Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 30/08/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 29/08/2017

Guilherme Relvas é o novo titular do Departamento do Livro, Leitura e Bibliotecas do MinC | DivulgaçãoO Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC) já tem novo diretor. É o paraense Guilherme Relvas, que é secretário-executivo do Sistema Estadual de Bibliotecas do Pará. O novo titular chega ao cargo por indicação de Mansur Bassit, secretário da Economia da Cultura do MinC, órgão ao qual a pasta está subordinada. Ele tem experiência na gestão de políticas públicas de livro, leitura, literatura e bibliotecas e coordenou, nos últimos dois anos, um programa de capacitação que qualificou mais de 2,4 mil agentes culturais em 15 polos regionais do Pará. Relvas tomará posse nos próximos dias. Para conhecer melhor o novo titular do DLLLB, clique no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Criada em 2005, com o objetivo de ser um selo comercial que publicava uma gama ampla de gêneros, a Suma de Letras passou por algumas transformações. Desde a fusão com o Grupo Companhia da Letras, em 2015, o selo tem se voltado para a comunidade geek, focando em gêneros como fantasia, terror e ficção científica. Nos últimos anos, nomes como Stephen King, H.G. Wells e Shirley Jackson passaram a fazer parte do catálogo, enquanto novos autores nacionais e internacionais também ganharam espaço. Agora, para marcar de vez a transformação e a nova cara do selo, o Grupo Companhia das Letras anuncia que a Suma ganha um novo logotipo e uma ligeira mudança no nome, passando de Suma de Letras para Suma. “A ideia é que nossos leitores identifiquem melhor essa nova fase do selo, e que a gente se aproxime cada vez mais da comunidade geek e dos nossos gêneros favoritos”, explica Beatriz D’Oliveira, editora da Suma. Clique no Leia Mais para saber outras novidades do selo.

PublishNews, Henrique Rodrigues*, 30/08/2017

Estive por esses dias na primeira edição da Flipelô - Festa Literária do Pelourinho. De modo que evoco o saudoso João Ubaldo Ribeiro para o assunto das mal tecladas linhas que seguem. Especificamente, a conhecida crônica O conselheiro come, em que o autor tratou da banalização que o trabalho do escritor recebe nestas plagas. Disse o baiano: “acho que foi o Paulo Francis que se queixou, já faz algum tempo, do volume de trabalho de graça que aqui esperam dele. Agora me queixo eu. O Brasil, me parece, é campeão nesse tipo de prática”. Em seguida, listou a quantidade de encomendas que lhe chegavam com frequência, as quais iam desde a solicitação de aspirantes a escritor para que lesse – e elogiasse – originais, pedidos para que fizesse trabalhos universitários e outras demandas. Tudo sem receber um tostão. Por falar em dinheiro, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro acabou de divulgar o suntuoso investimento de R$ 42 milhões na sua realização, que vai acontecer nos próximos dias. Parece um bom dinheiro, e nele existe uma programação cultural também enorme e bacanuda. Mas pouca gente sabe que os autores, que seriam as estrelas da parada, não ganham lhufas para participar da programação. O quadro é desfavorável para quem se dedica à escrita. Segundo o INAF, 75% da população brasileira economicamente ativa possui algum nível de analfabetismo funcional. Profissionalizar a atividade de quem os escreve é um grande passo para estimular a ampliação cultural de quem os lê. Enquanto os artistas da palavra continuarem aceitando o microfone para “divulgar seu trabalho” ou conseguir espaço na mídia, a situação não vai mudar. Talvez a categoria precise se mobilizar mais para entender o seu papel num processo mais amplo de educação para a leitura, tão urgente e necessário para a nossa vida cultural.

PublishNews, Leonardo Neto, 30/08/2017

Mauricio de Sousa na Convenção Nacional de Livrarias, no Rio de Janeiro | © Immonem BarrosAos 81 anos e cheio de vitalidade, Mauricio de Sousa continua fazendo planos a longo prazo. Em sua participação na Convenção Nacional de Livrarias, que começou ontem e segue com a sua programação até o fim do dia de hoje, o pai da Mônica disse que espera, para os próximos dez anos, que a sua produção de livros cresça e fique maior do que a de gibis. Nunca é demais lembrar que a Mauricio de Sousa Produções, a sua empresa de criação e licenciamento de produtos, é dona de 87% do mercado de revistas em quadrinhos voltadas para o público infantil no Brasil.

PublishNews, Leonardo Neto, 30/08/2017

Livro do senador Romário por pouco é impedido de chegar às livrarias | Edilson Rodrigues \ Agência SenadoA Planeta prepara, agora para a Bienal, o lançamento do livro Um olho na bola, outro no cartola – crime organizado no futebol brasileiro, escrito pelo hoje senador Romário. Os planos, no entanto, por pouco não foram adiados graças a uma ação que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) impetrou na Justiça alegando que o ex-jogador teria usado para compor o volume informações sigilosas colhidas durante as investigações da CPI do Futebol encerrada no ano passado. Na última segunda (28), no entanto, veio o alívio. O juiz Fabio de Souza Pimentel, da 32ª Vara Cível de São Paulo, negou o pedido da CBF. O livro, então, segue sua carreira e o senador autografa a obra no próximo sábado (2), a partir das 11h, na Praça Copacabana (Pavilhão Verde).

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Paula Hawkins, autora de 'A garota do trem' estará presente no estande do Grupo | © DivulgaçãoO Grupo Editorial Record aproveitou a Bienal do Rio para iniciar as comemorações dos seus 75 anos. Amanhã (31), o Café Literário terá uma mesa especial em homenagem a Sergio Machado, com uma conversa sobre a sua trajetória à frente da empresa. Com a presença da atual presidente do Grupo, Sônia Jardim, da escritora Lya Luft e dos autores Edney Silvestre e Eduardo Spohr, a conversa será mediada pela jornalista Leda Nagle. Na programação do evento, um dos destaques é a presença de Paula Hawkins (foto ao lado), autora que já vendeu 300 mil exemplares de seu best-seller A garota no trem, e que vem ao Brasil pela primeira vez. No sábado (2), a partir das 15h30, a autora participa da mesa Em novos caminhos, onde vai conversar com o público sobre o processo de escrita e criação e a publicação de seu novo livro, Em águas sombrias. No Café Literário, será forte a presença dos autores nacionais da casa. Na sexta (1º), a partir das 19h, Ana Paula Maia, que lançou este ano, Assim na terra como embaixo da terra, conversa sobre feminismo num debate mediado pela jornalista Marina Gonçalves. No domingo (3), a partir das 14h, é a vez de o cientista político Murillo de Aragão participar de um debate sobre reforma política, tema de seu último livro, publicado pela Civilização Brasileira. Entre os autores da casa que participarão da Bienal estão Carina Rissi, Ana Maria Gonçalves, Marcia Tiburi, Marcelino Freire, entre outros. Na página do Grupo é possível conferir a programação completa.

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Paulo Vieira é autor e 'O poder da ação' e 'Foco na prática' | © Divulgação / Redes SociaisOs best-sellers Paulo Vieira, autor d’O Poder da Ação e Heloísa Capelas, autora d'O Mapa da Felicidade, estarão na Bienal do Rio, nesta quinta-feira (31), para autografarem suas recentes obras. O master coach Paulo Vieira, estará a partir das 18h, ministrando uma palestra e realizando uma sessão de autógrafo do seu novo livro, Foco na Prática. Já Heloísa Capelas, uma das maiores especialistas em autoconhecimento e desenvolvimento humano do Brasil, promoverá um bate-papo com o público, a partir das 16h, sobre seu mais recente lançamento Perdão, a revolução que falta, e depois fará uma sessão de autógrafos do livro, no estande da Editora Gente (Pavilhão 3, Azul – H37/I46).

PublishNews, Redação, 30/08/2017

A PerSe, plataforma de autopublicação e comercialização de livros impressos e digitais, levará mais de 50 autores independentes para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que começa nesta quinta-feira e segue com a sua programação até o dia 10 de setembro. A empresa aproveita a Bienal ainda para lançar dois novos projetos: um voltado para escolas dos ensinos Fundamental e Médio e outro para aspirantes a autores que, embora ainda não tenham um livro escrito, gostariam de participar de uma coletânea. A propósito, a PerSe já reportou crescimento de 20% no número de títulos publicados em relação ao ano passado. Contando com os 50 autores que estarão no estande da companhia na Bienal, a plataforma já conta com 3,3 mil autores que já colocaram na plataforma 4,8 mil títulos.

