Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 23/02/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 23/02/2017

Milton Hauton estreia na lista Nielsen PublishNews | © Daniel Biachini / FliaraxáEm janeiro, Dois irmãos (Companhia das Letras), de Milton Hatoum, viveu o seu auge de popularidade, impulsionado pela minissérie exibida pela TV Globo. Esse mesmo empurrãozinho levou o autor a estrear na primeira lista Nielsen PublishNews de 2017. A lista apura os autores nacionais mais vendidos em livrarias e supermercados brasileiros. Em Ficção, livro aparece, com as suas duas versões – de bolso e a normal – nas posições número 5 e 18, respectivamente. Desde que foi criada, em 2014, a lista Nielsen PublishNews recebe, sempre na primeira apuração de cada ano, uma categoria muito especial de livros: os clássicos da literatura infantojuvenil brasileira. E em 2017 não seria diferente. Os que reapareceram desta vez foram: Menina bonita do laço de fita (Ática), de Ana Maria Machado, pontuou na sétima posição; Felpo Filva (Moderna), de Eva Furnari, na oitava, e A droga da obediência (Moderna), de Pedro Bandeira, na 13ª. É a volta às aulas ditando regra na Nielsen PublishNews. Empatados no topo do ranking das editoras, ficaram a Globo Livros e o Grupo Companhia das Letras, com cinco títulos cada. Na sequência aparecem Astral Cultural, Grupo Editorial Record, Intrínseca, Planeta e Sextante, com três cada. Novo Conceito, Rocco, Santillana e Saraiva, com dois cada; Autêntica, Buzz, Gente, Geração Editorial, HarperCollins, Somos e Vida e Consciência, com um título cada, completam a lista. Clique no Leia Mais para conferir outros destaques da lista.

PublishNews, Luiz Antônio Torelli, 23/02/2017

Luiz Antônio Torelli, presidente reeleito da Câmara Brasileira de Livros, fala em artigo sobre os planos para o biênio 2017-2019 e os caminhos para aumentar o acesso aos livros e incentivar a leitura no Brasil. "Temos acompanhado a crise política e financeira pela qual passa nosso país, e os desafios que vem impactando o nosso mercado por conta deste cenário, mas nos mantemos firmes no compromisso de incentivar a leitura no Brasil. Para que o nosso setor consiga acompanhar estas mudanças, é essencial que estejamos atentos à inovação e à criatividade", aponta Torelli no artigo. O presidente reeleito ressalta alguns movimentos que, na sua opinião, contribuíram para uma mudança recente no mercado editorial, como nos novos modelos de negócios como aplicativos de leitura digital e clubes de leitura: "a Câmara Brasileiro do Livro pretende potencializar esforços e incentivar cada vez mais os players para que desenvolvam produtos para atingir os consumidores ávidos por entretenimento ou conhecimento, em diversos formatos e plataformas". Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desse artigo.

PublishNews, Talita Facchini, 23/02/2017

Socorro Acioli vence o Los Angeles Times Book Prizes na categoria Literatura infantojuvenil | © DivulgaçãoDepois de ser eleito um dos melhores livros para adolescentes pela Biblioteca Pública de Nova York, e figurar a lista do United States Board on Books for Young People (USBBY), o livro A cabeça do santo (no Brasil publicado pela Companhia das Letras e nos EUA pela Delacorte) está entre os finalistas do Los Angeles Times Book Prizes, na categoria Literatura infantojuvenil. Desde 1980, o prêmio honra os melhores livros do ano anterior e seus autores em 11 categorias. Para Socorro Acioli, estar entre os finalistas deste prêmio é um dos momentos mais importantes de sua carreira “O John Green, J. K. Rowling, Garcia Marquez já ganharam. É um negócio animal, estou toda me tremendo", disse emocionada em conversa com o PublishNews. O livro foi traduzido por Daniel Hahn. Concorrem com ela, nesta categoria, Julie Berry, com The Passion of Dolssa (Viking Books for Young Readers); Frances Hardinge, com The Lie Tree (Harry N. Abrams); John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell, com March: Book Three (Top Shelf Productions), e Meg Medina, com Burn, Baby, Burn (Candlewick). Os vencedores serão conhecidos em abril. A cerimônia de entrega do prêmio acontece no campus da Southern California University.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

O Grupo GEN está com outra vaga aberta, dessa vez para divulgador júnior. É necessário estar cursando marketing ou áreas afins; saber utilizar aplicativos e leitores de e-book; ter experiência com livro, livraria ou editora e ter experiência na área comercial e marketing. O contratado será responsável por divulgar de maneira ativa, para docentes e instituições do âmbito da sua carteira de clientes, os conteúdos determinados pela Gerência de Divulgação; analisar o currículo e as ementas de cursos e disciplinas das instituições; avaliar os pedidos de oferta feitos pelos docentes e trazer informações relevantes sobre o mercado e a concorrência. A vaga é para atuar em São Paulo e os interessados devem enviar currículo para o e-mail recrutamento@grupogen.com.br até o dia 8 de março.

