Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 31/01/2017
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 31/01/2017

Na última semana, Marisa Lajolo, que nas duas últimas edições foi curadora do Prêmio Jabuti, comunicou à direção da Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade que organiza o prêmio, a sua saída. Ao PublishNews, Marisa confirmou a informação e disse que gostou da experiência. “Foi muito gratificante, aprendi muito, mas eu gosto de dar aulas e estava ficando embolado, não tinha tempo nem para lavar as mãos”, brincou. À frente do Jabuti, Marisa conseguiu implantar mudanças importantes como a inclusão das categorias "Livro Infantil Digital" e "Adaptação"; a recriação do Prêmio Escolha do Leitor, realizado neste último ano em parceria com a Amazon, e o concurso Jabuti nas Livrarias, que dará a um livreiro a possibilidade de embarcar para a Argentina para acompanhar a Feira do Livro de Buenos Aires. Não há ainda informações sobre a sucessão.

PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 31/01/2017

A semana passada, quando a Companhia das Letras anunciou a saída de André Conti e de Flávio Moura, serviu de prenúncio para o que estava por vir. De lá para cá, o mercado tem assistido a uma sacolejante dança das cadeiras. Para o lugar dos dois editores, a editora de Luiz Schwarcz contratou Emilio Fraia (ex-Cosac Naify) e Ricardo Teperman (ex-editor da Revista Osesp). Mudança também na Câmara Brasileira do Livro (CBL). A gerente executiva da entidade, Cristina Lima, que integrava a equipe de eventos da entidade, deixou a casa depois de 14 anos. Depois de seis anos como gerente comercial da Novo Conceito, Wendel Almeida assumiu o departamento comercial da Distribuidora Catavento. Por falar em distribuidoras, Daniel Navarro, que foi gerente comercial da FNAC é o novo contratado da Acaiaca. Mudanças também em livrarias. Marta Blanco, fundadora da distribuidora Empório do Livro, acaba de ser contratada pela Livraria Martins Fontes Paulista e Felipe Magalhães, que passou pela Laselva e Cnova (Grupo Pão de Açúcar), acaba de entrar para a Cultura. Na Lote 42, Thiago Blumenthal, um dos fundadores da editora, deixa a empresa e Bianca Palumbo, que representava a Houghton Mifflin no Brasil, acaba de ser contratada pela Scholastic. Clique no Leia Mais para conferir detalhes de todas essas mudanças.

PublishNews, Bernardo Gurbanov, 31/01/2017

Bem que meu professor de contabilidade advertia, apesar das nossas risadas e deboches: o capital não tem nacionalidade! Já se passaram 50 anos e devo admitir que não estávamos preparados para entender tão polêmica afirmação. Só com o avanço da globalização e da nossa paulatina percepção é que a frase começou a fazer sentido. Poucos, nas duas últimas décadas do Século XX embaixo da linha do Equador, conseguiram vislumbrar o alcance das mudanças que começavam a tomar corpo. Corpo de corporações. Corpos tentaculares, espetaculares, particulares. Vide os conglomerados que atualmente dominam a cena da indústria editorial. Na segunda década do Século XXI, cinco, somente cinco grupos editoriais são responsáveis por 50% da produção de livros no mundo. No âmbito local, cinco, somente cinco empresas, sendo três do mesmo grupo, faturam mais de 80% das compras do PNLD e uma, somente uma detém 25% de participação no setor de livrarias. Lá vem ele de novo com a ladainha da hiperconcentração. Sim. E no Brasil, o que será, que será... que podemos esperar para, digamos, os próximos três anos? Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta coluna.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

Ilustração de Marilda Castanha na capa do catálogo da FNLIJ | © Marilda CastanhaA Fundação Nacional do Livro Infantil (FNLIJ) divulgou o catálogo que apresentará na edição de 2017 da Feira do Livro Infantil de Bolonha (3 a 6/04). Para o processo de seleção, a FNLIJ contou com a colaboração de especialistas no assunto e de leitores que receberam as obras em suas casas e, que depois de lidos foram doados para bibliotecas escolares ou comunitárias e para universidades. Para a 54ª Feira do Livro de Bolonha foram selecionados 120 livros de autores brasileiros, de um total de 420 títulos que chegaram para avaliação. Os livros foram divididos nas categorias: Ficção para crianças, Ficção para jovens, Não ficção, Poesia, Livro sem texto, Drama e Histórias recontadas. Dentre os selecionados estão: Drufs (Moderna), de Eva Furnari; Em asas de algodão (Edições SM), de Marilda Castanha; O estranho caso do sono perdido (Rocco), de Míriam Leitão; Meninas (Melhoramentos), de Ziraldo; Canto do uirapuru (Escrita Fina), de Érica Bombardi; De medos e assombrações (Global), de Cora Coralina; Macunaíma: o herói sem nenhum caráter (FTD) e Macunaíma em quadrinhos (Peirópolis), ambos de Mario de Andrade, entre outros. O catálogo completo pode ser conferido clicando aqui.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

