Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 09/11/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redações, 09/11/2017

Pedro Herz junto com os pais Eva e Kurt Herz em uma foto dos anos 1990 | © DivulgaçãoImpulsionada pela necessidade de complementar a renda da família, Eva Herz - imigrante judia que veio para o Brasil fugindo da perseguição nazista - decidiu investir na compra de alguns best-sellers para alugar a seus compatriotas alemães em São Paulo. A engenhosa iniciativa deu origem, em 1947, à Biblioteca Circulante, que posteriormente se estabeleceria no cenário nacional como Livraria Cultura, marco artístico e cultural da cidade e referência quando o assunto é leitura. Essa e outras tantas histórias que se desenrolaram depois estão em O livreiro (Planeta), que Pedro Herz, filho mais velho de Eva, lança no próximo dia 22, em São Paulo. No relato autobiográfico não faltam experiências marcantes - como conhecer o pai de Anne Frank durante os anos em que viveu na Suíça e ter o "poetinha" Vinicius de Moraes autografando o livro Falso mendigo em um engraçado episódio que se deu em 1978. O evento que marca o lançamento acontece na unidade do Shopping Iguatemi (Av. Faria Lima, 2.323 – São Paulo / SP), a partir das 18h30.

PublishNews, Paulo Tedesco, 09/11/2017

Anunciar tresloucadamente no Facebook, torrar a paciência dos amigos nas redes sociais e aparecer até no boteco da esquina com o livro embaixo do braço, não faz ninguém ficar conhecido, tampouco melhorar a visibilidade da obra. Para início de assunto, não existe somente Facebook, e esse ainda é tímido nos números de retorno de vendas de livros, muito tímido. Também existem, antes dos jornais e redes sociais, os interesses de grupo, ou os nichos, e são nesses que devemos focar o início de uma carreira. Aliás, para qualquer início de carreira, autoral e editorial, o nicho é fundamental. Um exemplo caseiro é de que o primeiro leitor a comprar nosso primeiro livro, usualmente, é aquele que nos cerca, como amigos, vizinhos e familiares. Esse grupo, por si, se constitui num nicho. Ainda que talvez não vá seguir comprando sempre seus livros, é um modelo que deve ser observado. Desenvolver outros grupos de interesse e dialogar com eles, num segundo momento, e a partir de outros laços, é sim a melhor forma de se fazer crescer, não só um público leitor, mas também testar os conteúdos que são produzidos ao longo do tempo. Clique no Leia Mais para ler a íntegra dessa coluna.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Com 50 anos de história, a Disal Distribuidora continua o movimento de crescimento e desenvolvimento dos seus negócios. Só nos últimos meses, foram abertas três unidades, sendo uma em São Caetano, na Grande São Paulo; uma em Campinas, no interior paulista; e a mais recente em Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 441), no Paraná. Com essa última loja, a rede alcançou 19 pontos de vendas espalhados pelas principais cidades e centros de comércio. A Disal Curitiba segue o padrão de conteúdo, variedade, qualidade e atendimento reconhecido pelo mercado. No espaço, estudantes, professores e apaixonados pela leitura poderão encontrar livros para acompanhamento de estudos, principalmente na área de idiomas, e também, uma variedade de livros infantis, setor que a empresa está investindo e apostando cada vez mais.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Mia Couto é o homenageado da sexta do Fliaraxá | © DivulgaçãoA sexta edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que tem como tema: “Língua, Leitura e Utopia”, começa na quarta-feira da próxima semana, dia 15, com atrações e convidados muito especiais. Na área externa do Tauá Grande Hotel de Araxá, que recebe o evento pela primeira vez, será inaugurado às 9h o Espaço Gastronômico. Além disso, no período da manhã, a partir de 9h, e à tarde, às 13h30, a criançada vai poder se divertir com as brincadeiras tradicionais dos países lusófonos, organizadas pelo Museu dos Brinquedos. Um dos principais destaques do primeiro dia do festival, é a presença da jornalista, apresentadora, editora e escritora araxanense Daniella Zupo. A partir de 11h, ela vai falar sobre seu livro-documentário Amanhã hoje é ontem, baseado na websérie de mesmo nome. Na obra, aclamada pela crítica, Daniella aborda uma das fases mais difíceis de sua vida, quando descobriu que tinha um câncer de mama. O caminho doloroso para obter a cura para a doença é retratado ao longo do livro, em um relato profundo, tocante e verdadeiro. De forma crua, sem esconder as dores, as tristezas e os obstáculos, Zupo consegue mostrar com clareza como é a vivência com o câncer e as mudanças causadas por ele. A cantora Fernanda Takai também é presença garantida no Fliaraxá, às 18h. A escritora e compositora vai falar sobre seu livro infantil O cabelo da menina, em seguida, fará um show com a banda Pato Fu. Ainda no primeiro dia do evento, o jornalista Claudio falará sobre o tema do Festival: “Língua, Leitura e Utopia”, em seus “Delírios Utópicos”. E às 20h30, o homenageado Mia Couto participará de um bate-papo com o curador do evento, Afonso Borges, com participação especial de Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Toda a programação é gratuita.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Professor português participa do Seminário Nacional da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa | © DivulgaçãoO 1º Seminário Nacional da Comissão para a Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, já noticiado pelo PublishNews, tem mais um convidado confirmado para o evento. O escritor e professor universitário português Nuno Camarneiro participará do seminário para falar sobre a influência de obras e autores de língua portuguesa, lusitanos e de outros países, nas suas obras. O evento - parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a PUC-SP - será aberto ao público e acontece de hoje até sábado (11), às 19h30, no Campus Perdizes da PUC-SP (Rua Monte Alegre, 984 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 09/11/2017

O novo livro de João Anzanello Carrascoza, Catálogo de perdas (Sesi-SP, 88 pp, R$ 55), reúne relatos de diversos personagens sobre ausências, simbolizadas sempre por algum objeto. Relacionados em ordem alfabética – embora a leitura possa ser aleatória ─, os contos desse inventário são acompanhados por imagens do ensaio fotográfico feito por Juliana Monteiro Carrascoza para a obra. O projeto gráfico é da designer Raquel Matsushita, vencedora do Prêmio Literário Biblioteca Nacional em 2016 (categoria Projeto Gráfico). “Não há experiência mais dolorosa do que a perda”, resume o autor. “A história de cada um se desdobra no tempo e carrega à sua sombra uma coleção de ausências. Coleção que só se amplia ao longo da vida”, acrescenta. Catálogo de perdas foi selecionado pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016, e marca o retorno de Carrascoza ao conto, gênero que o projetou no cenário literário, após a publicação dos romances que compõem a Trilogia do adeus. O lançamento da obra acontece logo mais, às 19h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 09/11/2017

O ano de 1963 ficou marcado na literatura brasileira com o lançamento de Malagueta, perus e bacanaço pela Editora Civilização Brasileira, reunião de contos do estreante escritor paulistano João Antônio (1931 - 1996). Publicado após ter conquistado o Premio Fábio Prado (1962), seguido pelo Jabuti (1963), logo foi saudado pelo melhor da crítica literária como Antonio Candido e Paulo Rónai. Pois os mais variados aspectos da vida e obra do paulistano serão debatidos por 24 pesquisadores de várias partes do país na Universidade de São Paulo, em 16 e 17 de novembro, no congresso 80 anos de João Antônio, aberto a pesquisadores e interessados em geral. Coordenado pelos professores Augusto Massi, Tânia Macêdo e Clara Ornellas, o evento será realizado no prédio das Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Campus Butantã. As palestras vão abordar variados temas sobre João Antônio, como os elementos de sua vida na obra, influências, textos autobiográficos e seu tratamento com determinados personagens representativos da realidade nacional como trabalhadores e malandros. Para mais informações, clique aqui.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Como parte da campanha 30 dias pela Leitura, organizada pela Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), acontece neste sábado (11), das 9h30 às 17h, IV Seminário LiteraSampa em terras de Akpalôs. O evento gratuito acontece no Museu Afro Brasil (Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10 – São Paulo / SP) e tem como objetivo dar visibilidade as ações e atividades que já fazem parte da programação das redes locais e suas respectivas bibliotecas. Integrado ao evento, acontece também o primeiro Ciclo de Seminários sobre práticas educativas: o Museu Afro Brasil em outros territórios, que terá como tema central a abordagem das relações étnico-raciais na promoção da leitura, na formação de leitores e de mediadores culturais. Além disso, haverá uma mesa dedicada à reflexão sobre o papel e o lugar da literatura na construção da memória e em processos individuais e coletivos de resistência, saraus, shows musicais, encontros e bate-papos voltados à temática da atuação da população negra na literatura e na arte.

“Dizem que os escritores são donos das palavras. Não são. As palavras, felizmente, não têm dono”
Mia Couto
Ao receber o título Doutor 'Honoris Causa', pela Universidade Politécnica de Maputo
1.
Origem
2.
Crer ou não crer
3.
Felipe Neto
4.
Sapiens
5.
Seja foda!
6.
O poder da ação
7.
Leonardo da Vinci
8.
Por que fazemos o que fazemos?
9.
Propósito
10.
A irmã da Pérola
 
