Casa PublishNews Coworking | Flip 2016

Acesse a matéria "Salve simpatia: veja como foi a participação do PublishNews em Paraty" para saber mais sobre a presença do PublishNews na Flip 2016 e para ver parte de nosso registro fotográfico. Ou então assista o vídeo abaixo que resume bem como foi nossa atuação e nossa programação no evento paratiense:



Em 2016, o PublishNews estará presente na Flip com a Casa PublishNews Coworking. Dessa vez, teremos cinco parceiros conosco – Bookwire, Frankfurt Book Fair / Books in Print, hoo editora, Edições Sesc e Ubook –, que estarão ali para trazer mais conhecimento à indústria editorial e ao público da Flip. Como sempre, o conceito da casa é de um espaço de encontro do mercado editorial, com debates, happy hours e muita festa em meio às pedras de Paraty.

Veja o vídeo da Casa PublishNews Coworking 2015:


#HAPPY HOURS DO CHAMBRIL

Um dos pontos altos da Casa PublishNews Coworking é a realização dos Happy Hours do Chambril todos os dias, abertos ao público, com o patrocínio da International Paper e o apoio da cervejaria Jeffrey.

Venha encontrar os amigos do mercado editorial e tomar uma cerveja com a gente!

Dias: 30/06 | 01/07 | 02/07
Horário: 18h30 às 20h30

Aceite nosso convite no Facebook e fique por dentro de todas as informações dos happy hours!


#FESTA DO ALEMÃO

Na sexta-feira, dia 01 de julho, teremos a “Bookwire und PublishNews Strandparty” – ou em português, “Festa do Alemão” – que acontecerá no quiosque Pizzaria da Praia, na Praia do Pontal, que fica logo atrás da tenda dos autores. As pick-ups terão a participação especial internacional da dupla alemã Jens Klingelhöfer e Dirk Kosian, ambos da Bookwire, e de outros profissionais do livro como Mariana Rolier (Rocco), Pedro Almeida (Faro Editorial), Beatriz Alves (Oxford), André Palme (O Fiel Carteiro), Ismael Borges (Nielsen), Raphael Montes (Escritor) e Leonardo Neto (PublishNews)

Dia: 01/07
Horário: 20h30 às 24h (ou até a cerveja acabar!)

Aceite nosso convite no Facebook e saiba tudo sobre a melhor festa de Paraty!


#PROGRAMAÇÃO CULTURAL

A novidade deste ano é a programação cultural, com dois bate-papos por dia, sempre focados no mercado editorial e com a presença de profissionais atuantes da indústria do livro.

Quinta-feira, 30/06

10hAbertura da casa

16h15 – Bate-papo: Formato e conteúdo – Como aliar essas ferramentas para atrair mais leitores
Com Eduardo Albano (Ubook), Horacio Corral (Bookwire), Marcos Lepiscopo (Edições Sesc) e Marcio Coelho (Hoo). Medicação de Ricardo Costa (Feira de Frankfurt / Books in Print)

17h15 – Bate-papo: A literatura que sai do armário Representatividade é importante ou é mimimi?
Com Juliana Albuquerque (Hoo), Marcos Marcionilo (Parábola Editorial) e Felipe Castilho (Escritor). Mediação de Tiago Novaes (Escritor e tradutor)

18h30 - 20h30 – Happy Hour do Chambril com cerveja Jeffrey

Sexta-feira, 01/07

10hAbertura da casa

16h15 – Bate-papo: O futuro do livro digital é real? Como promover, distribuir e incentivar os livros digitais no Brasil
Com Marcelo Gioia (Bookwire), Tiago Ferro (e-galáxia) e Elizabeth Saad (professora da ECA-USP). Mediação de Camila Cabete (Kobo).

17h15 – Bate-papo: Distribuição Digital 2.0 – O presente e o futuro da distribuição digital global
Com Jens Klingelhöfer (Bookwire) e mediação de Carlo Carrenho (PublishNews)

18h30 – 20h30 – Happy Hour do Chambril com cerveja Jeffrey

Sábado, 02/07

10hAbertura da casa

16h15 – Bate-papo: Política, religião e futebol se discutem sim – Como se comunicar em tempos em que todo mundo tem opinião e acesso a redes sociais
Com Simone Magno (escritora e jornalista), Rodrigo Casarin (jornalista e cervejeiro), André Argolo (jornalista e poeta) e Tiago Novaes (escritor e tradutor). Mediação de Leonardo Neto (dramaturgo e editor do PublishNews)