Marketing digital de resultados. Apesar de parecer autoexplicativo, o termo envolve um conjunto de técnicas e práticas avançadas para que as empresas potencializem seus resultados financeiros utilizando-se dos meios digitais. Foi pensando nisso que Diego Silveira (ex-Gente e ex-Kappamakki) se uniu a Farieldo Maia e Yuri Salles, um engenheiro e outro cientista da computação para fundarem a Meliodas, uma agência de marketing digital de resultados especializada no mercado editorial e que pretende atuar como um parceiro de negócios 360 graus em marketing estratégico e comunicação. O principal objetivo é ajudar pequenas e médias editoras a obter melhores resultados, mesmo com limitação de investimentos. Entre os serviços prestados pela Meliodas estão websites, aplicativos móveis, sistemas de gerenciamento, branding e construção de e-commerces. “Fiquei muito tempo fora do mercado editorial, mas sempre acompanhando as transformações e mantendo contatos e amizades como se ainda trabalhasse em uma empresa do ramo. Sempre comentei com os amigos que o dia que voltasse a atuar com livros, seria para fazer algo pelo mercado, e não por uma empresa específica. Hoje atingimos uma maturidade técnica que certamente vai transformar a vida de pequenas e médias editoras”, diz Silveira. Em seu site, a agência oferece uma consultoria gratuita de marketing digital (basta preencher um formulário) e já está no ar um blog com conhecimentos práticos sobre temas relacionados.

PublishNews, Talita Facchini, 31/01/2017

Criada em outubro de 2015 pela empreendedora Bel Pesce (na foto ao lado), a Enkla tem como propósito "reinventar a forma de fazer livros". Com 12 títulos no catálogo -- incluindo A menina do vale, Versão Beta e Um cartão, que frequentaram a lista dos mais vendidos em 2016 --, a editora aposta nas formas simples e assuntos relevantes para alcançar seus públicos. O diferencial fica por conta da possibilidade de se juntar livro impresso com a parte digital, seja com jogos ou com exercícios que ajudam a colocar em prática o que está sendo lido. Em entrevista ao PublishNews, Bel Pesce adiantou que lançará, em breve, um aplicativo que dará ao leitor a possibilidade de comentar sobre o livro está lendo, tirar fotos de alguma passagem, seguir os autores e até conversar com eles e outros amigos em grupos de leitura. Além do digital, o foco nos eventos também é algo que faz diferença para o time da editora. “Procuramos sempre ter o melhor relacionamento com os autores e entendemos que eventos bem pensados fazem toda a diferença com o público”, acrescenta Bel.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

O Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil “Maria Betty Coelho Silva", ligado à Unesp, realiza, desde 1999 o Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. O evento discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores brasileiros e de diferentes países o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis e a importância da literatura infantil e juvenil como material de leitura. A edição de 2017 do Congresso tem como tema (Trans)formação de leitores: travessias e travessuras, tema que centra-se nas estratégias de leitura do texto literário. O evento também já tem um time de palestrantes confirmados, dentre eles, as escritoras Ana Paula Paiva e Anna Claudia Ramos, e os professores Edgar Kirchof, Lucila Rudge, Jeff Stevenson, Ian A. G. Wilkinson, Eliane Debus, Gilka Girardello e Hélder Pinheiro. O congresso acontece de 2 a 4 e agosto, mas o período para submissão de trabalhos a serem apresentados no evento vai até o dia 4 de abril. Serão aceitos tanto pôsteres quanto apresentações orais. Para mais informações, acesse o site do congresso.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

O Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe (Cerlalc) publicou o edital do 5º Concurso de Ajudas 2017, que premiará projetos destinados a melhorar os serviços de bibliotecas na região. O concurso que integra as ações do Programa Iberoamericano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) terá duas categorias e distribuirá prêmio de US$ 180 mil. O concurso tem como objetivo consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, trabalhar pela inclusão social e contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento. O concurso receberá projetos nas seguintes categorias: Projetos bibliotecários inovadores executados por dois ou mais países ibero-americanos; e projetos para fortalecer redes e sistemas de bibliotecas nacionais, regionais ou de cidades.

“Às vezes tenho tão claro para quem vou escrever um romance que não sei como escrevê-lo.”
Leonardo Padura
Escritor cubano
1.
O homem mais inteligente da história
2.
Quatro vidas de um cachorro
3.
Todo mundo tem um anjo da guarda
4.
Rita Lee - uma autobiografia
5.
Por que fazemos o que fazemos?
6.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
7.
Propósito
8.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
9.
Não se enrola, não
10.
O diário de Larissa Manoela
 
