Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 27/11/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2017

No mês passado, Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), disse que o varejo de livros deveria fechar 2017 no azul. A tese do editor ganhou reforço no início dessa semana. É que o Painel das Vendas de Livros no Brasil, estudo realizado pela Nielsen em parceria com o SNEL, aponta que, no 11º período (09/10 a 05/11), o faturamento de livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento com a venda de livros apresentou crescimento de 6,35%, enquanto as vendas em volume cresceram 4,47%, isso em comparação com igual período de 2016. No acumulado do ano, crescimento de 6,63% em valor e de 5,89% em volume. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do Painel.

PublishNews, Leonardo Neto, 27/11/2017

No último dia 16, o PublishNews publicou matéria referente aos resultados apurados pela Saraiva no terceiro trimestre de 2017. A matéria adiantava que a varejista fechou parceria com a B2W para início das operações no marketplace da detentora das marcas Submarino, Americanas.com e Shoptime. A empresa agora dá detalhes dessa parceria. Segundo comunicado enviado à imprensa, a Saraiva colocou 150 mil livros de literatura nacional e de língua estrangeira à venda nas plataformas da B2W. O objetivo dessa iniciativa é aumentar a participação e a presença da Saraiva em diversos canais, como explica Marcelo Ubríaco, vice-presidente da companhia: “a parceria amplia capilaridade da oferta de produtos e reforça posicionamento multicanal, de entregar conteúdo onde o cliente estiver e nas mais diversas plataformas que desejar. Além disso, a novidade permite aos clientes da plataforma ter mais um canal para compra de produtos da Saraiva disponíveis em nossa loja online dentro do marketplace da B2W Digital”. A rede formada pelas marcas aglutinadas sob o guarda-chuva da B2W recebe, segundo informações da própria empresa, mais de 2 bilhões de visitas por ano. A Saraiva já tinha fechado parceria similar com o Mercado Livre e espera ampliar esse tipo de operações em 2018.

PublishNews, Talita Facchini, 27/11/2017

Humberto Wernek, Edimilson Caminha e Pedro Drummond no debate que falou sobre a vida do homenageado Carlos Drummond de Andrade | © Talita FacchiniA 13ª edição do Fórum das Letras de Ouro Preto encerrou sua programação ontem (26) e reuniu durante a semana passada oficinas, saraus, exposições e debates relevantes para o universo literário. Dentre os acertos do evento está a homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. “Tivemos momentos incríveis relacionados a essa homenagem e trouxemos uma mesa de altíssima qualidade que contou com Pedro Drummond, Humberto Werneck e Edimilson Caminha”, comentou Guiomar de Grammont, curadora do evento. Guiomar declarou ainda, ao final do evento, que transformará o Fórum das Letras em um evento bienal, e que a próxima edição, em 2019, acontecerá em agosto e não mais em novembro. Clique no Leia Mais e tenha detalhes de como foi o evento.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

A Editora da Unicamp realiza nesta quarta (29), a primeira Jornada sobre e-books com palestras e debates sobre a produção e o mercado de livros digitais no Brasil. A ideia é promover um encontro que discuta sobre este novo canal de leitura e seu papel no atual cenário do mercado editorial nacional com estudantes e demais interessados no assunto. Serão abordados temas como os desafios e possibilidades de livros acadêmicos na era digital e experiências e práticas do mercado de livros digitais. Na abertura, às 10h, a professora Marisa Lajolo, curadora do prêmio Jabuti, fará a palestra Tem um e-Book no meio do caminho. A programação completa você confere aqui. O evento gratuito é aberto a todos os interessados, mas para participar, é preciso se inscrever através do formulário disponível no site da Livraria da Unicamp. O evento será realizado no Auditório 1 do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH – Rua Cora Coralina, 100, Cidade Universitária - Campinas / SP).

PublishNews, Redação, 27/11/2017

O Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo 8ª Região – CRB-8, realiza nesta terça (28) a entrega do XII Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo. O prêmio que tem como objetivo homenagear a profissão de bibliotecário irá apresentar os profissionais que tiveram seus trabalhos selecionados nas modalidades Profissional e Trabalhos Acadêmicos, subdividida nas categorias Trabalho de Conclusão de Curso, Mestrado, Doutorado. Além disso terá três menções honrosas em homenagem às faculdades de biblioteconomia do estado de São Paulo e uma homenagem póstuma. Neste ano será concedida pela primeira vez a premiação para Empresa Amiga da Biblioteca. O evento acontece no Auditório da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FECAP (Av. Liberdade, 532 – São Paulo / SP), com início às 18h30. Interessados em prestigiar podem se inscrever pelo e-mail crb8@crb8.org.br.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

O Sesc e a Editora Record realizam na próxima terça (28), às 19h30 o Encontro Prêmio Sesc de Literatura. O evento terá um bate-papo seguido de uma sessão de autógrafos com os autores vencedores, João Meirelles Filho, dono do conto O abridor de letras, e José Almeida Júnior, autor do romance Última hora. A conversa terá ainda a participação dos escritores Mário Rodrigues e Franklin Carvalho, vencedores do Prêmio Sesc de Literatura em 2016. O evento acontece no Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – São Paulo / SP).

