Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 28/11/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 28/11/2017

'A noite da espera', de Milton Hatoum, estreia na Lista Nielsen PublishNews | © Daniel Biachini / FliaraxáA noite da espera (Companhia das Letras), o mais recente livro de Milton Hatoum, fala de pioneirismo. Conta a história de Martim, um jovem paulista que chega, nos anos 1960, na recém-inaugurada Brasília. Pioneirismo também é uma palavra que pode ser usada para falar da Lista Nielsen PublishNews, que desde 2014, apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no Brasil. É a primeira e única lista do gênero no País. No 11º (15/10 a 05/11) período de 2017, o novo livro de Hatoum faz a sua estreia na Nielsen PublishNews e aparece pela primeira vez entre os mais vendidos, ocupando a 9ª posição da Lista de Ficção. Em Não Ficção, o destaque vai para os estreantes Seja foda (Buzz), de Caio Carneiro; A elite do atraso (LeYa), de Jessé Souza; O livro dos ressignificados (Paralela), de @akapoeta, e Como usar a internet para alavancar vendas ou criar um negócio digital do zero (Buzz), de Erico Rocha. A Planeta fechou o 11º período como sendo a editora que mais emplacou títulos na lista. Foram seis no total. A segunda posição foi ocupada pela Astral, Autêntica e Grupo Companhia das Letras. Cada uma com cinco títulos. Completa o pódio, com dois livros cada, as editoras: Buzz, Ediouro, Gente, HarperCollins, Sextante, Somos e Vozes.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Organizada pela Edusp, a Festa do Livro procura aproximar editoras e leitores |© Marcos Santos/USP ImagensComeça hoje (28) e segue até o dia 1º, a Festa do Livro da USP, organizada anualmente pela Edusp desde 1999. Com três tendas e 54 estantes, o evento irá reunir mais de 170 editoras que oferecerão seus livros com desconto mínimo de 50%. Clicando aqui, você pode conferir a lista de livros que cada editora irá levar para feira. O evento acontece no mesmo espaço dos anos anteriores, com uma estrutura de galpões e tendas que totalizam 3,6 mil m², na Av. Prof. Mello Moraes, travessa C (entre a Raia Olímpica e Praça do Relógio Solar), Cidade Universitária, em São Paulo. O horário de visitação à feira é das 9h às 21h, com entrada gratuita.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que segue com a sua programação até o próximo dia 3, todos os anos, oferece oportunidades de negócios para as editoras brasileiras participantes por meio do projeto Brazilian Publishers. Como no ano passado, o estande brasileiro estará integrado com o estande do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e conta com 14 editoras brasileiras de diferentes segmentos. Segundo o presidente da CBL, Luís Antonio Torelli, o balanço positivo registrado na Feira do Livro de Frankfurt deste ano reforça a expectativa das editoras brasileiras com relação ao sucesso do evento em Guadalajara. “Nossa expectativa é atingir US$ 360 mil em exportação de direitos autorais e livros físicos realizados durante o evento e previstos para os próximos 12 meses”, destaca. Hoje e amanhã (29), Mariana Warth da Editora Pallas, uma das empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers, participará das mesas Fórum de design editorial internacional e Encontro de editores infantis e juvenis que fazem parte da programação oficial do evento. Além disso, a Feira contará com mais uma edição do Projeto Destinação Brasil, no qual os autores Bernardo Carvalho e Miguel Sanches Neto, a convite do Brazilian Publishers, serão responsáveis por retratar a diversidade do País em debates durante o evento. A editoras brasileiras que estarão presentes este ano na Feira de Guadalajara são: IMEPH, FTD, Pipoca, Ubook, Edusp, Global, Melhoramentos, Callis, Sesc, Pallas, Editora do Brasil, Cortez e Sesi/Senai SP. A Liga Brasileira dos Editores (Libre) também seguiu para o México com uma delegação que participa da Feira de Guadalajara. Entre eles estão Camila Perlingeiro (Pinakoteque e Memória Visual), Raquel Menezes (Oficina Raquel) e Juliana Flores (Aletria).

