Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 04/05/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 04/05/2017

Acontece logo mais, às 18h, a troca de comando do Instituto Pró-Livro. Luis Antonio Torelli guiará a instituição por dois anos (2017-2019) com o objetivo de ampliar as ações de incentivo à leitura por todo o Brasil. Torelli, presidente da CBL, substituirá Marcos da Veiga Pereira (2015-2017), presidente do SNEL, ambos pertencentes a duas das três entidades que fundaram o IPL, em outubro de 2006, ao lado da Abrelivros. Durante o mandato, o presidente do IPL promete potencializar as iniciativas recém apresentadas pela instituição, como o Prêmio Pró-Livro, lançado no final de 2016 e a Plataforma Pró-Livro, iniciada em abril. “Acredito que apoiando e estimulando inciativas cujos objetivos convirjam com os do IPL, estaremos multiplicando nossos esforços na missão de tornar o Brasil em uma sociedade leitora, capaz de desfrutar dos benefícios do hábito de ler”, afirma Torelli. A nova diretoria que acompanhará Torelli nessa jornada é composta por: Antonio Luiz Rios da Silva (FTD / Abrelivros - vice-presidente administrativo), Marcos da Veiga Pereira (Sextante / SNEL - vice-presidente técnico), Karine Gonçalves Pansa (Girassol / CBL - primeira secretária), Jorge Yunes (Ibep / Abrelivros - segundo secretário), Mauro Ribeiro Palermo (Globo / SNEL - primeiro tesoureiro), Alfredo Weiszflog (Melhoramentos / CBL - segundo tesoureiro). O Conselho Fiscal tem como titulares Amarylis Manole, Maria Lúcia Kerr C. de Queiroz e Marcos Lepíscopo (CBL) e como suplentes Dante José Alexandre Cid, Vera Cabral e Daniela Manole.

PublishNews, Leonardo Neto, 05/04/2017

Cinco meses depois de anunciar que começaria sua carreira solo no Brasil, a HarperCollins - que antes tinha a Ediouro como sócia - passa por rearranjo do seu quadro funcional. Quatro profissionais - dois no comercial e dois no editorial - deixaram a casa no início dessa semana, dentro do que a editora chamou de "movimentos naturais no dia a dia de uma empresa". Uma das mudanças foi a saída de Marcos Terra, até então gerente comercial da editora no País. Daniela Kfuri, que já respondia pelo marketing da casa, acumula a função de gerente comercial. O rearranjo, explica a editora, alinha o Brasil a outras praças onde a HarperCollins atua, nas quais comercial e marketing são coordenados pela mesma pessoa. Para recompor o quadro, a editora anuncia que está com vagas abertas para os cargos de editor, executivo de contas (comercial) e para estágio na área administrativa. Interessados podem submeter seus currículos pelo e-mail oportunidades@harpercollins.com.br.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

As inscrições para o Prêmio Abeu 2017 foram oficialmente abertas essa semana. Nesta 3ª edição do Prêmio, a categoria Capa irá se juntar às outras cinco oferecidas nos concursos anteriores: Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemáticas, Ciências Sociais e da Expressão, Ciências da Vida e Projeto Gráfico. Os trabalhos submetidos em cada categoria serão avaliados por membros das comissões julgadoras, reconhecidos nas áreas de conhecimento correspondentes, e definidas pelo curador do Prêmio, José Castilho Marques Neto. Podem concorrer ao Prêmio editoras de instituições de Ensino Superior ou de pesquisa do Brasil, associadas ou não à Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). O Prêmio ABEU foi instituído em 2015, por meio de resolução interna que visava distinguir as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como destacar o projeto gráfico mais acurado. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Frederico lançará livro e falará sobre os diversos temas que permeiam o universo literário | © André NassifeA Flip 2017, que acontece de 26 a 30 de julho, em Paraty, confirmou a presença de mais um autor, o português Frederico Lourenço. O autor irá debater as possibilidades da tradução entre línguas separadas por séculos, os dilemas da condição humana que atravessam a cultura ocidental desde a Grécia Clássica até os dias de hoje, além de outros temas que permeiam todo o universo literário. Frederico traduziu a Bíblia inteira, do grego antigo para o português, o primeiro dos seis volumes, será publicado pela Companhia das Letras. Ele lança também a edição brasileira de Livro Aberto: Leituras da Bíblia (Oficina Raquel) uma coletânea de ensaios em que reflete sobre temas e passagens da Bíblia à luz de sua importância para a cultura ocidental, indo além do tradicional olhar religioso sobre o assunto. Além de Frederico, a Flip já confirmou nomes como Marlon James, Diamela Eltit, Scholastique Mukasonga, Lázaro Ramos, Lilia Schwarcz e Felipe Hirsch.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Nesta sexta-feira (5), às 9h, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) realizará na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 – São Paulo / SP) a palestra O livro e a leitura na Base Nacional Comum Curricular. Durante o encontro, Rossieli Soares Silva, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), abordará as mudanças na Base Nacional Comum Curricular e debaterá o papel do livro a partir deste novo paradigma junto ao mercado livreiro. Para se inscrever, é só mandar um e-mail para projetos@cbl.org.br com nome completo, empresa, e-mail e telefone. As vagas são limitadas.

PublishNews, Redação, 03/05/2017

A Editora Planeta está com uma vaga aberta para estagiário de produção gráfica. O contratado terá conhecimento e participação em todo fluxo de produção gráfica: intermediação com os fornecedores, solicitação de orçamentos, recebimento de provas e fornecerá apoio para a área de design gráfico. É necessário ter nível avançado em programas do pacote Adobe: Indesign, Photoshop e Office; ter conhecimento em plataformas Mac e Microsoft e estar cursando superior na área de design gráfico, produção gráfica ou editorial ou áreas afins. Pede-se ainda que a pessoa seja responsável, organizada, proativa e tenha nível intermediário de inglês. Os interessados devem enviar currículo para laere@editoraplaneta.com.br.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Atrás apenas do mandarim, espanhol e inglês, a língua portuguesa tem 261 milhões de falantes em todos os continentes, da América do Sul ao Extremo Oriente. Para celebrar essa herança cultural que une os falantes do português, o 5 de maio foi instituído como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - e, este ano, a data ganha celebração especial: serão três dias de música, teatro, poesia e oficinas artísticas no saguão da Estação da Luz (Praça da Luz, 1 – São Paulo / SP), como parte das ações do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em reconstrução. As ações reúnem tecnologia, interatividade, envolvimento do público e a relação do espaço e da Língua com a cidade e com o ambiente urbano. Haverá desde uma instalação sonora com os ruídos produzidos na estação até vídeo mapping com frases já famosas nas ruas de São Paulo, passando por atividade poética com cartazes “lambe-lambes” e roda de conversa com escritores. As atividades, gratuitas, acontecem de hoje (4) até sábado (6), das 15 às 18h. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico - Rio de Janeiro / RJ) recebe, pelo segundo ano consecutivo, a Feira Tijuana de Arte Impressa, a primeira feira de livros de artista organizada no Brasil, que chega agora a sua 15ª edição. Trata-se de um espaço de apresentação, distribuição e comercialização de publicações, livros de artista, gravuras, pôsteres. Conta com a participação de editoras, coletivos e artistas nacionais e estrangeiros. Desta vez a feira irá ocupar o hall, as duas galerias da entrada, o salão nobre e o pátio da piscina do Palacete do Parque Lage, com 70 expositores brasileiros e estrangeiros. Simultaneamente, haverá a II Feira de Impressos da EAV, com obras dos alunos dos cursos da EAV que desenvolvem impressos e livros de artista. Nas mesmas datas, o grupo de estudos opinião17 organizado pela Biblioteca Centro de Documentação e Pesquisa da EAV se reunirá para leituras à beira e dentro da piscina. A feira acontece nos dias 6 e 7, este final de semana, das 12h às 19h.

“Amigos dizem que eu devo aparecer na televisão, que devo frequentar a vida literária, brilhar. Mas o que deve aparecer é o meu texto.”
Hilda Hilst
Escritora brasileira (1930-2004)
1.
Batalha espiritual
2.
A Cabana (capa do filme)
3.
O poder da ação
4.
Minutos de sabedoria
5.
Os 13 porquês
6.
O homem mais inteligente da história
7.
Por que fazemos o que fazemos?
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
Propósito
10.
O poder do agora
 
PublishNews, Redação, 04/05/2017

A Unibes Cultural (Rua Oscar Feire, 2500 – São Paulo / SP) e Companhia das Letras dão continuidade ao Clube de Leitura, encontros que acontecem às segundas-feiras e que, em um ambiente descontraído, reúne pessoas das mais diversas faixas etárias e perfis. Além de fomentar a formação de leitores e a ampliação de repertório, é também um espaço importante de compartilhamento e trocas. Nesta edição, a mediadora Danielle Vieira traz O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald. Considerado um dos livros mais importantes do século XX e um consagrado sucesso de público e crítica, em quase 100 anos de sua publicação teve adaptações para cinema, teatro e ópera e arrebatou milhares de fãs, entre eles, J. D. Salinger. O encontro acontece na próxima segunda (8), das 19h30 às 21h.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Estudos editoriais, Volume I (Editora Experimental, 266 pp, e-book grátis), organizado por Marília de Araujo Barcellos, inaugura a Série Caleidoscópio, que consiste na publicação bienal de obras dedicadas às pesquisas sobre o campo da edição. O livro contempla, ao reunir uma entrevista e 11 artigos, múltiplos olhares a respeito da editoração atendendo a critérios interdisciplinares: audiovisual, produção em impresso e digital, estudos de periódicos, marketing e mídias sociais, "educomunicação", dentre outros eixos instigantes sobre o tema. Voltado para estudantes, pesquisadores, profissionais e comunidade a obra Estudos editoriais aborda a produção editorial sob óticas cambiantes, como o ícone camaleão, selecionado para identificar o Curso de Produção Editorial da UFSM. O lançamento acontece na próxima segunda-feira (08), às 17h, na Feira do Livro de Santa Maria (Praça Saldanha Marinho – Santa Maria / RS), e depois dessa data, sua versão em e-book estará disponível no site da UFSM.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Passando por uma das piores crises de sua história, em meio a adiamentos de período letivo, corte de bolsas e salários atrasados, as agruras da UERJ tornaram-se constantes nas páginas da imprensa e em sites jornalísticos. Em meio a essa situação de sucateamento, surgem vozes que apontam o autofinanciamento e financiamento privado como soluções, sugerindo estas trilhas como únicas opções viáveis. É neste contexto de asfixia, em que se tenta constantemente provar a inviabilidade do ensino público gratuito, que foi concebido o livro Hoje acordei pra luta: intelectuais pela universidade pública (Ed. UERJ, 256 pp), organizado por Phellipe Marcel, Iuri Pavan e Mauro Siqueira. A obra é um antídoto às concepções ideológicas que sugerem a privatização, provocando um questionamento sobre modos de governar que negligenciam o valor do ensino público para privilegiar investimentos imediatistas. Hoje acordei pra luta reúne intelectuais de diversas áreas do conhecimento e de universidades brasileiras e estrangeiras que contribuíram com textos curtos desde artigos de opinião até revisão bibliográfica, passando por crônica/conto. O livro está disponível para download gratuito no site da EdUERJ.

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Escrito por Zozer Santana, o livro conta a história da busca pelo Sétimo Protetor (Escrituras, 256 pp, 29,90 – Trad.: Téo Lorent), o único capaz de salvar o destino da humanidade, oprimida por bruxas, ogros, dragões brancos e outras espécies de bestas que atacam constantemente as terras e roubam suas riquezas. Por isso os últimos seres mágicos restantes reuniram-se em um Conselho para proteger seus semelhantes e combater Sulfúria, a seita de bruxas e criaturas malignas. Para isso, o Conselho criou os Protetores, guerreiros poderosos e de nobres intenções, responsáveis por defender Latímia. Porém, restaram apenas seis deles. Agora eles precisam encontrar o Sétimo Protetor antes que seja tarde demais, pois assim determinou a profecia do Livro dos Sábios. O leitor vai acompanhar o corajoso Zirus e seu unicórnio negro Cirón nessa jornada de aventura, batalhas e magia. O lançamento acontece no dia 13 de maio, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 04/05/2017

Sair por aí desenhando e pintando as pessoas in loco é uma grande aventura que nos permite criar ilustrações de forma espontânea, além de registrar valiosas recordações sobre os indivíduos, os lugares e os momentos que vivenciamos. Contudo, desenhar pessoas também implica desafios e peculiaridades: quais são os segredos de desenhar uma boca, orelha ou olho? Quem ficará imóvel enquanto você desenha? Como registrar as pessoas em seus desenhos enquanto elas se movem? Como desenhar rapidamente sem fazer um esboço? Desenhando pessoas em ação (GGili, 128 pp, R$ 85), de Lynne Chapman, oferece aos iniciantes do desenho uma infinidade de conselhos simples e práticos que lhes darão a confiança para desenhar todo tipo de pessoas em situações variadas. Além de conhecer os materiais e instrumentos básicos do urban sketching, com este guia você aprenderá a observar seus modelos com atenção e destreza, usando diversas técnicas que lhe ajudarão a desenhar e pintar rapidamente, mas sem deixar de experimentar novos estilos.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.