O Globo, Paula Autran, 25/11/2017

Com a chegada ao mercado, neste mês, de dois boxes (Poesia completa, em dois volumes, e Crônicas de educação, em cinco), a Global Editora encerra a primeira etapa de trazer novamente ao leitor a produção mais conhecida de Cecília Meireles, que até 2011 tinha ficado sem reedições, durante quase dez anos, devido a brigas na Justiça envolvendo o pagamento de direitos autorais. Outra boa notícia é que a obra reunida da escritora carioca sai do prelo em 2018, no clássico papel-bíblia da Nova Aguilar, que também faz parte do Grupo Global. E ainda haverá novidades. “O essencial de Cecília já está de volta: a poesia completa e uma boa parte do que ela escreveu em prosa, principalmente as crônicas. Mas ainda há muito a descobrir, porque a obra dela é muito mais vasta do que imaginamos”, adianta André Seffrin, coordenador editorial da obra.

O Globo, Ancelmo Gois, 24/11/2017

Ancelmo Gois adiantou em sua coluna que Conceição Evaristo, a grande escritora negra mineira, lançará seu primeiro livro infantil. Azizi, o menino viajante entra ao ar hoje pela coleção digital Kidsbook Itaú Criança. Conta a história de um menino que, em sonho, conhece uma terra onde “toda a gente parecia com a sua própria gente”.

“Gosto da sensação de transe da leitura. Gosto de experimentar isso; leitura é uma escuta absoluta. Pensar o som e o ritmo é essencial na escrita, pontuação é a ferramenta fundamental”
Carol Rodrigues
Escritora brasileira
1.
Origem
2.
Felipe Neto
3.
Crer ou não crer
4.
Diário de um banana - Apertem os cintos
5.
Mitologia nórdica
6.
O poder da ação
7.
O homem mais feliz da história
8.
Sapiens
9.
A glória e seu cortejo de horrores
10.
Tartarugas até lá embaixo
 
O Estado de S. Paulo, Sergi Santiago – EFE, 24/11/2017

A biblioteca mais emblemática de Nova York, conhecida pelos famosos leões que descansam em sua entrada, realizará a maior reforma da sua história, que custará US$ 317 milhões e não está livre de polêmicas. A biblioteca, que fica na Quinta Avenida, está sempre bastante movimentada devido ao fluxo de turistas, mas também é uma das que mais recebe pesquisadores em todo o país, e permanecerá em obras até o fim de 2021. Há quatro anos, um grupo de pesquisadores conseguiu derrubar o projeto de reforma anterior e ameaçou processar a instituição se esta não voltasse atrás em sua tentativa de se desfazer de suas estantes centenárias. Com a nova reforma, a biblioteca ganhará 20% de espaço para salas de pesquisa, exibição e oficinas educativas e incorporará uma cafeteria, uma nova loja, um elevador e um novo terraço. No entanto, o plano diretor não trata de um assunto complicado: o uso que será dado às estantes emblemáticas. Estas, datadas de 1911, não cumprem com os requisitos de temperatura, umidade e segurança para incêndios que são necessários para as coleções mais delicadas. É por isso que a maior parte dos arquivos que costumavam ficar nelas estão temporariamente realocados na biblioteca de Bryant Park, e suas prateleiras abrigam outra coleção diferente, a da biblioteca de Mid-Manhattan, que está envolvida em outra enorme reforma avaliada em US$ 200 milhões. "Vamos levar um tempo antes de tomar uma decisão. É melhor demorar um pouco mais do que decidir às pressas e cometer equívocos", afirmou o presidente da rede de bibliotecas públicas de Nova York, Anthony Marx, durante a apresentação do plano diretor em uma audiência pública nesta semana. A reforma envolverá uma reorganização dos espaços. Os andares superiores receberão as salas silenciosas de leitura, para estudantes, leitores e pesquisadores, enquanto os visitantes e os eventos ficarão restritos aos andares de baixo.

O Estado de S. Paulo, Maria Fernanda Rodrigues – Babel, 25/11/2017

Há três anos, a Banca Tatuí era inaugurada em Santa Cecília para vender publicações independentes. Virou mais do que isso. No dia 2, para comemorar o aniversário do espaço, ponto de encontro de artistas, será realizada, a partir das 16h20, uma rinha de desenhistas no local. Os artistas farão disputas de cinco minutos conforme temáticas propostas pelo mestre de cerimônias, o quadrinista Marcos Batista. A curadoria é de Ramon Vitral, do site Vitralizado. Quem quiser poderá participar na hora também. Depois, as obras serão leiloadas no teto da banca com lances iniciais de R$ 1,99. A festa continua com o show da banda Triptico, formada por músicos colombianos. A Lote 42, dona da Banca Tatuí, também faz aniversário. Ela vai comemorar seus cinco anos lançando Já Era, de Felipe Parucci, Gogmagog!, de Gustavo Piqueira, e Mó Mistério, com ilustrações de Laura Teixeira. E a última aposta da editora para este final de ano é o livro Mercúrio Cromo, do potiguar Aureliano Medeiros. O lançamento será na Comic Con Experience (7 a 10/12, mas a pré-venda começa na festa do dia 2). Aureliano, dono da página Oi, Aure, com mais de 220 mil seguidores no Facebook, produz cartuns autobiográficos (abaixo) – ele se autorretrata pelado – que misturam a confusão do cotidiano com conflitos entre cabeça e coração. O projeto gráfico é de Gustavo Piqueira e vai ter um curativo na capa. As informações são da coluna da Babel.