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Kin Sampaio, Marco Antonio Garcia de Souza, Karine Pansa, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, Suria Scapin e Antonio Erivan Gomes | © DivulgaçãoNo início de novembro, uma comitiva de editores brasileiros do Brazilian Publishers embarcou para a Feira Internacional do Livro de Sharjah, a quarta maior do setor e a principal no mundo árabe. Durante os dois dias que antecederam o início da Feira, os editores Karine Pansa (Girassol Brasil), Rita Mattar (Companhia das Letras), Antonio Erivan Gomes (Cortez Editora), Marco Antonio Garcia de Souza (representando as editoras Pallas, Jujuba e Callis), Kin Sampaio (Solisluna) e Suria Scapin (Pipoca) participaram da Jornada Profissional. Das reuniões e encontros realizados em Sharjah, os editores brasileiros esperam movimentar cerca de U$ 136 mil em vendas de livros físicos e de direitos autorais, isso nos próximos 12 meses. Estiveram presentes na jornada mais de 400 profissionais de 60 países e foram registradas pelo menos 67 reuniões com editores brasileiros, que conseguiram conhecer as tendências, a produção cultural de outros países e trocar experiências. Os editores brasileiros fizeram contatos importantes com países como Inglaterra, Itália, Japão, Turquia, Rússia, Índia, Canadá, México, Bélgica, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Egito, Jordânia e Turquia. O PublishNews esteve em Sharjah este ano e a cobertura do dia a dia da feira pode ser conferida clicando aqui.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Acontece nesta quinta (30), às 19h30, no Auditório Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 3 – São Paulo / SP), a cerimônia do 59º Prêmio Jabuti. O evento irá celebrar os escritores e profissionais do livro que conquistaram o mais tradicional prêmio literário do país. Na ocasião, serão entregues as estatuetas aos premiados de 2017 e revelados os vencedores do Livro do Ano nas categorias Ficção e Não Ficção. Além disso, a homenageada deste ano será a escritora Ruth Rocha, que receberá o prêmio Personalidade Literária pelo conjunto de sua obra e contribuição à formação de leitores.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

A Saraiva anunciou a inauguração de sua loja no ParkShopping Canoas, a segunda dentro do novo conceito no Rio Grande do Sul. A abertura faz parte do plano estratégico de expansão da companhia com a oferta de uma completa opção de entretenimento e lazer, com um amplo sortimento de produtos. Localizada no andar Nível Canoas, a nova loja foi pensada dentro do conceito da marca de proporcionar a melhor experiência aos clientes, oferecendo ampla visibilidade aos produtos. Com layout moderno, o espaço oferece um mix de produtos, que incluem literatura nacional e estrangeira, papelaria, games, telefonia, tecnologia, música, filmes, e o Lev, o e-reader da Saraiva. Entre os diferenciais da nova unidade estão os espaços destinados, especialmente, para crianças e o público jovem. “Desde o início do ano, a Saraiva tem feito um movimento para a abertura e readequação de suas unidades. Até o fim de 2017, temos previsto a abertura de mais duas novas lojas no Shopping Village Mall (Rio de Janeiro/RJ) e Uberlândia Shopping (Uberlândia/MG)”, afirma Avelino Nogueira, diretor de operações e expansão da Saraiva.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Adelaide Ivánova é a editora convidada da Revista Gueto em dezembro | DivulgaçãoNa próxima segunda-feira (04), o portal da Revista Gueto lança a sua quarta edição trimestral. Desta vez, a publicação terá como editora convidada a poeta pernambucana Adelaide Ivánova. A revista, que nasceu para a difusão da literatura lusófona, abrirá pela primeira vez espaço para traduções e trará um texto de Vladimir Maiakovski traduzido direto do russo, além de versões em português de obras de E. E. Cummings e de Nayyirah Waheed. O portal comemora, agora em dezembro, um ano de vida e, nesses 12 meses já publicou cerca de 200 autores de língua portuguesa de várias regiões do Brasil, principalmente fora do eixo Sul-Sudeste, além de escritores de Portugal e de Moçambique. A Revista Gueto (e a sua irmã Editora Gueto) é idealizada pelos editores Christiane Angelotti e Rodrigo Novaes de Almeida. Para 2018, a dupla está fechando parceria com outras editoras para a publicação de projetos mais comerciais.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

