecedência, pois somente o trailer já contava com 20 milhões visualizações.

Heloiza Daou - Gerente de Marketing da Intrínseca

Heloiza Daou começou a sua carreira na indústria do livro no Grupo Editorial Record. Em 2010, assumiu o posto de gerente de marketing da Intrínseca. Em 2016, Heloiza gerenciou a reformulação do blog da Intrínseca, o que resultou em um aumento de 76,63% de acessos, chegando a 2 milhões de visualizações, além de registrar aumento de 29% no número de seguidores na página da editora no Facebook, hoje acompanhada por 1,7 milhão de pessoas. Em 2016, sob a batuta de Heloiza, a editora levou a Turnê Intrínseca para 23 cidades, reunindo cerca de sete mil leitores. Entre algumas das campanhas de destaque com grande repercussão feita por sua equipe, estão: O Lar da Srta. Peregrine para crianças peculiares, Pax, Ted Talks e a dos livros de Jojo Moyes, Como eu era antes de você, ganhador do Prêmio Avena PublishNews nas categorias Livro Mais Vendido do Ano e Ficção, e Depois de você, segunda posição em ficção. “O ano de 2016 foi especialmente desafiador para todo o mercado editorial, e o fato de o livro mais vendido do período ter sido Como eu era antes de você nos fez destacar o nome de Heloiza Daou para a premiação”, endossou Larissa França, gerente executiva da Intrínseca.

Judith de Almeida - Gerente Comercial do Grupo Autêntica

Judith de Almeida começou a sua carreira no livro nos anos 1980, na editora mineira Betânia, especializada na publicação de livros evangélicos. Depois, teve passagens pela Mundo Cristão, Sepal, Vida Nova (todas no segmento evangélico), Grupo Ediouro e LeYa. Desde 2011, é gerente comercial do Grupo Autêntica. Em 2016, travou uma árdua batalha contra um câncer e, apesar desse revés, a profissional apresentou resultados surpreendentes para o grupo: desenvolveu ações comerciais junto às livrarias impedindo que a companhia perdesse share e seguisse o mesmo curso do restante do mercado editorial; amealhou resultados positivos e mostrou aos livreiros que a Autêntica tem condições de competir em igualdade com as grandes editoras. Seu trabalho ajudou a editora a figurar no Ranking Geral Anual das Editoras do PublishNews de 2016. “Judith é uma persona do livro, é uma autêntica mercadora de livros, e por isso merece esse prêmio como Profissional do Ano. Em 2016, a história da Judith ficou para sempre vinculada à história do Grupo Autêntica”, defendeu Rejane Dias, diretora executiva do Grupo Autêntica, em sua indicação.

Marcelo Pelegia - Gerente de Marketing da Editora Alto Astral

Marcelo Pelegia começou sua carreira no mercado editorial em 2013, como gerente de Marketing na Editora Novo Conceito. Em setembro de 2015, ingressou na Astral Cultural, braço do Grupo Alto Astral, que tradicionalmente edita revistas. “O início foi absolutamente difícil. Além de negociarmos nossos títulos, tínhamos que explicar constantemente que ‘NÃO! Não era para banca’ e que agora também faríamos parte do segmento livreiro, com um enorme foco em grandes redes e livrarias independentes”, lembra Marcelo. No ano de 2016, a editora lançou 32 títulos, seis deles aparecendo nas listas de mais vendidos do PublishNews e mais de 255 mil exemplares vendidos. No seu primeiro ano de vida, a Astral Cultural alcançou a 16ª posição do Ranking Geral Anual das editoras. Em sua indicação, Wendel Almeida, gerente comercial da Distribuidora Catavento, definiu Pelegia: “inquieto, inteligente, e certamente já está em 2018”.

Os ganhadores do Prêmio Avena PublishNews

Ficção

  1. Como eu era antes de você (Intrínseca), de Jojo Moyes
  2. Depois de você (Intrínseca), de Jojo Moyes
  3. Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares (LeYa), de Ransom Riggs

Não Ficção

  1. Muito mais que 5inco minutos (Paralela / Grupo Companhia das Letras), de Kéfera Buchmann
  2. O diário de Anne Frank (Record), de Mirjam Pressler e Otto H. Frank
  3. Lava Jato (Primeira Pessoa / Sextante), de Vladimir Netto

Autoajuda

  1. Ruah (Principium / Globo Livros), de padre Marcelo Rossi
  2. Ansiedade - Como enfrentar o mal do século (Saraiva), de Augusto Cury
  3. O poder da ação (Gente), de Paulo Vieira

Infantojuvenil

  1. O diário de Larissa Manoela (HarperCollins), de Larissa Manoela
  2. Harry Potter e a criança amaldiçoada (Rocco), de J. K. Rowling
  3. AuthenticGames (Astral Cultural), de Marco Túlio

Negócios

  1. Os segredos da mente milionária (Sextante), de T. Harv Eker
  2. Geração de valor 2 (Sextante), de Flávio Augusto da Silva
  3. O monge e o executivo (Sextante), de James Hunter

A cerimônia

O evento abrirá com o Happy Hour do PublishNews, onde será possível cumprimentar os premiados e e se confraternizar com colegas do mercado.

A cerimônia contará com um discurso de abertura de Brian Murray, CEO global da Harpercollins, e terá a mesa-redonda "Listas de mais vendidos: como cheguei lá" com Gerson Ramos (Planeta), Luciana Borges (Companhia das Letras) e Bruno Zolotar (Record), mediada por Leonardo Neto, editor-chefe do PublishNews. Além disso, haverá um bate-papo de Carlo Carrenho com o ganhador do Prêmio PublishNews Avena de Contribuição ao Mercado Editorial.


Realização:


Apoio:

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Os pensamentos voam e as palavras vão a pé. Eis o grande drama do escritor.
Julien Green
Escritor francês (1900-1998)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar