Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 17/08/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 17/08/2017

O sueco David Lagercrantz é um dos destaques da programação da Feira do Livro de Porto Alegre | © DivulgaçãoA 63ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre vai levar à Praça da Alfândega, espaço no Centro Histórico da capital gaúcha que recebe o evento, de 1º a 19 de novembro, diversas histórias, experiências de vida e visões de mundo de autores das frias terras do Norte do globo. Os países nórdicos, grupo formado por Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, serão homenageados na Feira. A literatura produzida na região vai pautar muitas atividades e alguns dos principais nomes da escrita contemporânea daqueles países irão encontrar seus leitores, autografar suas obras e entrar em contato com a cultura local. Dentre os autores convidados estão o sueco David Lagercrantz, conhecido por dar continuidade à série Millenium e que autografará na feira O homem que buscava sua sombra (Companhia das Letras) dentre outros livros; o ilustrador Kim W. Andersson; Johanne Hildebrandt, autora de Sigrid (Conrad); Pernilla Stalfelt, escritora e ilustradora que ministrará um workshop de ilustração para crianças; Christina Rickardsson; Sofi Oksanen; Aki Ollikainen e Dag Solstad. A vinda dos autores é resultado de uma parceria da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre com as embaixadas ou consulados dos países nórdicos no Brasil e outras instituições, como o Instituto Ibero-Americano da Finlândia, e Pasi Loman, tradutor finlandês da agência literária Vikings of Brazil.

PublishNews, Felipe Lindoso, 17/08/2017

Semana passada, estive no Rio de Janeiro participando da XV Reunião da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), que aconteceu no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi um encontro admirável. A mesa da qual fiz parte tratava, precisamente, das dificuldades de expansão internacional da literatura brasileira. Comparar os diferentes aspectos da literatura significa, precisamente, entender as relações do que os nossos escritores produzem vis-à-vis o que é produzido nesse grande concerto que é a República Mundial das Letras. Como nossa literatura se confronta e contribui para esse diálogo civilizatório que se expressa através da produção literária. A difusão da literatura brasileira no exterior enfrenta enormes dificuldades. E isso tem a ver com a nossa indústria editorial. Essas dificuldades começam com a posição subalterna da língua portuguesa no mercado internacional das letras, em particular diante da predominância do inglês. Além dessa dificuldade básica, estrutural, nos defrontamos também com a incapacidade do estado brasileiro de estabelecer políticas públicas para o fortalecimento da posição cultural do país e de sua literatura. O panorama geral é desolador. Mas um encontro do porte e da importância da Abralic ser palco também para a apresentação desses temas, portanto, é duplamente alentador. Além de falar sobre essa "República Mundial das Letras", nesta coluna, Lindoso conta como foi a Reunião da Abralic. Para ter acesso à íntegra deste artigo, clique no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

'Ela é a líder do pensamento para a próxima geração' disse Oprah Winfrey sobre a amiga Marie Forleo | © Divulgação / Site autoraA Sextante comprou, em pre-empt, o livro Everything is figureoutable, da empreendedora Marie Forleo. "Amiga de Oprah Winfrey", e “otimista inabalável”, Marie construiu um império digital que já foi nomeado pela Forbes como um dos 100 principais sites para empreendedores. Com o programa MarieTV, ela oferece treinamento on-line para ajudar as pessoas a usar seus talentos para conquistar seus objetivos e criar resultados. O livro ainda não tem data de lançamento, mas nos EUA está previsto somente para a primavera de 2019. O negócio foi intermediado pela agência literária Sandra Bruna.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Ilustração que compõe a capa do quarto volume da franquia 'The boys' | © reproduçãoJá faz algum tempo que a Devir deixou de publicar, ou diminuiu a periodicidade, de alguns títulos de quadrinhos importantes, deixando na mão uma legião de leitores. E depois de vários pedidos, e-mails e posts nas redes sociais, a editora anunciou que voltará a publicar alguns desses títulos. “Não é de hoje que estamos trabalhando para estreitar ainda mais a nossa comunicação com os nossos leitores, e este é mais um passo nesse sentido”, anunciou em seu comunicado. Dentre os títulos que voltarão para o mercado estão The Boys - Volume 5, já no próximo mês; The Boys - Volume 6, Creepy - Volume 4, Rex Mundi - Volume 5 e Tarzan - A origem do Homem Macaco, em dezembro e Imperdoável - Volume 1 Duplo, Rex Mundi - Volume 6 e Tarzan Russ Manning, para o primeiro semestre de 2018. Além disso, a Devir anunciou que as sagas Usagi Yojimbo, Courtney Crumrin, Luluzinha, Projeto Superpowers e Gasparzinho serão descontinuadas.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

O anúncio dos ganhadores do Prêmio Jovens Talentos, anteriormente previsto para o dia 18, foi adiado para a próxima quarta (23). Como deixamos o período de inscrições aberto por um período maior do que o previsto, nada mais justo do que dar mais tempo ao nosso júri para analisar melhor as inscrições. O time que terá esse trabalho é composto por Marifé Boix García, vice-presidente da Feira de Frankfurt; Carlo Carrenho, CEO do PublishNews; Renato Fleischner, representante do SNEL, e Guilherme Filippone, gerente de marketing do Grupo Autêntica e último vencedor do prêmio. O anúncio do ganhador Prêmio Especial, que dá uma viagem para a Feira do Livro de Frankfurt com as despesas de passagens e hospedagens pagas, será feito no InterLivro, programação voltada para os profissionais da indústria do livro que acontecerá dentro da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no dia 1º de setembro. Ao todo, a terceira edição do prêmio recebeu 33 inscrições.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

O poeta, cronista e ensaísta Affonso Romano de Sant'Anna ministra uma palestra no auditório da Biblioteca Pública do Paraná (BPP - Rua Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba/PR) logo mais, às 18h30. A data escolhida para receber Affonso marca os 15 anos da Oficina permanente de poesia, projeto da Academia Paranaense de Poesia em parceria com a BPP. Sant'Anna vai falar sobre os principais momentos de sua trajetória como autor, além de comentar questões relacionadas ao universo do livro e da leitura. Mineiro radicado há décadas no Rio de Janeiro, Sant'Anna é um dos intelectuais mais atuantes do país. Escreve crônicas para jornais e revistas há mais de meio século e é um dos principais poetas brasileiros, autor de dezenas de livros. O evento tem início às 18h30 e é gratuito.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Acontece nesta sexta (18), às 14h, a VI edição da Parada do Livro – Direito à leitura para a transformação. Durante a caminhada pelo calçadão que começará pela Rua Nilo Peçanha, esquina com a Via Light, leitores, estudantes, professores e todos os amantes do livro irão declamar poesias, apresentar cenas teatrais, paródias, marchinhas literárias, dança e homenagear autores. A Parada do Livro integra um conjunto de ações do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. A caminhada seguirá pelo calçadão até a Praça Sylvino Azeredo, próximo a Prefeitura, e culmina com o Ocupa Literatura, uma diversidade de atividades literárias e culturais como contação de histórias, sarau literário, oficinas literárias, brincadeiras de roda, música, dança, libertação de livros e os balões poéticos, que levam poesias pelo céu da cidade.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Feira do Livro de Buenos Aires acontece, que acontece anualmente, sempre em maio | © Leonardo NetoO Instituto Argentino de Desenvolvimento Econômico e Social (Ides) abriu as inscrições para a terceira turma do curso La edición argentina contemporánea: entre el Estado y el mercado. Na modalidade a distância e estruturado em quatro módulos temáticos, o curso propõe abordar a realidade editorial argentina e latino-americana a partir de um enfoque histórico e sociológico. Entre os temas abordados, estão as feiras internacionais do livro e as traduções; as políticas públicas e regulações estatais para o setor; os debates sobre a concentração do mercado; e o impacto das novas tecnologias. Nesta edição, espera-se ampliar a participação de alunos de outros países da América Latina que estejam interessados em fomentar discussões sobre esses temas à luz do mercado editorial de seus territórios de origem. O curso é voltado a estudantes e pesquisadores das áreas de Letras, Editoração, Comunicação, Ciências Sociais e afins, aos profissionais do mercado editorial, aos jornalistas da área cultural, a gestores culturais e ao público em geral. As aulas começam em 4 de setembro e seguem até 10 de novembro. O investimento é de U$ 257 (aproximadamente R$ 810).

“Toda manifestação artística tem uma dimensão, mas tento não trazer para o processo criativo a polarização que está acontecendo. Vejo-a como um perigo”
Carlos Nader
Diretor de cinema brasileiro
1.
Sapiens
2.
Na minha pele
3.
O poder da ação
4.
O mundo de Larissa Manoela
5.
Propósito
6.
Milagres
7.
Minutos de sabedoria
8.
Box – As crônicas de gelo e fogo
9.
O homem mais inteligente da história
10.
O poder do agora
 
PublishNews, Redação, 17/08/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP - Rua Cândido Lopes, 133, Centro – Curitiba / PR), em parceria com a Associação Paranaense de Terapia Familiar, realiza neste sábado (19), das 9h às 17h, mais uma edição do projeto Família Leitora, em que se discute a formação de leitores por meio do incentivo familiar e da escola. Até o final do ano, outros três encontros acontecem, sempre aos sábados, nos dias 16 de setembro, 21 de outubro e 18 de novembro. Voltado para educadores, voluntários, bibliotecários e o público em geral, o projeto tem o objetivo de apresentar aos participantes as contribuições que a literatura pode oferecer para o desenvolvimento das crianças e o fortalecimento da família. Durante os encontros, são abordados temas como “A literatura infantil na formação cognitiva e social do indivíduo”, “A comunicação e seus efeitos no relacionamento familiar” e “Práticas de incentivo à leitura na família, na escola e na biblioteca”, entre outros. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo e-mail biancals@bpp.pr.gov.br até 18 de agosto.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Há 30 anos, a Editora Unesp surgiu com o objetivo principal de publicar livros relevantes para o desenvolvimento da ciência e da cultura universal. Depois de todo esse tempo, a editora agora conta com um catálogo composto por mais de dois mil títulos, diversos deles premiados, com foco nas obras mais restritas à área acadêmica e com títulos que buscam intervir nos principais debates da sociedade, atingindo públicos diversificados. Para comemorar esse aniversário, a Editora convida seus leitores, autores, colaboradores e parceiros a partilhar sua experiência com seus livros e contar sua história, para isso só é preciso contar qual foi a importância que algum livro da Editora Unesp teve em sua vida, alguma passagem interessante ou a forma que determinado autor o marcou. No blog da editora já é possível ler os depoimentos já enviados.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

A Migdal Filmes e Chatrone anunciaram a produção de uma nova série brasileira de animação: Condomínio. Inspirada nas tirinhas de mesmo nome da cartunista Laerte, a série reunirá personagens de sucesso da chargista em 10 episódios de 11 minutos. Cada episódio terá de cinco a seis esquetes que se ligam por um tema. O projeto vai retratar o dia a dia dos nada convencionais moradores de um condomínio de classe média de São Paulo que terão que conviver apesar das diferenças. Entre as figuras que protagonizam a produção estão conhecidos personagens de Laerte: Zelador, Síndico, Don Luigi, Deus, Muriel, a psicóloga Beth. Além dos assuntos corriqueiros e comuns ao convívio em comunidade, a atração abordará também o panorama social do país e do mundo, como as operações da Polícia Federal, a política de Donald Trump e as brigas políticas nas redes sociais. A animação será exibida pelo Canal Brasil (ainda sem previsão de estreia) e manterá o mesmo humor ácido, característico das tirinhas.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Batman: o Cavaleiro de Arkham - O lance do Charada (Gryphus, 272 pp, R$ 44,90) é a adaptação literária oficial do videogame que conquistou muitos fãs e críticos em 2015. O livro se inicia quatro meses após a morte do Coringa, quando Batman está se recuperando física e mentalmente das dificuldades pelas quais passou. Mas as coisas não ficam quietas por muito tempo, pois um pacote, aparentemente enviado pelo Coringa do além-túmulo, é entregue ao Comissário Gordon na GCPD. Assim, é feita a primeira jogada no grande esquema do Charada, uma "obra-prima de quebra-cabeças dentro de enigmas", dispostos e cronometrados perfeitamente para que todos esqueçam a insanidade do Coringa e contemplem um tipo de crime muito mais sofisticado. Correndo contra o tempo para evitar um colossal desastre, Batman e Robin se veem enfrentando um oponente incontrolável, em circunstâncias que parecem impossíveis de vencer.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Em uma noite quente e nebulosa, 11 passageiros decolam em um jatinho particular da ilha de Martha’s Vineyard em direção à Nova York. Porém, 18 minutos depois, o imponderável acontece: a aeronave despenca no oceano. Os únicos sobreviventes são Scott Burroughs, um pintor desconhecido e fracassado, e J.J., um menino de quatro anos, filho de um magnata milionário do ramo das telecomunicações. A riqueza e o poder de parte dos passageiros despertam as teorias mais variadas sobre a queda: tantas pessoas influentes teriam morrido em um acidente por mero acaso? Ou teria sido vingança, terrorismo, queima de arquivo? Com capítulos alternando entre os acontecimentos subsequentes à queda e o passado dos passageiros e integrantes da tripulação, o mistério que cerca a tragédia se torna cada vez maior. Enquanto as tramas dos personagens se desenrolam, estranhas coincidências apontam para uma conspiração. Em Antes da queda (Intrínseca, 368 pp, R$ 44,90), um suspense eletrizante, Noah Hawley expõe a perversa relação entre jornalismo e entretenimento, o culto às celebridades e o lado obscuro da fama, além de refletir sobre a natureza da arte e a aleatoriedade do destino.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

Um dos principais nomes da literatura argentina contemporânea, César Aira conta, em Os fantasmas (Rocco, 160 pp, R$ 34,50), uma fábula urbana de cunho social ambientada na Buenos Aires dos anos 1980, mais precisamente num edifício em construção no bairro de Flores. A trama se passa num dia 31 de dezembro e reúne os futuros proprietários, em visita ao prédio; os operários da obra, que, junto com a família do porteiro chileno, ocupam precariamente um dos andares; e os fantasmas, seres incorpóreos que somente alguns personagens conseguem ver, e que também estão em festa naquela véspera de ano-novo. Mais inconvenientes que assustadores, os fantasmas surgem como uma verdadeira legião, saindo de todos os cantos, com rostos inverossímeis e sempre propensos a, sem razão aparente, gargalhar e gritar. Os fantasmas é uma narrativa sobre inocência, desejo e morte, uma novela original e divertida que César Aira na tradição da ficção fantástica de seu país.

PublishNews, Redação, 17/08/2017

A narrativa de Noites simultâneas (Bagaço, 176 pp, R$ 30), escrito por Maurício Melo Júnior, tem como pano de fundo os dias cinzentos e repressivos vividos pelos brasileiros nas décadas de 1960 e 1970. Um estudante de medicina voltando para casa em um dia de greve geral se vê no meio de uma passeata onde conhece uma universitária por quem se apaixona e com ela milita em uma organização clandestina. A trajetória do casal, entre encontros e desencontros, pessoais e ideológicos, sintetiza o que foi a vivência de toda uma geração durante a ditadura militar e os anos da abertura política. O protagonista e sua companheira passam pelos vários ambientes da época, das salas de tortura às guerrilhas e às longas reuniões de autocrítica, sempre com aprendizagens novas e até antagônicas. E cada um, ao seu modo, vive uma nova realidade quando, enfim, chega a democracia.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.