Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 06/04/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 06/04/2017

Marcos Pereira no lançamento da Plataforma Pró-Livro, que vai mapear iniciativas de incentivo à leitura no Brasil | © Leonardo NetoQuando o Instituto Pró-Livro (IPL) entregou, no final do ano passado, a primeira edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, Marcos Pereira (na foto ao lado), que preside a entidade até o começo de maio, anunciou a criação de uma plataforma que reunisse projetos de incentivo da leitura Brasil afora. Na manhã desta quinta-feira (6), Pereira esteve na Unibes Cultural, em São Paulo, para anunciar o lançamento da Plataforma Pró-Livro, um mapeamento de ações de fomento à leitura, que passará a servir de base para as edições futuras do prêmio. “Existem projetos lindos e exitosos espalhados pelo Brasil, nossa intenção é dar visibilidade para que estes projetos possam conseguir recursos e se ampliarem”, explicou Zoara Failla, gerente executiva de projetos do IPL. “O objetivo da plataforma vai muito além da própria ferramenta. Temos a necessidade de transformá-la numa construção colaborativa. Ela só vai existir à medida em que ela for abraçada pelas pessoas que desenvolvem esses projetos que são tão bonitos e estão escondidos pelo Brasil. Nosso grande desafio será chegar até essas pessoas. Queremos que elas cadastrem seus projetos na plataforma ou teremos uma grande ferramenta digital vazia”, conclamou. Clique no Leia Mais e conheça melhor a Plataforma Pró-Livro.

PublishNews, Rogério Alves*, 06/04/2017

Depois de dois textos tratando principalmente do livro trade (leia ou releia A cabeça do editor do século 21: cadê o glamour? e A cabeça do editor do século 21: a angústia do jogador), chegou a hora de jogar um pouco de luz sobre o mundo das obras universitárias. Dediquei-me cinco anos a tentar entender os meandros desse mercado intrincado. E eis que há duas semanas, uma editora da equipe universitária me perguntou, com ar preocupado: você tem clareza de qual é o nosso público-alvo? E não é que ela acertou na mosca? A maior dificuldade na edição, na promoção e na venda dos livros universitários é identificar para quem os estamos fazendo. A complexidade começa no momento em que o sucesso do livro universitário está relacionado a sua adoção por uma Instituição de Ensino Superior (IES). Isso significa que a obra, para ter a chance de vender bem, precisa estar no programa oficial de um curso oferecido por uma determinada IES. Por outro lado, não basta a obra constar do programa da disciplina. O professor que dará a aula precisa efetivamente utilizar o livro indicado. E, por último, os alunos precisam se convencer de que devem adquirir o tal livro que o professor vai usar. Saiba mais como é essa "corrida de obstáculos intermediários" clicando no Leia Mais.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

A Associação Brasileira das Editoras Universitárias – ABEU, em parceria com o Instituto Agronômico do Paraná, realizará a XXX Reunião Anual da ABEU, em Foz do Iguaçu (PR). O encontro está marcado para acontecer do dia 24 a 26 de maio. Com o tema O presente e o futuro das editoras universitárias, o evento abordará temas de relevância para o panorama editorial universitário e acadêmico, o associativismo e os novos cenários do mercado editorial, com destaque para a relação entre as instituições de ensino superior e de pesquisa e as editoras. Na ocasião, acontecerá a eleição da nova diretoria da Associação, sendo que editoras inadimplentes não têm direito a voto. As inscrições para o evento estão abertas e poderão ser feitas pelo site da ABEU. E aproveitando que a entidade completa 30 anos, as associadas poderão colaborar com um presente coletivo. Com o intuito de mostrar quem são as pessoas que realmente tornam possíveis os livros universitários, a ABEU vai criar um mural virtual com fotos das equipes das editoras. Para colaborar com esta ação, basta juntar seus colaboradores em uma fotografia. O ideal é que as fotos sejam enviadas até agosto, e sejam endereçadas para os e-mails assessoria@abeu.org.br e abeu@abeu.org.br.

PUBLISHNEWS, GIL VIEIRA SALES, 06/04/2017

Gil Vieira fazendo a Feira de Bolonha render | © Luiz Alvaro Salles Aguiar de MenezesTerceiro dia de feira e adesso tutti noi piensamo che parliamo italiano. Ecco! E outras muitas línguas que ouvimos ao longo dos dias de trabalho também... A mistura é quase inevitável depois de tantas reuniões com pessoas das mais variadas origens. Difícil é saber se nosso cérebro ainda está dando conta de compreender tudo o que se passa à nossa volta (acho que ainda sim, mas se o texto estiver muito confuso, já sabem o motivo). E seguimos em frente, olhando as novidades, buscando inspiração para ampliar mais os horizontes editoriais. Aliás, feiras internacionais desse tipo são excelentes formas de propagação de boas ideias para nosso mercado, que precisa surpreender e se reinventar com alguma frequência. Mas é claro que as peculiaridades de cada casa editorial é que vão determinar os formatos de negociação obtidos antes, durante e depois da Feira. Falando em negociação, tomar o ônibus para a feira diariamente já é praticamente uma forma de iniciar os trabalhos, dadas as possibilidades de fazer bons contatos. A ida ou a volta para o hotel num ônibus lotado (pois é!) pode render algo, como eu mesmo presenciei ontem: editoras catalãs trocando cartão com uma editora inglesa. Se o objetivo aqui é fazer negócio, façamos então. Clique no Leia Mais e veja como foi o terceiro dia de Gil em Bolonha.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

Gayle Forman é uma das autoras que confirmaram presença na Bienal do Rio de 2017 | © Dennis KleimanFenômenos de vendas no Brasil e no mundo, três escritoras norte-americanas já confirmaram presença na XVIII Bienal do Livro Rio (31/08 a 10/09), que acontece no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ). Duas delas foram escolhidas pelo público em enquete realizada na página oficial da Bienal do Livro Rio no Facebook: Abbi Glines e Gayle Forman (na foto ao lado), autoras de Mais uma chance (Arqueiro) e Se eu ficar (Novo Conceito), respectivamente. A dupla tem diversos livros na lista de mais vendidos do The New York Times e outros grandes jornais americanos. A terceira confirmada é a rainha do thriller policial, Karin Slaughter, uma das escritoras mais populares e bem-sucedidas do mundo. Com mais de 35 milhões de exemplares vendidos e 15 romances publicados, em 36 idiomas. Em 2016, ela lançou seu primeiro thriller psicológico: Flores partidas (HarperCollins). Promovida e organizada pela Fagga | GL events Exhibitions e realizado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a próxima edição da Bienal contará com dois nomes de peso da cultura brasileira. Rosane Svartman – premiada autora de livros, novelas, filmes e séries – será responsável pela curadoria das Atividades Jovem. Já as Atividades Infantis ficam a cargo de Daniela Chindler, autora de livros projetos de incentivo à leitura e à cultura no Brasil. O editor e historiador Rodrigo Lacerda continua na curadoria do Café Literário, espaço cultural mais tradicional do evento.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

Julia Quinn é uma das autoras estrangeiras que participará de encontros com os leitores neste final de semana | © Rex RystedtPelo quarto ano consecutivo, a Arqueiro prepara encontros em todos os estados do país voltados aos fãs de romance de época. Autoras como Julia Quinn (foto), Loretta Chase, Eloísa James, Madeline Hunter, entre outras, serão algumas das citadas. Os eventos acontecerão simultaneamente nos dias 8 e 9 de abril e serão mediados por blogueiros parceiros que vão apresentar os próximos lançamentos do gênero, bater papo sobre os personagens em alta e realizar sorteios. Detalhes sobre local e horário podem ser acessados no Facebook da editora.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

O economista e escritor mineiro Edmar Lisboa Bacha toma posse na Cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras (ABL), nesta sexta-feira (7), às 21h, em solenidade no Petit Trianon (Av. Presidente Wilson, 203 - Castelo - Rio de Janeiro / RJ). O novo Acadêmico foi eleito no dia 3 de novembro do ano passado, na sucessão do Acadêmico e jurista Evaristo de Moraes Filho, falecido em julho último. Os ocupantes anteriores da cadeira 40 foram: Eduardo Prado (fundador) – que escolheu como patrono o Visconde do Rio Branco –, Afonso Arinos, Miguel Couto e Alceu Amoroso Lima.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

A Biblioteca Nacional (BN) (Av. Rio Branco, 219, Centro – Rio de Janeiro / RJ) realiza, na próxima segunda-feira (10), às 17h, o debate Encontro de tradutores na BN, em que os tradutores participantes do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros apresentarão e comentarão o seu trabalho na Biblioteca Nacional. O Programa oferece bolsas a tradutores estrangeiros de literatura brasileira, eles cumprem um roteiro de pesquisa e trabalho e participam de atividades promovidas pela BN. O evento contará com a presença de Jessica Faltoni (Itália), Male Pesti (Estônia), Nikolaos Pratsinis (Grécia) e Teresa Arijón (Argentina). Além dos próprios tradutores, o Encontro contará com a participação de acadêmicos comentadores que vão estimular as discussões em torno dos temas em debate.

