Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 14/12/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 14/12/2016

Dois mil e dezesseis foi puxado, né?! Mas há o que comemorar. Por isso, o PublishNews e o Books in Print estão nos preparativos finais para “o último melhor Happy Hour do ano”. Logo mais, das 18h30 às 22h, vamos reunir profissionais do livro para uma cervejinha e bons petiscos na Casa Educação (Rua Paulistânia, 551 – São Paulo / SP). No evento, o Books in Print, empresa alemã de gerenciamento de metadados que desembarcou no Brasil nesse ano, vai apresentar uma novidade e a equipe inteira do PublishNews estará lá para aquele abraço de fim de ano. Para que a gente possa organizar tudo e não faltar nada, pedimos que confirmem presença aqui.

PublishNews, Angela Mendes, Daniela Padilha, Lizandra Magon de Almeida e Paulo Verano*, 14/12/2016

Daniela Padilha, Paulo Verano, Lizandra M. Almeida e Angela Mendes assinam o artigo 'A cabeça do editor do século 21: cadê a cabeça?' | © Lígia GuimarãesJason Epstein, menos que um futurólogo ou aventureiro, foi diretor editorial da Random House por décadas e cofundador da The New York Review of Books. Ele é autor de O negócio do livro (Record, 2002). Nas 159 páginas da obra, o autor narra sua biografia editorial, marcada por muitos acertos, sendo o livro de bolso apenas um deles, e premiações diversas, além do acerto cotidiano de ter lido corretamente as vírgulas de Gore Vidal, Jane Jacobs, Norman Mailer, Philip Roth e Vladimir Nabokov, entre alguns de seus inúmeros autores. A visão de Epstein sobre o futuro do livro e do editor é mais uma visão, por casualidade substancialmente oposta à apresentada no artigo A cabeça do editor do século 21: cadê o glamour?, assinado por Rogério Alves e publicado pelo PublishNews em 9 de dezembro último. Apresentamos, pois, a nossa visão. Somos também editores. Já atuamos em grandes e em pequenas estruturas. Temos uma boa janela. Sabemos ouvir o que se dá do outro lado e nos dedicamos com interesse a essa escuta. Esqueçamos a falsa polaridade entre o editor glamoroso e o editor cabeça-de-planilha. Uma pergunta central para entender “a cabeça do editor do século 21” é: “Cadê a cabeça?”. Como todo ser que vive nesse complexo novo século, o editor do século 21 precisa pensar. E, se precisa pensar, o deve fazer também em relação a suas práticas. Há uma parte de seu trabalho que resvalará em outras áreas, mas isso não pode se dar com sua transformação em um mero seguidor das práticas consagradas pelo mercado, sobre as quais só cabem reflexões de curto prazo, tão caras a todos os negócios que se pautam apenas pelos resultados imediatos. Estimulemos o Marketing, o Financeiro, o Comercial das grandes e pequenas editoras (que, neste segundo caso, são também o Editor) a pensar também como Editores. Façamos também o exercício oposto. Mas, antes de mais nada, nos lembremos de que trabalhamos com Livros — portanto o cerne do Negócio. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra do artigo assinado conjuntamente pelos editores Angela Mendes e Paulo Verano (Barbatana), Daniela Padilha (Jujuba) e Lizandra Magon de Almeida (Pólen).

