Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/04/2018
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 23/04/2018

No início de abril, a Abrelivros encaminhou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e à Secretaria de Educação Básica do MEC um documento com 27 questionamentos a respeito do edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) Literário. Dentre os itens estavam questionamentos a detalhes do edital que faziam sentido na compra de livros didáticos, mas não para livros literários, como, por exemplo, a exigência de titulação do autor. A versão inicial do edital trazia inconsistências e ambiguidades que acabaram gerando dúvidas. Todos esses itens foram questionados no documento enviado pela Abrelivros que pode ser consultado aqui. No fim da semana passada, os órgãos responsáveis pelas compras de livros responderam aos questionamentos da entidade. No Leia Mais, o PublishNews elenca os principais itens da resposta.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Principal grupo de educação básica do Brasil e dona das editoras Ática, Benvirá, Scipione e Saraiva, do Anglo, da escola de inglês Red Ballon, entre outros, a Somos Educação foi comprada pela Kroton Educacional esta semana. A empresa, líder no setor de educação superior privada no Brasil, fez sua segunda aquisição no segmento de educação básica em menos de um mês. No dia 10, a empresa anunciou a compra do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, em Vitória (ES), dando entrada no segmento de educação básica, e agora, pelo valor de R$ 4,6 bilhões, fechou a compra da Somos. Com essa aquisição, a educação básica representará cerca de 28% da receita da Kroton, segundo informações da própria empresa. A compra foi realizada por meio da holding Saber. Anunciada pela Kroton ainda este mês como sua subsidiária integral, a empresa irá incorporar todos os ativos de educação básica existentes e adquiridos. Com a aquisição, a Saber atenderá 37 mil alunos em escolas próprias, 25 mil alunos em cursos de idiomas, 1,2 milhão de alunos em escolas particulares parceiras, além de atingir cerca de 33 milhões de alunos de escolas públicas por meio do PNLD. Clique no Leia Mais para saber outros detalhes da compra.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

O quarto episódio do Podcast do PublishNews já está no ar. Nessa semana, nossa equipe comenta a pesquisa da Nielsen que dá destaque para as Promoções do Dia Internacional da Mulher e da Semana do Consumidor. Falamos também sobre a nova distribuidora de livros lançada pela Luft, a recuperação judicial pedida pela BookPartners e o novo marketplace da Blooks que entra ao ar hoje. Carlo Carrenho aproveita para destacar dois importantes eventos que acontecerão lá fora e Leonardo Neto fala um pouco sobre sua ida a Buenos Aires esta semana para cobrir a jornada profissional da feira. Na nossa conversa semanal também comentamos sobre os autores confirmados na Flip e Bienal de São Paulo e, claro, sobre a lista de mais vendidos e o ‘livrão’ que ocupa o primeiro lugar do pódio. Para acessar o podcast, clique no Leia Mais.

