Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 20/12/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 20/12/2016

Dois mil e dezesseis está chegando ao fim e o PublishNews, como tradicionalmente faz todos os anos, começa a fazer o seu balanço de fim de ano. De hoje até a próxima sexta-feira, quando encerramos as nossas atividades no ano, faremos uma retrospectiva, com os principais destaques de 2016. Para começar o balanço, lembramos aqueles que se foram ao longo do ano. Entre os que morreram em 2016 estão o editor Sérgio Machado, os livreiros Jair Canizella e Pedro Maragon e os escritores Harper Lee, Umberto Eco e Ferreira Gullar. Clique no Leia Mais e veja essa homenagem que o PublishNews presta a essas personalidades que deixaram saudades este ano.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Bruna Vieira foi uma das autoras da Autêntica que teve uma de suas obras -- 'Um ano inesquecível', escrito em parceria com Paula Pimenta, Babi Dewet e Thalita Rebouças - vendida para a portuguesa Presença | © Facebook da autoraDesde 2015, o Grupo Autêntica tem investido forte na internacionalização de seu catálogo. No balanço de 2016, essa investida mostrou-se exitosa. Gutenberg e Nemo, respectivamente selos de YA e de HQ do grupo, venderam, para mais de 14 línguas, os direitos de tradução e publicação de nove títulos nacionais. As obras serão publicadas em editoras de grande porte como a Penguim Random House, Mondadori Electa e S. Fischer Verlag GmbH. A Nemo ganhou destaque internacional com os autores de livros baseados em jogos como Minecraft e Pokémon Go. A espada de Herobrine e A vingança de Herobrine, de Jim Anotsu, foram vendidos para mais de seis línguas com tiragens iniciais de 10 mil exemplares. Já O último mestre Pokémon, de Carol Christo, conquistou mais de quatro línguas. Ainda da Nemo, Quando tudo começou – Bruna Vieira em quadrinhos, título da best-seller Bruna Vieira em parceria com a premiada quadrinista Lu Cafaggi, ganhou a publicação na língua francesa pela editora Sarbacane. O grupo ainda vendeu outros títulos como Um ano inesquecível, de Paula Pimenta, Bruna Vieira (na foto ao lado), Babi Dewet e Thalita Rebouças, para a portuguesa Presença; Craftando, de Alex Diochon, para a francesa Jungle!; e a série Shakespeare em quadrinhos, para a russa Eksmo.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Júlio Hermann é o novo autor da Faro Editorial | © Fábio SchmatzSeguindo sua proposta de revelar talentos na literatura nacional, a Faro Editorial anunciou a contratação de Júlio Hermann, 19 anos, para integrar seu grupo de escritores. Focada principalmente num público jovem, a editora decidiu levar ao formato impresso as crônicas sobre amor e relacionamentos de Júlio. Colunista de portais como Entre todas as coisas e juliohermann.com, Hermann começou a publicar na internet no início de 2015. Em dois anos, foi lido por mais de 10 milhões de pessoas e registra um alcance superior a 400 mil leitores semanais. Segundo Pedro Almeida, publisher da Faro e colunista do PublishNews, a decisão de contratá-lo foi tomada por diversos motivos. “É impressionante ver como alguém tão jovem consegue exprimir sobre sentimentos com tanta beleza. Júlio recria em suas crônicas uma canção de amor com o olhar de sua geração. Quem lê não consegue ficar indiferente. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura”, finaliza. O livro, que terá como título Desculpe se eu estraguei o final..., chega às livrarias no início de 2018.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

A Verus comprou, em pre-empt, os direitos para publicação no Brasil do novo livro da escritora americana Chandler Baker, conhecida por seus young adult. Em This is not the end, Lake Devereaux é uma garota prestes a fazer 18 anos e está diante de uma decisão difícil: reviver seu irmão. A resposta parece óbvia, ele é tetraplégico e o único jeito de voltar a andar é o suicídio e reviver depois. Mas 23 dias antes de completar 18 anos, Penny sua melhor amiga, e Will, seu namorado, morrem em um acidente de carro. E agora, quem reviver? Como escolher? Em meio às pressões de familiares e amigos, Lake busca dentro de si e de suas verdades a escolha correta e percebe que resposta está em suas convicções e não na banalização da morte. Os direitos da obra foram intermediados pela Agência Riff. A previsão é que o livro saia no segundo semestre de 2018.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Alto valor literário, plástico e editorial. Estes são os quesitos que a Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio busca nas obras que recebem os selos Seleção Cátedra 10 e Distinção Cátedra 10, que reúnem os melhores livros infatojuvenis produzidos no Brasil em 2016. O livro Intramuros (Casa Lygia Bojunga) deu a Lygia Bojunga o prêmio hors concours. Na categoria Distinção Cátedra 10, destacam-se os títulos: Uma criança única (V&R), da autora chinesa Guojing; O livro que lê gente (Cortez), de Alexandre de Castro Gomes; Um dia, um rio (Pulo do Gato), de Leo Cunha e As cores dos pássaros (Rovelle), de Lúcia Hiratsuka. Dentre as obras selecionadas na Seleção Cátedra 10, estão O barco das crianças (Alfaguara), de Mario Vargas Llosa; O anel encantado (Global), de Maria Teresa Andruetto; Moscas e outras memórias (Aletria), de Eve Ferretti e Fabíola Werlang; Para onde vamos (Pulo do Gato), de Jairo Buitrago entre outros. Para conferir a lista completa, acesse o site da Cátedra Unesco PUC-Rio.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Ziraldo participa do 'Navegar é preciso' | © Ana CollaResultado da parceria da Livraria da Vila com a Auroraeco Viagens, o Navegar é Preciso chega à sua 7ª edição. Programada para acontecer entre os dias 1º a 5 de maio, o barco, que navegará pelas águas do Rio Negro, contará com a presença dos escritores Ziraldo, Gregorio Duvivier, Márcia Tiburi, Monja Coen, Beatriz Bracher, João Paulo Cuenca e Mário Prata, que viajará pelo segundo ano consecutivo. Assim como nas edições anteriores, haverá bate papos sobre literatura e música. Além disso, os convidados dividirão histórias de vida, reflexões sobre criação, suas experiências como artistas e se entrevistarão mutuamente no auditório do barco. Encontros literários com um grupo de escritores, música ao vivo, apresentações teatrais e passeios fazem parte da programação. O projeto oferece uma oportunidade única, na qual escritores, músicos e atores convivem de perto com os participantes durante cinco dias. Para fazer sua reserva ou para mais informações é só mandar um e-mail para reservas@auroraeco.com.br.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

George Bondim debruçou sobre a obra de William Shakespeare, traduziu e reuniu os 154 sonetos deixados pelo bardo no volume Todos os sonetos de William Shakespeare (Fundação Saint Germain, 172 pp, R$ 34,90). O livro será lançado nesta quarta-feira (21), no Colmeia Carioca Coworking (Rua das Palmeiras, 13, Botafogo - Rio de Janeiro / RJ), a partir das 19h.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, lançou o edital do Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte, que tem como objetivo principal promover a criação literária e a valorização da literatura como linguagem artística. Nesta edição, o edital contempla duas categorias: Poesia e Conto. Podem participar do concurso apenas pessoas físicas brasileiras, natas ou naturalizadas. Os autores menores de 18 anos devem apresentar uma autorização escrita dos pais ou responsáveis legais, e além de inéditas, as obras devem ser escritas em língua portuguesa. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas do dia 3 de janeiro a 14 de junho (exceto feriados), na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (Centro de Referência da Juventude, Praça da Estação, s/n, Santo Antônio - Belo Horizonte / MG), ou enviadas pelos Correios ao endereço desses locais. O vencedor de cada categoria receberá um prêmio de R$ 50 mil.

“Fui apresentado pelo Vinicius de Moraes, que disse: 'Fagninho, vou te deixar com o maior poeta de todos os tempos'. Respondi: 'ué, não é você?'. E então conheci Gullar.”
Fagner
Cantor e compositor
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
O homem mais inteligente da história
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Humano demais
5.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
6.
Por que fazemos o que fazemos?
7.
O diário de Larissa Manoela
8.
Diário de um banana - Vai ou racha
9.
Não se enrola, não
10.
Como eu era antes de você
 
PublishNews, Redação, 20/12/2016

O Skoob, rede social dos leitores, divulgou uma lista dos 100 livros mais adicionados na plataforma no mês de novembro, e dentre eles, se destacam sete livros da literatura nacional. Em primeiro lugar (e na 26ª posição da lista geral) está Não se enrola, não (Intrínseca), de Isabela Freitas; seguido de A menina dos olhos molhados (Globo Alt), de Marina Carvalho, que ficou em 41º lugar da lista geral; o clássico Dom Casmurro (Ática), de Machado de Assis (51º); Ultra Carnem (DarkSide), de César Bravo (59º); A história do Brasil para quem tem pressa (Valentina), de Marcos Costa (69º); Teoria do amor (Ler Editorial), de Halice FRS (73º) e O cortiço (Rideel), de Aluísio Azevedo (98º).

PublishNews, 20/12/2016

A Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177 – Lojas 107/108 Rio de Janeiro / RJ) está com inscrições para mais um curso de férias: Introdução ao conto. O workshop gratuito terá como principal objetivo discutir sobre o foco narrativo, a partir da leitura de três contos: A carteira, de Machado de Assis; Queijo do sertão, de Marlene de Lima; e Planta circular, de Marta Barcellos. Não será uma abordagem teórica, mas uma ilustração do conceito de foco narrativo. O curso será ministrado pelo professor e contista João Paulo Vaz e está marcado para o dia 7 de janeiro, das 14h às 16h.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

No período de 2007 a 2016, o Rio de Janeiro virou um grande laboratório urbanístico. Iniciando a jornada com os Jogos Pan-americanos, passando pela Copa do Mundo e encerrando com as Olimpíadas, a cidade transformou-se nada sensivelmente em um canteiro de obras, refletindo uma grande aliança entre o poder público e as empresas privadas. Eduardo Paes entrou no papel do prefeito que toca obras e fez inúmeras intervenções para adequá-la ao novo status de cidade internacional, sede de grandes eventos mundiais. Pegando carona nessa desculpa, Paes encarou o "problema das favelas" como algo a ser resolvido, algumas sendo ocupadas por poder policial e "integrando-se" à cidade, outras sendo removidas, com suas famílias, suas histórias e sua cultura sendo despejadas de seu habitat natural. É esse aspecto que o livro A resistência à remoção das favelas no Rio de Janeiro (Revan, 344 pp, R$ 58) aborda. Organizado por Alexandre F. Mendes e Giuseppe Cocco, a obra faz reflexões importantes acerca das remoções das favelas da cidade do Rio de Janeiro.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Quando o assunto é a Lagoa Rodrigo de Freitas a falta de consenso é geral. Há sempre uma controvérsia sobre a solução mais viável para a melhoria da qualidade de suas águas e preservação desse patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. O livro Lagoa Rodrigo de Freitas: uma discussão centenária (Cidade Viva, 240 pp, R$ 60), do engenheiro Victor Monteiro Barbosa Coelho, faz um registro fundamental dos estudos técnicos, projetos e obras que a Lagoa sofreu ao longo dos anos e lança luz sobre o notório valor histórico e humanístico desse cartão postal do Rio e do Brasil. Com 240 páginas e mais de 70 figuras, a obra está organizada em quatro partes: História e particularidades da Lagoa; Projetos e Estudos; Qualidade da Água e Monitoramento; e Iniciativas de Solução - Uma Discussão Centenária. A obra ajuda o leitor a compreender um pouco mais sobre esse espaço público de extrema relevância.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

O livro Transatlânticos no Brasil (Capivara Editora, 348 pp, R$ 85) relembra a história das grandes embarcações nos portos do país, desde a instalação da primeira linha regular entre a Europa e o Brasil, aberta pela companhia inglesa Mala Real Inglesa, em 1851, até o declínio do transporte marítimo de passageiros no final da década de 1960, com a popularização da aviação comercial. Com textos de Carlos Cornejo e Ana Luisa Martins, a obra é bilíngue (português / inglês) e ricamente ilustrada. Com patrocínio da Fundação Cultural BNP Paribas, a obra traz 400 imagens que reconstituem mais de um século de navegação marítima no país. São fotografias, mapas, cartazes publicitários, além de artigos de memorabilia, como cartões-postais, bandeiras e etiquetas de bagagem. Os cartões-postais eram distribuídos a bordo para a correspondência dos passageiros, que assim divulgavam as viagens nos confortáveis navios de linha e de cruzeiro.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Quem largaria um belo emprego para sair pelo mundo experimentando as mais diversas culturas? Entre 2014 e 2015, Nara Alves, acompanhada de seu namorado Bernardo, se aventurou por 22 países da América do Norte, da Ásia, da Oceania, do Oriente Médio e da Europa. Jornalista, dona de um olhar – e de um texto – sensível, perspicaz e bem-humorado (e, às vezes, rabugento), Nara registrou suas impressões de viagem em um blog, que deu origem a este divertido, revelador e instrutivo livro – 66 histórias de uma volta ao mundo (O Viajante, 204 pp, R$ 32). Em sua jornada, a viajante atravessou os Estados Unidos de trem, resgatou suas raízes no Japão, subiu e desceu montanhas na Nova Zelândia e no Nepal, compreendeu o sistema de castas na Índia, refletiu sobre o papel da mulher no Irã, reencontrou uma amiga agora convertida ao judaísmo ortodoxo em Israel, entre tantas outras histórias instigantes.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Após o primeiro volume da série Histórias da gente brasileira, Mary del Priore mergulha no período do Império. Em História da gente brasileira – Volume 2 (Casa da Palavra / LeYa, 493 pp, 59,90), a historiadora faz um convite ao leitor: descobrir como viviam os brasileiros na intimidade, no momento em que o Brasil dava os primeiros passos para sua autonomia como nação – com uma sociedade em formação, abrigada sob o manto do café e manchada pela escravidão. Na série, Mary del Priore apresenta uma outra maneira de contar a história do Brasil: em vez de se debruçar sobre os grandes feitos, personalidades e datas do passado, descortina o nosso dia a dia, formando um mosaico da gente brasileira. É um modo de contar a história por meio das pequenas histórias do cotidiano – como viviam, em público e na intimidade nossos antepassados? Como regulavam suas vidas com a escassez de bens essenciais? Quais seus hábitos e gostos?.

PublishNews, Redação, 20/12/2016

Em O paraíso do consumo (Mauad X / PUC – Rio, 264 pp, R$ 64), os pesquisadores Everaldo Rocha, Marina Frid e William Corbo investigam a emergência das lojas de departamentos em meados do século XIX e sua contribuição para a expansão do sistema de consumo na modernidade. O fio condutor da pesquisa é o romance francês O paraíso das damas, escrito por Émile Zola em 1882. A obra explora a força narrativa do romance de Zola e os impactos socioculturais daquele que é o seu personagem central: o grande magazine. O paraíso do consumo mergulha no tema, expõe como as chamadas lojas de departamento impactaram profundamente o comércio da época com a ousada proposta de reunir, em um único e gigantesco espaço, toda uma constelação de bens. E vai além, analisando profundamente o fenômeno do consumo.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.