PublishNews, Redação, 09/11/2017

A Aleph realiza neste sábado (11), a partir das 11h, a quarta edição da Feira Intergaláctica. A entrada é gratuita e, como nos anos anteriores, os fãs poderão comprar livros com 30% a 70% de desconto. Os principais lançamentos de fim de ano estarão disponíveis, como Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? - Edição Especial de 50 anos, Cama de Gato, Piquenique na estrada, Legado de Sangue e Thrawn, assim como todos os outros livros do catálogo. Além disso, a cada R$ 60 em compras, o leitor ganhará um pôster. O evento terá ainda bate-papos sobre temas atuais e importantes para a cultura pop, e venda de cerveja e hambúrgueres do Bigorna Food Truck.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

A saga de um camelô que trabalhava já aos 14 anos e, ao longo de suas veredas, não só superou as adversidades, como também construiu um império a partir delas. No livro Silvio Santos - A biografia (Universo dos Livros, 280 pp, R$ 39,90), de Marcia Batista e Anna Medeiros, o leitor é convidado a conhecer um pouco mais sobre a vida de um dos maiores comunicadores brasileiros, cuja trajetória se confunde com a história das telecomunicações no país. A obra levou cerca de dois anos para ser finalizada, desde o início das pesquisas até a inserção do último ponto final. Com dados e informações colhidos a partir de entrevistas com artistas e inúmeras publicações sobre o empresário, contando inclusive com algumas declarações feitas pelo próprio biografado à imprensa, a biografia contém diversas atualizações, além de apresentar um grande diferencial: uma visão de Silvio possível apenas aos olhos de quem trabalha com ele.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Otto Lara Resende costumava dizer que sua entrada no jornalismo foi como a entrada de um cachorro numa igreja: entrou porque a porta estava aberta. Sua carreira teve início quando ele, recém-saído da escola, passou a frequentar a redação do jornal mineiro O Diário. De lá em diante, foi um caminho sem volta. Com organização de Ana Miranda, O príncipe e o sabiá (Companhia das Letras, 376 pp, R$ 59,90) reúne 60 perfis biográficos de nomes como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Nelson Rodrigues, Murilo Mendes, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Rubem Braga. Em O fulgurante legado de uma vertigem, de 1987, Otto faz um retrato comovente de Clarice Lispector dez anos depois de sua morte. Assim, o autor apresenta, com um estilo fino inconfundível, um delicioso panorama do Brasil do século XX.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Diários de Raqqa (Globo Livros, 112 pp, R$ 29,90 – Trad.: Fácio Bonillo) conta a história real de Samer – pseudônimo do autor –, hoje jurado de morte pelo Estado Islâmico por ter feito este diário chegar até as mãos de milhares de leitores ao redor do mundo. Aos 20 anos, Samer – um jovem universitário apaixonado, com uma família unida e muitos amigos – está comemorando seu primeiro emprego. A vida não poderia ser mais luminosa – até o dia em que o Estado Islâmico toma a cidade onde ele vive. Impotente diante da violência e das restrições que lhe tiram a liberdade e ceifam várias das pessoas que Samer mais ama, ele começa a preencher as páginas de um diário com tudo que vê e sente. Seu relato sincero e contundente – que o jovem consegue enviar em trechos para um repórter da BBC, através de uma conexão clandestina de internet – é um documento indispensável para que o mundo entenda, de uma vez por todas, os perigos do extremismo.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Com a autoridade de quem pesquisa minuciosamente a carreira de Paul McCartney há décadas, o jornalista Claudio Dirani analisa cada um dos álbuns da carreira solo de Paul, dissecando cada faixa, inclusive aquelas que não entraram nos discos e também as que permanecem inéditas até os dias atuais. Além do cuidadoso e extenso trabalho do autor, o livro conta com entrevistas exclusivas de diversos músicos, produtores e técnicos que trabalharam nos discos, o que o torna obra de referência essencial para compreender a vida de Paul, à luz de sua discografia. Paul McCartney em Discos e Canções (Sonora Editora, 664 pp, R$ 89,90) é um guia (inédito) para quem é fã ou ainda está descobrindo o universo da música desse ídolo de todos os ídolos. Esse livro apresenta as histórias por trás da carreira solo de McCartney, canção a canção, disco a disco, sucesso a sucesso.

PublishNews, Redação, 09/11/2017

Filho de ferroviário nascido na pequena cidade de Rincão, no interior de São Paulo, Sydney Sanches começou a trabalhar aos 11 anos como office-boy no cartório local. Em 1984, aos 51 anos, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), chegando a presidir o impeachment de um presidente da República. O percurso desse menino de família simples que chegou à presidência da mais alta Corte do país entre 1991 e 1993 é narrado, na biografia Justiça seja feita (Sesi-SP, 224 pp, R$ 68), de autoria do escritor e jornalista Ricardo Viveiros. O conhecimento, a dedicação e o caráter do magistrado, que o autor vai revelando ao longo das páginas com base em histórias ouvidas do biografado e de dezenas de pessoas que com ele conviveram, transformaram Sidney Sanches numa referência para seus pares.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.