PublishNews, Haroldo Ceravolo Sereza*, 23/04/2018

Paloma Franca Amorim é paraense, esteve na Flip, teve livro resenhado pelos principais veículos do Brasil, mas não está na programação da principal feira paraense do livro. Haroldo Ceravolo pergunta por quê? | © Vanessa Garcia / Redes sociais da autoraA Secretaria de Cultura do Pará divulgou a lista dos "principais convidados da Feira Pan-Amazônica do Livro", que acontece neste ano. Nela figura cinco autores: Milton Hatoum, Giovani Martins, Valter Hugo Mãe, Ignácio de Loyola Brandão e Celso Antunes. Há um ano, Paloma França Amorim publicou Eu preferia ter perdido um olho pela Alameda. Antes disso, ela tinha um baita currículo: aos 28 anos, tinha dez anos de cronista do jornal O Liberal, de Belém, e uma intensa vida como autora e atriz teatral em São Paulo. Além disso, desenha: fez as ilustrações do projeto de relançamento da obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir. E pinta e faz samba. Seu livro de estreia não foi resenhado pela Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo, mas a edição da obra não passou despercebida: Paloma esteve na Flip de 2017 com Geovani Martins e foi saudada pela consagrada Ana Maria Gonçalves, autora de Um defeito de cor. Diante de um currículo desses, Haroldo Ceravolo Sereza se pergunta "por que Paloma não está na lista dos 'principais autores' da Feira Pan-Amazônica do Livro?", a principal feira do estado natal de Paloma? Ele tem uma tese. Clique no Leia Mais e saiba qual é.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Desde o início do mês, a Casa Educação realiza o Abril do Livro, uma série de palestras gratuitas para o mercado editorial em comemoração ao mês do livro. Até agora, uma série de webinars com temas de várias áreas do mercado estão disponíveis e contam com a presença de importantes nomes como Mariana Bueno, Ismael Borges, Bruno Mendes, Jiro Takahashi, Daniela Kfuri, Leonardo Neto e Cassiano Elek. E logo mais, às 19h30, o Abril do Livro terá um evento presencial com Pedro Herz (foto ao lado) (Livraria Cultura) e Tomás Pereira (Editora Sextante) na Casa Educação (Rua Paulistânia, 551 - São Paulo / SP), onde os dois falarão sobre a importante parceria entre livraria e editora. No evento, haverá ainda sorteio de bolsas para cursos da Casa Educação e de livros essenciais para quem atua ou quer trabalhar no mercado editorial. Os interessados em participar devem preencher um formulário.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Neste final de semana, o Estadão noticiou que livros menos conhecidos de Albert Camus serão reeditados pela Record. Dentre as obras encontram-se romances, contos e ensaios do filósofo franco-argelino. O jornal também trouxe uma entrevista com Cristovão Tezza, na qual o autor fala sobre seu novo romance, A tirania do amor (Todavia). No livro, o escritor usa personagem economista para explorar questões relacionados ao amor e ao dinheiro. O Globo deu destaque para a notícia do vazamento dos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura. O caso foi confirmado pela Academia Sueca, responsável pelo galardão. As suspeitas sobre o vazamento começaram durante a investigação do escândalo sexual contra o fotógrafo Jean-Claude Arnault. O Globo também falou sobre o novo livro do bibliófilo Ubiratan Machado, A capa do livro (Ateliê Editorial). A obra reúne 1.707 capas, num período que vai de 1820 a 1950 e relata a evolução das capas de livros no Brasil. Já o “coleguinha” Ancelmo Gois noticiou que Haroldo Costa começou a escrever a biografia de Dona Ivone Lara. Sorriso negro contará também a luta da sambista pela divulgação da cultura afro-brasileira.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

O Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos, faleceu no sábado (21), vítima de pneumonia, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 12 desde mês. O velório acontece hoje (23), na Sala dos Poetas Românticos, do Petit Trianon, na Academia Brasileira de Letras e o sepultamento será no mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, às 15h. Durante o velório, por iniciativa de um grupo de cineastas, entre eles Luiz Carlos Barreto, serão exibidas partes dos filmes de Nelson, principalmente os que têm ligação com a literatura. Nelson Pereira dos Santos foi eleito para a Academia no dia 9 de março de 2006, na sucessão do Acadêmico Sergio Corrêa da Costa. Tomou posse, como nono ocupante da Cadeira 7, no dia 17 julho do mesmo ano.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Na data em que se comemora o Dia Mundial do Livro (23), a Câmara Brasileira do Livro pediu para alguns autores que gravassem vídeos de até 60 segundos falando sobre a importância da leitura e que indicassem um livro para comemorar a data de uma maneira especial. Autores como Maurício de Sousa, Marília Gabriela, Mario Sergio Cortella, Rodrigo Alvarez, Carolina Munhoz, Ana Paula Maia, Carina Rissi, Walcyr Carrasco entre outros atenderam ao pedido e enviaram suas sugestões. Durante toda a semana, os mais de 20 vídeos serão divulgados nas redes sociais da CBL. Quem quiser participar, também pode indicar um livro e divulgar com as hashtags #diamundialdolivro e #cbl. A semana começa com Mauricio de Sousa fazendo sua indicação.

