Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 29/11/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 29/11/2016

O Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 - Graças, Recife / PE) recebe, a partir desta quarta-feira (29), a Semana do Livro de Pernambuco, com uma série de atividades literárias e culturais. No centro dos debates que seguem até o próximo dia 4, o tema “Narrativas Possíveis do Presente”. Com a curadoria do jornalista Schneider Carpeggiani, a programação é pautada com debates, oficinas, mesas redondas, intervenções e apresentações artísticas e culturais voltadas aos públicos adulto e infantil. E o público poderá ainda conferir debates com Raimundo Carrero, Sidney Rocha, Sidney Nicéias e muitos outros. “As pautas giram em torno de enfrentamentos e dúvidas que marcaram o ano e que serão colocadas em debate. É preciso (re)escrever 2016. É necessário urgentemente (re)escrever o presente e tratar a palavra como ação, como instrumento de mudança e ativação social”, aponta o curador. Clique no Leia Mais e veja os destaques da programação.

PublishNews, Gil Vieira Sales*, 29/11/2016

O México é surpreendente. Muitos já devem ter dito isso, a ponto de transformar essa afirmação num grande clichê. Mas é a verdade, pois nada define melhor este país tão intenso, diverso, dinâmico. Guadalajara é vibrante e antenada. É a cara do México ao mesmo tempo em que não é nada mexicana, sob outros pontos de vista. Com "mucha o poca" pimenta, é caliente e séria na medida. Surpreendente mesmo, não há como negar. A FIL - Feira Internacional do Livro de Guadalajara - literalmente ocupa a cidade e contribui ainda mais para reforçar o jeitão cosmopolita dessa capital cultural. A Feira já é, de certa forma, peculiar por abrir espaço para o público geral - nos moldes das nossas bienais do Rio e de São Paulo - e para o público profissional - tal qual a grande feira de Frankfurt. Peculiar porque permite combinar de forma harmoniosa duas vertentes interessantíssimas do mundo livreiro, na minha humilde opinião de editor: pessoas que compram livros e pessoas que fazem (ou propiciam que se faça) o livro. Durante mais de uma semana, em um megacomplexo de exposições, milhares de pessoas com formações e trajetórias bem diferentes se cruzam com um só propósito: vivenciar o que os livros têm a oferecer. Isso não é pouco, considerando a complexa realidade do mundo atual em que tudo parece duelar até a morte pela atenção do consumidor final. Na cidade mais espanhola do México, não há dúvida: o livro é Rei. Com o tempero certo, o livro segue aqui sendo saboreado com prazer. Durante os dias de duração da Feira, que começou no último sábado, há e haverá espaço para tudo. Prometo contar um pouco sobre tudo o que vi e verei para tentar dar ao leitor do PublishNews ao menos um gostinho dessa sensação fantástica que é a FIL. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra deste artigo

PublishNews, Silvio Alexandre, 29/11/2016

Realidade Virtual é aposta da SESI-SP Editora para divulgar seus livros na Comic Com Experience | © Divulgação / Esconderijo das CriançasEm sua primeira participação na Comic Con Experience (CCXP), que acontecerá de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, a SESI-SP Editora aposta em livros de literatura fantástica e publica duas escritoras brasileiras: Flávia Muniz, com O manto escarlate, e Shirley Souza, com Alek Ciaran e os guardiões da escuridão. Segundo Rodrigo de Faria e Silva, editor-chefe da SESI-SP, “a editora pretende abrir espaço para a literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) e com esses dois lançamentos na CCXP deste ano queremos atrair novos leitores”. E para marcar a presença no evento fará uma experiência imersiva com os cenários dos livros dentro do estande da editora: através do uso de óculos de Realidade Virtual, o visitante entrará nos cenários das duas histórias. Clique no Leia Mais e saiba como isso vai funcionar.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Domício Proença Filho é candidato à reeleição da Academia Brasileira de Letras | © DivulgaçãoA Academia Brasileira de Letras (ABL) vai eleger nesta quinta-feira (1º), sua diretoria para o ano de 2017, em sessão ordinária, com início às 16h, no Petit Trianon. A chapa oficial, encabeçada pelo acadêmico Domício Proença Filho, candidato à reeleição, está assim constituída: Nélida Piñon, secretária-geral; Ana Maria Machado (primeira-secretária); Merval Pereira (segundo-secretário) e Marco Lucchesi (tesoureiro). A votação será para cada cargo, separadamente. Estarão eleitos os acadêmicos que alcançarem a maioria dos votos. Tal como na eleição para a admissão de novos membros, prevê-se a possibilidade da realização de quatro escrutínios, se algum dos candidatos não atingir a maioria estabelecida. A posse será no dia 15 de dezembro, às 17h, também no Petit Trianon.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