17h15 – Bate-papo: As pedras do mercado editorial e de Paraty – Conheça os colunistas do PublishNews e ouça o que eles têm a dizer sobre o atual momento do mercado editorial
Com Pedro Almeida (Faro Editorial), Bruno Mendes (#coisadelivreiro®), Camila Cabete (Kobo). Mediação de Leonardo Neto (PublishNews)

18h30 – 20h30 – Happy Hour do Chambril com cerveja Jeffrey

Domingo, 03/07

10hAbertura da casa

14hEncerramento da casa


#NOSSOS CONVIDADOS

André Argolo é jornalista há 20 anos e trabalhou como repórter em veículos como TV Globo, TV Cultura e ESPN Brasil. Atualmente produz vídeos sobre livros e literatura e faz coberturas de eventos literários para o PublishNews. Tem experimentado fórmulas de vídeos caseiros sobre Literatura na página Nacos de Livros do Facebook. É autor do livro Vento Noroeste (Patuá, 2014).

Bruno Mendes é pernambucano, consultor, empreendedor e apaixonado por livros, tecnologia e mercado. Em 2015, fundou a #coisadelivreiro®, empresa de consultoria e inteligência especializada em otimização de processos, treinamentos, redução de custos, controle e essencialmente restruturação comercial. Já trabalhou na Livraria Cultura, DarkSide Books e em diversas startups.

Camila Cabete tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica, a Ciência Moderna, por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, a Gato Sabido, e ser a responsável pelo suporte às editoras e livrarias da Xeriph. Foi uma das fundadoras da Caki Books, editora cross-mídia que publica livros em todos os formatos possíveis e imagináveis. Hoje é a Brazil Senior Publisher Relations Manager da Kobo e possui uma start-up: a Zo Editorial (@ZoEditorial), que se especializa em consultoria para autores e editoras, sempre com foco no digital.

Carlo Carrenho é diretor geral e sócio-fundador do PublishNews. Graduado em Economia pela USP e especializado em Publishing pelo Radcliffe College, Carlo é apaixonado livros e tecnologia. Trabalhou como publisher e editor em empresas como Mundo Cristão, Atlas, Superpedido e Ediouro. Agora se especializou no futuro digital do livro. Atua como advisor da Bookwire e BR75, é coordenador do MBA em Book Publishing, da Casa Educação, e ainda se desdobra como embaixador da Bookshare no Brasil.

Eduardo Albano é co-fundandor e diretor de relacionamento com editoras e autores da Ubook. Atuação de mais de 10 anos no mercado de Tecnologia da Informação sendo executivo das áreas de internet de grandes veículos de comunicação como: TVJB, Jornal do Brasil Online, Gazeta Mercantil Online, atuante no mercado de Aplicativos para dispositivos móveis desde 2010.

Elizabeth Saad é professora titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP onde atua como docente e pesquisadora nas áreas de comunicação digital e jornalismo digital. É coordenadora do grupo de pesquisa COM+ e coordena o curso de especialização lato sensu DIGICORP (Gestão Estratégica da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos) junto à ECA-USP. É autora dos livros Curadoria Digital e o Campo da Comunicação (e-book, 2012) e Estratégias 2.0 para a Mídia Digital (3ª ed., 2012), diversos capítulos de livros, além de organizadora de 3 coletâneas.

Felipe Castilho é de São Paulo, capital. Escritor, roteirista e editor, é autor da série O Legado Folclórico (Editora Gutenberg), da graphic novel Imagine Zumbis na Copa (Giz Editorial) e de diversos outros projetos de literatura fantástica e quadrinhos. É professor de Roteiro na Quanta Academia de Artes e palestra em escolas para turmas do ensino Fundamental e Médio.

Horacio Corral é livreiro por vocação e iniciou sua carreira na Livraria Cultura. Depois foi comprador internacional da distribuidora Superpedido Tecmedd e, mais tarde, fez parte da equipe do Copia Brasil. É fundador e CEO de um estúdio de jogos independentes, o Tlön Studios. Apaixonado por tecnologia, é um entusiasta dos e-books e da revolução digital. Atualmente trabalha na equipe da Bookwire como gerente de cntas no Brasil e é responsável pelo atendimento das editoras.

Jens Klingelhöfer foi gerente de mídia na indústria musical por mais de 10 anos antes de fundar a Bookwire. Sua carreira no mercado de música digital agrega uma década de experiência em vendas de conteúdo digital. No começo de sua carreira, trabalhou como designer de livros, e a Bookwire agora o trouxe de volta para o mercado editorial.

