Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 22/11/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto e Talita Facchini, 22/11/2016

Fachada da antiga sede da Feira do Livro, em Fortaleza | © Facebook da empresaNesta segunda-feira (21), Mileide Flores, ex-diretora da ANL e militante da causa livreira, anunciou o fechamento da sua livraria, a Feira do Livro, em Fortaleza. No texto em que fez o anúncio, no blog da livraria, Mileide relembra a história da casa e se despede de “parceiros distribuidores e editores, que sempre nos viram como uma pequena livraria de grandes livreiros”. “Estamos saindo de cena, mas nossa história não é um papel em branco. Não sairemos da memória de quem nos acompanhou por todos estes 60 anos, nem da memória do comércio do livro do Ceará, muito menos dos que amam o livro como objeto e como mídia”, disse. Clique no Leia Mais e veja a repercussão do fechamento da livraria.

PublishNews, Redação, 21/11/2016

O Prêmio Oceanos anunciou os dez finalistas da sua edição de 2016. Entre as obras, estão quatro romances: A resistência (Companhia das Letras), de Julián Fuks, obra já vencedora do Prêmio Jabuti na categoria romance; Ainda estou aqui (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva; Galveias (Companhia das Letras), do português José Luís Peixoto (na foto ao lado) e Uma menina está perdida no seu século à procura do pai (Companhia das Letras), de Gonçalo M. Tavares. Há ainda dois livros de contos – Jeito de matar lagartas (Companhia das Letras), de Antonio Carlos Viana, e Maracanazo e outras histórias (Alfaguara), de Arthur Dapieve – e quatro de poesia: Escuta (Companhia das Letras), de Eucanaã Ferraz; Manual de flutuação para amadores (7Letras), de Marcos Siscar; O livro das semelhanças (Companhia das Letras), de Ana Martins Marques, e Sermões (Iluminuras), de Nuno Ramos. Clique no Leia Mais para ter acesso à íntegra desta nota.

PublishNews, Paulo Tedesco, 22/11/2016

No último dia 15 de novembro encerrou-se mais uma edição da Feira do Livro em Porto Alegre. Uma feira que começou em 1955 e que chegou à sua 62ª edição, vigorosa e mostrando a importância desse tipo de evento para a cultura e para os leitores. Apesar de alguns números, como a queda de 19% nas vendas em relação ao ano anterior, bem como o número mais enxuto de atividades e bancas, o resultado foi bastante positivo. Foram 1,4 milhão de pessoas a passarem pela praça ao longo da feira, um feito e tanto para um mercado em que se enclausura o consumidor em shoppings e locais climatizados e de segurança ostensiva. E esse modelo, totalmente fora da maré consumidora das compras a distância e do mundo do ar condicionado e estacionamentos extorsivos, fez escola no Rio Grande do Sul. O estado tem, hoje, 497 municípios e, acreditem, destes mais de 100 feiras do livro ocorrem no modelo da capital Porto Alegre. Torço, muito, para que superemos esse momento de crise política e econômica, e que recuperemos nossa democracia, tão maculada por golpes e distorções, e que nossas feiras abertas se reproduzam e se expandam. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Está no prelo da editora Gulliver, de Divinópolis (MG), o livro Cantigas dos meninos pastores (R$ 45), obra de Adélia Prado, também de Divinópolis, sobre o nascimento de Jesus Cristo. O livro, que chega às livrarias em dezembro, é ilustrado por Angela Leite de Souza, que mistura técnicas de desenho, colagem e bordados sobre tecido.

