Publicidade
Publicidade
Convidados | Flip 2017

Casa PN | Festa do Policarpo | Programação | Parceiros | Seppo | Equipe

Conheça nossos convidados que irão participar das mesas na Casa PublishNews, cada um contribuindo com seus conhecimentos, experiências e histórias ligadas ao livro. Tudo isso para criar os melhores bate-papos de Paraty sobre o mercado editorial e suas tendências.


Afonso Borges é escritor e produtor cultural, responsável pela criação e curadoria do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá –, realizado, anualmente, desde 2012, no município mineiro. É também o idealizador do "Sempre um Papo", um dos projetos mais longevos e respeitados de incentivo à leitura no Brasil. Possui cinco livros publicados, sendo a coletânea de contos Olhos de carvão (Record) e o infantil O menino, o assovio e a encruzilhada  (SESC Editora) os mais recentes. Afonso Borges também faz colunas diárias de rádio há 11 anos, no programa “Mondolivro”, atualmente, no ar pela rádio Bandnews FM, e é colunista do portal O Globo.


André Palme é empreendedor e apaixonado por livros e tecnologia. É sócio e head of brand da #coisadelivreiro®, uma empresa de inteligência e marketing dedicada ao mercado editorial. Esteve a frente de projetos inovadores de leitura em clientes como SBT, Bienal internacional do Livro de São Paulo, TIM e Movile. Também integra a comissão do livro digital da CBL e é co-organizador do Congresso Internacional do Livro Digital. Membro do coletivo de editores digitais AED, foi o primeiro embaixador do Business Club da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil. É co-fundador do podcast Books n’ Drinks e torce para a bateria do celular não acabar nunca.


Bruno Mendes é pernambucano, apaixonado por livros, tecnologia e mercado, consultor e empreendedor. Em 2015, fundou a #coisadelivreiro®, empresa de consultoria e inteligência especializada em otimização de processos, treinamentos, redução de custos, controle e essencialmente restruturação comercial. Trabalha há mais de uma década com livros e tecnologia. Seu nome já esteve em empresas como a Livraria Cultura, a DarkSide Books e diversas startups.


Bruno Zolotar é bacharel em Publicidade pela UFF, pós-graduado em Marketing e Editoração pela PUC-RJ e possui MBA em Administração pela Ibmec Business School e em Marketing Digital pela FGV. Bruno começou sua carreira no mercado editorial em 2007 como diretor adjunto de marketing no Grupo Editorial Record. Passou cinco meses atuando como gestor de marketing e eventos na Saraiva e atualmente está de volta para o grupo onde começou na função de diretor executivo de marketing. Bruno também atua como professor, ministrando aulas de marketing editorial na pós-graduação da PUC-RJ e no MBA da Universidade Candido Mendes. Atualmente coordena o curso de extensão sobre mercado editorial na PUC-RJ.


Camila Cabete é carioca e pioneira na arte de lutar pelo livro digital no brasil. Formada em História foi editora de papel, mas logo "descambou" para o lado tecnológico, participando das primeiras startups de e-books no país e é atualmente a publisher relations manager da Kobo no Brasil. Camila é contra qualquer preconceito na vida, inclusive o literário e adora gatos. É colunista da PublishNews desde 2011.


Carlito Lima é o idealizador e curador das 7 edições da Festa Literária de Marechal Deodoro - AL, a FLIMAR. Foi um dos primeiros militares dissidentes da Ditadura e escreveu seu primeiro livro aos 61 anos, em 2001, intitulado Confissões de um capitão. Desde então, não parou mais de escrever. Possui uma coluna  semanal, Histórias do velho capitão, publicada em diversos jornais. Nesta 15ª Flip, estará lançando seu romance Manguaba.