O Estado de S. Paulo, Guilherme Sobota, 25/11/2017

O segundo capítulo da graphic novel Angola Janga, de Marcelo D’Salete, mostra como um grupo de mercenários, provavelmente portugueses, parte para a Serra da Barriga, em 1655, “capturar calhambola de Palmares”. Eles encontram um grupo de escravos fugidos e, depois de uma das diversas cenas eletrizantes de batalhas que permeiam o livro, um bebê é encontrado e levado ao padre de Porto Calvo, cidade da Capitania de Pernambuco, nas cercanias. 15 anos depois, a criança foge para Palmares e ali se torna Zumbi. A história do nascimento de Zumbi dos Palmares é ficção – mas o que D’Salete, quadrinista e mestre em história da arte pela USP, propõe é Uma história de Palmares, conforme o subtítulo do seu romance gráfico, que chega agora às livrarias pela Editora Veneta. Antecipado por fãs das HQs no Brasil, o livro está há 11 anos sendo trabalhado pelo artista, que nesse meio tempo lançou outras obras, e demandou uma pesquisa enorme que vai do Museu Afro Brasil, em São Paulo, ao Memorial de Palmares, em Alagoas. Com 432 páginas, o livro é um impressionante romance histórico calcado em fatos sobre o mais conhecido foco de resistência negra do Brasil colonial. “Esta não é ‘a’ história. Mas ‘uma’ história de Palmares”, esclarece o autor no posfácio.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

A glória e seu cortejo de horrores (Companhia das Letras, 216 pp, R$ 33,70), novo romance de Fernanda Torres, acompanha as desventuras de Mario Cardoso, um ator de meia idade, dos dias de sucesso como astro de telenovela até a total derrocada quando decide encenar uma versão de Rei Lear – e as coisas não saem exatamente como esperava. Mescla eletrizante de comédia de erros e retrato do artista, o livro atravessa diversas fases da carreira de Mario (e da história recente do Brasil), suas lembranças de juventude no teatro político, a incursão pelo Cinema Novo dos anos 60, a efervescência hippie do Verão do Desbunde, o encontro com o teatro de Tchékhov, a glória como um dos atores mais famosos de uma época em que a televisão dava as cartas no país. Um painel corrosivo de uma geração que viu sua ideia de arte sucumbir ao mercado, à superficialidade do mundo hiperconectado e, sobretudo, à derrocada de suas próprias ilusões.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

Pode o ruído incessante produzido pela sociedade contemporânea provocar instintos homicidas num morador de uma grande cidade? Em Gog Magog (Rocco, 176 pp, R$ 22,40) novo romance da escritora Patrícia Melo, um rotineiro problema entre um pacato professor e seu novo vizinho acaba se transformando numa guerra bárbara, narrada em ritmo frenético e com a linguagem ácida e irônica que são a marca da autora. A antipatia mútua entre os novos vizinhos rapidamente se transforma em ódio e a violência da guerra que se segue nos remete aos monstros míticos Gog e Magog, que se alimentavam de carne humana, fetos e cadáveres. Confrontando bem e mal, crime e castigo, sanidade e loucura, vida e morte, som e silêncio, Patrícia Melo constrói uma trama verossímil, ambientada num Brasil violento e desigual, onde a vida perdeu seu valor fundamental e o homicídio passou a ser uma forma de resolver problemas corriqueiros.

PublishNews, Redação, 27/11/2017

À sombra de Romeu e Julieta (Verus / Record, 294 pp, R$ 34,90 – Trad.: Cecília Camargo Bartalotti) expõe o futuro das famílias Capuleto e Montecchio após o trágico destino dos jovens amantes. Com a morte de Romeu e Julieta, os rivais prometem paz, mas não é o que acontece na prática. O clima beligerante ainda predomina e ameaça a cidade de Verona, o que faz com que o príncipe Escalo intervenha com uma solução para manter a ordem: casar oficialmente um membro de cada dinastia. Os escolhidos são Benvólio, primo de Romeu, e Rosalina, prima de Julieta. Além de não amar o seu prometido – e vice-versa –, Rosalina ainda nutre sentimentos por Escalo, numa paixão de infância não correspondida. Ela está decidida a não subir ao altar por obrigação, mas, para isso, precisa descobrir uma maneira de acalmar os ânimos dos Capuleto e Montecchio. Com o tempo, ela percebe que uma conspiração ronda a cidade, o que pode estar por trás da atual guerra entre as duas famílias. Em seu romance de estreia, Melinda faz uma homenagem a Shakespeare e acrescenta aventura e suspense aos desdobramentos do clássico Romeu e Julieta.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.