As inscrições para o tradicional curso gratuito de Especialização em Língua Portuguesa, oferecido pelo Liceu Literário Português, que acontece no primeiro semestre de 2018, segue com as inscrições abertas até está quinta-feira (30). Dirigido por Evanildo Bechara, o curso é promovido pelo Colegiado do Curso de especialização em Língua Portuguesa (CELLP) da instituição, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Os candidatos, que serão submetidos à prova eliminatória e precisam ser bacharéis ou licenciados em Língua Portuguesa. As vagas são limitadas e os interessados devem ser inscrever pessoalmente no Centro de Estudos do Liceu Literário Português (Rua Pereira da Silva, 322, Laranjeiras – Rio de Janeiro / RJ). Mais informações pelo telefone 2225-0423 ou pelo e-mail celp-ilp@liceuliterario.org.br.

“Diante da página em branco, eu ficava em pânico. Uma pessoa tentando habituar-se a ser livre, e por isso era tão extraordinário, uma alegria”
Djaimilia Pereira de Almeida
Escritora brasileira
1.
Origem
2.
Felipe Neto
3.
Crer ou não crer
4.
Diário de um banana - Apertem os cintos
5.
Mitologia nórdica
6.
O poder da ação
7.
O homem mais feliz da história
8.
Sapiens
9.
A glória e seu cortejo de horrores
10.
Tartarugas até lá embaixo
 
PublishNews, Redação, 28/11/2017

O programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP vai realizar na próxima quinta (30), das 9h às 17h, no Campus Monte Alegre (Rua Monte Alegre, 984, Perdizes - São Paulo / SP) um debate sobre narrativa contemporânea. Para isso, o evento reunirá escritores e críticos como Marcelo Rubens Paiva, João Carrascoza, Ricardo Azevedo e Lourenço Mutarelli que falarão sobre testemunho, paisagens do eu e performance e debaterão os impasses que caracterizam as narrativas na contemporaneidade. O evento é aberto ao público e gratuito.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Impulsionada pela necessidade de complementar a renda da família, Eva Herz – imigrante judia que veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista – decidiu investir na compra de alguns best-sellers para alugar a seus compatriotas alemães em São Paulo. A engenhosa iniciativa deu origem, em 1947, à Biblioteca Circulante, que posteriormente se estabeleceria no cenário nacional como Livraria Cultura, marco artístico e cultural da cidade e referência quando o assunto é leitura. Em O livreiro (Planeta, 240 pp, R$ 56,90), Pedro Herz, filho mais velho do casal Eva e Kurt, faz um relato biográfico de como a família se firmou na nova cidade e, mais do que isso, fundou uma das principais livrarias do país. Uma história de empreendedorismo que rendeu a Pedro experiências marcantes – como conhecer o pai de Anne Frank durante os anos em que viveu na Suíça; ter o poeta Vinicius de Moraes autografando o livro Falso mendigo em um engraçado episódio que se deu em 1978; além de vivenciar umas das mais significativas manifestações da sociedade civil brasileira pelo fim do regime militar. Um livro inspirador, que apresenta a trajetória admirável do empreendedor cultural Pedro Herz, e vai além, promovendo importantes reflexões sobre o futuro da leitura no Brasil e sobre a história de uma livraria.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

