Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/11/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 08/11/2017

Picado Histórico é o nome do petisco que o Boteco Histórico vai oferecer no Happy Hour do Pub-Livro em Porto Alegre | © DivulgaçãoRestam poucas vagas para o Pub-Livro: Encontro PublishNews de Profissionais do Livro, que acontecerá no próximo dia 14 dentro da programação da Feira do Livro de Porto Alegre. E com essa notícia, elas vão se esgotar rapidamente. É que o PublishNews se associou à Meta, plataforma de impressão por demanda, e vamos oferecer juntos um happy hour para os participantes do encontro. O convescote será no Boteco Histórico (Rua dos Andradas, 895 – Centro Histórico), das 17h30 às 19h30, com cerveja (vai ter até Polar) e petiscos por nossa conta. As inscrições para o Pub-Livro podem ser feitas clicando aqui, onde também está a programação do evento.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Drummond será o homenageado do Fórum das Letras de Ouro Preto de 2017 | © Divulgação / Companhia das LetrasMarcado para acontecer entre os dias 19 e 26 de novembro, o Fórum das Letras de Ouro Preto resolveu homenagear Carlos Drummond de Andrade, no ano em que se completam 115 anos de nascimento e três décadas da morte do poeta brasileiro. A inspiração para o Fórum das Letras 2017 veio da obra Sentimento do mundo, de Drummond e a homenagem contará com a presença de seu neto, o cenógrafo Pedro Drummond. Ele participará do debate Vem, Carlos, ser gauche na vida!, com o escritor Humberto Werneck, que vem se dedicando à biografia do mineiro prevista para sair no ano que vem. Já a trajetória do poeta será lembrada no debate Sentimento do mundo – A obra de Carlos Drummond de Andrade, com a presença do poeta brasileiro Antonio Carlos Secchin, do português Arnaldo Saraiva e do ensaísta Murilo Marcondes de Moura. A programação completa, inteiramente gratuita, será divulgada na próxima sexta-feira (10) e contará com debates sobre literatura, mercado editorial e jornalismo, entre outros temas, além de performances artísticas, exposição e oficina. Clique no Leia Mais para saber outros detalhes do evento.

PublishNews, Jaime Mendes*, 08/11/2017

A Amazon iniciou seus negócios no Brasil em dezembro de 2012, vendendo somente e-books. Em agosto de 2014, começou a vender livros impressos. A terceira fase aconteceu em abril de 2017, com a versão marketplace para a venda de livros usados, além dos novos. E, recentemente, no último dia 18, começou a vender eletrônicos, mas exclusivamente via marketplace. Nas conversas e negociações que tenho com clientes e colegas de ofício do mercado do livro, em algum momento a Amazon sempre entra na pauta. E o tema específico, único, monolítico, verdadeira obsessão é... DESCONTO que a Amazon pratica. Desconto é só o “boi de piranha” da Amazon. Cliente que vem por preço, por preço vai embora, assim como a margem (de lucro). E no varejo, assim como no “Velho Oeste”, sempre existirá um “pistoleiro” mais rápido. Vantagens competitivas de longo prazo são: atendimento ao cliente; cultura da empresa, treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Portanto, definitivamente, o diferencial competitivo da Amazon não é o preço. A Amazon vai ter uma participação significativa no mercado do livro no Brasil? A Amazon vai pressionar as editoras? Com esse cenário, é possível existir um mercado onde pequenas e medias livrarias e editoras possam coexistir com os grandes do varejo? E a Lei do Preço Fixo? vai dar conta de salvar a pátria? Clique no Leia Mais e leia a íntegra deste artigo de Jaime Mendes especialmente escrito para o PublishNews.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Priscila Marques, que já passou pela La Selva e pelo Grupo Pensamento, está agora na Astral Cultural | © Talita FacchiniMarcio Coelho, que começou a sua carreira como revisor na antiga editora Siciliano e alcançou o cargo de gerente editorial da Saraiva até abrir a hoo, editora especializada na publicação de livros de temática LGBT vendida recentemente à Universo dos Livros, acaba de começar na TAG – Experiências Literárias. Lá, em Porto Alegre, ele assume o cargo de gestor de produtos e ficará responsável pela equipe que avalia e escolhe os livros que serão publicados pelo clube de assinaturas. Além disso, será o responsável pelo contato com editores, curadores, gráficas e pelo resultado da área. Mudança também na Astral Cultural. É que Marcelo Pelegia, um dos finalistas ao Prêmio Avena PublishNews de Profissional de Marketing e de Vendas do ano passado, deixou o Grupo de Bauru para assumir cargo de gerente de Marketing da Escola da Inteligência, de Augusto Cury. No seu lugar ficaram Priscila Marques (foto ao lado), que teve passagens pela La Selva e pelo Grupo Pensamento, e agora assumiu a parte de marketing da editora, e Denis Barros, que já era da casa, assumiu a gestão compartilhada da Astral ao lado de Natalia Ortega.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Seguem até 22 de novembro as inscrições para o Prêmio Off Flip de Literatura 2018, que oferecerá aos vencedores R$ 25 mil e estadia em Paraty durante a Flip. Os textos serão avaliados por escritores de expressão no cenário literário brasileiro e o sarau de premiação acontecerá no Sesc Paraty. Os contos e poemas selecionados serão publicados em coletânea e os vencedores no gênero infantojuvenil terão suas obras publicadas em livros ilustrados. O regulamento pode ser lido no site do Off Flip.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

