Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/11/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Presente no mercado há mais de 35 anos, a Vitrola dedica-se à missão de propagar a cultura e o conhecimento através da edição e comercialização de livros.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Redação, 08/11/2016

Volnei Canônica, colunista do PublishNews, está por trás do Centro de Leitura Quindim, que organiza o evento | © Janine MoraesDesde 2014, Volnei Canônica, colunista do PublishNews, mantém o Centro de Leitura Quindim, cujo objetivo é contribuir na construção de políticas públicas e em ações de promoção da leitura – no Brasil e no exterior – para que crianças, jovens, pais e educadores tenham acesso à literatura de qualidade. E é em resposta a este propósito que Volnei realizará, entre os dias 17 e 20 de novembro, dentro da programação da Feira Internacional do Livro para Crianças de Xangai (China), o Seminário Internacional de Literatura Brasileira para Crianças e Jovens – Imagens e Palavras sem Fronteiras. O evento quer aproximar dos países orientais a produção literária brasileira para crianças e jovens e mostrar a diversidade e a qualidade dos artistas brasileiros que ao longo de décadas se dedicam ao universo simbólico da palavra e da imagem. Do seminário, participam escritores e ilustradores brasileiros como Graça Lima, Marcelo Pimentel, Mariana Massarani, Marina Colasanti e Roger Mello. Já os convidados de outros países são: Mingzhou Zhang (vice-presidente do International Board on Books for Young People – IBBY - China), Junko Yokota (ex-presidente do Prêmio Caldecott e IBBY EUA) e Fatima Sharafeddine (escritora do Líbano). Clique no Leia Mais para saber mais detalhes sobre o evento.

PublishNews, Leonardo Neto, 08/11/2016

Durval Antunes Filho lidera a mudança e passa a ser o titula da nova Diretoria de Operações da empresa | © DivulgaçãoO Ibep está passando por uma reestruturação organizacional que deverá unificar as operações de todos os seus selos editoriais: Ibep, Companhia Editora Nacional, Base Editorial e Conrad. Para liderar a mudança, foi destacado Durval Antunes Filho, que passará a ser o titular da nova Diretoria de Operações. O objetivo da reestruturação é criar maior sinergia entre as atividades comerciais voltadas aos diferentes setores nos quais atua. Durval, que já trabalhava na casa como diretor da Base Editorial e acumula experiências tanto nas áreas acadêmica e editorial, quanto comercial e administrativa, passa a reportar diretamente a Jorge Yunes, presidente do grupo.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Nesta terça-feira (08), os norte-americanos estão decidindo quem governará os EUA nos próximos quatro anos. Por aqui, a editora brasileira Citadel anuncia que publicará o livro de Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca. América debilitada – Como tornar a América grande novamente (208 pp, R$ 39,90) revela os pensamentos polêmicos de um dos candidatos à presidência mais agressivos que os EUA já teve. No livro, que chega às livrarias brasileiras ainda este mês, Trump explicita suas declarações hiperbólicas, além de comentar sobre outros assuntos abordados durante seus discursos como candidato: imigração, guerras, economia, saúde, educação, entre outros.

PublishNews, Paulo Tedesco, 08/11/2016

De pronto, um escritor mais cioso de seu ofício ou um bom professor de literatura saberia dizer ao seu aluno que, para um bom poema, antes do verso livre é recomendável certa intimidade com a métrica e o que é clássico. O curioso, nesses tempos digitais, é que muitos, ou melhor – uma boa maioria – se quer faz ideia do que é clássico e do que é verso livre, embora sinta e pratique a muito humana necessidade de versejar em texto o que está a lhe comover. Junto a esse desconhecimento das estruturas da poesia, surge também a ignorância sobre os gêneros literários, ou seja, muitos não fazem a mínima ideia da separação entre verso e prosa, e de ficção e não-ficção. Não por coincidência a qualidade dos livros de autopublicação, ou mesmo aqueles publicados por editor contratado, se apresentam ruins estrutural e editorialmente. Mas o problema é mais profundo. Pois o autor que chega à autopublicação, seguidamente desconhece também a separação de gêneros da literatura, não sabendo a diferença entre crônica e conto, romance e ensaio, novela e roteiro. E o resultado, todos sabem: parte significativa dos esforços de autopublicação é jogada fora, literalmente na lata do lixo. No mercado de autopublicação norte-americano, uma das primeiras lições para os seus “selfpublishers” é que se defina o gênero em que se escreve. Simples assim. Bom, se no maior mercado editorial do mundo é orientado aos autores (autopublicadores ou não), que tenham a mais clara noção de gênero literário, por que insistimos não aprender o assunto? Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna.