Carlos Henrique de Carvalho Filho é um empreendedor nato, aos 20 anos de idade, estudante de Direito na capital paulista, assumiu os negócios da família depois do  falecimento do pai. Era o começo dos anos 90 e a Editora Revista dos Tribunais, na época com mais de 80 anos de tradição e quase 70 funcionários, ficou nas mãos do jovem empresário, também principal acionista. Duas décadas depois, a Editora saltou para quase 300 colaboradores; de 1 livraria passou para 42 unidades; ganhou 6 Prêmios Jabuti; o sistema de distribuição foi renovado,  criaram-se produtos voltados ao segmento universitário e a Editora foi pioneira em um serviço de consulta jurídica on-line no País. A  nova virada veio em 2010, com a venda da editora a um importante grupo multinacional. Carlos Henrique Carvalho Filho manteve a  VérticeBooks, que existia desde 2006 voltada à distribuição de livros, dando início a holding BOOKPartners. Apaixonado e conhecedor do setor livreiro, nesses 30 anos, o empresário realizou novos projetos, investiu e adquiriu marcas renomadas, tornando a BOOKPartners referência no mercado editorial brasileiro e internacional.


Cindy Carvalho é canadense, mora em Montreal mas tem raízes portuguesas. Diretora de marketing da plataforma de descoberta de livros BookWitty, Cindy tem atuado como especialista em marketing da indústria editorial pelos últimos 13 anos, com um foco e carinho especiais na promoção e venda de livros para mercados internacionais. Depois de atuar como gerente de marketing em duas das Big Five – as cinco grandes editoras americanas –, Cindy agora é uma espécie de missionária da BookWitty, onde ajuda livros, em qualquer idioma, a viajar pelo mundo para serem descobertos por pessoas em todos os lugares. Cindy também é famosa por ser viciada em café, amante de um bom vinho e mestre do sarcasmo em quatro idiomas.


Cristian Brayner é diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura. É pós-doutor em História, doutor em Literatura pela Universidade de Brasília, mestre em Ciência da Informação e graduado em Biblioteconomia, Tradução, Filosofia e Letras (Língua e Literatura Francesas). Foi agraciado com o Prêmio Casa de las Américas.


Daniela Kfuri é formada em Comunicação Social pela UERJ, possui MBA em Marketing e Pós-MBA em Marketing Digital pela FGV. Com mais de 20 anos de experiência, já trabalhou em agências de propaganda e nas áreas de marketing de empresas como Jornal do Brasil, Metropolitan e Estação das Letras. Em 2006, fundou o Departamento de Marketing da editora Objetiva, englobando os selos Alfaguara, Suma de Letras, Fontanar e Ponto de Leitura. Gerenciou campanhas de marketing de autores como Luis Fernando Verissimo, Mario Vargas Llosa, Carlos Ruiz Zafón, Martha Medeiros, Stephen King, Elizabeth Gilbert, Mario Quintana, Marcelo Rubens Paiva e Arnaldo Jabor, entre outros. Trabalhou no Grupo Companhia das Letras e no Grupo Ediouro. Atualmente, a colunista é gerente de Marketing da HarperCollins Brasil.


Eduardo Albano é empreendedor, co-fundador do Ubook e diretor de conteúdo. Tem mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia. Criado em 2014, o Ubook  já é o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina, e conta com mais de 2 milhões de usuários cadastrados. São mais de 10 mil títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, podcasts, cursos e palestras.


Eduardo Alves da Costa é escritor, poeta, jornalista, e também pintor, nasceu em Niterói (RJ) em 1936, mas veio para São Paulo ainda bebê, aos dois meses, com seus pais. Graduado em direito pela Universidade Mackenzie, mas não chegou a exercer a profissão. Trabalhou como redator de publicidade, editor de textos e é apaixonado por poesia. Em 1968, Eduardo escreveria seu poema mais famoso, No caminho, com Maiakovski, um libelo contra os tempos sombrios da ditadura militar. Entre as principais obras estão Fátima e o Velho (1960), O tocador de atabaque (1969), Chongas (1974), Memórias de um assoviador (1994), além das exposições na Galerie Dina Vierny Paris (1999), e Pinacoteca do Estado de São Paulo (2002). Pela SESI-SP Editora publicou Balada para os últimos dias, Cem gramas de Buda e Poemas de circunstância