A língua falada, cantada e recriada nas ruas vai ser celebrada no Rio Poetry Slam, campeonato de poesia que acontece durante a Flup - Festa Literária das Periferias, que começa na próxima sexta-feira (10), no Vidigal (Rio de Janeiro). O Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução, apoia a iniciativa e é correalizador do encontro de poetas do Brasil, Angola e Portugal. O encontro, que recebeu o nome de “Sarall”, acontece no dia 10, na abertura do Rio Poetry Slam, no galpão da ONG Horizonte. Primeiro encontro de saraus e slams de língua portuguesa, o evento vai reunir 15 poetas, artistas e escritores, como Alessandro Buzo, do Sarau Suburbano de São Paulo, a poeta e escritora angolana Bel Neto e o músico português José Anjos. A apresentação do Sarall será feita pelo ator Marcelo Mello, também poeta, cineasta e ativo participante da cena artística do Vidigal. Com curadoria de Júlio Ludemir, em cinco edições a Flup - Festa Literária das Periferias consolidou-se na agenda da cidade do Rio de Janeiro como um festival que reúne artistas e escritores do mundo inteiro para debater, experimentar, produzir e ampliar o poder da leitura. Em 2017, o evento ocupa o Morro do Vidigal com convidados como Renato Aragão, Cacá Diegues, Paulo Lins e Djamila Ribeiro. Nesta edição, a Flup homenageia o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, o Vianinha, autor de teatro, televisão, cinema, jornalismo e crítica cultural. Para conferir a programação da Flup, clique aqui.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Para auxiliar escritores independentes e outros profissionais interessados no mercado literário, a Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP) realiza, no próximo domingo (12), a partir das 14h, o SOS Literatura. O encontro é uma iniciativa do Centro de Apoio ao Escritor do museu-casa e contará com a presença de Laura Bacellar (na foto ao lado), Heitor Ferraz, João Ibaixe Jr. e Ricardo Botelho para a tutoria dos participantes. Para participar, basta chegar 30 minutos antes e retirar uma senha na recepção do museu. Heitor Ferraz, poeta, jornalista e professor de jornalismo da Cásper Líbero, será o responsável pelo atendimento sobre prosa e poesia; Laura Bacellar, editora e escritora, falará sobre edição de livros e a relação com editoras; Ricardo Botelho, designer gráfico e webdesigner, tirará dúvidas sobre e-books e marketing para escritores; e João Ibaixe Jr., advogado da OAB/SP, irá abordar questões relacionadas a direitos autorais e de imagem. “O projeto SOS Literatura proporciona o contato rápido e qualificado com autores que trabalham em diversas áreas da produção literária, da criação do texto à publicação e difusão, permitindo a resolução imediata, em geral, de problemas que podem ser decisivos na continuidade ou na mudança de rumo na trajetória de candidatos à carreira literária”, explica Reynaldo Damazio, coordenador do Centro de Apoio ao Escritor, da Casa das Rosas.

PublishNews, Redação, 07/11/2017

A Agência Página 7 decidiu criar seu primeiro Workshop de Escrita e Mercado editorial, com o objetivo de esclarecer os processos de construção da narrativa e do enredo de um livro e também o funcionamento das etapas de edição e publicação para autores e profissionais que estão iniciando sua carreira no mundo do livro. O programa passa por diversos temas, acompanhando a criação de um livro, o cotidiano do escritor, a negociação de um contrato, o funcionamento do mercado editorial, a gestão de carreira e o marketing pessoal para autores. O curso acontecerá no dia 25 de novembro, das 10h às 18h, no Nex Coworking (Ladeira da Glória, 26 - Rio de Janeiro / RJ) e terá a participação das escritoras Babi Dewet, Iris Figueiredo, Bárbara Morais, Fernanda Nia e Olívia Pilar, além das agentes Gui Liaga e Taissa Reis. O valor do investimento é de R$ 210.

“Dizem que os escritores são donos das palavras. Não são. As palavras, felizmente, não têm dono”
Mia Couto
Ao receber o título Doutor 'Honoris Causa', pela Universidade Politécnica de Maputo
1.
Origem
2.
Crer ou não crer
3.
Felipe Neto
4.
Sapiens
5.
Seja foda!
6.
O poder da ação
7.
Leonardo da Vinci
8.
Por que fazemos o que fazemos?
9.
Propósito
10.
A irmã da Pérola
 
PublishNews, Redação, 08/11/2017

Maria Firmina dos Reis e seu 'Ursula'Considerada a primeira mulher a publicar um romance de cunho abolicionista no Brasil, Maria Firmina dos Reis (1825 - 1917), ganhará uma homenagem no centenário de sua morte no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF - Sesc - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – São Paulo / SP) com a realização de um seminário nesta quinta e sexta (9 e 10). Embora mereça ocupar um lugar de destaque na historiografia literária nacional, Maria Firmina dos Reis ainda continua desconhecida pela grande maioria do público. No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o seminário realizado pelo CPF Sesc pretende resgatar os feitos e realizações dessa escritora brasileira e mostrar aos presentes as contribuições de Firmina para as Letras nacionais; para a luta antiescravista travada por ela através de sua literatura; e, principalmente, destacar sua participação como uma intelectual afrodescendente que marcou presença significativa no Brasil-Império. O evento acontece das 10h às 17h e o investimento é de R$ 60. Inscrições devem ser feitas no site do Sesc.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

A Saraiva colocou no ar a campanha Me Dei Bem. Em sua quinta edição, a ação tem mecânicas de “compre e ganhe”, “leve 3 e pague 2” e descontos progressivos em uma seleção especial de livros, papelaria, telefonia, games, informática, acessórios, música e filmes, que podem ser adquiridos nas lojas físicas até dia 14 de novembro. Todos os itens participantes da campanha estão sinalizados com a identidade visual da ação para facilitar na hora da compra.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Novas gerações de escritores latino-americanos vêm travando emocionantes batalhas criativas para superar estereótipos culturais, libertar-se da “ansiedade da influência” deixada por grandes autores e movimentos literários do passado e, sobretudo, dar conta de narrar as transformações alucinantes do momento presente. Em Acerto de contas (Companhia das Letras, 328 pp, R$ 49,90), coleção de contos organizada pelo escritor Daniel Galera e originalmente publicada nos EUA na revista literária McSweeney’s, 13 autores de dez países, entre estreantes e veteranos, foram convidados para escrever histórias de crime contemporâneas. Dos balneários ricos de Punta del Este aos becos sórdidos de Havana, passando por cadáveres e histórias de amor, políticos corruptos e detetives desastrados, altares satânicos e ambulâncias roubadas, o resultado é um conjunto de histórias selvagens e divertidas, marcadas por grande variedade de estilos, nas quais a tradição e a história do continente se entrechocam com os impasses sociais e políticos dos tempos atuais.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Aos 30 anos, Eleanor Oliphant trabalha na área administrativa de uma empresa de design e leva uma vida solitária, mas feliz. Apesar de ser alvo de bullying no ambiente de trabalho por sua aparência e hábitos peculiares, ela não sente falta de nada e parece perfeitamente à vontade com sua falta de habilidades sociais. Mas tudo muda quando ela conhece Raymond, novo funcionário da área de TI da empresa, e os dois, por acaso, salvam a vida de um senhor que desmaia no meio da rua. Com sensibilidade e muito bom humor, a autora Gail Honeyman conta a história de uma amizade que muda para sempre a vida de três pessoas muito diferentes, que descobrem que a melhor maneira de sobreviver é abrindo o coração. Eleanor Oliphant está muito bem (Fábrica 231 / Rocco, 352 pp, R$ 49,90 – Trad.: Edmundo Barreiros) é a história de uma sobrevivente, contada de forma leve e cheia de momentos de inocência e doçura.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Dr. Pinto Grande foi vítima de bullying antes mesmo de a palavra existir. Nem é preciso citar o motivo. Mas com o tempo, o advogado aprendeu a rir de si mesmo e transmitir leveza para aqueles que ainda se espantam com os absurdos do cotidiano. Primeiro livro do escritor Yuri Vieira lançado pela Editora Record, A sábia ingenuidade do Dr. João Pinto Grande (306 pp, R$ 44,90) reúne contos que falam sobre temas como racismo, feminismo, drogas e tecnologia, trazendo à tona pequenas e grandes questões escondidas nas trivialidades. “Dr. Pinto Grande é o vizinho de todos nós, na rua, no metrô, no escritório, no bar, na pizzaria, em Parelheiros, na ex-Iugoslávia ou na internet profunda. Os sete contos deste livro abrem caminhos de humor e ironia para a redenção da arte narrativa brasileira”, escreve o jornalista Paulo Briguet na orelha do livro.

PublishNews, Redação, 08/11/2017

Um colecionador e antiquário procura os últimos descendentes diretos de um respeitado clã paulista para comunicar sua descoberta: um manuscrito, dos tempos do Brasil Colônia, que revela a origem daquela família. A história do patriarca, degredado português, é um documento raro, valioso – mas também pode impactar profundamente a já decadente vida daqueles quatrocentões. Com ironia por vezes cruel, Rosangela Petta coloca em paralelo o início e o fim da opulência da família. Restam da época de grandeza apenas atitudes e objetos, memórias do luxo de que se vão desfazendo aos poucos. Entrelaçando suspense com toque de humor, e explorando recursos de linguagem para pontuar enredo e personagens, Rosangela constrói em Relato das venturas, confissões e arrependimentos do Sr. João dos Matos e suas nefastas consequências (Reformatório, 160 pp, R$ 36) uma ponte entre o século XVII e o momento atual para fazer um recorte agridoce da sociedade brasileira.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.