PublishNews, Gustavo Martins de Almeida, 08/11/2016

Todas as questões oriundas deste contrato serão dirimidas no foro central do Rio de Janeiro”. Esta frase costuma ser a última cláusula dos mais variados contratos existentes, inclusive aqueles envolvendo o mercado editorial, os relacionados ao mercado de artes plásticas e demais obras intelectuais. Por essa cláusula, a solução indicada por quem assina o contrato, em caso de divergência, é o recurso ao Poder Judiciário, que tradicionalmente dirá o direito, assim prestando a jurisdição (do latim juris dicere), isto é, solucionando os conflitos e dando razão a A ou B. No mundo inteiro a crescente defasagem entre a rápida solução requerida pelo ritmo da vida e dos negócios e a realidade das cortes abarrotadas de processos costurados com linha e carimbos traz grande insatisfação a sociedade. Os temas mais sofisticados (biotecnologia, tecnologia da informação, questões internacionais) exigem soluções técnicas que, mesmo instrumentalizado pelo processo eletrônico, o Judiciário não consegue dar na extensão, profundidade e rapidez exigidas. Surgem nos EUA, principalmente, na década de 1990, as soluções alternativas de conflitos (ADR – Alternative Dispute Resolution) que vêm se disseminando pelo mundo. Por essa nova corrente, os litígios podem ser resolvidos, ou prevenidos, basicamente por arbitragem ou mediação. E como esses institutos se aplicam ao mercado editorial e a cultura em geral? Lembrando o início do artigo, a cláusula ali transcrita poderia ser substituída por outra do seguinte teor: “Todas as questões oriundas deste contrato serão dirimidas por meio de mediação ou arbitragem, ficando desde logo escolhida a Câmara de Mediação ou Arbitral X ou Y”. Para saber a diferença, clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra da coluna de Gustavo Martins de Almeida.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

O coletivo Amigos dos Editores Digitais (AED) realiza logo mais, às 19h30, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo / SP), o primeiro encontro da série Digital Publishers Night, que discutirá o tema Como usar o poder da tecnologia mobile para potencializar a leitura?. Todo mundo sabe que o mundo digital já é referência de acesso a conteúdo e informação no Brasil. Ninguém mais discute que, hoje, smartphones, tablets e e-readers são ferramentas importantes para a divulgação e a propagação do hábito da leitura, mas será que a tecnologia favorável à leitura está sendo difundida da melhor maneira entre os leitores? Como promover um livro criado no formato digital? Existem ferramentas mais ou menos vantajosas para ler no celular ou no tablet? Para conversar sobre o assunto, estarão presentes o nosso colunista André Palme, o escritor Felipe Sali e a jornalista Cristina de Luca. A atividade integra a programação da São Paulo Tech Week.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Salgado Maranhão participa, ao lado de Alice Ruiz, de encontro com leitores no Centro Cultural Maria Antonia, em SP | © DivulgaçãoLogo mais, às 19h, o Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294 - Vila Buarque São Paulo / SP) será palco de um encontro com dois finalistas do Prêmio Oceanos. A mesa traz a poeta curitibana, radicada em São Paulo, Alice Ruiz, autora do livro de haicais Outro silêncio (Boa Companhia / Companhia das Letras), e o poeta maranhense, radicado no Rio de Janeiro, Salgado Maranhão, autor do livro de poemas Ópera de nãos (7Letras). Alice e Salgado falam sobre suas trajetórias e, em especial, sobre os livros semifinalistas, além de lerem para o público alguns poemas desses livros. O encontro tem mediação do poeta João Bandeira, autor de livros como Quem quando queira e também compositor em parceria com Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Paulo Tatit e Cid Campos. Ainda em novembro, o Maria Antonia receberá outros dois encontros: no dia 16, com Ana Martins Marques e Marcos Siscar; e no dia 23, com José Luis Peixoto e Noemi Jaffe.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