Estevão Ribeiro é escritor, roteirista e quadrinhista com 12 anos de trabalho. Em 2012, estreia no mercado internacional com a publicação do thriller paranormal A Corrente na Itália, da antologia Inkshot! e do álbum em quadrinhos Pequenos Heróis (ganhador do troféu HQMIX de melhor publicação infantil juvenil em 2011), todos nos Estados Unidos. Mas antes disso, em 2008, publicou seu primeiro livro, Enquanto ele estava morto, um romance autobiográfico. Em 2010 lançou seu segundo romance A corrente, um thriller sobre correntes de internet. Em 2011, seu primeiro livro infantil, O livro dos gatos. A tirinha Os Passarinhos é publicada diariamente no jornal O Dia e no site www.ospassarinhos.com.br. Aqui no PublishNews elas divertem os leitores todas as sextas-feiras.


Fabiane Burlamaque é doutora em Letras, na área de Teoria da Literatura, professora titular da Universidade de Passo Fundo onde atua como docente do Curso de Letras e do PPGL, é, também, pesquisadora na áreas de leitura e formação do leitor. Desde 2015, é coordenadora geral das Jornadas Literárias de Passo Fundo. É organizadora de coletâneas, além de autora de diversos capítulos de livros.


Gerson Ramos começou sua relação com o mercado editorial em 1994, como supervisor de vendas da Editora Ática, onde ficou por pouco mais de 3 anos. Conhece também o lado do livreiro, pois atuou como gerente de loja na Fnac Brasil por dois anos e também na Superpedido, onde ficou onze anos como diretor comercial. Atualmente trabalha como diretor comercial da Editora Planeta e consultou do mercado editorial com o VivodeLivro. É ainda exímio tocador de viola caipira e comanda o canal Passaporte Caipira no Youtube.


Gustavo Faraon é natual de Porto Alegre, jornalista e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É cofundador da editora Dublinense, onde atua como publisher. A Dublinense nasceu do não. Ou da Não. Mais precisamente, do não da Não. Era 2009, seu colega Rodrigo Rosp apareceu com essa ideia de montar uma editora que fosse eclética, que se permitisse navegar à vontade pelos diversos gêneros. O motivo era claro: há dois anos como sócio da Não Editora, ele recebia uma infinidade de originais que adorava, mas que não se encaixavam na proposta bastante específica da casa. Gustavo Faraon topou, e lá foram eles.


Henderson Fürst é editor jurídico do Grupo Editorial Nacional; nas horas livres, flautista, escritor e mestre cervejeiro. Bacharel em Direito pela UNESP, mestre em Bioética pelo CUSC, com pesquisas no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, e doutorando em Direito, Henderson também é pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Biodireito da USP e do Grupo de Estudos Processuais Avançados da UNESP. Advogado, foi editor jurídico da Thomson Reuters/Revista dos Tribunais e da Editora Saraiva. Atua nas linhas editoriais de obras universitárias, profissionais e acadêmicas, bem como projetos especiais, educação a distância e periódicos científicos.


Henrique Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro em 1975. Formou-se em Letras pela UERJ, cursou especialização em Jornalismo Cultural, também na UERJ, mestrado e doutorado em Literatura na PUC-Rio. Trabalha no Sesc Nacional, como assessor técnico em literatura, coordenando projetos de incentivo à leitura e circulação de manifestações literárias. De frente para trás, já foi coordenador pedagógico do programa Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, superintendente pedagógico da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, pesquisador da Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio, professor de literatura, balconista de videolocadora e atendente de lanchonete. É autor do livro de poemas A musa diluída (Record, 2006), Versos para um Rio Antigo (infantil, Pinakotheke, 2007), Machado de Assis: o Rio de Janeiro de seus personagens (juvenil, Pinakotheke, 2008), O segredo da gravata mágica e O segredo da bolsa mágica (infantil, ambos pela Memória Visual, 2009) e do romance O próximo da fila (Record, 2015), entre outros. É um dos coordenadores do Prêmio Sesc de Literatura.