“O homem do livro precisa, sobretudo, ser um leitor”
José Castilho Marques Neto
Secretário-Executivo PNLL
1.
Sapiens
2.
O poder da ação
3.
Batalha espiritual
4.
Na minha pele
5.
Neagle
6.
Box – As crônicas de gelo e fogo
7.
Propósito
8.
Outros jeitos de usar a boca
9.
O poder do agora
10.
Minutos de sabedoria
 
PublishNews, Redação, 29/08/2017

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – está com inscrições abertas para o Programa Haroldo de Campos de incentivo à pesquisa e à tradução até o dia 29 de setembro. A iniciativa visa selecionar projetos de pesquisadores ou tradutores que estudem a obra poética, tradutória ou crítico-teórica de Haroldo de Campos. O programa oferece uma bolsa de estudos no valor de R$ 4 mil e acesso ao acervo bibliográfico do autor. Desde que foi criado em 2013, o programa já recebeu seis bolsistas: a teórica e tradutora Inês Oséki Depré, com um projeto de tradução de ensaios do autor para o francês; o poeta uruguaio Victor Sosa, dedicado a produzir uma antologia de poemas traduzidos para o espanhol; Jasmin Wrobel, pesquisadora alemã que estuda os traços de uma escritura global no livro Galáxias; Manuele Masini, que se dedicou ao estudo das traduções da “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, pelo poeta paulistano; Vinícius Gonçalves Carneiro, tradutor francês com pesquisa sobre o Oulipo e o romance de Georges Perec; e Diana Junkes, professora de Teoria Literária e Literatura Brasileira da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e autora do livro As razões da máquina antropofágica, que desenvolve pesquisa sobre a leitura realizada por Haroldo de Campo do pensamento sobre a história de Walter Benjamin. O edital pode ser acessado clicando aqui. Para mais informações, escreva para crhc@casadasrosas.org.br.

PublishNews, Redação, 29/08/2017

O Colégio Rio Branco (Av. Higienópolis, 996 – São Paulo / SP) realiza, no próximo sábado (2), das 9h às 15h, o Festival do Livro em Família 2017. Gratuito e aberto ao público geral, o evento terá inúmeras atrações culturais e literárias, food trucks e atividades para crianças, jovens e toda a família. Um dos destaques do evento será a palestra Cem dias entre o céu e o mar, apresentada pelo escritor e navegador brasileiro, Amyr Klink, além da sessão de contação de histórias Jararaca sim, com muito orgulho, que acontece com a apresentação e manuseio de cobras vivas. Em homenagem aos 50 anos de carreira de Ruth Rocha, a contadora de histórias Marina Bastos apresentará O Menino que quase virou cachorro. E durante a palestra Uma estrela na escuridão, o único sobrevivente brasileiro do Holocausto, Andor Stern, falará sobre as memórias que envolvem um dos piores genocídios da história do ocidente, durante a segunda guerra mundial. Para conferir a programação completa é só clicar aqui. Para a palestra com Amir Klink é preciso fazer inscrição pelo site.

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Se tivessem dito a nossos pais alguns anos atrás que seus filhos entrariam em carros de passeio pilotados por desconhecidos ou se hospedariam em casas de pessoas com quem trocaram poucas – ou nenhuma – palavras, talvez eles entrassem em pânico. Dez anos atrás, Uber e Airbnb seriam impensáveis. Hoje, as polêmicas que envolvem as duas empresas são muitas, mas o uso de ambas se tornou cotidiano. Em seu mais recente lançamento, As upstarts (Intrínseca, 384 pp, R$ 54,90), Brad Stone destaca as trajetórias dessas duas companhias que acabaram, revolucionando a economia. Por meio de sua análise embasada e entrevistas com fundadores das duas empresas, vemos como o enorme ímpeto e autoconfiança de um empreendedor pode mudar o mundo e gerar fortunas, mas também turvar seu discernimento e ameaçar tudo o que foi conquistado. Você pode nunca ter entrado em um carro da Uber ou se hospedado em um imóvel do Airbnb, mas com certeza tem sua vida e cidade impactadas por essas duas companhias e sentirá na pele os muitos desdobramentos das batalhas travadas por esses gigantes e as inovações que ainda estão por vir.

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Desde criança, Ricardo Diniz sabia que queria ser CEO. Ele começou a vida profissional como estagiário, trabalhou em bancos de investimento, atuou como empreendedor e sócio- fundador de uma empresa de teleinformática, foi diretor de uma agência de notícias de um dos maiores conglomerados de comunicação do país e se tornou o mais jovem presidente de uma multinacional no Brasil. Sua trajetória é um bom exemplo para inspirar jovens e profissionais experientes dispostos a inovar e dar uma guinada em suas carreiras. Numa espécie de relato autobiográfico e guia profissional, Diniz compartilha seus conhecimentos nas áreas de empreendedorismo, gestão, tecnologia, investimento e comunicação no livro Como chegar ao topo nas empresas (Best Business / Record, 126 pp, R$ 32,90). Mais do que apresentar o caminho das pedras para o sucesso profissional, Diniz mostra como uma vida equilibrada, com uma mente saudável e bons relacionamentos, é fundamental para chegar ao topo da hierarquia nas organizações.

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Foco na prática (Gente, 168 pp, R$ 59,90) é um workbook criado por Paulo Vieira, que tem o objetivo de manter o leitor no caminho das realizações durante 60 dias. Esse é o tempo garantido para a completa mudança de hábitos e atitudes. E também é a garantia de que seus projetos e sonhos engavetados sejam realizados. Por meio de frases inspiradoras, da metodologia do "Coaching Integral Sistêmico", de exercícios diários e de ferramentas exclusivas da Febracis, o livro promete deixar o leitor focado nas suas metas, reflexões, decisões e hábitos produtivos durante dois meses. Para quem nunca fez um processo de coaching, esta será uma amostra de que é possível chegar a qualquer lugar, a partir das reflexões certas e de ações massivas. Para quem está fazendo coaching ou já passou pelo processo, este caderno é um convite a não parar de agir até que seus objetivos sejam alcançados. O livro será lançado na Bienal do Rio, no dia 31, às 18h, no Encontro com Autores (Pavilhão 4 – Verde, Auditório Madureira).

PublishNews, Redação, 30/08/2017

Depois de publicar Se liga na filosofia e Se liga na psicologia, a Globo Livros lança Se liga no dinheiro (160 pp, R$ 44,90), título que explora os temas relacionados às finanças de uma forma dinâmica. Quem decide quanto um produto vale? Você realmente tem controle sobre como gasta seu dinheiro? A economia é cheia de grandes questões que se aplicam a todos os setores da nossa vida, desde compra de roupas e eletrônicos a poupanças para garantir o futuro. Além de mostrar com detalhes as ideias revolucionárias dos grandes pensadores que mudaram os rumos da economia com o passar do tempo, o livro traz um glossário de termos específicos. Para adaptar o conteúdo para a realidade do leitor brasileiro, a edição conta com informações atualizadas sobre impostos, legislação e o desempenho do país durante a crise mundial de 2008.

PublishNews, Redação, 30/08/2017

O Estado brasileiro já deu mostras suficientes de que não é competente para cuidar da educação de nossos filhos, da nossa segurança e da nossa saúde. Este é o motivo que faz muitas pessoas buscarem uma alternativa privada. Previdência particular: a nova aposentadoria (Faro Editorial, 204 pp, R$ 39,90) é um convite para que o leitor assuma o controle do seu futuro financeiro. O economista financeiro Marcos Silvestre ensina passo a passo como ter uma alternativa de aposentadoria mais segura e poder realmente desfrutar da velhice sem dores de cabeça e com estabilidade financeira. O autor apresenta cinco propostas que vão ajudar qualquer pessoa a organizar as finanças e começar a poupar dinheiro para o futuro. Debatendo e explicando todas as formas de poupar e investir dinheiro, o livro vai mostrar qual o melhor caminho para o orçamento e para o plano financeiro futuro.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.