Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/05/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Talita Facchini, 09/05/2018

Na manhã de hoje, a ANL apresentou o seminário ‘A sociedade do conhecimento e o livro como ferramenta’, em comemoração aos seus 40 anos. Nela, Fábio Assunção, gerente de negócios da GFK traçou um panorama sobre o comportamento do varejo no mercado do livro no Brasil. Nos dados apresentados e levando em conta o cenário de bens de consumo duráveis, o Livro é o único do grupo, que ainda conta com games console, games softwares e vídeo, que apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2018. Em unidades o crescimento é de 10%, e em valor a categoria cresce 9%. Analisando os dados regionais, o Sudeste cresceu 3 pp comparando com o primeiro trimestre de 2017 e, assim como o resultado apresentado nas últimas pesquisas mensais da GfK, o canal de vendas Livrarias se consolida representando 92% das vendas de livros, mas segundo os dados analisados, o e-commerce vem ganhando espaço no mercado. Em resumo, o cenário é positivo. O varejo on-line ganha participação e a expectativa para o cenário de bens de consumo duráveis é positiva. “Pensando nesse ano, grandes eventos como a Copa do Mundo trazem uma expectativa grande para a venda de livros, também vemos a Black Friday se consolidando cada vez mais, então se o primeiro semestre não for do jeito que queremos, temos outros eventos no segundo que também podem levantar as vendas”, explicou Fábio. Clique no Leia Mais para saber outros detalhes sobre o seminário da ANL.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

No mês passado, o PublishNews realizou um evento na Unibes Cultural que debateu o papel da mulher e os reflexos dos movimentos feministas na indústria do livro. Na próxima segunda (14), teremos um novo debate que marcará o início da parceria com a UmLivro, plataforma PTO e POD integrada com distribuição que oferece diversas soluções para as editoras e que estará conosco nos próximos meses. No primeiro encontro Um Livro com PublishNews, iremos falar sobre um assunto de interesse do mercado livreiro e editorial. No começo do mês, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) apresentaram o resultado do estudo sobre a Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, que mapeia a produção do mercado editorial brasileiro. A pesquisa mostrou que, em números gerais, a queda da indústria editorial foi de 4,76%, muito por conta do desempenho negativo dos subsetores de Didáticos e CTP. Além disso, vários outros pontos apresentados nas 23 páginas do estudo merecem uma atenção especial que será dada pela responsável pela pesquisa, a economista Mariana Bueno. Na ocasião, Mariana poderá tirar dúvidas e explicar mais uma vez o que os resultados apresentados significam em um bate-papo que será mediado pelo nosso editor, Leonardo Neto. O encontro acontece na próxima segunda (14), às 19h, na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré – São Paulo / SP). A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente por esse formulário. As vagas são limitadas. Clique no Leia Mais para saber outros detalhes sobre a UmLivro.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

© Oficina Raquel/Divulgação A poeta, ficcionista e jornalista portuguesa, Maria Teresa Horta, é o sétimo nome confirmado na Flip 2018 (25 a 29/07). A convidada participará através de um vídeo gravado, onde vai falar sobre obras marcantes na história da poesia de língua portuguesa, como Novas cartas portuguesas, que assinou em conjunto com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, e sobre sua produção recente, como Anunciações, o romance em versos no qual imagina o caso de amor entre Maria e o Anjo Gabriel. A participação em vídeo se dará porque, por recomendação médica, a autora está impedida de andar de avião. “Nessa sessão da Flip, em um formato muito especial que anunciaremos em breve, além de homenagear Maria Teresa Horta iremos marcar o laço entre poetas do Brasil e de Portugal”, afirmou Joselia Aguiar, curadora da Flip. Por conta da feira literária, a Editora Oficina Raquel lançará, em julho, a Antologia de poesia erótica, organizada por Luis Maffei, que revisita sua obra desde seu primeiro livro de poemas.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Na próxima terça (15), às 10h, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) (Rua Cristiano Viana, 91 – São Paulo / SP) irá fazer uma coletiva para o anúncio da 60ª edição do Prêmio Jabuti. No encontro, Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, Luiz Armando Bagolin, curador do prêmio e integrantes do conselho curador, Pedro Almeida, Jair Marcatti, Mariana Mendes e Tarcila Lucena anunciarão as datas das inscrições, novas categorias e o novo formato do Prêmio Jabuti. O anúncio será seguido de uma entrevista coletiva com Torelli e Bagolin.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Chico Buarque | © Piu DipO Sesc Avenida Paulista (Av. Paulista, 119 - Bela Vista - São Paulo / SP) recebe nesta quarta-feira (9), às 20h, o lançamento da nova temporada da série Super Libris, produzida e exibida pelo SescTV. Com mediação do diretor da série José Roberto Torero, o evento Literatura nos Palcos e nas Telas tem participação da roteirista Sabina Azuategui e do dramaturgo Gabriel Miziara, em uma conversa sobre adaptações literárias para teatro, cinema e TV. A segunda temporada da Super Libris apresenta o universo da leitura e os caminhos da criação do livro, técnicas, estilos e adaptações literárias, críticas, influências e referências de escritores novos e consagrados. A partir do dia 14, toda segunda-feira, às 21h, uma nova produção irá ao ar no SescTV, abrindo com a exibição de Ritmos da Prosa, que tem Chico Buarque como entrevistado. Os 52 episódios da primeira temporada da série estão disponíveis para serem assistidos a qualquer momento no SescTV.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