José Santos é convidado pelo projeto 'Óbidos' para residência literária em Portugal | © Jonas WorcmanO escritor mineiro José Santos foi convidado pelo projeto Óbidos - Vila Literária, para uma residência literária na cidade portuguesa em 2017. Essa iniciativa é fruto da parceria entre o Fliaraxá - Festival Literário de Araxá e o FÓLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos, Portugal. Durante dois meses, o autor residirá na cidade histórica portuguesa, com um único objetivo: escrever. Óbidos faz parte do seleto grupo de municípios chancelados pela Unesco como Cidades Criativas e classificada como Cidade Literária. A escolha do escritor é um reconhecimento ao trabalho que ele desenvolve desde 2009 com o intercâmbio literário entre Brasil e Portugal. Suas pesquisas já geraram cinco livros para crianças e jovens. Durante a residência, José Santos finalizará projetos antigos, como o livro Infâncias, com José Jorge Letria; A história do Padre António Vieira em versos de cordel, com Jô Oliveira e Augusto Rodrigues, além do projeto com o ilustrador Guazzelli: Andanças pelo mundo que fala português. A residência literária também ajudará o autor a conseguir parceiros editoriais que permitam que alguns dos livros já sejam publicados e lançados nas edições do FÓLIO e do Fliaraxá em 2017. A sexta edição do Fliaraxá, será de 4 a 8 de outubro, e homenageia justamente os países de língua portuguesa, tendo o tema “Língua, Literatura e Utopia”.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

A segunda edição do projeto literário Delícias da Literatura, realizado pela Livraria NoveSete (Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, São Paulo / SP) em parceria com a Cia Luarnoar, irá explorar a obra do escritor moçambicano Mia Couto. A nova a iniciativa da livraria, desta vez destinada ao público adulto, convidará as pessoas a vendar os olhos e ouvir narrativas de contos do autor. A leitura é acompanhada com áudios que criam uma trilha para cada história, batizada de “cenários sonoros”. Nos intervalos entre cada texto, são oferecidos mini alfajores e uma taça de vinho. Haverá ainda sorteio de livros do autor. A proposta do projeto literário é apresentar sempre na primeira sexta-feira de cada mês obras literárias por meio da técnica classificada pela Luarnoar como “leitura viva com cenários sonoros”. O evento acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 19h30.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Logo mais, às 19h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915 – São Paulo / SP), os leitores e fãs do escritor e jornalista Sérgio Túlio Caldas poderão conferir sua nova obra, Com os pés na África (Moderna, 104 pp, R$ R$ 44). Diretor de vários documentários e colaborador de publicações internacionais, o autor traz em seu novo enredo a história de um garoto que irá conhecer alguns lugares do continente africano, tais como Luanda, Saara e Marrakesh. Depois de ser vencedor em um programa de quiz na televisão, o protagonista tinha apenas a missão de embarcar para conhecer lugares incríveis do mundo e postar todas as curiosidades locais em seu blog. Porém, além de conhecer a cultura local, o menino também presenciou situações decorrentes da guerra civil que acontecia em Angola. A obra conta com linguagem jovem e bem-humorada e traz inúmeras fotos que retratam a visão do viajante e explicações do vocabulário comum da região.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Como parte da programação da primeira Mostra Documentário, Território Expandido, que ocorre de 5 a 10 dezembro, o crítico e pesquisador de cinema Carlos Alberto Mattos lança seu oitavo livro. Cinema de Fato – Anotações sobre documentário (Jaguatirica) é uma coletânea de ensaios e resenhas críticas sobre o cinema do real e reúne 79 textos sobre o trabalho de mestres como Eduardo Coutinho, Krzysztof Kieslowski, Arthur Omar, Pier Paolo Pasolini, Wim Wenders e Jia Zhang-ke. O lançamento com sessão de autógrafos acontece no dia 8 de dezembro, das 18h40 às 21h na Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré – São Paulo / SP).