PublishNews, Redação, 21/11/2016

Entre a próxima quinta (24) e o próximo domingo (27), os Armazéns 2 e 3 do Píer Mauá (Av. Rodrigues Alves, 10), no centro do Rio de Janeiro, será palco da primeira edição da LER - Salão Carioca do Livro. Dentro da programação, que pode ser consultada clicando aqui, acontece uma mesa para debater a situação atual do mercado editorial brasileiro. Para discutir sobre o tema, foram convidados Fernando Portella, diretor do Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) e da Editora Cidade Viva; Danielle Paul, sócia da Livraria Castro Alves, e Anibal Bragança, diretor da Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff). O encontro está marcado para a quinta-feira, das 19h às 21h, no Auditório Machado de Assis.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Livraria da Vila da Fradique (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros - São Paulo / SP) recebe mais uma edição da Balada Literária (23 a 27/11), que em sua 11ª edição homenageia o escritor Caio Fernando Abreu. Com o tema Inventário do irremediável e Estranhos estrangeiros, as discussões deste ano terão a participação de Claudiney Ferreira, Cláudia Abreu, Vania Toledo, Paula Dip, Carol Rodrigues, Felipe Franco Munhoz, Ana Maria Gonçalvez e Paulo Lins. Os encontros gratuitos acontecem sempre das 11h às 13h no auditório da Livraria da Vila da Fradique.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Nesta quinta-feira (24), a Academia Brasileira de Letras (ABL) elegerá, a partir das 16h, no Petit Trianon, o novo ocupante da Cadeira 22, vaga com a morte do acadêmico e médico Ivo Pitanguy, ocorrido no último dia 6 de agosto. Concorrem à sucessão dez candidatos e será eleito aquele que conquistar a maioria absoluta dos votos em, no máximo, quatro escrutínios. Os candidatos, por ordem de inscrição, são: Antonio Cícero Correia Lima, Francisco Correa Weffort, Ricardo Cravo Albin, Walmirio Macedo, Lêda Prado, Eloi Angelos Ghio D’Aracosia, Guedes de Oliveira, Joana Rodrigues Alexandre Figueiredo, José Itamar Abreu Costa e Jeff Thomas. Os ocupantes anteriores da cadeira 22 foram: Medeiros e Albuquerque (fundador) – que escolheu como patrono José Bonifácio, o Moço –, Miguel Osório de Almeida e Luís Viana Filho.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

PAULUS Livraria inaugura loja em Sorocaba | © DivulgaçãoDesde semana passada, Sorocaba, a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo, pode contar com o atendimento da Paulus Livraria (Rua Cesário Mota, 72, Centro – Sorocaba / SP), a 30ª unidade da rede em todo o País. A nova loja oferece inúmeros títulos, que atende diversos segmentos: religioso, infantojuvenil, acadêmico e outras áreas do saber, além de CDs, DVDs, folhetos litúrgicos, revistas, calendários, artigos religiosos e muito mais. Para comemorar a inauguração, a livraria terá esta semana uma programação gratuita para os visitantes, começando sempre às 9h. Na quarta (23), o professor Celso Antunes explora a nova pedagogia e mostra como desenvolver virtudes e trabalhar valores na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio. Quinta-feira (24) é dia do padre Tom Viana abordar o tema Encantamento e arte de mover corações. E, na sexta-feira (25) o padre Manoel Cesar de Camargo Júnior falará sobre a Liturgia ontem e hoje – Perspectivas e desafios. A abertura oficial acontece no dia 8 de dezembro.

“O romance policial difere dos outros porque o leitor só fica satisfeito quando sente que foi enganado.”
G. K. Chesterton
Escritor, poeta e filósofo britânico (1874-1936)
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
O homem mais inteligente da história
3.
Não se enrola, não
4.
Diário de um banana - Vai ou racha
5.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
6.
O diário de Larissa Manoela
7.
Rita Lee - uma autobiografia
8.
Novos caminhos, novas escolhas
9.
A garota no trem
10.
Por que fazemos o que fazemos?
 