No final de setembro, o Prêmio Barco a Vapor anunciou Lucas Carvalho como o ganhador da sua 12ª edição. Passado pouco mais de um mês, o prêmio já abre inscrições para a próxima edição. Podem participar pessoas maiores de 18 anos, residentes no Brasil, que tenham trabalhos nas categorias romance ou novela voltados para o público infantil ou juvenil. Os livros devem ser inéditos e escritos originalmente em língua portuguesa. O vencedor terá a sua obra publicada pela Edições SM – que, ao lado da Fundação SM, é organizadora do prêmio – e R$ 40 mil em adiantamento. O período de inscrições segue aberto até o dia 31 de janeiro. O regulamento e o formulário de inscrições podem ser acessados pelo site do Barco a Vapor.

“Alguns livros são injustamente esquecidos; nenhum livro é injustamente lembrado.”
Wystan Auden
Poeta americano (1907-1973)
1.
Harry Potter e a criança amaldiçoada
2.
Força para vencer
3.
Fator de enriquecimento
4.
O diário de Larissa Manoela
5.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
6.
A garota no trem
7.
Encontros
8.
Por que fazemos o que fazemos?
9.
Novos caminhos, novas escolhas
10.
Prometida
 
PublishNews, Redação, 08/11/2016

No próximo sábado (12), a Editora Aleph (Rua Henrique Monteiro, 121 – São Paulo / SP) abre as portas mais uma vez para realizar sua segunda Feira Intergaláctica. Nesse evento gratuito e aberto ao público, realizado em sua sede das 10h às 20h, os visitantes poderão adquirir os livros da editora com descontos entre 30% e 70%. Os destaques são os lançamentos de fim de ano, que estarão disponíveis em primeira mão na feira: Sétimo, Coração de Aço, Star Wars: Esquadrão Rogue e a edição especial de 30 anos de Forrest Gump. Além de diversas atrações promovidas pela editora, o evento também contará com mesa de pingue-pongue, venda de cerveja, hambúrgueres do Bigorna Food Truck e serviço de barbearia de Diogo Paschoal, do Barba, Cabelo & Vinil. A editora Veneta também estará no evento, comercializando seus livros.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Sidney Rocha é um dos nomes confirmados para a Semana do Livro de Pernambuco | © DivulgaçãoDe 30 de novembro a 4 de dezembro, acontece, em Recife, a Semana do Livro de Pernambuco. Realizada pela Cia de Eventos e Ideação, o evento terá como tema Narrativas possíveis do presente, em torno do qual, acontecerão debates, oficinas, mesas redondas, intervenções e apresentações artísticas e culturais voltadas para os mais diversos públicos. Na programação, estão nomes como Raimundo Carrero, Sidney Rocha, Elvira Vigna, José Castello e Sindey Nicéias. A Semana do Livro de Pernambuco acontece no Museu do Estado (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife /PE). A programação completa pode ser acessada clicando aqui.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Will Conrad, quadrinista mineiro de destaque internacional, participa da Campus Party BH | © DivulgaçãoO mineiro de Belo Horizonte, Will Conrad, está confirmado na primeira edição da Campus Party BH, evento que começa nesta quarta-feira (09) e segue até o domingo (13), dentro da FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia). Will está entre os artistas brasileiros mais bem-sucedidos no exterior. Consagrado no segmento de quadrinhos de super-heróis, já trabalhou para editoras americanas de grande porte, como Dynamite, Marvel, Dark Horse, Top Cow e DC e desenhou títulos como Serenity, Wolverine, X-Men, New Avengers, Teen Titans, Outsiders, Stormwatch, Red Lantern, Nightwing e muitos outros. Atualmente, Conrad está de volta a Dark Horse, trabalhando no universo de Joss Whedon. Na CPBH, Conrad promoverá um workshop sobre como traduzir uma página de roteiro em uma página de quadrinhos. Na oportunidade, os campuseiros trabalharão na criação de uma página desenhada, passando pelas técnicas básicas de narrativa visual, composição, dramatização, posicionamento de personagens. Na sequência, o quadrinista fará uma palestra sobre o mercado brasileiro e americano de quadrinhos, e como ser profissional fazendo arte.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

No Rio, eles já fazem parte da paisagem urbana. E, em São Paulo, chegam agora pelas mãos da Saraiva. Estamos falando dos Ninhos de Livros, criados pela agência de benfeitorias Satrápia e que funcionam como pequenas bibliotecas colaborativas. A ideia é simples: basta escolher qualquer obra disponível no ninho, sem pagar nada por isso. Além de estimular a leitura, a iniciativa promove a economia colaborativa, ao convidar o leitor a deixar no espaço um livro para outra pessoa e, assim, continuar o ciclo. Serão 20 ninhos estrategicamente localizados pela cidade: Jardim Botânico, Rua Oscar Freire, Parque da Água Branca, Parque do Povo, Parque Villa-Lobos, Praça Benedito Calixto, Praça Roosevelt, SESC Itaquera, Terminal Rodoviário Tietê e vão livre do MASP, na Avenida Paulista. Além disso, a Saraiva colocou no ar a campanha #lerfazbem, com a qual quer incentivar a leitura. Para a campanha, escalou o youtuber Frederico Elboni, a escritora Thalita Rebouças e a chef Rita Lobo. Em depoimentos pessoais, aparecem em vídeos, propositalmente caseiros, falando sobre a importância da leitura e convidando o público a contar também por que ler faz bem.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Paris é a cidade com o maior número de estações de metrô da Europa. São mais de 300 ao todo, divididas em 14 linhas, praticamente uma a cada quatro quadras. É possível desvendar a cidade luz inteira a bordo do metropolitano, desde o turismo clássico dos museus, galerias e jardins até os famosos restaurantes que celebram a gastronomia francesa. A partir dessa premissa, o jornalista Rodrigo Rodrigues escreveu o guia Paris, Paris – Conheça a cidade luz utilizando o metrô (Faro Editorial, 128 pp.; R$ 34,90). Com o guia, o leitor tem a chance de ganhar tempo, já que o autor lista as principais atrações mais próximas de cada estação; economizar, por que o guia mostra como utilizar o sistema de forma mais rápida, prática e barata, e, claro, descobrir pontos de interesse escondidos na capital francesa. Além disso, o livro traz inúmeras informações recheadas de tempero histórico: conforme você for montando o seu passeio, irá descobrir os bastidores de cada ponto turístico e as curiosidades por trás de cada monumento. Nesta quarta-feira (09), a partir das 19h, o autor recebe convidados para o lançamento do livro, na Fnac Paulista (Av. Paulista, 901 – São Paulo / SP).