“O declínio da literatura indica o declínio de uma nação.”
Johann Goethe
Escritor alemão (1749-1832)
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
O homem mais inteligente da história
3.
Rita Lee - uma autobiografia
4.
Não se enrola, não
5.
Diário de um banana - Vai ou racha
6.
O diário de Larissa Manoela
7.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
8.
A garota no trem
9.
João sendo João
10.
Por que fazemos o que fazemos?
 
PublishNews, redação, 29/11/2016

José Augusto Ribeiro dá palestra na Blooks Livraria do RJ | © DivulgaçãoVencedor do segundo lugar do Prêmio Jabuti 2016 na categoria Biografia com o livro Tancredo Neves: a noite do destino (Civilização Brasileira), o jornalista José Augusto Ribeiro dará uma palestra na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 316, Botafogo – Rio de Janeiro / RJ) sobre seu novo livro: Getúlio Vargas, a saga da Petrobras (KDP). Na palestra que acontece na próxima segunda (5), às 19h, o autor explicará como a Petrobras deu certo e continua dando certo mesmo depois de saqueada pelo que chama de "assaltantes do Pré-Sal"; como o Presidente Roosevelt, no começo da Segunda Guerra Mundial, pensou em criar uma Petrobras dos EUA e o que Chateaubriand, o Rei da Mídia, ofereceu a Getúlio Vargas para desistir da Petrobras. A entrada é gratuita.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Rodrigo Alvarez participa de bate-papo na Livraria Santuário | © Divulgação / Globo LivrosNesta sexta (2), o jornalista Rodrigo Alvarez marcará presença na Livraria Santuário (Rua Barão Itapetininga, 274 – São Paulo / SP) para conversar com o público sobre os anos de pesquisas sobre Nossa Senhora Aparecida que redundaram no best-seller Maria (Globo Livros). O evento gratuito começa às 16h. Após o bate-papo, mediado pelo padre Evaldo de Souza, haverá uma sessão de autógrafos dos livros de sua autoria. O jornalista já escreveu as obras: Maria, Aparecida e Humano demais - Biografia do Padre Fábio de Melo, todos pela Globo Livros. Em sua trajetória de pesquisa sobre a santa, Rodrigo já viajou para oito países diferentes como Israel e Turquia, onde ouviu muitos relatos e colheu materiais e documentos que foram essenciais para escrever suas obras.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Os conceitos lançados pelo movimento de poesia concreta há 60 anos serão discutidos na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos (Av. Paulista 37 – São Paulo / SP), a partir do dia 1º de dezembro, na exposição As ideias concretas – poesia 60 anos adiante. A mostra convida o visitante a conhecer a poesia desse movimento literário e os desdobramentos mais recentes – vivos e instigantes – da poesia experimental brasileira. A exposição abordará os diversos momentos da poesia concreta, desde sua criação pelos irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari, além de seu diálogo com outras formas de expressão artística e será dividida em quatro módulos: Palavras-coisas no espaço-tempo, O design da poesia, A poesia cosmopolita e Ecos Concretos, que contarão as várias transformações da poesia relacionada ao movimento, de suas origens até os dias de hoje. A exposição segue até o dia 28 de fevereiro de 2017.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

O que têm em comum o brasileiro Vinícius de Moraes e o alemão Thomas Mann? À primeira vista, ao que parece, nada. No entanto, os dois escritores apreciavam a boa mesa, literatura de qualidade e o Natal. Partindo dessa premissa, o Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros) prepara, para o próximo dia 5, às 19h30, um jantar para celebrar a gastronomia e a literatura. Os chefs Danilo Rolim e Daniela Narciso, autora do livro Pois sou um bom cozinheiro: receitas, histórias e sabores da vida do poeta Vinicius de Moraes (Companhia das Letras), se ocuparão dos pratos; a germanista Claudia Dornbusch guiará os presentes pelo mundo literário de Mann e o cantor e violonista Cacá Lima se encarregará de transporta-los ao mundo musical de Vinícius. O ingresso custa R$ 70 e mais informações podem ser obtidas pelo site do Goethe.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

A artista multifacetada, Elisa Lucinda lança a coletânea de poemas Vozes guardadas (Record, 518 pp, R$ 49,90), que reúne sua produção poética dos últimos 11 anos. Dividida em dois momentos, a obra é formada pelos livros Jardim das cartas e O livro do desejo. Entre os textos que compõem a primeira parte estão cartas declaradas a amigos e personalidades como Amir Haddad, Beth Carvalho, Emicida, Ana Carolina, Djavan e Dona Canô. Com uma linguagem simples, a escritora revela também seu magnetismo pela natureza em textos que fazem referência a uma infância de quintal, rodeada de mato, árvores frutíferas, barro, tanajuras, passarinhos e animais domésticos. Elisa lança o livro no dia 5 de dezembro, às 20h, na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema - Rio de Janeiro / RJ).

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Conhecida como "Mãe dos poetas moçambicanos", Noémia de Sousa é autora de densa obra poética que representa a resistência da mulher africana. Seu único livro, Sangue negro (Kapulana, 200 pp, R$ 44,90), é composto por 46 poemas, escritos entre 1948 e 1951. A edição brasileira mantém a estrutura original das edições moçambicanas com as seguintes seções: Nossa voz, Biografia, Munhuana 1951, Livro de João, Sangue Negro e Dispersos. A presente edição conta, ainda, com ilustrações da brasileira Mariana Fujisawa, prefácio da Profa. Dra. Carmen Tindó, estudos de Fátima Mendonça, Francisco Noa e Nelson Saúte, além de depoimentos de amigos, companheiros, leitores apaixonados pela obra de Noémia de Sousa. Sangue negro faz parte da série Vozes da África, que nasceu com o intuito de divulgar a literatura africana no Brasil. A série é composta por obras de ficção dedicadas a crianças e adultos. Nos dois seguimentos há livros de contos e poesias.

PublishNews, Redação, 29/11/2016

Cena absurdo - revisto e diminuto: 1998-2015 (Ateliê, 80 pp, R$ 59,80), de Pedro Marques, apresenta poemas que revelam os absurdos do dia a dia, nem sempre notados quando se vive em meio a eles. Em alguns momentos, o livro apresenta dois ou três poemas na mesma página, ampliando a possibilidade de leitura simultânea. “Um aspecto que atravessa todos os poemas e que parece garantir uma certa unidade a eles é justamente a denúncia da hipocrisia, do contraditório, da incongruência, que se fazem revelar nas cenas mais corriqueiras: aí reside o desabrochar do absurdo que passa despercebido quando nele estamos inseridos”, escreve Luís Fernando Prado Telles, professor de Teoria Literária da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no posfácio. O que também chama atenção na obra é a proposta de uma experiência multimídia, já que Cena absurdo apresenta clusters sonoros – conjunto de notas e palavras simultâneas em intervalos mínimos, e, portanto, dissonantes, no limiar do ruído. O autor lança o livro no dia 7 de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Galleria (Rod. Dom Pedro I, s/ nº, Jardim Nilópolis - Campinas / SP)

PublishNews, Redação, 29/11/2016

A feijoada completa e outras crônicas (Realejo, 168 pp, R$ 35), de Matthew Shirts, reúne as 55 melhores crônicas escritas nos últimos cinco anos sobre o que considera mais interessante, cômico e diferente na cultura brasileira, destacando suas tentativas constantes e diárias em entender aspectos peculiares do país. Entre os assuntos mais curiosos, está o uso das frutas para curar dor de barriga; personagens da cidade de São Paulo, como exemplo os habilidosos vendedores ambulantes dos trens e metrôs; hábitos como a preferência por pizza no jantar; a cultura de desfiles de escolas de samba no carnaval; a primeira vez que comeu feijoada; etc. Grande parte das histórias foram escritas pelo jornalista norte-americano radicado no Brasil para uma coluna que manteve no jornal O Estado de S. Paulo, Caderno 2, entre os anos 1994 e 2011; e na revista Veja, semanal para onde escreve desde 2011. O livro, porém, conta também com textos inéditos, escritos especialmente para essa publicação.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.