PublishNews, Redação, 31/01/2017

Nos meses de fevereiro e março, o Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque - São Paulo / SP) presta uma homenagem a João Ubaldo Ribeiro com a programação do Contextos Literários, que pretende reaproximar o público do legado do escritor, por meio de bate-papos, exibição de filme, apresentação, oficina e o espetáculo A casa dos Budas Ditosos, com Fernanda Torres. As atividades começam nesta quinta (2), com o lançamento do livro UBALDO: Ficção, confissão, disfarce & retrato (Vieira & Lent Casa Editorial) e bate-papo com o autor Juva Batella e a ilustradora, e filha de João Ulbado Ribeiro, Chica Batella. O livro, que é ao mesmo tempo biografia e estudo literário, traz fontes originais e inéditas, cartas, e-mails e entrevistas. Até o final de março, o Contextos Literários receberá Fernanda Torres, Hermano Penna, Ignácio Loyola Brandão, Letícia Malard, Manuel da Costa Pinto, Wagner Tiso, entre outros. A programação completa você confere clicando aqui.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

Neste sábado (4), a escritora Babi A. Sette estará em Campinas para um evento com os leitores. A autora conhecida por seus romances de época conversará com os fãs sobre suas obras, a série Flores da temporada e seus projetos futuros com a Editora Verus. O evento acontecerá na Livraria Leitura do Parque Dom Pedro Shopping (Av. Guilherme Campos, 500, Jardim Santa Genebra - Campinas / SP), a partir das 15h. As autoras Raiza Varella e Cinthia Freire também estarão presentes para conversar com os leitores. Aberto ao público, a proposta do encontro é revelar curiosidades sobre o processo criativo das obras, em um bate-papo com brindes para os participantes.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

Das páginas dos livros para a cozinha, Capitu vem para o jantar (Verus / Record, 216 pp, R$ 69,90) é um tributo à gastronomia literária que, de forma sutil ou não, está sempre presente nos romances. O projeto de Denise Godinho começou quando ela precisou reler o clássico Dom Casmurro e percebeu a citação de uma cocada. Bentinho oferece o doce à sua amada às vésperas e ir para o seminário. Foi então que veio o questionamento: “Por que uma cocada?” “Será que Machado de Assis gostava do doce?” A partir daí, Denise se interessou pelo tema e começou a aprender a cozinhar e a reproduzir os pratos citados nos livros em um blog. Assim nasceu Capitu vem para o jantar, uma homenagem a uma das principais personagens da literatura brasileira. Na obra, os leitores poderão conferir o passo a passo de como fazer a compota de maçã de O morro dos ventos uivantes, os cookies de O diário de Anne Frank ou a cerveja amanteigada de Harry Potter. Denise também conta curiosidades sobre os livros e partilha receitas de escritores.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

O livro Superalimentos 24x7 (Quarto, 176 pp, R$ 64,90) é um guia que mostra como certos alimentos podem favorecer a saúde e a vitalidade, fazendo parte de uma dieta bem balanceada. De panquecas energizantes para o café da manhã a smoothies rápidos, de ceias para aquecer a lanches sem culpa, a blogueira e escritora de culinária Jessica Nadel traz um superalimento para impulsionar cada mordida do dia. Para a autora, os superalimentos são a comida de verdade, alimentos integrais e à base de vegetais, com propriedades adicionais que beneficiam a saúde. Usando os ingredientes apresentados no livro, o leitor pode apreciar uma grande variedade de pratos deliciosos e nutritivos. São mais de 40 receitas, todas veganas, com superalimentos poderosos e perfeitos para as pessoas que querem tornar sua alimentação mais saudável.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

Em seu livro de estreia, Por amor ao sabor - As melhores receitas das cozinhas por onde andei (Alaúde, 192 p, R$ 49,90), o chef Dalton Rangel inspirou-se em sua experiência na TV, sua infância passada no restaurante Gosto com Gosto, em Visconde de Mauá (RJ) e sua vivência fora do Brasil, para apresentar mais de 80 receitas de carnes, aves, peixes, frutos do mar, risotos, massas, saladas e doces que fazem bonito da entrada à sobremesa, do petisco com os amigos ao jantar em família. Dalton reuniu receitas com sotaque mineiro, tempero internacional e muito amor pela cozinha: vaca atolada, mexido, rabada, ossobuco milanês, steak au poivre, bacalhau com farofa de broa, lula recheada com farofa de shimeji, doce de leite caseiro, tiramisù, tartelete de tomate, entre outras delícias criadas e preparadas com muito amor pela cozinha.

PublishNews, Redação, 31/01/2017

Todo alimento conta uma história, desde a origem e preparo até chegar ao prato. Eu amo comida – 50 histórias de brasileiros que amam saborear a vida (Mol, 100 pp, R$ 39,90) — lançamento da Coleção Eu Amo, da Editora MOL — celebra o prazer da alimentação em toda a sua diversidade: de norte a sul, da lavoura à mesa, da entrada à sobremesa. Uma coletânea de relatos inspiradores e curiosos de gente que produz, cozinha e come com paixão. Não é preciso ser um gourmet para aproveitar ao máximo cada refeição. Mas não é isso exatamente o que ser “gourmet” significa? Eu amo comida convida o leitor a saborear as histórias e a se inspirar para aproveitar o momento, perceber os gostos, mas também o ambiente, a companhia etc. É um livro cujo protagonista é a comida, sem dúvida, mas em que os personagens dão o tempero especial.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.