A Universidade do Livro realiza este mês, mais uma edição do curso à distância Marketing 360 graus para o mercado editorial, que ajuda o aluno a formar um plano de marketing adequado para o seu produto editorial e público-alvo. Durante 39 horas/aula, o diretor de marketing do Grupo Editorial Record, Bruno Zolotar mostra os processos existentes desde a edição até a divulgação, passando por vendas e precificação. O curso conta ainda com entrevistas com profissionais conceituados do mercado e vários cases reais de marketing, dentro e fora da indústria do livro. As aulas começam no dia 29 de maio e seguem até 21 de agosto. O investimento é de R$ 530.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

O romancista e professor Luiz Antonio de Assis Brasil é o primeiro convidado do projeto Um Escritor na Biblioteca em 2018. Durante o bate-papo, que tem entrada gratuita, o convidado fala, entre outros assuntos, sobre a sua relação com livros e bibliotecas. Até novembro, outros sete autores participam do projeto. Gaúcho de Porto Alegre, Assis Brasil é autor de 19 livros, alguns deles premiados, como os romances Cães da província (1988, Prêmio Literário Nacional) e A margem imóvel do rio (2003, prêmios Jabuti e Portugal Telecom). Grande parte de sua obra ficcional é calcada na reconstituição histórica. Ele será entrevistado na próxima terça (15), às 19h30, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 – São Paulo / SP), pelo cronista e jornalista Luís Henrique Pellanda.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Os coordenadores das Jornadas Literárias de Passo Fundo, Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, organizaram a obra Novas leituras do mundo, publicada pela editora Cultura Acadêmica e pela Associação Núcleo Editorial Proleitura (Anep). A obra é fruto de reflexões geradas a partir do 6º Seminário Nacional de Língua e Literatura - Teoria e Ensino, realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), em 2016. O Seminário abordou as múltiplas interfaces da literatura na ecologia das mídias. Já o livro foi dividido em três partes: Literatura e tecnologia - mobilidade e interatividade; Crianças e jovens - novas linguagens, novos leitores; e Criação e crítica em tempos de literatura digital. De acordo com os organizadores, os textos contribuem para a reflexão acerca das interfaces entre a literatura e a tecnologia. O livro pode ser acessado no formato e-book clicando aqui.

“A literatura sempre cria uma rede de relações e influências que se eterniza.”
Oscar Nakasato
Escritor brasileiro
1.
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
2.
A sutil arte de ligar o foda-se
3.
O milagre da manhã
4.
Felipe Neto - A vida por trás das câmeras
5.
Seja foda!
6.
Ainda sou eu
7.
Metanoia
8.
O poder da ação
9.
Jesus - O homem mais amado da história
10.
Sapiens
 