A marca do Z (Zahar, 196 pp, R$ 54,90) é mais que o perfil de um grande editor. A vida de Jorge Zahar se confunde com a história das ideias no Brasil no século XX. Livreiro que se tornou editor, Zahar inaugurou no Brasil a edição profissional de livros de Ciências Humanas, colaborando decisivamente para a formação de sucessivas gerações de leitores. Autodidata que amava poesia, música e cinema, Jorge Zahar gostava de dizer que editor não é necessariamente um intelectual, mas alguém sensível ao fenômeno cultural. Do primeiro título publicado, Manual de sociologia, em 1957, às coleções inovadoras e às obras de referência nos anos 1990, lançou quase dois mil títulos, que deram ao leitor brasileiro informação e formação nas mais diversas áreas. Escrito por Paulo Roberto Pires de forma afetuosa e pesquisado com minúcia, este livro revela também que a atuação intelectual de Jorge Zahar esteve sempre ligada à sua herança afetiva. Com os amigos fundamentais Ênio Silveira e Paulo Francis manteve décadas de íntima cumplicidade, atravessada por momentos dramáticos nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 1964.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Prestes a completar 80 anos e com verve mais afiada do que nunca, Jô Soares compartilha sua trajetória de astro midiático num livro de memórias escrito para fazer rir, chorar e, sobretudo, não esquecer. O livro de Jô – Volume 1 (Companhia das Letras, 480 pp, R$ 64,90) resgata fatos, lugares e pessoas marcantes da juventude de Jô e reconstitui seus primeiros passos no mundo dos espetáculos, nas décadas de 1950 e 1960. Entre a infância dourada no Copacabana Palace e a dura conquista do estrelato, acompanhamos o autor do nascimento aos trinta anos. Os antecedentes familiares, a meninice privilegiada nos palácios da elite carioca, a mudança para um internato na Suíça, os marcos da formação cultural do futuro showman na adolescência, a paixão pelo jazz, a estreia modesta em pontas no cinema e na televisão, o primeiro casamento e, finalmente, a conquista do sucesso numa São Paulo fervilhante: tudo que você sempre quis saber sobre Jô, ele mesmo conta.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Em 2016, Donald Trump foi eleito presidente dos EUA com um discurso extremamente conservador em relação aos mais diversos assuntos – entre eles imigração, política externa e saúde das mulheres. Cerca de um ano antes, Justin Trudeau havia liderado o Partido Liberal do Canadá numa vitória histórica, garantindo importante maioria parlamentar e tornando-se o primeiro-ministro do país. Embora sejam contemporâneos e governem países vizinhos, os dois são constantemente citados em posições antagônicas, já que o canadense tem chamado a atenção do mundo por sua abordagem política liberal e altamente progressista. A ideia de que uma das maiores forças do Canadá é sua diversidade é um dos pilares do seu discurso, e permeia todo o texto de Tudo aquilo que nos une (BestSeller / Record, 238 pp, R$ 44,90 – Trad.: Patricia Azeredo), autobiografia de Trudeau. O livro ajuda a entender por que Trudeau é personagem habitual de reportagens que destacam suas opiniões progressistas sobre a legalização do aborto e da maconha, por exemplo, ou sua decisão de abrir as portas do país para mais de 40 mil refugiados em meio à crise no Oriente Médio e na Europa.

PublishNews, Redação, 28/11/2017

Com base em milhares de páginas dos impressionantes cadernos que Leonardo manteve ao longo de boa parte da vida e nas mais recentes descobertas sobre sua obra e sua trajetória, Walter Isaacson, biógrafo de Einstein e Steve Jobs, tece uma narrativa que conecta arte e ciência, revelando faces inéditas da história de Leonardo da Vinci (Intrínseca, 640 pp, R$ 69,90 – Trad.: André Czarnobai). Desfazendo-se da aura de super-humano muitas vezes atribuída ao artista, Isaacson mostra que a genialidade de Leonardo estava fundamentada em características bastante palpáveis, como a curiosidade, uma enorme capacidade de observação e uma imaginação tão fértil que flertava com a fantasia. Leonardo criou duas das mais famosas obras de arte de todos os tempos, A Última Ceia e Mona Lisa, mas se considerava apenas um homem da ciência e da tecnologia - curiosamente, uma de suas maiores ambições era ser reconhecido como engenheiro militar. Um livro indispensável não só pelo caráter único de representar integralmente o artista Leonardo, mas como um retrato da capacidade humana de inovar, da importância de não apenas assimilar conhecimento, mas ter a disposição para questioná-lo, ser imaginativo e, como vários desajustados e rebeldes de todas as eras, pensar diferente.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.