Ismael Borges é formado em publicidade e tem especialização em comunicação corporativa. Já passou por empresas como a Editora Gente e a distribuidora Superpedido antes de se tornar gerente associado na Nielsen, onde é o responsável pelo Bookscan no Brasil. O Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, com o objetivo de prover editores com um forte instrumento de decisão. Ismael tem sempre boas histórias para contar, especialmente de suas aventuras em Frankfurt.


Jacques Fux é formado em matemática e mestre de computação, com doutorado e pós-doutorado em Literatura. Vencedor do prêmio São Paulo de Literatura com o livro Antiterapias, é também pesquisador visitante da Universidade de Harvard. É um dos autores convidados para a programação oficial da Festa Internacional de Literatura de Paraty em 2017. Também é autor dos romances Brochadas e Meshugá e da obra acadêmica Literatura e matemática: Jorge Luis Borges, Georges Perec e o OULIPO.


Jeane Passos de Souza é doutora em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduou-se em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia. Com 24 anos de experiência na área de biblioteconomia e gestão da informação, exerceu docência na área e atualmente é publisher na Editora Senac São Paulo, empresa que conta com um catálogo ativo de mais de 1.000 títulos e lança, anualmente, cerca de 80 novas obras.


Joana de Conti é formada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia, mas se aposentou da vida acadêmica quando descobriu os livros digitais. Ela trabalhou por vários anos no departamento digital da editora Rocco. Ali, aprendeu quase tudo o que sabe sobre conversão de livros, participou de projetos editoriais lindos e produziu os e-books de muitos dos seus autores preferidos. Atualmente, trabalha como gerente de contas na Bookwire. O cuidado com a qualidade dos metadados, com conhecer minuciosamente o catálogo das editoras e a preocupação com excelência e inovação nos arquivos dos livros digitais são parte da sua rotina. E ela continua trabalhando com os e-books de muitos dos seus autores favoritos.


João Varella é fundador da editora Lote 42 e da Banca Tatuí. É autor dos livros 42 Haicais e 7 Ilustrações, A agenda e Curitibocas: Diálogos urbanos. Escreve atualmente o livro Videogame, a evolução da arte. Ministra aulas de editoração, escrita criativa, jornalismo e história do videogame em instituições como Aber, Sesc e Biblioteca São Paulo. Apresenta e produz a série de vídeos semanais Bancatuber, na qual faz indicações de publicações alternativas. Jornalista formado e pós-graduado pela PUC-PR, colaborou com diversos veículos de comunicação, como IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e R7. Nasceu em Guaíba (RS) e mora em São Paulo desde 2009.


Jorge Sette é o Embaixador Regional da Bookwitty para a América do Sul. Jorge tem escrito ativamente na Bookwitty para fazer com que mais pessoas ao redor do mundo descubram o melhor da literatura brasileira. Ele também tem colaborado com distribuidores brasileiros, editores e autores para promover seus livros para um público global na Bookwitty. Jorge tem uma extensa experiência internacional em marketing, treinamento de vendas e professor, tendo trabalhado na Pearson, Macmillan, McGraw-Hill e Cultura Inglesa. Jorge tem um MA em Applied Linguistics (PUC - São Paulo) e MBA em Marketing (ESPM - São Paulo).


Julio Silveira é editor, formado em Administração, com extensão em Economia da Cultura. Foi cofundador da Casa da Palavra em 1996, gerente editorial da Agir/Nova Fronteira e publisher da Thomas Nelson. Desde julho de 2011, vem se dedicando à Ímã Editorial, explorando novos modelos de publicação propiciados pelo digital. Entre seus livros publicados estão os títulos: 10 livros que abalaram meu mundo e Paixão pelos livros (Casa da Palavra), O futuro do livro (Olhares, 2007) e LivroLivre (Ímã). Coordena o fórum Autor 2.0, onde escritores e editores investigam as oportunidades e os riscos da publicação pós-digital.


Leonardo Tonus é professor Livre Docente na Université Paris-Sorbonne e atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada. Foi curador do Salão do Livro de Paris (2015) e da exposição "Oswald de Andrade: Passeur Anthropophage, no Centro Georges Pompidou em Paris (2016). Condecorado pelo Ministério da Cultura francês - Chevalier - na ordem das Artes e das Letras ( 2015), organiza desde 2014 o festival "Printemps Littéraire Brésilien".


Lilia Zambon é graduada em editoração pela ECA-USP; mestre em Livros e Saberes na École Nationale Supérieure des Sciences de L'Information e des Bibliothèques, de Lyon, na França, e atualmente gerente de marketing do Grupo Companhia das Letras. Diversificação é uma palavra que define bem a atuação de Lília Zambon na indústria do livro no Brasil. Já foi revisora, preparadora, editora, e responsável por vendas e marketing. No Grupo Companhia das Letras desde 2013, vinda da Planeta, integrou a equipe que fez o lançamento dos selos Paralela, Portfolio e Panelinha.


Luis Carlos Lopes é formado em Administração de Empresas, com MBA na FGV. Além de ministrar aulas como professor cos cursos de pós-graduação em Marketing na FVG, atua na RR Donnelley, onde está há 28 anos e atualmente é VP do Comercial e Marketing. É responsável pelas áreas comerciais das 3 operações no Brasil. Iniciou sua carreira profissional na área transacional, passou pelas demais operações e em 2008 teve seu contato com o "Mundo Editorial", uma área na qual se identificou.


Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes é graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESPM, pós graduado em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, começou a atuar no mercado editorial em 2003 quando ingressou na Imprensa Oficial do Estado de São Paulo onde foi responsável pela área de Marketing até 2011. Em 2012 integrou a equipe da Câmara Brasileira do Livro – CBL - assumindo a Gerência de Projetos Institucionais, responsável pelas homenagens ao Brasil nas feiras internacionais do livro de Frankfurt em 2013, Bolonha em 2014 e Paris em 2015. Em 2014 também foi o Gerente Executivo da Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Em 2015 assume a Gerência de Relações Internacionais da CBL, responsável pelo Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e Apex-Brasil.


Luiz Armando Bagolin é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Foi curador da participação oficial da cidade de São Paulo na 40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires e diretor da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, entre 2013 e 2016. É atualmente o curador do Prêmio Jabuti (2017-2019), cujo maior diferencial em relação a outros prêmios é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.


Marcelo Gioia é graduado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Começou no mercado editorial em 2004 como diretor de marketing e planejamento estratégico na Edições Nova Vida. Atualmente é diretor executivo no Brasil da Bookwire, umas das maiores agregadoras de conteúdo digital no mundo, com sede em Frankfurt, na Alemanha. A Bookwire foi fundada na Europa em 2009 e chegou ao Brasil em 2015.


Marcos Lepiscopo é publisher e gerente das Edições Sesc São Paulo. Formado em Educação e Gestão Editorial, iniciou atuando em diversos programas para capacitação de professores na implantação de novas tecnologias em educação. Implantou o Centro de Treinamento em informática da Itautec. Trabalhou no Senac São Paulo onde desenvolveu o Centro de Comunicação e Artes e o primeiro Curso Superior de Fotografia. Foi coautor do livro LOGO – uma linguagem computacional para crianças, baseado nas pesquisas do matemático americano Seymour Papert, do MIT, e também autor do DVD sobre a História da Fotografia.


Marcos Pereira começou a trabalhar no mercado editorial em 1981, na Salamandra, editora fundada por seu pai, com quem aprendeu a arte de ser editor. Em 1998 fundou, juntamente de seu irmão Tomás, a Sextante, editora que apostou no crescimento do mercado de livros no Brasil e publicou alguns dos maiores sucessos editoriais destes 20 anos. Presidente do SNEL deste novembro de 2014, vem buscando a profissionalização da indústria.


