Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 26/04/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 25/04/2017

Volnei Canônica e José Castilho Marques Neto entregaram o projeto de lei do PNLL à senadora Fátima Bezerra em maio | © Vinicius Ehlers/ Gab. Sen. FátimaA Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado aprovou por unanimidade, na última terça-feira (25), o Projeto de Lei 212/16, a Lei Castilho, de autoria da senadora Fátima Bezerra (PT / RN) que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). A proposta foi uma iniciativa do conselho diretivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), presidido na época por José Castilho Marques Neto. "Essa é uma grande vitória e esperança de termos um norte para lutar pelo livro, leitura, literatura e biblioteca. Não se trata de conquista imediata nas circunstâncias péssimas que estamos vivendo, mas uma diretriz segura e estratégica para reunirmos nossas forças em torno de eixos objetivos, includentes, resultado de todo esse esforço que se reporta a Mario de Andrade, a Antonio Candido, a Darcy Ribeiro e a milhares de militantes anônimos que lutam diariamente por formar um leitor", disse Castilho ao PublishNews direto da França onde está de férias. O projeto agora segue para a Câmara dos Deputados e, se aprovado, para a sanção presidencial. Clique no Leia Mais para conhecer melhor a Lei Castilho e saber os detalhes dessa aprovação.

PublishNews, Leonardo Neto, 26/04/2017

Javier Lopez, CEO da Penguin Random House América Latina, acredita no potencial da região, mas defende que economia precisa melhorar | © Leonardo NetoNa tarde da última terça-feira, o PublishNews esteve com Javier Lopez, CEO da Penguin Random House América Latina. No papo, que aconteceu no estande do grupo na Feira do Livro de Buenos Aires, Javier falou sobre a situação atual dos países latino-americanos de língua espanhola, e em especial sobre a Argentina. Para ele, o mercado editorial argentino sofreu uma queda importante em 2016 na comparação com o ano anterior e a expectativa é de que 2017 se mantenha estável, sem grandes ganhos em relação a 2016. Insistiu que a economia dos países da região precisa melhorar. Na conversa, Javier falou ainda sobre os planos para a Ediciones B, recentemente comprada pela Penguin Random House. A Ediciones B, a quarta editora de vendas na Argentina, deverá ser integrada ao grupo até o fim do ano. Clique no Leia Mais e veja como foi a conversa.

PublishNews, Leonardo Neto, 26/04/2017

Após novo mandado de segurança, a Record adia mais uma vez a distribuição de 'Diário da Cadeia | © Agência SenadoEduardo Cunha, o que não está preso e é consultor do mercado editorial, disse, no início dessa semana que estava ansioso para ler Diário da cadeia, editado pela Record e assinado por Eduardo Cunha, pseudônimo usado por Ricardo Lísias para compor a obra que está às voltas com a Justiça desde o anúncio do seu lançamento. Só que Eduardo Cunha, o liberto, terá que esperar se quiser ler o livro em papel. É que os advogados de Cunha, o ex-parlamentar preso em Pinhal, na Região Metropolitana de Curitiba, impetraram um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro pedindo novamente a suspensão da circulação e distribuição do livro. A iniciativa da banca constituída por Cunha veio logo depois de o desembargador Augusto Alves Moreira, da oitava Câmara Cível do Rio de Janeiro, divulgar despacho contrário às argumentações de Cunha de que o uso do pseudônimo é “uma estratégia comercial ardil e inescrupulosa”. Carlos Andreazza, editor executivo do Grupo Editorial Record observou que o conteúdo do livro está livre para ser distribuído, tanto que o título está disponível para compra em formato digital, mas que a editora decidiu esperar para iniciar a distribuição do livro físico. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