PublishNews, Talita Facchini, 23/02/2017

Os livros de Lisa Scottoline são histórias de suspense que criam dilemas morais relacionados à família | © April NarbyA HarperCollins Brasil comprou os direitos de cinco livros da autora americana, Lisa Scottoline. O primeiro deles a ser lançado, One perfect lie, gira em torno de uma equipe de beisebol e de Chris Brennan, um estranho que se muda para a pequena cidade de Central Valley. Ele está se inscrevendo para um emprego como professor e treinador de beisebol no colégio da escola local, e parece perfeito, no papel. Mas seu currículo é falso e tudo sobre ele é uma mentira. Chris tem um plano secreto - para o qual ele precisa de um peão na equipe de beisebol. Já Susan é mãe solteira sente que está perdendo seu filho, Raz, depois da morte de seu marido. O rapaz, jogador de beisebol em sua escola, busca desesperadamente uma nova figura paterna, enquanto se mete com má companhia. Quando alguém é assassinado e fazem parecer suicídio, Susan fará de tudo para proteger seu filho. Todas as histórias paralelas contadas no livro giram em torno da equipe de beisebol e de Chris Brennan. O que ele realmente quer? E até onde ele vai para conseguir? O livro será lançado no primeiro semestre de 2018. A HarperCollins pretende lançar ao menos um livro da autora a cada seis meses. O negócio foi intermediado pela Trident Media Group.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

A StoryMax é uma startup publicadora de app books – livros digitais interativos para tablets e smartphones – focados no público jovem. Na visão da StoryMax, os app books equilibram leitura e interatividade na medida certa e engajam crianças e jovens por meio de diferentes linguagens, colaborando para o entendimento do lido e o envolvimento com a narrativa. A startup abraça clássicos, narrativas populares e poemas e, com a colaboração de diversos autores, oferecem novas roupagens a eles, atualizando sua relevância para os leitores do século XXI. A coleção Nova Perspectiva, tem como tema os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Cada um dos objetivos recebe um app dedicado, com uma história universal, conteúdo informativo e atividades criadas em parceria com o Sesi Paraná. O primeiro app book da coleção, Frritt -Flacc (ODS 1), foi lançado em outubro de 2016 e premiado pela Unesco. O segundo app, Ostras (ODS 2), foi lançado em novembro e o terceiro será lançado em abril, tendo como tema o ODS 6 – gestão sustentável da água e saneamento para todos.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, a Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a Rede de Escritoras Brasileiras (Rebra) firmaram uma parceria para colocar em campo a campanha Semana Feminina de Literatura ANL e REBRA, que busca ampliar a divulgação da literatura feminina, rendendo uma homenagem às escritoras, sejam elas clássicas e contemporâneas. Mesmo com todo o avanço de igualdade de gêneros, o trabalho literário feminino ainda necessita de mais espaço nas principais vitrines literárias do país, indicam as associações. As editoras brasileiras também serão convidadas para atuarem nessa semana. A ação sugere que na semana do dia 6 ao dia 11, editoras desenvolvam eventos e ações de promoções especiais, divulgando obras de suas escritoras em parceria com as livrarias, além de marcar eventos com escritoras, debates sobre o tema, lançamentos e sessões de autógrafos. As associações acreditam que esta ação atrairá mais leitores aos pontos de venda de livros de todo Brasil e curiosos por conhecerem novas indicações literárias.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

Fabiano Piúba e Cristian Santos selam acordo para realização de uma série de feiras de livros itinerantes na Região do Cariri cearense | © DivulgaçãoO Ministério da Cultura (MinC) firmou parceria com a Secretaria de Cultura do Ceará para a realização de uma série de feiras de livros itinerantes na Região do Cariri cearense. O acordo foi selado pelo diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Cristian Santos. De acordo com Cristian, o acordo vem ao encontro da política de descentralização das feiras literárias proposta pelo ministro Roberto Freire. "O objetivo é fomentar a política de livro e leitura em regiões com forte vocação cultural e evitar que sejam feitos investimentos apenas em grandes cidades do País", afirmou. O secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba (que já esteve à frente do DLLLB), irá identificar quantos municípios, dos 29 que integram o Cariri cearense, poderão participar do festival literário. A ideia é promover ainda este ano feiras itinerantes que percorrerão as dezenas de cidades daquela região. "O Ministério da Cultura quer facilitar o diálogo entre os municípios para que estes possam se tornar cada vez mais empoderados. Para isso, o MinC deverá financiar algumas dessas feiras e firmar parcerias com universidades que deem suporte aos eventos", informou Cristian. A região do Cariri cearense foi escolhida para receber a primeira série de feiras literárias itinerantes apoiadas pelo MinC pela forte tradição em cultura popular. As feiras ainda não têm data marcada, mas devem acompanhar as festas do calendário cívico e religioso da região.

“Dá tanto trabalho escrever um livro mau como um bom; ele brota com igual sinceridade da alma do autor.”
Aldous Huxley
Escritor inglês (18394-1963)
1.
O homem mais inteligente da história
2.
O poder da ação
3.
Por que fazemos o que fazemos?
4.
Quatro vidas de um cachorro
5.
Propósito
6.
Rita Lee - uma autobiografia
7.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
8.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
9.
Depois de você
10.
Como eu era antes de você
 
PublishNews, Redação, 23/02/2017

Cartunistas publicam desenhos sobre a festa do Momo no site HQMix | © Adão IturrusgaraiConhecido como o site oficial do Troféu HQMIX, mas que também traz informações sobre a Associação dos Cartunistas do Brasil e o Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil, o HQMix está com conteúdo exclusivo e diferenciado desde que passou por uma reformulação em meados de 2016. Agora, o Carnaval toma conta do site com o Bloco Deu moleza eu traço, em que cerca de 50 cartunistas publicam desenhos sobre a festa de Momo. No ano que vem, a expectativa é de que o bloquinho saia do mundo virtual e ganhe as ruas. O site também iniciou uma homenagem ao Dom Paulo Evaristo Arns, além da exposição Cartuns de Natal e uma homenagem à atriz Carrie Fisher, a eterna Princesa Leia de Star Wars.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

Criada por Josephine Burgois, ex-diretora da Flip, o projeto de escrita criativa para jovens está mais uma vez com as inscrições abertas. Inspirada pela metodologia do autor americano Dave Eggers, ganhador do premio TED Wish em 2008, a Fabriqueta de Histórias reúne alunos de escolas públicas e particulares para escreverem um livro juntos. Ao longo do segundo semestre do ano passado, a Fabriqueta realizou quatro oficinas que contaram com a participação dos escritores Estevão Azevedo, Andrea Del Fuego, Fabrício Corsaletti e Noemi Jaffe. Dessa vez, a oficina que acontece do dia 15 de março a 31 de maio, das 16h20 às 18h, será guiada pelas educadoras Leda Cartum e Ana Luísa Rodrigues e com participação do escritor Antonio Prata (na foto ao lado), que estará com a turma em uma das aulas. Em junho, será lançado o livro com textos e imagens produzidas ao longo do processo. A oficina é destinada para adolescentes de 11 a 15 anos e acontece no ateliê Libélula (Rua Dr. João Passos, 73, Vila Madalena - São Paulo / SP). Para se inscrever é só clicar aqui.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

Clube de Leitura Quindim seleciona livros para o mês de fevereiro | © DivulgaçãoO time de curadores do Clube de Leitura Quindim selecionou para o mês de fevereiro importantes obras da Literatura Infantil e Juvenil publicados no Brasil. "Os nossos curadores têm a difícil tarefa de escolher, entre a diversidade de livros do Brasil, histórias que todas as crianças devem ter acesso. Histórias essas que contribuem para o desenvolvimento da capacidade crítica e imaginativa dos jovens leitores", conta Volnei Canônica, um dos responsáveis pelo Clube e colunista do PublishNews. Os livros do mês de fevereiro foram escolhidos considerando a capacidade leitora e faixa etária das crianças. Para as crianças que são pré-leitoras e estão na faixa etária de 0 a 3 anos, os livros escolhidos foram: Este livro comeu o meu cão (Panda Books), de Richard Byrne e Ida e volta (Nova Fronteira), de Juarez Machado. Já para os leitores iniciantes, na faixa etária de 3 a 6 anos, os livros escolhidos foram: Gato pra cá, rato pra lá (Rovelle), de Sylvia Orthof e Dá um sorriso pra titia! (Global), de Diane Paterson. Na categoria leitor em processo, faixa etária de 6 a 9 anos, as crianças recebem os livros: Visita`a baleia (Positivo), de Paulo Venturelli e Guilherme Augusto Araújo Fernandes (Brinque-Book), de Men Fox. E para os leitores fluentes, faixa etária de 9 a 12 anos, os livros escolhidos foram: A Odalisca e o elefante (Companhia das Letras), de Pauline Alphen e Minhas férias, pula uma linha, parágrafo (Salamandra), de Christiane Gribel.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

A pintora Charlotte Salomon (1917-1943) não teve uma vida fácil. Nascida em Berlim, no seio de uma abastada, porém problemática, família judaica, ela aprendeu desde cedo a lidar com a tragédia. A mãe, desiludida com a vida, saltou para a morte quando Charlotte era apenas uma criança, deixando-a sob os cuidados do pai, um importante cirurgião e veterano de guerra da época cujo declínio coincidiu com a ascensão de Hitler ao poder em 1933. Parou de ir à escola, mas conseguiu vaga na cota para judeus na faculdade, onde estudou Pintura por dois anos. Depois da Noite dos Cristais, a família Salomon optou por se exilar na França. Foi lá, entre 1941 e 1943, que produziu sua obra Vida? Ou teatro?, que consiste em nada menos que 769 pinturas, todas autobiográficas. Foi morta em Auschwitz, grávida de cinco meses, aos 26 anos. A trajetória de Charlotte despertou o fascínio de David Foenkinos. O autor saiu em busca da artista por trás da obra, do ser humano por trás do mito e escreveu o livro Charlotte (Bertrand / Record, 240 pp, R$ 44,90 – Trad.: Maria Alice A. de Sampaio Doria). Visitou lugares, conheceu pessoas, reuniu referências e as catalisou neste romance curto porém vertiginoso, como a vida de Charlotte.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

Em O ruído do tempo (Rocco, 176 pp, R$ 29,50 – Trad.: Léa Viveiros de Castro), Julian Barnes resgata e ficcionaliza a trajetória do compositor russo Dmitri Shostakovich para retomar questões recorrentes em sua obra como a memória e a verdade. Ao (des)construir uma breve biografia de um dos grandes nomes da música do século XX, Barnes celebra a liberdade artística e oferece um texto extremamente humano sobre integridade, coragem e poder. A história tem início em 1937, na União Soviética, com um homem parado ao lado de um elevador durante a madrugada. Apoiando uma maleta na perna, ele fuma um cigarro atrás do outro enquanto rostos e nomes, de vivos e mortos, cruzam sua cabeça a mil. Porém, como o leitor é lembrado logo nas primeiras páginas, “nada começa desse jeito, numa certa data e num certo lugar. Tudo começa em muitos lugares, e em muitos momentos; algumas coisas até mesmo antes do próprio nascimento de alguém, em países estrangeiros, e na mente de outras pessoas”.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

Intrigas da corte (Paralela / Companhia das Letras, 400 pp, R$ 49,90), de Elizabeth Fremantle, já começa com desconfianças e intrigas: com medo de traidores e atendendo às pressões externas, a rainha Mary ordena a execução de seu tio e sua prima, a Lady Jane Grey. Esse sobrenome então se torna uma sina que afetará as duas irmãs mais novas de Jane, Katherine e Mary. Embora permaneçam na corte Tudor, elas sabem que o sangue real de suas veias sempre será uma ameaça às suas vidas. Afinal, há quem acredite que as irmãs de sangue Tudor sejam as herdeiras legítimas, não reconhecendo as duas filhas de Henrique VIII como sucessoras ao trono. Mas as Grey não têm a ambição de querer dominar a corte. O objetivo de Katherine é encontrar o amor verdadeiro — mesmo sabendo que muitos estão apenas interessados em um possível herdeiro Tudor. Já a perspicácia de Mary passa despercebida, pois sua baixa estatura e a má-formação nas costas atribuem-lhe uma aparência de inferioridade. Quando Elizabeth I assume o trono, as irmãs Grey percebem que a vida na corte será ainda mais traiçoeira — e que talvez precisem se arriscar por amor.

PublishNews, Redação, 23/02/2017

O livro Puro êxtase a dois (Astral Cultural, 304 pp, R$ 34,90) é o segundo título da trilogia Puro êxtase, da autora Josy Stoque. A personagem Sara Mello reencontra Rodrigo, um cara com quem passou uma única noite, mas que parece querer muito mais. Após se separar de seu marido, a autora Josy Stoque colocou em sua escrita a necessidade de redescoberta que muitas mulheres enfrentam após passar por um processo tão doloroso, mas que também pode ser transformador. A personagem, no primeiro livro, atravessa o divórcio de um casamento longo e sem graça e, agora, faz questão de ter apenas encontros casuais. No novo volume, porém, um encontro inesperado transforma essa história e a deixa mais ardente. Sara revê Rodrigo Valente, a pessoa com quem havia vivido um encontro rápido, quente e inesquecível há um ano. Este homem, lindo, sexy e incrível é determinado e deseja ser tudo o que ela sempre sonhou.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.