PublishNews, Redação, 09/05/2018

No próximo dia 24, no campus Monte Alegre (Rua Ministro de Godoy, 969. 1º andar, Auditório 117-A), acontece a I Jornada da Literatura de Infância, organizada pelo grupo de pesquisa “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas” (CNPq), vinculado ao Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. O objetivo do evento é apresentar ao público os resultados da pesquisa em desenvolvimento desde 2015. Serão discutidos os tópicos: Infância; a voz infantil; a poética da imagem; a linguagem dos bebês e o objeto-livro; livros ilustrados e livros sem palavras; a leitura poética do livro infantil e juvenil; design do objeto-livro; práticas discursivas e performáticas; e aplicativos literários. O evento é gratuito e acontece das 9h às 18h.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Clarice (Global Editora, 124 pp, R$ 59,90 – Ilustrações: Felipe Cavalcante), obra inédita de Roger Mello, apresenta por meio da ficção as observações de duas crianças que vivenciaram a ditadura militar. O autor entrega no olhar curioso da menina Clarice os questionamentos de diferentes gerações sobre o exercício de poder do adulto, sobre os medos, as contradições, as fugas e a opressão. Uma Brasília por memórias familiares sem a preocupação de entregar fatos, mas sim possibilidades de vivências das personagens. A obra reúne os talentos de Roger Mello, já consagrado no Brasil e no exterior, e do jovem ilustrador e designer Felipe Cavalcante, que revela o seu compromisso com a arte e a infância. Clarice é uma daquelas histórias que não conseguimos parar de ler e reler porque foi projetada num clima de suspense, em que as mensagens são cifradas e incompletas.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Em seu novo livro infantil, Um rei sem majestade (Rocco, 32 pp, R$ 49,90 – Ilustrações: Lúcia Brandão), a premiada escritora Adriana Lisboa apresenta um poema que convida os pequenos leitores a experimentar uma nova visão de mundo. Por meio de um inventivo jogo poético, a autora cria metáforas para definir diversas situações do dia a dia. Adriana utiliza a ausência como recurso, representada pela preposição “sem”, e parece querer que o pequeno leitor busque completar lacunas para transformar o mundo à sua volta em algo mais inteiro, cheio de sentidos e significados. Para enriquecer o livro, a ilustradora Lúcia Brandão desenvolveu imagens que criam novas metáforas a partir das sugeridas pela escritora. Um rei sem majestade oferece a pequenos leitores, pais e professores múltiplas possibilidades de leitura, tanto em casa ou em sala de aula.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Escrito por Thais Laham Morello e ilustrado pela artista plástica Juliana Basile, O búfalo que só queria ficar abraçado (Carochinha, 32 pp, R$ 36,90), aborda de uma maneira leve e lúdica a dificuldade que as crianças enfrentam, ao crescerem, de se separarem dos pais quando necessário. Na história, o pequeno búfalo não consegue ficar longe do abraço da mamãe búfala, pois ele se sente só e inseguro. A mamãe, então, tem uma ideia para ajudar seu filhote a entender que, mesmo longe, eles estão sempre conectados. Com a mesma criatividade e qualidade apresentadas em outras obras, como Atum, o gato grato e Ca-ta-ri-na, Thais Laham Morello usa seu texto poético para, em conjunto com as encantadoras ilustrações de Juliana, mostrar aos pequenos leitores que o amor independe da distância.

PublishNews, Redação, 09/05/2018

Inspirada nos haicais japoneses, Lúcia Hiratsuka pesca sons, imagens e sensações guardados no fundo da memória e, com a naturalidade e a delicadeza das pinceladas em tinta sumi, faz surgir a poesia que está na simplicidade do cotidiano. Em Chão de peixes (Zahar, 48 pp, R$ 49,90), ela utiliza, à sua maneira, a arte do sumiê, uma técnica oriental de desenho que chegou ao Japão com os monges zen-bundistas e convida o leitor a dar um novo sentido para a natureza que nos cerca. Entremeadas aos saltos do grilo no quintal, aos passos das formigas andando em fila, palavras sumiram, outras surgiram e se misturaram aos riscos e rabiscos do capim. Feita com tinta à base de fuligem, seus traços são únicos e sem retoques. No dia 27 de maio, Lúcia Hiratsuka estará na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo – SP) para um bate-papo sobre seu livro. Durante a conversa, Lúcia fará demonstração do sumiê e também haverá um grupo tocando Koto, instrumento de cordas tradicional no Japão. O evento começa às 15h, seguido de sessão de autógrafos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.