Mariana Bueno é formada em Economia pela PUC-SP e possui MBA em Inteligência Estratégica, Competitiva e Econômica pela FIPE. Trabalha com pesquisas há 10 anos e atualmente é responsável pela pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, feita pela FIPE. Gosta tanto das letras como dos números. Adora São Paulo, mas preferia morar na praia. Mãe de duas meninas, divide seu tempo entre gráficos, planilhas, fadas e dragões.


Marifé Boix García é vice-presidente de Business Development para Europa e América Latina da Feira do Livro de Frankfurt. Maior feira mercado editorial do mundo, o evento reúne todos os anos cerca de 7.300 expositores de mais de 100 countries, cerca de 275 mil visitantes e mais de 4 mil eventos. Além disso, aproximadamente 10 mil jornalistas cobrem os cinco dias do maior encontro anual do mercado global de livros. 


Paula Fábrio nasceu em 1970 e é escritora.  É mestre e doutoranda em Literatura pela Universidade de São Paulo. Desnorteio (Patuá), seu primeiro romance, foi vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013, na categoria estreante. Seu novo livro, Um dia toparei comigo (Foz), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016 e recebeu a bolsa de criação ProAC da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Paula dá aulas de escrita criativa e mantém uma coluna na Revista Pessoa.


Raphael Secchin iniciou seu percurso no mercado editorial no Reino Unido nas editoras inglesas Atlantic Books e Quercus e na monitora de mercado editorial Nielsen Bookscan UK. Com mestrado no mercado editorial pela City University of London e atuação na distribuidora digital Xeriph, até 2014, como responsável pelas campanhas de posicionamento dos títulos de mais de duzentas editoras parceiras em varejistas, decidiu juntar essas experiências e outras - por que uma formação em literatura, história, filosofia e arqueologia greco-romana tem uso prático sim - e entrar na onda dos e-books e fundar a Bibliomundi.


Raquel Cozer é petropolitana e formou-se em jornalismo pela UFRJ. Depois de 15 anos de atuação no jornalismo, vários deles passados no caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo, onde cobria literatura e mercado editorial, Raquel aventurou-se no mercado de livros. Há dois anos é editora executiva de ficção na editora Planeta, onde já publicou livros importantes como, por exemplo, Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur.


Ricardo Costa é CEO da Metabooks Brasil. Antes disso atuou como Representante da Feira do Livro de Frankfurt para a América do Sul. Iniciou seus atuais 25 anos de mercado editorial como diretor editorial e de marketing, prestou consultoria em planejamento de negócios para editoras e foi diretor do PublishNews por mais de seis anos. Formado em Análise de Sistemas e com especialização em Publishing, entrou para o mundo do entretenimento e cultura como gerente de produto na HBO Brasil.


Ricardo Garrido é Gerente-Geral de Aquisição de Conteúdo para Kindle da Amazon.com.br. É responsável pelo relacionamento com editoras e também pelo Kindle Direct Publishing (KDP), a ferramenta de autopublicação da Amazon. Trabalhou durante 15 anos no Grupo Abril, onde foi co-fundador do iba.com.br e atuou como Diretor de Operações. É engenheiro formado pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), além de ter concluído cursos de Educação Executiva na Harvard Business School e na Sloan School of Management (MIT). É apaixonado por literatura e cinema, e tem como autores favoritos F. Scott Fitzgerald, Rubem Fonseca e Jonathan Coe.


Rodrigo de Faria e Silva é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Dirige desde a fundação a Editora SESI/SENAI-SP, a qual já conquistou importantes premiações literárias como o Prêmio Jabuti e o Prêmio FNLIJ. Tem vários livros publicados, entre eles Zé Ferino (Ateliê Editorial, 1999) e Canto do Mar (Com-Arte, 2008) e já trabalhou como editor e organizador de diversas publicações, entre as quais o Jornal Proarte, a antologia Corrupção (Ateliê Editorial, 2002) e o livro Inspiração (FSEditor, 2004). Foi o fundador e editor do site klickescritores.com.br.


Rogério Robalinho é sócio Diretor da Cia de Eventos, produtora com pouco mais de 25 (vinte e cinco) anos de atuação na área de animação e produção cultural, sempre preocupado em dinamizar as propostas de lazer e cultura do recifense.Tem contribuído para descobrir e apresentar os melhores valores de nossa cultura nacional, regional e local. Direção e produção de vários eventos, de grande envergadura como: Festival de Inverno de Garanhuns, Circuito do Frio, Carnaval do Recife, Recife Convida, Bienal Internacional do Livro de Pernambuco e ExpoIdea, além de diversas outras realizações e articulações.


Sandra Espilotro é bacharel e mestre pela Universidade de São Paulo; foi diretora da Globo Livros e diretora editorial da Ediouro Publicações. Atualmente é consultora, coaching e editora da e-galáxia, empresa digital pioneira na publicação de livros exclusivamente digitais. É membro do Conselho Curador do Prêmio São Paulo de Literatura de 2017. Também ministra cursos sobre edição de livros, além de ser professora regular no curso MBA Book Publishing.


Senadora Fátima Bezerra é formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1995, começou seu primeiro mandato como deputada estadual no Rio Grande do Norte, elegendo-se depois deputada federal e senadora por aquele estado. Sempre atenta às questões do livro no Brasil, é autora dos projetos de lei conhecidos como Lei Castilho e Lei do Preço Fixo.


Silvia Rebello é criadora e diretora da BR75 texto | design | produção, Silvia é editora de livros e doutora em Linguística pela PUC-Rio. Há mais de 15 anos dedica-se ao gerenciamento de projetos com foco nos mercados editorial e de comunicação. Passou por editoras de médio e grande porte, e foi gerente editorial da Singular, braço digital do grupo Ediouro.


Simone Paulino é jornalista e escritora. Possui mestrado em Teoria Literária e Literatura pela Universidade de São Paulo. É a criadora da Editora Nós, cujo princípio básico é o de que um livro, como quase tudo de bom que se faz na vida, é uma construção coletiva, fruto do encontro de várias subjetividades, e não apenas uma expressão egocêntrica. Uma das missões da Nós é interferir na formação cultural dos leitores e na sociedade, por meio da articulação transparente, democrática e inclusiva de parceiros que também compartilham deste ideal.


Tayla Monteiro é gerente de marcas e produtos na International Paper do Brasil, incluindo a linha de papéis Chambril Avena e Chambril Avena +. Formada em publicidade e propaganda pela Universidade de São Caetano do Sul, Tayla atua no mercado papeleiro desde 2011, quando começou na IP como coordenadora de comunicação institucional e de produto. 


Viviane Lordello é graduada em design gráfico e pós-graduada em Marketing Estratégico pela ESPM. É sócia e cofundadora da rede social de livros Skoob, que hoje possui mais de 4,5 milhões de usuários, sendo uma das maiores redes sociais de livros do mundo e um dos 100 sites mais acessados do país. No Skoob é responsável diretamente pelo marketing digital e estratégias de comunicação. Em reconhecimento aos mais de 8 anos de atuação na divulgação e fomento da leitura no país por meio do Skoob recebeu o prêmio IPL - Retratos da Leitura 2016, concedido pelo Instituto Pró-Livro.


Volnei Canônica é formado em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil também pela Universidade de Caxias do Sul, e especialização em Literatura, Arte do Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. É diretor do Centro de Leitura Quindim e ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura. Coordenou no Instituto C&A de Desenvolvimento Social o programa Prazer em Ler. Foi assessor na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Na Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, assessorou a criação do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, o Livro Meu. Também foi jurado de vários prêmios literários.


Casa PN | Festa do Policarpo | Programação | Parceiros | Seppo | Equipe

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

A emoção só passa a existir na hora em que encontro uma fórmula escrita que traduza aquele sentimento
Affonso Romano de Sant’Anna
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar