Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 31/05/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 31/05/2017

Jiro Takahashi, coordenador do MBA Book Publishing, e André Castro, diretor da Casa Educação | © Divulgação“Esse é um curso que eu sonhava em ter no início da minha carreira. É a experiência mais relevante que hoje se oferece para o ensino sobre o mercado editorial”. Assim o publisher Pedro Almeida definiu o MBA Book Publishing, realizado pela Casa Educação com o apoio do PublishNews. Com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a especialização profissional em edição de livros chega agora a Curitiba. Com o mesmo time de professores que dá aulas em São Paulo, a nova turma terá a chance de conhecer, por dentro e a fundo, toda a cadeia do livro, sendo guiada por quem entende e faz. “A ideia do curso é preparar profissionais que trabalham com o livro para exercerem posições de liderança dentro das editoras. Em geral, profissionais que trabalham na edição de livros chegam no mercado depois de cursar Letras, Filosofia, Jornalismo, etc. Nesses cursos não dão, normalmente, ferramentas para exercer essa posição de liderança, não há, por exemplo, uma cadeira de administração. O MBA Book Publishing busca ocupar essa lacuna”, comentou André Castro, diretor da Casa Educação. O curso, coordenado por Carlo Carrenho e Jiro Takahashi, tem no seu corpo docente, além de Pedro Almeida, nomes como Alessandra Ruiz, Sintia Mattar, Laura Bacellar, Mariana Rolier, Sandra Espilotro e Rubens Lima. Para saber mais detalhes da nova turma em Curitiba, clique no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Acadêmico Evanildo Bechara dirige curso de especialização em Língua Portuguesa do Liceu Literário Português | © Divulgação / ABLEntre 1º e 30 de junho, o Liceu Literário Português recebe inscrições para o curso gratuito de Especialização em Língua Portuguesa, que terá início em agosto. Dirigido pelo acadêmico Evanildo Bechara, ocupante da cadeira de número 33 da Academia Brasileira de Letras, o curso é promovido pelo Colegiado do Curso de especialização em Língua Portuguesa (CELLP) da instituição, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e visa a contribuir para a difusão e aprimoramento da pesquisa sobre o português como expressão da cultura e instrumento de comunicação do mundo lusófono. Os candidatos, que serão submetidos à prova eliminatória, precisam ser bacharéis ou licenciados em Língua Portuguesa. As vagas são limitadas, e os interessados devem ser inscrever pessoalmente no Centro de Estudos do Liceu Literário Português (Rua Pereira da Silva, 322, em Laranjeiras – Rio de Janeiro / RJ). Mais informações pelo e-mail celp-ilp@liceuliterario.org.br.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

A Seguinte, selo jovem do Grupo Companhia das Letras, adquiriu os direitos de publicação do novo livro de Iris Figueiredo, com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2018. A obra, que será o quarto livro de sua carreira e ainda não tem título definido, aborda temas como depressão e ansiedade, além de conflitos típicos de jovens que acabaram de ingressar na universidade. Iris Figueiredo é autora da duologia Confissões on-line, e cria histórias que conversam com o jovem leitor, combinando com o propósito da nova casa editorial. O contrato foi intermediado pela Agência Página 7, que também fechou com o Grupo Companhia das Letras, no selo Suma de Letras, o novo livro da autora Roberta Spindler, com lançamento programado para novembro deste ano.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Rüdiger Wischenbart (ao centro) fala com players do mercado europeu durante o Publishers Forum 2017 | © Sven SerkisEm recente colaboração para o PublishNews, Ed Nawotka, editor de notícias internacionais do Publishers Weekly, contou o que viu na última edição do Publishers Forum, evento organizado pela empresa Klopotek, em Berlim, que faz um diagnóstico do mercado europeu de livros. Agora, a organização do evento divulgou os vídeos das apresentações e palestras de sua última edição, que aconteceu no final do mês passado. Para o próximo ano, Rüdiger Wischenbart (na foto ao lado, aparece ao centro, com gravata vermelha), consultor austríaco e diretor do Publishers Forum, já planeja apresentar modelos de negócios mais concretos. Além disso, o próximo evento já tem data confirmada e deve acontecer nos dias 26 e 27 de abril de 2018.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Na semana passada, moradores do bairro São Francisco, em Cariacica, no Espirito Santo, estranharam um descarte de livros escolares novos de uma escola pública. Em um vídeo feito por um ex-aluno da escola, Diosney Ramos, e publicado pelo portal G1, é possível ver o momento em que um caminhão recolhe os livros didáticos novos. Ao portal de notícias, o jovem contou que ficou indignado com a situação. “Quando eu estudei nessa escola, meus pais assinaram um termo que dizia que se eu estragasse ou perdesse algum livro eu teria que pagar. Eu não acho justo. Umas pessoas disseram que era livro que venceu, mas por que quando sobrou eles não pegaram e devolveram ao MEC? Talvez outra escola, de outro lugar poderia precisar”, questionou. Em nota, a Secretaria de Educação do Espírito Santo (Sedu) informou que "de acordo com a Portaria nº 013-R, de 10 de fevereiro de 2014, que orienta os procedimentos relativos ao descarte de livros, podem ser descartados os livros didáticos ociosos e desatualizados, após o término do ciclo trienal, ou seja, após três anos, a critério dos gestores escolares e das redes de ensino".

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Na contramão do mercado editorial, o Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), colégio carioca que também realiza a Festa Literária de Santa Teresa (Flist), lançou o selo Edições Chave da Torre. O selo nasceu com o objetivo de lançar livros bem artesanais, com a produção dos alunos que tragam o processo de criação que foi desenvolvido e a ideia não é planejar os livros e sim publicar os que “brotarem” nas aulas e que possam ser compartilhados com outros. O novo selo deverá também publicar textos de professores do Ceat. O livro Galhos no abismo (capa ao lado), coletânea de poemas organizada pela escritora Ninfa Parreiras, marca o nascimento do selo. Segundo Ninfa, o mercado editorial passa por um momento sombrio. “Nos últimos dois anos, muitas editoras fecharam, outras enxugaram as produções ou reduziram os selos editoriais, eliminando os de literatura. E, para completar, os governos diminuíram drasticamente ou pararam as aquisições”, avaliou. Os livros estarão à venda nos saraus de poesia, batizados de Poesia no Castelo, realizados, mensalmente no Ceat. Os lançamentos serão vendidos também na livraria Estação das Letras, no Flamengo, onde circulam pessoas interessadas na criação poética.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Gisele Corrêa Ferreira, diretora do Flipoços, faz a entrega dos livros doados | © DivulgaçãoPelo menos 1,8 mil livros serão distribuídos hoje a 10 entidades de Poços de Caldas e região através do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, com a campanha Doe um Livro realizada este ano, quando os livros literários em bom estado foram trocados por ingressos para as palestras master do festival. Das 10 entidades, cinco são de Poços de Caldas, as outras são de Águas da Prata (SP), Capelinha (MG), Caldas (MG), Andradas (MG) e Botelhos (MG). Os volumes literários são distribuídos para escolas, creches, asilos, clínicas de recuperação e alguns vão, inclusive, para unidades prisionais. Além disso, 40% dos livros arrecadados são destinados às bibliotecas municipais de Poços de Caldas. O projeto Doe um livro existe há 10 anos e já entregou cerca de 20 mil livros, beneficiando 60 entidades diferentes.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Silviano Santiago é um dos autores convidados para participar da série 'Encontros Literários' do Sesc, em junho | © Sérgio CastroO Sesc Ginástico (Av. Graça Aranha, 187, Centro - Rio de Janeiro / RJ) será palco em junho de quatro encontros conduzidos por importantes nomes da literatura nacional: Silviano Santiago (na foto ao lado), Elisa Lucinda, Francisco Gregório e Guilherme Zarvos. Os escritores compartilharão com o público informações sobre suas trajetórias pessoais e artísticas, seus processos criativos e impressões sobre o cenário literário nacional, entre outros assuntos. Quem abre a série Encontros Literários – Sesc Trajetórias é o escritor, ensaísta, poeta e professor Silviano Santiago, no dia 6. O vencedor de três prêmios Jabuti conversa com o poeta e professor Ítalo Moriconi sobre sua trajetória. No dia 7, quem sobe ao palco é a poeta, atriz e cantora Elisa Lucinda. Em conversa com o poeta Ricardo Aleixo, ela abordará seu amor pela poesia e a multiplicidade de seu ofício. O escritor e professor Francisco Gregório é o destaque do dia 13. Além de autor, é reconhecido por sua dedicação ao estimulo à leitura e também pelas famosas oficinas de formação de contadores de histórias. O contador de histórias falará sobre os seus livros de histórias, que conquistaram os públicos infanto-juvenil e adulto. Quem divide o palco com ele é Suzana Vargas, fundadora da Estação das Letras. E, no dia 14, o poeta, escritor e produtor cultural Guilherme Zarvos encerra a série de encontros do Sesc Ginástico falando com o poeta Sergio Cohn, editor da Azougue. Doutor em Letras pela PUC-RJ, Zarvos, que acaba de completar 60 anos, falará sobre sua trajetória artística, em especial o trabalho realizado no CEP 20.000 – movimento carioca dedicado à poesia experimental –, fundado por ele, Chacal e outros. Os encontros têm entrada gratuita e acontecerão sempre às 19h.

“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente ... e não a gente a ele.”
Mario Quintana
Poeta brasileiro (1906-1994)
1.
Quando a noite cai
2.
Batalha espiritual
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Você também pode brilhar
5.
Hebe - A biografia
6.
O poder da ação
7.
Propósito
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
O homem mais inteligente da história
10.
A Cabana (capa do filme)
 
PublishNews, Redação, 31/05/2017

Nesta quinta-feira (1º), das 18h às 21h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (Rua Dr. Veiga Filho, 133 - Higienópolis, São Paulo / SP) o filósofo e escritor brasileiro Luiz Felipe Pondé lança seu novo livro Marketing existencial – A produção de bens de significado no mundo contemporâneo (Três Estrelas, 184 pp, R$ 34,90). No livro, o autor recorre à filosofia da existência – de Kierkegaard a Sartre, de Unamuno a Camus – para examinar como as questões essenciais do ser humano permanecem vivas e sem resposta, mesmo na “sociedade do cartão de crédito”. Pondé foi guiado pela vontade de analisar por que a produção de bens em nossa época foi, pouco a pouco, se confundindo com os anseios existenciais dos indivíduos e deixou de atender à mera satisfação de necessidades básicas. O evento é gratuito.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Até o dia 25 de junho, o Shopping ABC (Av. Pereira Barreto, 42 – Santo André / SP) recebe a sua primeira edição da Book Lovers Kids, uma feira do livros voltada ao público infantil. O evento chega ao centro de compras para incentivar o hábito da leitura e criar desde cedo a paixão pelos livros. O evento conta com mais de três mil títulos, com preços a partir de R$ 5. A Book Loves Kids apresenta temas desde os clássicos da literatura infantil, como livros de dinossauros, mágica, de atividade e em inglês, até os livros de personagens e desenhos conhecidos das crianças. “Queremos encantar adultos e crianças e mostrar a importância de formar grandes leitores a partir do contato com o livro infantil”, explica Luiz Aragão, à frente da Ponto Cultural, desenvolvedora do evento. Com o intuito de estimular as crianças e tornar a atração ainda mais divertida, foi criada especialmente para a feira a turma Bicho de Livro. Na ação, quatro personagens loucos por livros surgem e, de forma lúdica, interagem com as crianças. A Feira do Livro Book Lovers Kids está localizada na praça de eventos Piso Térreo e funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos e feriados, das 12h às 20h.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Após 11 anos de espera, Jonathan Safran Foer, ganhador do Guardian First Book Award de 2002, retorna ao romance com Aqui estou (Rocco, 592 pp, R$ 69,50). Assim como nos celebrados Tudo se ilumina e Extremamente alto e incrivelmente perto, o autor apresenta uma narrativa que, partindo do doméstico, transborda universalidade ao contar a história de uma família judia em Washington que vive um momento de crise, ao mesmo tempo que um terremoto de grandes proporções atinge Israel, gerando ainda mais instabilidade política e social na região e abalando também as convicções de cada um dos personagens e a própria estrutura familiar. Captando com precisão o espírito caótico de nosso tempo em uma trama pontuada por casamentos em xeque, cidades devastadas e opiniões polarizadas, Foer reflete sobre os conceitos de felicidade, tristeza, vida, morte, amor, intimidade, sexualidade, religião, ceticismo, tradição, tecnologia, cultura, passado, presente e futuro.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Vermelho amargo (Global Editora, 72 pp, R$ 39,90) revela uma face diferente do escritor Bartolomeu Campos de Queirós e o insere definitivamente na literatura brasileira, para além de classificações. Um narrador em primeira pessoa revisita a dolorosa infância, marcada pela ausência da mãe substituída por uma madrasta indiferente. Vemos os irmãos, filhos de um pai que não larga o álcool e de uma madrasta que serve em todas as refeições fatia cada vez mais finas de tomate desenvolverem diversas anomalias para tentar suprir a ausência de afeto e a saudade da mãe: um come vidro, a outra não larga as agulhas e o ponto cruz. Numa espécie de contagem regressiva, o narrador observa seus irmãos mais velhos irem embora de casa. Neste depoimento de inspiração autobiográfica, a prosa poética de Bartolomeu é dolorosamente bela.

PublishNews, Redação, 31/05/2017

O romance A noiva do Highlander (Astral Cultural, 320 pp, R$ 34,90), da autora Michele Sinclair, conta a história dos irmãos McTiernay. O escocês Conor McTiernay sonhou a vida inteira com um amor verdadeiro e duradouro. Mas ele sempre se deparou com uma situação oposta. As mulheres sempre o desejavam por causa de suas terras e títulos. Por isso, ele decidiu que nunca iria se casar. Mas isso mudou quando ele viu, pela primeira vez, uma mulher vinda da Inglaterra, encontrada escondida na floresta. Por trás da sujeira, ele tinha certeza de que Laura Cordell era uma mulher linda. Porém, ela conseguirá provar a ele que, ao contrário das outras mulheres que só queriam seduzi-lo por interesses materiais, ele tinha encontrado, de fato, uma esposa a quem poderia entregar seu coração?

PublishNews, Redação, 31/05/2017

Na conclusão da série Para todos os garotos que já amei, Agora e para sempre, Lara Jean (Intrínseca, 304 pp, R$ 39,90) a personagem vai ter que tomar as decisões mais difíceis de sua vida. Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você, Lara descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a Sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura, Lara não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.