PublishNews, Leonardo Neto, 14/12/2016

Moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa será um dos destaques da Flipoços 2017 | © DivulgaçãoUma delegação composta por autores e autoridades moçambicanas já confirmou presença para o Flipoços que, em 2017, acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio, na cidade mineira de Poços de Caldas. Entre os autores estão Ungulani Ba Ka Khosa, que no Brasil publicou em 2016 O rei mocho (Kapulana); a militante feminista e escritora Paulina Chiziane e o poeta e médico sem fronteiras Mbate Pedro. “Estamos tendo apoio do Ministério da Cultura de Moçambique para trazer autores que já são muito conhecidos lá, mas que, por aqui, ainda têm pouca projeção. Queremos buscar referências que vão além de Mia Couto”, comentou Gisele Corrêa, curadora do evento que chega em 2017 a sua 12ª edição. Clique no Leia Mais e saiba de outras novidades do evento.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Franca, no interior paulista, foi a cidade escolhida para sediar a 114ª unidade da Saraiva. A nova loja será inaugurada nesta quinta-feira (15), no Franca Shopping (Av. Rio Negro, 1100 - Jardim Roselandia). "Operamos uma loja temporária no formato pop up store em Franca e, devido ao grande sucesso, decidimos abrir um espaço permanente na cidade. A nova unidade tem layout moderno e nosso objetivo é proporcionar uma jornada prazerosa, além de ampliar ainda mais a experiência do cliente", destaca Marcelo Ubríaco, vice-presidente da Saraiva. Com 260 m², a nova unidade tem um mix de produtos que inclui livros de literatura nacional e estrangeira, papelaria, música, filmes, periódicos e o LEV, o leitor de livros digitais da rede de livrarias.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Orlando Prado é o novo gerente de compras da Livraria da Vila | © Arquivos do PublishNewsNo fim de novembro, o PublishNews noticiou que Orlando Prado tinha deixado a Aleph, editora onde trabalhou por quase três anos. O profissional assumiu agora a gerência de compras da Livraria da Vila. “Ser um gestor de compras de uma rede de livrarias após conhecer todos os ‘perrengues’ do ‘lado de lá do balcão’ somente reforçou a ideia de que precisamos cuidar da cadeia do livro como um todo. É o famoso ‘ganha-ganha’, que é muito bonito no discurso, mas precisa ser praticado na realidade. Nenhuma livraria vive somente com as vendas de uma editora, nenhuma editora vive somente com as compras de uma livraria”, disse ao PublishNews. Mudança também no Grupo Pensamento. Priscila Nunes Marques, que cuidava do marketing da casa, muda de ramo. A partir de janeiro, ela passa a fazer parte do time de marketing do Midas, estúdio de Rick Bonadio.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

À esquerda, a tela que aparecer previamente para o usuário. Se ele curtir (clicando no <3), é direcionado para a segunda tela onde poderá saber mais e comprar o livro | © ReproduçãoTítulo, autoria, capa, editora, data de lançamento. Para o Book4You, essas não são as informações mais relevantes na hora de escolher a próxima leitura. Acreditando que o enredo é o que realmente importa em um livro, a startup criou uma nova forma de descobrir histórias. Na plataforma, que chega agora à sua primeira versão com o lançamento do aplicativo para Android, disponível para download gratuito na PlayStore, e, em breve, para IOS, e com a reformulação do site, os livros são organizados em listas temáticas criativas e apresentados apenas por meio de suas sinopses. O usuário lê a sinopse de cada um dos títulos e diz se gostou - neste caso, são então revelados os dados básicos da obra: título, autor, capa, editora e o preço nas diversas lojas cadastradas. Ele pode ser direcionado para a compra – e vai poder escolher entre o impresso ou digital - ou guardar o livro em “Minha Lista”'. Mas se o usuário não se interessar pelo enredo, ele clica em 'Não gostei' e aquele livro é excluído da lista. Clique no Leia Mais para conhecer melhor a plataforma e saber mais sobre as novidades.

PublishNews, Redação, 13/12/2016

A Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Cesgranrio adiaram o encerramento das inscrições da segunda edição do Prêmio Rio de Literatura, previstas inicialmente para terminar na última segunda-feira (12). Agora, as inscrições poderão ser feitas até as 23h59 desta quarta-feira (14), somente pelo site do Centro Cultural Cesgranrio. Na sua primeira edição, em 2015, o prêmio recebeu mais de 600 inscrições para as duas categorias: Obras Publicadas e Novo Autor Fluminense. A categoria dedicada a obras já publicadas é dividida em duas subcategorias: Ficção e Ensaio. Em ambos os casos a primeira edição das obras inscritas deverá ter sido publicada no período compreendido entre 1º de outubro de 2015 e 1º de outubro de 2016. Os autores dos livros selecionados serão premiados, cada um, com R$ 100 mil. A segunda modalidade, exclusiva para descobrir os novos talentos do estado do Rio de Janeiro, vai abranger novos nomes da literatura que tenham nascido ou residam no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa, além de oferecer R$ 10 mil ao vencedor, também viabiliza a edição e publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias do estado. A divulgação das 45 obras finalistas acontecerá em maio do ano que vem. Os vencedores serão anunciados em agosto de 2017.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