“Não me agrada, no processo de criação, definir de antemão, antes do primeiro rabisco, o gênero literário do que estou escrevendo”
Marcílio França Castro
Escritor brasileiro
1.
Batalha espiritual
2.
Por que fazemos o que fazemos?
3.
A Bela e a Fera
4.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
5.
O homem mais inteligente da história
6.
O poder da ação
7.
A prisão do rei
8.
Rita Lee - uma autobiografia
9.
Poder extrafísico
10.
O poder do hábito
 
PublishNews, Redação, 06/04/2017

Durante uma viagem a Nice, o jornalista e escritor Thales Guaracy conheceu a casa onde viveu o lendário Giuseppe Garibaldi. Ao se aproximar do personagem, compreendeu que “a história de Garibaldi não podia ser contada sem sua mulher, cuja importância foi ainda maior que a conferida pela história oficial”. Em Anita (Record, 224 pp, R$ 34,90), Thales Guaracy olha a protagonista pelos olhos de Giuseppe Garibaldi, a única pessoa que testemunhou por completo a vida da revolucionária. E assim desvenda e nos apresenta a mulher que se atira sozinha sobre o exército inimigo; que corta os cabelos do marido por ciúme e o ameaça com um par de pistolas; que abandona os próprios filhos entre desconhecidos para atravessar um país conflagrado, escondida sob as cartas de um carro de correio. E que aprendeu que “as causas perdidas são as mais certas”, tornando-se uma das mais extraordinárias personagens da história, considerada a “heroína de dois mundos”, precursora e símbolo do feminismo, representação de mulher forte e independente. O lançamento do livro acontece no dia 12 de abril, na Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618, Arco 326 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 06/04/2017

Um amor incômodo (Intrínseca, 176 pp, R$ 34,90) é uma história perversa e delicada sobre mãe e filha unidas por um complicado nó de mentiras e emoções. A trama começa com o afogamento de Amalia, mãe de Delia, encontrada morta em uma praia em circunstâncias suspeitas. Aos 45 anos e com uma vida solitária em Roma, Delia volta a Nápoles, sua cidade natal, para o enterro da mãe. Ela relembra o cotidiano conturbado de seu passado, principalmente os traumas envolvendo os homens que orbitaram sua vida, enquanto tenta entender os acontecimentos misteriosos envolvendo a morte de Amalia. À medida que segredos são desenterrados, Delia se depara com um lado novo e perturbador daquela figura materna de quem tanto tentara se desligar. Com a seriedade característica de sua prosa, Ferrante ressalta a confusa e incômoda junção de mágoa e afeto que compõe a relação entre mãe e filha.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

Em Veneza, Otelo, um general mouro a serviço do Estado, conquista Desdêmona, uma jovem, filha de um nobre local. Após enfrentar a ira do pai e defender-se com sucesso contra a acusação de tê-la “enfeitiçado”, ele parte a Chipre em companhia da esposa para combater o inimigo turco-otomano. Lá, seu alferes, o manipulador Iago, consegue paulatinamente instilar na mente do mouro a suspeita de que Desdêmona o traiu. Otelo (Penguin / Companhia das Letras, 368 pp, R$ 34,90 – Trad.: Lawrence Flores Pereira) é a tragédia em que Shakespeare estudou os mecanismos da imaginação, da paixão e do ciúme. Em nova tradução de Lawrence Flores Pereira, que recria a linguagem grandiosa de Otelo e a prosa nefasta de Iago, esta nova edição é acompanhada de uma longa introdução e notas contextuais do tradutor, bem como de um ensaio de W. H. Auden.

PublishNews, Redação, 06/04/2017

Resistência (Fábrica 231 / Rocco, 320 pp, R$ 34,50 – Trad. Alyda Sauer), de Affinity Konar, narra a trajetória de duas irmãs gêmeas lutando pela sobrevivência na Segunda Guerra Mundial. Pearl e Stasha chegam a Auschwitz em 1944 e ainda vivem sob o encantamento da infância – têm uma conexão muito forte, se entendem, se confortam e brincam juntas. Como parte de um experimento chamado Zoológico de Mengele, as irmãs conhecem o horror e têm suas identidades fraturadas pela dor e pelo sofrimento. No inverno, Pearl desaparece; Stasha chora pela irmã, mas mantém a esperança de encontrá-la viva. Ao final do conflito, Stasha se depara com um mundo em ruínas, uma Polônia devastada pela guerra, e tenta reconstruir sua vida a partir dali. Romance narrado com uma voz poderosa e única, Resistência desafia qualquer expectativa ao atravessar um dos períodos mais devastadores da história contemporânea e mostrar que há beleza e esperança até diante do caos e ganhou elogios da crítica e de autores como Anthony Doerr, autor de Toda luz que não podemos ver e vencedor do Prêmio Pulitzer.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.