PublishNews, Redação, 22/11/2016

Ibraíma ministra curso a distância para preparadores e revisores de texto | © DivulgaçãoDepois do bem-sucedido curso presencial de Gramática para preparadores e revisores de texto, a Universidade do Livro decidiu fazer uma versão online do curso. Ao longo de dez aulas semanais que irão do dia 22 de novembro até 7 de fevereiro, a editora, tradutora e revisora Ibraíma Dafonte Tavares discutirá problemas de gramática frequentes e ensinará a solucioná-los de acordo com a norma, o contexto e o manual de estilo adotado por editoras. As aulas são destinadas a profissionais do texto e todos aqueles que desejam melhorar sua relação com a língua portuguesa. Ou seja, desde estudantes que vão prestar vestibular, até profissionais que não podem prescindir do correto uso da língua em sua comunicação escrita e oral. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de dezembro e o investimento é de R$ 396.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Irmãos quadrinistas participam do projeto LITERATURAS no próximo dia 28 | © DivulgaçãoOs fãs de quadrinhos já podem separar o dia 28 de novembro na agenda. O quadrinista Fábio Moon dará uma Oficina de HQ, das 16h30 às 18h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112, Centro – São Paulo / SP) e a partir das 19h30 ele participará, junto com seu irmão gêmeo Gabriel Bá, de um bate-papo com o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto. O evento faz parte do LITERATURAS, encontros que acontecem mensalmente desde junho e que levam ao CCBB os expoentes da novíssima literatura brasileira, escrita por autores entre os 30 e 40 anos, em seus vários gêneros. Os dois eventos são gratuitos, sendo que para a oficina é necessário se inscrever com antecedência pelo e-mail textointermidia@textointermidia.com.br. Para o debate, basta retirar as senhas na bilheteria do CCBB, a partir das 18h30.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

A Mauricio de Sousa produções (MSP) sabe que toda Dona da Rua tem uma história para contar e, por isso, decidiu colocar no ar o site do projeto para que meninas e mulheres possam enviar por meio de textos, fotos ou vídeos seus relatos, contando o que as fazem sentir-se como verdadeiras Donas da Rua. O projeto foi lançado no Dia das Mulheres, quando a empresa se tornou signatária dos princípios da ONU Mulheres que, entre outras questões, trabalha para a eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas e a realização da igualdade entre mulheres e homens. A plataforma será o ponto principal de interação entre a empresa, os personagens e as crianças, com conteúdos que irão demonstrar como meninas do Brasil e do mundo podem exercitar seu direito de ser o que quiserem. Além da plataforma colaborativa, no site Donas da Rua será possível encontrar informações sobre as personagens do desenhista Mauricio de Sousa, sobre meninas e mulheres que fizeram história no mundo, além de tirinhas e quadrinhos que falam sobre o tema.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

O Concurso Nacional Novos Poetas, Prêmio Poetize 2017 está com inscrições abertas. Podem participar do concurso todos os brasileiros natos ou naturalizados, maiores de 16 anos e o candidato pode se inscrever com até dois poemas de sua autoria. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados, que resultarão no livro Prêmio Poetize 2017 – Antologia poética. As inscrições gratuitas vão até o dia 5 de dezembro e podem ser feitas pelo site do CNNP.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Aos 400 anos da morte do autor, a editora Nova Aguilar traz para o mercado editorial William Shakespeare - teatro completo (4.440 pp, R$ 390). Distribuída em três volumes, a obra reúne 38 peças traduzidas por Barbara Heliodora, uma das maiores especialistas no autor. O primeiro volume, Tragédias e comédias sombrias; o segundo, Comédias e romances; o terceiro, Tragédias históricas. Os personagens de Shakespeare espelham sentimentos e comportamentos, paixões e potencialidades, enfim, tudo o que nos move, para o bem ou para o mal: o poder destrutivo do ciúme, da inveja, do medo e da ambição; a dinâmica do amor, da lealdade e traição; os fundamentos da justiça, a vingança e o perdão; a relação entre aparência e realidade; os compromissos de honra, lealdade e dever; a dinâmica dos privilégios e as responsabilidades da liderança; nossa relação com o poder; a força e o fascínio que a morte exerce sobre nós; nossos deuses, anjos, bruxos e vilões – nossa condição. Quando pensamos sobre o humano, pensamos Shakespeare. Suas peças, personagens e linguagem permeiam o modo de pensar o mundo e, sobretudo, de compreender o próprio indivíduo, impactando pensadores, escritores e leitores do século XVII até hoje.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Em seu ambicioso romance, Luiz Ruffato recria literariamente a história do proletariado brasileiro, partindo dos anos 1950 e chegando até o início do século XXI. Publicado originalmente em cinco volumes, Inferno provisório (Companhia das Letras, 408 pp, R$ 54,90) ganha agora sua edição definitiva, revisada, reescrita e reorganizada. Um dos grandes escritores brasileiros em atividade, vencedor dos principais prêmios da literatura na América Latina e dono de uma apuradíssima arquitetura literária, Ruffato compôs um poderoso mosaico das andanças e agruras do trabalhador brasileiro. Narrado num calidoscópio de vozes, das pequenas e miseráveis vidas de seus personagens, o romance dá a palavra aos desfavorecidos e às figuras invisíveis que construíram e transformaram nossas cidades e nossas fábricas. Verdadeiro épico proletário, Inferno provisório é uma saga descomunal sobre um Brasil que muitas vezes não queremos ver.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

René Girard escreveu que “todos os grandes romances tendem ao cômico”, e é isso que Merril argumenta a respeito de Kundera, que passou a admirar as ideias de Girard durante o seu exílio em Paris. Isso não significa que Kundera cria o enredo de suas histórias segundo a grade oferecida pela teoria mimética de Girard, mas que ele compartilha com o crítico francês as mesmas instituições sobre a interação humana. Logo no princípio de O livro da imitação e do desejo (É Realizações, 336 pp, R$ 69,90 – Trad.: Pedro Sette-Câmara), Merrill esclarece uma relação labiríntica de grande riqueza, de um lado, com a teoria mimética, de René Girard, e, do outro, com a ficção e o ensaio de Milan Kundera. Uma belíssima obra que deve ser apreciada por todos os amantes de Kundera e da literatura.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

Desde 2012, a autora da obra Ameixa - O diário de uma cachorra cheia de questões humanas (Benvirá, 160 pp, R$ 42,90) Emma Chichester Clark, delicia milhares de fãs com seu blog relatando fatos do dia a dia de seu animal de estimação. O livro é uma coletânea das melhores páginas do blog ao longo de um ano e apresenta Ameixa nas palavras dela, com desenhos irresistíveis de Emma, uma das principais autoras de livros infantis da Grã-Bretanha. Além disso, o jornal The Guardian o elegeu um dos melhores livros ilustrados. Qualquer pessoa que já teve um cachorro vai se identificar com essas histórias, e elas encantarão até mesmo os irredutíveis em sua preferência por gatos. Para o lançamento do livro, a editora Benvirá lançou um booktrailer no YouTube. Ao assistir, é possível assumir o ponto de vista da cachorra dentro de um cenário. O conteúdo está disponível para desktop e, nos smartphones, com movimento 360º ou óculos de realidade virtual.

PublishNews, Redação, 22/11/2016

No livro Cartas de um antagonista - Jornalismo na selva selvagem brasileira (Record, 154 pp, R$ 32,90), o jornalista e escrito Mario Sabino reúne artigos concebidos para a newsletter do site O antagonista, criado por ele em dupla com Diogo Mainardi, e publicados entre abril e setembro de 2016. São 46 os textos que compõem a primeira parte do livro, De volta, conjunto que reflete sobre os meses finais de Dilma Rousseff na Presidência da República. Na segunda parte do livro, No exílio, Sabino apresenta três escritos de maior fôlego, pequenos ensaios, dois deles produzidos quando o autor era correspondente da Veja em Paris. "Sai-se da leitura deste livro – que alcança a arte de cobrir tamanha desgraça com prosa elegante, olhar preciso e bom humor – com a certeza de que o brasileiro, tão achacado pelos políticos e pelo Estado monumental, é um resistente, um sobrevivente, e também deveria ser um antagonista", recomenda Carlos Andreazza, editor-executivo de ficção nacional e de não-ficção da Editora Record.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.