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.”
Malala Yousafzai
ativista paquistanesa
1.
As aventuras na Netoland com Luccas Neto
2.
A sutil arte de ligar o foda-se
3.
Combate espiritual
4.
Jesus - O homem mais amado da história
5.
Metanoia
6.
Seja foda!
7.
O poder do hábito
8.
A parte que falta
9.
Sapiens
10.
A hora extraordinária
 
PublishNews, Redação, 20/04/2018

© DivulgaçãoA Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu na última semana o novo ocupante da Cadeira 3, na sucessão do Acadêmico, jornalista e escritor Carlos Heitor Cony, falecido no dia 5 de janeiro deste ano. O vencedor, por unanimidade, foi o jurista e educador Joaquim Falcão. Nascido no Rio de Janeiro, Falcão foi diretor, na década de setenta, da Faculdade de Direito da PUC-Rio e fundador e professor titular da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Colaborou na Folha de S. Paulo, no movimento pela redemocratização do país, no final dos anos setenta e escreveu durante anos na página dois, onde depois Carlos Heitor Cony, a quem substitui na cadeira 3 da ABL, veio a escrever. Participaram da eleição 24 Acadêmicos presentes e onze por cartas (quatro não votam por motivo de saúde). Os ocupantes anteriores da Cadeira foram: Filinto de Almeida (fundador) – que escolheu como patrono Artur de Oliveira –, Roberto Simonsen, Aníbal Freire da Fonseca e Herberto Sales.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Neste final de semana, o escritor Ronaldo Wrobel marca presença no Laboratório de Vivência Literária – Leitura e Escrita, no Instituto Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177 – Rio de Janeiro / RJ). Ao longo de oito encontros, quatro escritores irão propor uma reflexão sobre o ato de escrever e Wrobel focará principalmente na prosa de ficção. Nos encontros, os participantes serão estimulados a produzir textos, discuti-los e analisá-los em conjunto. A partir das demandas teóricas surgidas de necessidades específicas serão introduzidos elementos de teoria literária e de processo de criação. Os encontros acontecem no dia 27, das 18h às 21h, e no sábado (28), das 10h às 13h. O investimento pode ser dividido em cinco vezes de R$ 450.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Em menos de uma década, a Airbnb se tornou o maior provedor de acomodações do mundo. Amada por milhões de membros de sua comunidade, essa plataforma de hospedagem se mostrou absolutamente disruptiva e hoje já vale US$ 30 bilhões e já é maior do que tradicionais redes hoteleiras como Hilton e Marriott. O que está por trás dessa plataforma criada por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk? No livro A história da Airbnb (Buzz, 272 pp, R$ 49,90 - Trad.: Santiago Nazarian), Leigh Gallagher conta como a ideia desses empreendedores conquistou o mundo e se tornou a potência que é.

PublishNews, Redação, 23/04/2018

Em Prosperidade radical (Faro, 176 pp, R$ 29,90), Marcos Silvestre ensina o caminho para fugir de pegadinhas financeiras e mais: mostra ao leitor a fazer as melhores negociações e como aplicar seu dinheiro de forma mais rentável. O volume traz 30 atitudes inovadoras para fazer seu dinheiro render mais. Com exemplos muito práticos, o autor revela as principais armadilhas por trás da propaganda que envolve o tentador universo do consumo e dos investimentos, fornecendo vários caminhos que habilitarão você a fazer escolhas mais inteligentes: o que é fundamental saber para comprar levando-se em conta o custo-benefício, como investir em diferentes modalidades de aplicações com segurança e ganhar sempre, e entender como as coisas funcionam, desde as chamadas "ofertas irrecusáveis" aos "investimentos imperdíveis", e saber reforçar sua posição de negociação para extrair maior vantagem de suas compras e escolhas financeiras.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.