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Depois de anos trabalhando em ritmo intenso na TV, conquistando milhões de fãs pelo Brasil, Caio Castro começou a sentir que precisava sair de sua zona de conforto, se conhecer melhor e viver outros contextos. Decidiu, então, tirar um ano sabático, que rendeu ao ator momentos inesquecíveis, novos amigos, uma grande paixão e até situações embaraçosas. Detalhes de todas essas experiências e alguns segredos bombásticos são contadas no livro É por aqui que vai pra lá (Globo Estilo, 144 pp.; R$ 39,90). Caio narra as viagens mais marcantes para cidades como Tóquio, no Japão, Las Vegas, nos EUA, Paris, na França, Porto, em Portugal, entre outras. De suas andanças pelo Brasil, selecionou seus dias na Amazônia, na ilha de Fernando de Noronha e também em Jericoacoara. Repleto de fotos, o livro serve de inspiração para o leitor sair da rotina, explorar lugares novos e conhecer a si próprio, além de retratar um período específico da vida do ator, que reflete o que ele se tornou.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Autor best-seller, com mais de 21 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Steve Berry é conhecido por unir suspense e muita pesquisa histórica em seus romances. Agora, chega às livrarias pela Record A farsa do rei (Record, 462 pp, R$ 49,90), título no qual Berry volta a utilizar seu protagonista recorrente, Cotton Malone. Ex-agente do departamento de Justiça americano, o personagem não consegue manter-se longe de armadilhas perigosas, nem mesmo quando sai de férias. No livro, Cotton e o filho de 15 anos, Gary, estão prestes a embarcar para uns dias de folga em Copenhague, na Dinamarca. A viagem é importante: Gary acabou de descobrir que Cotton não é realmente seu pai biológico, e os dois precisam de um tempo juntos. Mas, antes, o ex-agente topa fazer um favor para uma antiga chefe: ele vai acompanhar Ian, um adolescente fugitivo, de volta para Londres. Mas, ao chegarem lá, a entrega do menino não dá muito certo, o trio é recebido com armas apontadas para suas cabeças, e Gary e Ian acabam desaparecendo. Mantendo o suspense, o autor narra os caminhos paralelos de vários personagens, todos em busca de respostas semelhantes.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

Um conde italiano vai viver na Amazônia movido pela sua curiosidade e se torna um perspicaz fotógrafo, etnógrafo, colecionador, dicionarista, tradutor, desbravador de mitos, geógrafo e até jurista. Tal roteiro, digno de filme, protagonizado por Ermanno Stradelli, que atravessou o Atlântico com suas inúmeras práticas refinadas de europeu culto para mergulhar, em 1879, nas profundezas apaixonantes e sinuosas da floresta amazônica. Em homenagem aos 90 anos de sua morte, a Editora Unesp lança, com o apoio do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, o livro A única vida possível: itinerários de Ermanno Stradelli na Amazônia (Unesp; 256 pp., R$ 54), organizado pela pesquisadora Livia Raponi e que conta com ensaios de especialistas brasileiros e italianos de diferentes áreas disciplinares. Entre os séculos XIX e XX, Stradelli estudou e registrou em fotos, mapas e dicionários, povos e línguas indígenas e a geografia da Amazônia. Este trabalho possibilitou ao público do Brasil e da Itália conhecer as peculiaridades da região.

PublishNews, Redação, 08/11/2016

As Edições Sesc São Paulo lançam o livro Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown (236 pp., R$ 64), do jornalista, escritor e historiador de circo francês Tristan Rémy (1897 - 1977). A obra registra cem anos de uma dramaturgia típica do circo por meio da transcrição de 60 “entradas” que datam desde o início do século XX, oferecendo detalhes dos jogos de cena, da interpretação e da relação de hierarquia no picadeiro entre o clown “branco”, o “augusto” e o “diretor”. Além da transcrição das entradas, Rémy apresenta um estudo sobre a origem francesa do clown e de seus antecedentes europeus. A “entrada clownesca” – também conhecida no Brasil como “entrada circense” – consiste em uma cena cômica curta e dialogada, interpretada pelo clown “branco” (considerado o mestre do jogo, chefe da equipe clownesca por sua autoridade, sua criatividade e seu domínio sobre os efeitos cômicos) e por um ou mais “augustos” (indivíduo ingênuo, estúpido e inadequado). Ocasionalmente, o clown branco tem como parceiro “Monsieur Loyal”, que é o representante da direção, considerado a autoridade máxima do picadeiro.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.