A espanhola Ana Peñas Chumillas foi a ganhadora da edição passada do catálogo | © ReproduçãoSeguem abertas até esta sexta (28) as inscrições para o Catálogo Ibero-América Ilustra. Em sua oitava edição, o catálogo, promovido pela Fundação SM, El Ilustradero e Feira do Livro de Guadalajara, está com convocatória aberta para a recepção de ilustrações inéditas. A iniciativa pretende construir uma rede de difusão da obra de ilustradores ibero-americanos de livros para crianças e jovens. As inscrições devem ser realizadas individualmente ou em grupo. As séries de ilustrações (mínimo de três e máximo de cinco ilustrações) devem ainda conter sequências narrativas consistentes. O ganhador, que será anunciado até o dia 31 de julho de 2017, receberá a quantia de US$ 5 mil e será responsável por ilustrar a capa do VIII Catálogo Ibero-América Ilustra e o cartaz da convocatória da nona edição da iniciativa. Todos os ilustradores selecionados pelo júri vão participar do catálogo, que será lançado durante a 31ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, em formatos impresso e digital. A cerimônia de premiação acontece no dia 28 de novembro.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Pensando em driblar a dificuldade na distribuição de Bíblias no Brasil por conta de sua característica geográfica, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) inaugurou sua loja virtual, a SBB PontoCom Atacado. A tecnologia irá ajudar Igrejas, livrarias, distribuidores e revendedores de todo o país a adquirir publicações e conhecer os programas da SBB, atuando como um canal exclusivo para atacado, funcionando 24 horas por dia. “Seu principal benefício será a expansão da obra bíblica no Brasil”, avalia Marcos G. F. Silva, secretário de Distribuição e de Coordenação das Regionais da SBB. Para Erní Seibert, secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB, a loja virtual exclusiva para atacado abre um novo canal de diálogo e informação com os parceiros da organização na distribuição da Bíblia.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Juan Pablo Escobar participa do Planeta de Leitores e fala sobre seu novo livro | © Ricardo PinzónNesta quinta (27), das 19h30 às 21h30, a Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena – São Paulo / SP) recebe uma edição especial do Planeta de Leitores, projeto da Editora Planeta que promove encontros literários entre autores e leitores. Desta vez, o convidado será Juan Pablo Escobar, filho do narcotraficante colombiano Pablo Escobar, que bate-papo com o público sobre seu novo livro Pablo Escobar em flagrante. O debate será mediado pelo jornalista Luiz Cesar Pimentel. Após o livro Pablo Escobar, meu pai, Juan percorreu a Colômbia e outros países da América Latina fazendo lançamentos e palestras e assim descobriu muita coisa que não sabia. Alguns personagens que haviam se recusado a conversar com ele, resolveram falar. O resultado é um retrato ainda mais minucioso do maior traficante das américas. Entre as novidades, Juan Pablo conta onde e com quem o pai estava quando seus pistoleiros assassinaram o ministro da Justiça Rodrigo Bonilla. Também expõe as minúcias de sua relação com o grupo rebelde M-19 e com o Barry Seal, piloto da CIA e informante da DEA, além das alianças obscuras com a corrupção internacional. Além do bate-papo, o autor fará sessão de autógrafos. O encontro é gratuito e aberto ao público.

PublishNews, Redação, 25/04/2017

A Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133 — Curitiba / PR) realiza do dia 15 a 17 de maio, das 14h às 17h, a oficina Os elementos da narrativa ficcional (conto, novela e romance), com o romancista Luiz Antonio de Assis Brasil. Segundo o escritor, a oficina se baseia em dois temas centrais: a personagem, sua criação e desenvolvimento dentro da história e o conflito como o elemento-motor da história. “A oficina é uma etapa a mais que o escritor pode acrescentar à sua formação. Não é o começo nem o fim de nada. É um espaço em que o maior benefício é a oportunidade de discutir os textos com colegas de ofício, sob a supervisão e conselho de um escritor sênior”, complementa. Os interessados devem enviar um breve texto de ficção de uma lauda. As inscrições gratuitas devem ser feitas até 1ª de maio pelo formulário on-line.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Ivana Leite é a segunda convidada do 'Vozes femininas da Editora 34' | © DivulgaçãoAmanhã (27), a partir das 19h30, acontece a segunda edição do ciclo Vozes Femininas da Editora 34. Depois de receber Noemi Jaffe, a convidada da vez é a escritora Ivana Arruda Leite, autora de Confidencial, Eu te darei o céu e Hotel novo mundo. Os encontros mensais promoverão a interação das autoras da editora com o público, a fim de trazer reflexões e atividades sobre o fazer literário. O encontro acontecerá na Tapera Taperá (Av. São Luís, 187 2º andar, loja 29, Galeria Metrópole – São Paulo / SP). A entrada é franca.

“Um tradutor não parte, como o escritor, da própria imaginação à solta, mas é balizado pelo texto (e pelo autor) que está traduzindo e sabe se ater a ele”
Roberta Barni
Docente de literatura italiana e tradução literária na USP. Artigo publicado na revista Ponto
1.
Batalha espiritual
2.
A Cabana (capa do filme)
3.
O homem mais inteligente da história
4.
O poder da ação
5.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
6.
Gente que convence
7.
Propósito
8.
Por que fazemos o que fazemos?
9.
Minutos de sabedoria
10.
A Bela e a Fera
 
PublishNews, Redação, 26/04/2017

Os estudantes do sétimo semestre do curso de Produção Editorial com ênfase em Multimeios da Anhembi Morumbi comemoram o desempenho do livro eletrônico Sherlock Holmes: as aventuras favoritas de Arthur Conan Doyle. Trata-se de um trabalho acadêmico interdisciplinar realizado no segundo semestre do curso, em 2014, sob orientação do professor Whaner Endo. Desenvolvido pelos alunos, a obra, em 2015, foi disponibilizada de forma experimental na iBooks Store, da Apple, e, após pouco mais de um ano, o livro alcançou quase 27 mil downloads, entrando no ano passado para a lista dos mais baixados da loja. Disponível para dispositivos iOS e macOS, nos dois primeiros meses de 2017, a obra atingiu a marca de 30 mil downloads. Esse desempenho, muito significativo na avaliação dos envolvidos, é resultado de um esforço conjunto de sete alunos que compõem a editora Epifania, uma empresa experimental responsável pelo desenvolvimento das publicações criadas ao longo do curso.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Artista se expressa através da música e poesia | © DivulgaçãoO Sempre um Papo recebe logo mais, às 19h30, a artista pernambucana Flaira Ferro para debate sobre o tema Música, poesia e dança. Nascida em Recife, Flaira iniciou sua carreira artística como dançarina aos seis anos de idade e foi através do frevo que entrou em contato com o universo da cultura popular. Apesar da dança ser o carro-chefe de sua trajetória artística, Flaira sempre exercitou o ofício de compositora, interessada em criar e se expressar através da música e da poesia. Sua vivência musical é profundamente ligada à cultura popular de Pernambuco e é daí que ela extrai material lúdico e simbólico para sua experimentação e (des)construção artística. O evento será no auditório da Cemig (Rua Alvarenga Peixoto, 1.200 Santo Agostinho – Belo Horizonte / MG) com entrada gratuita.

PublishNews, Redação, 18/04/2017

O Festival de Ilustração e Literatura Expandido está trazendo ao Brasil a artista têxtil mexicana Gimena Romero. Depois de ministrar a oficina em Salvador, Gimena seguirá para São Paulo realizar mais a oficina Narrativa do ponto, na Casa Tombada (Rua Ministro Godói, 101/109, Perdizes – São Paulo / SP). O curso ensinará a compreender o bordado como linguagem e sua conceitualização como elemento narrativo, e assim incorporá-lo à linguagem plástica de cada autor. Saber o significado do têxtil para poder se expressar através dele. Durante as aulas os alunos trabalharão em uma peça a partir de um mostruário de pontos feitos na oficina, o qual será construído baseado na vivência pessoal de cada participante. O curso acontece nos dias 9 e 11 de maio, das 19h30 às 22h. O investimento é de R$ 280 e para se inscrever é só mandar um e-mail para cursos.acasatombada@gmail.com.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Durante o terceiro Reich, um plano engenhoso garante a famílias de judeus passagem para o sertão do Paraná, numa elaborada fuga da perseguição antissemita do governo alemão. A chance de um recomeço trouxe a adaptação a uma rotina de trabalho árduo e simplicidade no interior do Brasil, onde tiveram que aprender o idioma e superar as limitações da vida rural. Isolados, passaram a obter notícias do resto do mundo por meio de cartas escassas e de um único rádio, utilizado para acompanhar o andamento da guerra. A Travessia da Terra Vermelha (Companhia Editora Nacional, 352 pp, R$ 46,90), de Lucius de Mello, reconta a saga destes refugiados, apresentando em detalhes os acontecimentos dos arredores da cidade de Rolândia antes, durante e após a Segunda Guerra Mundial. O autor mescla ficção e realidade recuperando o cheiro da terra, o aroma dos chás prussianos requentados em terras brasileiras, as mágoas e as paixões secretas até então silenciadas.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Publicado originalmente em 1993, O túmulo de Lênin (Companhia das Letras, 712 pp, R$ 94,90) tornou-se um clássico do jornalismo contemporâneo. Atual diretor da revista New Yorker, conhecida pela qualidade inigualável de suas reportagens, David Remnick foi correspondente do Washington Post na Rússia entre 1985 e 1991. Durante aqueles anos, assistiu à desintegração do império soviético e a sua transformação numa democracia turbulenta. As centenas de reportagens que produziu à época são a matéria-prima deste relato vencedor do prêmio Pulitzer, o mais prestigioso do jornalismo mundial. Remnick esteve por toda parte. Visitou minas de carvão. Foi a estações de trem em busca de pedintes, ladrões e viajantes. Esteve nas fazendas da elite, foi à casa de dissidentes do governo e também registrou o relato de fervorosos antissemitas. Como num grande romance russo, todos têm o que dizer. Contradizendo uns aos outros, eles compõem um retrato exuberante de um povo ciente de que a história estava se movendo sob seus pés.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

Depois de desmitificar a figura de D. Pedro, a coleção A história não contada apresenta a Imperatriz D. Leopoldina (LeYa, 432 pp, R$ 64,90). Conhecida no imaginário brasileiro como o vértice frágil do mais célebre triângulo amoroso da história do Brasil, Maria Leopoldina sofreu diante do escândalo que foi o relacionamento do marido com Domitila de Castro, a futura marquesa de Santos. Mas sua trajetória revela muito mais do que a mulher traída à luz do dia. Nascida na Áustria, culta e refinada, ela deixou a Europa em 1817 para uma aventura transatlântica e se tornou uma estrategista política fundamental no processo de Independência. A biografia de Leopoldina, no entanto, ainda parece distante da maioria do povo brasileiro. Sua figura complexa e carismática, sua vida intensa e breve, sua combinação de temores e coragem, força e fragilidade, são nuances reveladas e descritas pelo escritor e pesquisador Paulo Rezzutti nesta história não contada. O livro inclui ainda um caderno de imagens inéditas e parte de documentos originais para relatar as reflexões, crenças e angústias da primeira imperatriz do Brasil.

PublishNews, Redação, 26/04/2017

A primeira aparição do Super-Homem em 1938 foi um momento sísmico na cultura pop mundial. Desde então, centenas de super-heróis foram criados, desconstruídos e reinventados para novas gerações de fãs de revistas em quadrinhos, especialmente os ícones da DC, Batman e Mulher-Maravilha, e os X-Men e Vingadores, do Universo Marvel. Você sabia que o Capitão América surgiu socando Adolf Hitler em sua revista de estreia? Que vários elementos da mitologia do Super-Homem, como a kriptonita — seu ponto fraco — e o amigo Jimmy Olsen, vieram do seriado de rádio e só depois foram incorporados aos gibis? Esses e outros segredos guardados a sete chaves pelos personagens das HQs estão em A identidade secreta dos Super-Heróis (Valentina, 304 pp, R$ 44,90). Nesta exploração do fenômeno dos heróis dos quadrinhos, Brian J. Robb mapeia a ascensão dos super-heróis americanos, do auge inicial na era da Grande Depressão em gibis descartáveis ao renascimento brilhante nos blockbusters mais populares do cinema do século XXI.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.