No Rio, Daniel Lameira dá início a curso de formação de editores | © DivulgaçãoA Estação das Letras (Rua Marquês de Abrantes, 177 – Lojas 107/108 Rio de Janeiro / RJ) adicionou mais um curso para o intensivo de férias 2017. O curso de Formação de editores será dividido em vários módulos e visa a formação completa ao futuro editor, abordando o papel do editor, suas responsabilidades e funções diversas. O universo do livro, como um mercado altamente especializado necessita de talento, mas também de bons gestores. Seja o livro como produto, como bem cultural, ou como negócio, o editor deve estar por trás de todos os processos que envolvem a sua publicação, desde a aquisição até conhecer as formas de chegar ao público alvo e a realidade do varejo. O primeiro módulo que acontece no dia 14 de janeiro, das 10h às 17h30, será ministrado por Daniel Lameira, publisher da Aleph e vencedor da primeira edição do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro, concedido pelo PublishNews. No curso, Lameira fará um apanhado geral da profissão e dessas responsabilidades, que extrapolam e muito o texto, e devem caminhar lado ao lado em aprendizado e desenvolvimento com todas as áreas da cadeia do livro. O investimento é de R$ 400 podendo ser dividido em duas vezes e a taxa de inscrição é de R$ 50.

“O grande escritor é aquele que faz tudo para ser banal.... e não consegue”
Raymond Radiguet
escritor francês
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
O homem mais inteligente da história
3.
Sacadas de Empreendedor
4.
Rita Lee - uma autobiografia
5.
Não se enrola, não
6.
O diário de Larissa Manoela
7.
Humano demais
8.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
9.
Diário de um banana - Vai ou racha
10.
Por que fazemos o que fazemos?
 
PublishNews, Redação, 14/12/2016

A editora mineira Relicário lança nesta quinta (15), às 18h, na Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi – Belo Horizonte / MG) o livro Serenidade, presença e poesia (180 pp, R$ 40), obra que reúne textos inéditos do autor alemão Hans Ulrich Gumbrecht, um dos principais teóricos da literatura em atividade. O livro inaugura a Coleção Estéticas, pela qual a Relicário disponibiliza textos de referência de autores estrangeiros em língua portuguesa. Serenidade, presença e poesia contém ensaios publicados entre 1998 e 2015, contemplando parte importante da produção acadêmica de Gumbrecht influenciada pelo conceito de serenidade (Gelassenheit) de Martin Heidegger. O lançamento contará com a presença da organizadora do livro e tradutora dos textos Mariana Lage.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Logo mais, às 17h30, o escritor Alberto Mussa, o professor de literatura comparada João Cezar de Castro Rocha e o tradutor egípcio Mark Gamal estarão juntos na Fundação Biblioteca Nacional (Rua México, s/nº, entrada pelo jardim, Rio de Janeiro / RJ) para o encontro Machado e a língua árabe. Eles vão falar sobre os desafios encontrados na tradução do universo machadiano e as suas experiências em traduzir para a língua árabe. A mediação ficará por conta de Rachel Bertol. Para mais informações, acesse o site da Biblioteca Nacional.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

De quinta (15) a domingo (18) desta semana, a poesia ganha vida no Itaú Cultural. Longe de estarem restritos ao ambiente acadêmico, poemas são declamados de forma intensa e ganham notas de jurados escolhidos do público nos slams – batalhas de poesia. Na terceira edição do SLAM BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, representantes de 29 slams, de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Bahia, competem para descobrir quem é o poeta com a linguagem corporal mais afiada do país. O vencedor será o representante do Brasil na Copa do Mundo de Slam da França, em 2017. O evento conta com interpretação simultânea em Libras e será apresentado por Roberta Estrela D’Alva, atriz, apresentadora de TV e slammer. Para conferir a programação, acesse o site do Itaú Cultural.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Falar de longevidade como fenômeno do século XXI é tocar em uma grande variedade de temas. Ao observarmos as projeções demográficas do Brasil e do mundo, nos confrontamos com desafios e oportunidades nas facetas do trabalho, moradia, acessibilidade, lazer, entre tantas outras. E como pensar nossa vida, cada dia mais longa, sem projetos, sonhos e objetivos?. Longevidade (Évora, 208 pp, R$ 39,90), de Denise Mazzaferro e Renato Bernhoeft, visa a provocação para que haja o início desse planejamento, e nada melhor do que nos inspirar em histórias de vida. Com essa intenção, a obra também conta com a contribuição de histórias reais e de reinvenção apresentadas por sete pessoas, quatro homens e três mulheres, todas trazendo a grandeza da vida e de suas possibilidades. A leitura é indicada, de forma muito especial, às pessoas que vivem a etapa da chamada “meia-idade”. Até porque os próprios autores vivem, na prática, estes distintos momentos e seus dilemas.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Como sobreviver e prosperar no concorrido e exigente mercado de trabalho é o tema de Vencendo a crise: 100 dicas para conseguir, manter ou trocar de emprego (Best Business / Record, 224 pp, R$ 27,90). Sady Bordin mostra como valorizar a si mesmo a fim de atingir seus objetivos e fazer com que o possível empregador enxergue suas qualidades. O autor apresenta instruções para organizar seu currículo de maneira eficaz, indicações de como se vestir e se portar para causar uma boa impressão, atitudes a serem tomadas para se manter e crescer no emprego, além de dicas para sair de uma empresa para outra de maneira elegante, sem fechar as portas. Vencendo a crise é um guia eficiente para quem quer superar a difícil situação econômica do país e conquistar o emprego desejado. Ao se preparar seguindo as dicas de um especialista, suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Muitos executivos são induzidos a optar por um modelo organizacional baseado no incremento da complexidade na condução dos negócios. Acabam-se criando dogmas, paradigmas e um ambiente que geram mais obstáculos para o desenvolvimento da gestão do que o mercado, a concorrência e as dificuldades naturais do dia a dia. Essa complexidade forma uma rede de armadilhas. Em alguns casos, o criador se torna dependente da criatura. Por um tempo, isso pode até funcionar, mas é nocivo à sustentabilidade da empresa. Esse acaba sendo o cenário ideal para a chegada de um executivo lúcido, moderno e pragmático, que traga soluções pontuais e gere uma transformação relevante, simplificando o que está complicado, e se torne icônico na organização e no mercado. Capitalismo light (Primavera Editorial, 160 pp, R$ 29,90), de João Rached, vem para estimular uma reflexão acerca da condução de negócios. A ideia é conclamar os gestores, de maneira simples e direta, a questionarem a forma com que buscam a eficiência por meio das pessoas, facilitando a geração de um resultado financeiro e social adequado à missão e aos valores da organização.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Ser uma mulher empreendedora não significa apenas abrir um negócio ou trabalhar por conta própria. Empreender é um verbo que toda mulher que deseja ser bem-sucedida deve conjugar. Seja como funcionária de carreira, profissional liberal, freelancer ou empresária, a mulher quer mais do que trabalhar: ela deseja ter a liberdade de conquistar o seu espaço. Não o lugar onde dizem que ela deve estar, mas aquele em que ela escolheu estar. Em Lugar de mulher é onde ela quiser (Vida Melhor, 264 pp, R$ 29,90), Patricia Lages desvenda os segredos do mundo corporativo e dos caminhos do empreendedorismo com dicas práticas e valiosas com base em sua própria experiência e em extensas pesquisas. Com um texto bem-humorado e envolvente, Patricia descomplica o tema e mostra que empreender é um estilo de vida que tem tudo a ver com o universo feminino.

PublishNews, Redação, 14/12/2016

Jogos de poder (Vozes Nobilis, 280 pp, R$ 29,90 – Trad.: Daniela Barbosa Henriques), do sueco Henrik Fexeus, autor do best-seller A arte de ler mentes, promete inclinar a balança a seu favor. Não importa se o leitor é vendedor, advogado, garçom, professor, cuidador, gerente estratégico, estudante ou encantador de cães, o objetivo do autor ao escrever o livro é ajudá-lo a dominar a arte de conseguir o que quer, e não o que os outros querem. Para escrever o livro, o autor se dedicou a conhecer o modo como influenciamos uns aos outros, estudou comunicação, habilidades mentais como a Programação Neurolinguística (PNL), hipnose, teatro, mágica e psicologia, além da influência da mídia, da publicidade e propaganda e o mimetismo.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.