Juliana Albuquerque é publisher da hoo editora. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, e em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, ela tem experiência de 10 anos no mercado editorial e apostou na temática LGBT como forma de combate ao preconceito e de contribuição para a conscientização das pessoas sobre a diversidade.

Leonardo Neto é jornalista e editor-chefe do PublishNews. É graduado pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado pela PUC-GO. Em São Paulo desde 2003, já foi assessor de imprensa de unidades do SESC, programas do CCBB-SP e de editoras como Planeta, Thomas Nelson Brasil e Barcarolla.

Marcio Coelho é sócio da hoo editora, formado em Tradução e Interpretação pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Há 15 anos trabalha no mercado editorial e já compôs o time de grandes grupos editoriais, como Saraiva e Ediouro. Hoje se dedica a levar livros LGBT a cada vez mais leitores.

Marcos Lepiscopo é publisher e gerente das Edições Sesc São Paulo. Formado em Educação e Gestão Editorial, iniciou atuando em diversos programas para capacitação de professores na implantação de novas tecnologias em educação. Implantou o Centro de Treinamento em informática da Itautec. Trabalhou no Senac São Paulo onde desenvolveu o Centro de Comunicação e Artes e o primeiro Curso Superior de Fotografia. Foi coautor do livro LOGO – uma linguagem computacional para crianças e também autor de um DVD sobre a História da Fotografia.

Marcos Marcionilo é formado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde seguiu um mestrado em filosofia contemporânea com estudos sobre a filosofia de Michel Foucault. Desde 2001, é sócio-editor da Parábola Editorial. Atua também como tradutor.

Pedro Almeida é jornalista e professor de literatura, com curso de Marketing pela Universidade de Berkeley. Autor de diversos livros, dentre eles alguns ligados aos animais, uma de suas paixões, trabalha no mercado editorial há 20 anos. Foi publisher em editoras como Ediouro, Novo Conceito, LeYa e Lafonte. Atualmente é Publisher da sua própria editora, a Faro Editorial. É colunista do PublishNews.

Ricardo Costa é diretor do Books in Print Brasil e associated partner da Feira de Frankfurt para a América do Sul. Por seis anos, foi sócio diretor do PublishNews. Com mais de 20 anos de experiência no mercado editorial, atuou em diversas áreas do negócio do livro. Sempre acompanhou o desenvolvimento do mundo digital no mercado do livro e, na Feira de Frankfurt, contribui na diversificação dos formatos e conteúdos que ali são apresentados. Trabalhou por seis anos como diretor editorial e de marketing e outros três anos como consultor em desenvolvimento de negócios editoriais. Antes disso, foi gerente de produto na HBO Brasil.

Rodrigo Casarin é jornalista e escreve principalmente sobre livros, autores, mercado editorial, literatura e afins para veículos como Carta Capital, Aventuras na História, Suplemento Literário Pernambuco, Continente e Uol, onde edita o blog Página Cinco.

Simone Magno é escritora e jornalista, cobrindo o mercado editorial desde 2006. Tem cinco livros publicados, e é Autora do Blog da Simone Magno. Colaborou também no Manual de Redação CBN (Globo, 2011). Foi comentarista de livros na rádio CBN por oito anos.

Tiago Ferro nasceu na cidade de São Paulo em 1976. Atua há mais de 15 anos no mercado editorial. É editor e um dos idealizadores da editora digital e-galáxia. Também edita e escreve sobre sociedade e cultura na revista Peixe-elétrico. É mestre em história social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com tese sobre a obra do escritor Millôr Fernandes. Atualmente também se dedica a pesquisar a noção de cultura na obra do crítico literário Roberto Schwarz.

Tiago Novaes é escritor, tradutor e doutorando em Psicologia pela USP. Publicou o livro de contos Subitamente: agora (7Letras) e os romances Os amantes da fronteira (Dobra), Estado Vegetativo (Callis) e Documentário (Funarte). Em 2013, organizou a antologia Tertúlia: o autor como leitor (Sesc Edições), elaborado a partir de encontros que idealizou, realizados no Sesc-SP. Foi finalista dos Prêmios Oceanos em 2015 e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2008, e obteve bolsas de estímulo da Secretaria da Cultura de São Paulo e da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Publicou artigos como correspondente internacional para a Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo e BBC-Brasil.


#NOSSOS PARCEIROS








#PATROCÍNIO



#APOIO


BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Um poema, antes de ser político, tem que ser poético.
Ferreira Gullar
Poeta brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar