Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 08/09/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 08/09/2016

Gustavo Mondo, gerente do site e produtos digitais da Saraiva, responsável pelo Publique-se | © Redes sociaisNo ar desde 2013, o Publique-se, plataforma de autopublicação da Saraiva, teve um salto no primeiro semestre de 2016. Em comparação a 2015, houve um crescimento de 74% no seu catálogo de obras digitais publicadas. Pulou de 6,5 mil títulos publicados até o fim do primeiro semestre de 2015 para 11,3 mil livros publicados até o fim do primeiro semestre desse ano. Segundo apuração da varejista, 12 milhões de visitantes acessam o acervo do Publique-se mensalmente. “Estamos apostando bastante no Publique-se. Temos feito atualizações constantes e reforçamos a divulgação nas lojas físicas o que levou a esse incremento de acesso à plataforma”, comentou Gustavo Mondo, gerente do site e produtos digitais da Saraiva. Clique no Leia Mais e veja outros números do Publique-se.

PublishNews, Gustavo Martins de Almeida, 08/09/2016

Conheci Carlo Carrenho nas redes sociais no início de 2011. Conversa vai, conversa vem, ele me convidou para escrever um artigo com o seguinte título: Três desafios do direito autoral contemporâneo. Baseado nas questões que afligiam o mercado na época, comecei dizendo: ”toda a polêmica sobre o direito autoral do século XXI decorre basicamente da exponencial evolução tecnológica e seus reflexos em três aspectos essenciais: a reprodutibilidade, a exploração das obras pelo autor e o papel das editoras”. O artigo foi publicado no dia 3 de agosto de 2011. Agora, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, encerrada no último domingo, me dei conta que completei um lustro de PublishNews. Ao longo desse período, o mercado mudou bastante, assim como os temas tratados no site e tive a oportunidade de abordar um amplo espectro de assuntos. Revisitando esses assuntos, concluo: o mercado editorial, que por ser o principal canal de comunicação de informação e conhecimento, não para de crescer e de se modificar, sem perder o elo com Gutenberg. [Nota do editor: clique no Leia Mais e veja alguns dos destaques da coluna do Dr. Gustavo nesses cinco anos. Você vai aprender muito].

PublishNews, Redação, 08/09/2016

O poeta Marcelo Tápia é o novo diretor da Casa das Rosas. Ele já estava à frente de outros dois equipamentos administrados pela Organização Social (OS) Poiesis: a Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade. O anúncio de que ele dirigirá a Casa das Rosas reafirma a decisão da OS quando demitiu Frederico Barbosa, que dirigiu a Casa das Rosas até abril passado. A organização disse à época que a ideia era que as casas voltadas para a literatura estivessem sob uma mesma direção. A Casa das Rosas, projetada por Ramos de Azevedo já no fim da sua vida, em 1928, foi transformada, em 2004, no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. Desde então, oferece cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc. Ao Estadão, Tápia disse que seu “desafio será dar sequência, da melhor maneira possível, ao bom trabalho que vinha sendo feito, ampliar o campo de atuação e integrar as três casas em ações que façam crescer seus papéis e que, ao mesmo tempo, fortaleçam a identidade de cada uma”.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Caio Fernando Abreu é o homenageado da Flupp 2016 | © DivulgaçãoA Festa Literária das Periferias (FLUPP) de 2016 homenageará Caio Fernando Abreu (1948-1996). O escritor gaúcho vai nortear algumas mesas que discutirão a sua obra tensa e densa. Estão programados eventos para divulgação de livros do escritor em escolas públicas do ensino médio por meio de um game e uma exposição sobre sua vida e obra. A Flupp acontece de 8 a 13 de novembro, em espaços culturais e escolas localizados na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

PublishNews, Talita Facchini, 08/09/2016

Melissa Darnell, ainda inédita no Brasil, se notabilizou nos EUA pelas suas séries de ficção e de fantasia. No entanto, a sua estreia nas livrarias brasileiras será com um livro que foge totalmente desse gênero. É que a Pandorga comprou os direitos de Pokémon Go trainers guide (que ganhou em português o título Pokémon Go: guia para treinadores) e vai publicar o livro ainda este mês pelo selo Chronos. Por falar na Pandorga, a editora comprou ainda os direitos do livro The contract, da autora autopublicada Melanie Moreland. O romance apimentadinho conta a história de Richard, um rico mulherengo que precisa provar para seu novo chefe que mudou e é sim um homem responsável. Para isso, ele convence sua assistente Katherine a fingir ser sua noiva. Acontece que os dois se odeiam, mas por conta de um contrato, não poderão viver longe um do outro. Os direitos do Pokémon foram negociados pela Trident Media Group e o de The contract pela Bookcase.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Nas Paraolimpíadas, livro de Marina Colasanti ganha versão acessível | © DivulgaçãoO Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e o Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), órgãos ligados ao Ministério da Cultura, selecionaram 25 títulos de autores nacionais que foram transformados em versões acessíveis e serão lançados em evento marcado para o próximo domingo (11), às 14h, na Casa Brasil (Pier Mauá, ao lado do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro). Entre os títulos selecionados está Breve história de um pequeno amor (FTD), escrito por Marina Colasanti. Neste livro em específico, foram utilizados alguns recursos de acessibilidade, como descrição de imagens, legendas etc. e ele estará disponível nas versões Daisy e audiovisual com audiolivro, descrição de imagens e legendas. As versões acessíveis lançadas no domingo serão distribuídas para dez bibliotecas públicas do País (duas por região) e, após o lançamento, estarão disponíveis gratuitamente pelo site do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

No próximo sábado (10), nosso colunista Paulo Tedesco conduzirá o curso Direitos autorais e negociação com editoras - conceitos legais e a prática negocial, cujo objetivo é capacitar quem quer publicar livros e está negociando com editoras. Por meio de casos práticos e da teoria jurídica e negocial, o aluno terá acesso a importantes técnicas e orientações para uma boa negociação de seus direitos a envolver suas publicações. A aula acontece das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Espaço Metamorfose (Av. Getúlio Vargas, 1691/403 - Menino Deus – Porto Alegre / RS).

PublishNews, Redação, 08/09/2016

O autor e psicanalista Paulo Blank lança, na próxima segunda-feira (12), às 20h, seu terceiro livro Mentch: a arte de criar um homem (7 Letras, 216 pp, R$ 47). A obra trata da trajetória de um menino marcado pelas vozes de duas mulheres decididas a transformá-lo em um mentch (palavra em ídiche que se refere a pessoas atentas aos valores éticos e praticantes do bem). Entre imigrantes judeus, italianos, portugueses e nordestinos, desfiles de carnaval, gente do candomblé e do samba, o garoto experimenta uma diversidade cultural e religiosa, deparando-se com diferentes visões de mundo ao mesmo tempo em que procura manter acesos os valores de sua identidade judaica. Além do lançamento, haverá um bate-papo com Moacir Amâncio, professor do Departamento de Letras Orientais da USP, e o psicanalista e professor Dr. Silvio Hotimsky. O evento é gratuito e acontece no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500 – ao lado do metrô Sumaré – São Paulo / SP).

“Um bom livro sobre vida real e história podem levar o leitor aonde ele nunca foi”
Neil Gaiman
Escritor inglês
1.
Tá gravando. E agora?
2.
O diário de Larissa Manoela
3.
Como eu era antes de você
4.
Depois de você
5.
Minha vida antes do invento na hora
6.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
7.
Ansiedade 2 – Autocontrole
8.
Lava Jato
9.
É do babado!
10.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
 
PublishNews, Redação, 08/09/2016

André Vianco participa do 'Segundas Intenções' | © Bienal de SPNeste sábado (10), tem bate-papo gratuito com o escritor André Vianco na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiróz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros – São Paulo / SP), a partir das 11h. É uma oportunidade para conhecer mais sobre o trabalho dele como escritor e também como roteirista. André é considerado hoje um dos escritores brasileiros mais bem-sucedidos em produzir histórias de terror e suspense. Ele participa do projeto Segundas Intenções que é mediado pelo jornalista e escritor Manuel da Costa Pinto. A entrada é franca.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Ignácio de Loyola Brandão participa da série ‘Super Libris’ | © Johan VisbeekNo mês em que o Sesc completa 70 anos, o SescTV exibe episódio inédito da série Super Libris com Ignácio de Loyola Brandão. No episódio que vai ao ar na próxima segunda (12), às 21h, o contista, romancista e jornalista fala sobre a crônica literária. Loyola Brandão participa também dos quadros Pé de Página, no qual responde sobre onde, como e por que escreve, e do Primeira Impressão, em que sugere o livro A descoberta do mundo (Rocco), de Clarice Lispector. O episódio traz ainda os quadros: Orelhas, sobre o escritor brasileiro Rubem Braga e o norte-americano Kurt Vonnegut Jr.; Prefácio, com Cristiane Tavares, que indica o livro Vizinho, vizinha (Companhia das Letras), de Roger Mello; Quarta Capa, com o vlogger Eduardo Cilto, que fala sobre o livro Nu, de botas (Companhia das Letras), de Antonio Prata; e Ptolomeus, sobre a Bibliotaxi, bibliotecas circulantes nos táxis.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Marli Siqueira Leite dá palestra sobre poesia de Ronaldo Azeredo | © DivulgaçãoA Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – São Paulo / SP) está com uma programação diversificada para o segundo semestre de 2016, em comemoração aos 60 anos do nascimento da poesia concreta. Hoje, às 19h30, a professora e mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), Marli Siqueira Leite, realiza palestra sobre o poeta concretista Ronaldo Azeredo. Na data, serão levantadas algumas possibilidades de leitura da obra do poeta. Na ocasião, ocorre o lançamento da revista Pensamento A – Z, editada por Villari Herrmann, Roland Campos e Renato Ghiotto, que traz uma homenagem a Azeredo, pelos dez anos de sua morte. A revista inclui um poema inédito, além de fotos, textos e poemas-homenagem dedicados ao poeta.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Para celebrar o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado em 2 de abril, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) convidou a escritora Luciana Sandroni e o cartunista Ziraldo para criarem um material gráfico (folder e cartaz) que foi distribuído a escolas e bibliotecas de todo o Brasil. O tema do material criado por Sandroni e Ziraldo foi Era uma vez... uma proposta de leitura compartilhada. Agora, a entidade convida professores, educadores, bibliotecários que atuem na promoção da prática da leitura a elaborarem um relato em que se desenvolva o tema proposto pelo material em sala de aula, bibliotecas ou qualquer outro espaço de promoção de leitura. Esses relatos poderão participar de um concurso em que serão avaliadas a originalidade e a apresentação de como as crianças e os jovens interagiram com a mensagem. Interessados em participar do concurso têm até o dia 3 de outubro para se inscreverem nas duas categorias do concurso: Relato em forma de ficção e Relato de uma situação real. Os vencedores, que serão anunciados até o dia 11 de novembro, ganham um acervo de livros para crianças e jovens e terão seus textos publicados no jornal Notícias da FNLIJ. Mais informações sobre o concurso, acesse o site da FNLIJ.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Criado em 2005, a Estante Virtual, site que reúne sebos de todo o Brasil, alcançou a marca de 15 milhões de exemplares vendidos. Hoje, Pedro Bandeira, Machado de Assis, Ruth Rocha e Ana Maria Machado são os mais procurados na Estante Virtual. Para celebrar seus 11 anos e a marca dos 15 milhões, a plataforma ganhou nova home page e uma nova marca. Mensalmente, são mais de 3,5 milhões de acessos ao site e cerca de dez mil livros vendidos por dia, por um preço médio 52% abaixo dos seus principais concorrentes. Durante o primeiro semestre, o site registrou um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em seus 11 anos de história, títulos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; Vidas secas, de Graciliano Ramos; O cortiço, de Aluízio Azevedo; A droga da obediência, de Pedro Bandeira; Dom Casmurro, de Machado Assis, e A revolução dos bichos, de George Orwel continuam sendo os mais vendidos.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

De filmes e livros às propagandas de televisão, a todo momento somos instados a ser felizes. Pois, como diria o poeta, 'é melhor ser alegre que ser triste'. O desejo pela felicidade parece ser mesmo uma constante de nosso tempo. Em Felicidade ou morte (Papirus / 7 Mares, 91 pp, R$ 29,90), Clóvis de Barros Filho e Leandro Karnal passeiam pela história e pela filosofia para pontuar como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição de o que é uma vida feliz. E questionam se, sendo livres para escolher entre tantas possibilidades, estamos de fato mais próximos desse ideal. O livro é certamente um encontro feliz entre os dois autores, que não deixam de tocar em aspectos mais desafortunados do tema, presentes quase como uma sombra indissociável de nossa condição humana. Afinal, poderia a felicidade denunciar certo contentamento com o infortúnio alheio? Ou estaria ela no amor pelo outro? Sem a felicidade, o que nos resta?

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Em seu quinto romance a filósofa Marcia Tiburi reflete sobre temas atuais do nosso cotidiano. Em Uma fuga perfeita é sem volta (Record, 616 pp, R$74,90), Klaus Wolf Sebastião é brasileiro, mas vive há décadas em Berlim. A cada ano interrompe, a sua profunda solidão para telefonar para a irmã caçula, em Florianópolis. Desta vez, porém, entre notícias triviais, Agnes faz uma desconcertante revelação: seu pai está morto. O fato desencadeia um vórtice de recordações, angústias, descobertas e acerto de contas. Narrativa que esconde um mistério, um segredo aninhado no próprio corpo de Klaus, enquanto passa em revista uma história de abandono, opressão e preconceito. Com isso, expõe a ferida aberta por questões cruciais sobre nossa época. O livro se aproxima das questões pesadas de nosso tempo: a comunicação na era da incomunicabilidade, as relações de amizade na era da falsidade e do interesse, o corpo na era da sexualidade, a fé na era da mercadoria.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Em A filosofia política de Hobbes (É realizações, 224 pp, R$ 49,90), o filósofo Léo Strauss, um dos mais importantes pensadores do século XX, detalha o que é original e inovador na filosofia política de Thomas Hobbes. Ele argumenta que as ideias de Hobbes surgiram não da tradição ou da ciência, mas de seu próprio conhecimento profundo da natureza humana, o que tornou necessária uma nova pesquisa desses princípios. Seguindo o desenvolvimento da doutrina moral de Hobbes desde seus primeiros escritos até sua maior obra, Leviatã, Strauss explica as contradições no conjunto da obra de Hobbes e descobre relações surpreendentes entre Hobbes e o pensamento de Platão, Tucídides, Aristóteles, Descartes, Spinoza e Hegel. A intenção do livro é servir de preparação para uma análise dos princípios da filosofia política de Hobbes e seus sucessores.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

O que é filosofia? Para Anthony Ashley Cooper (1671-1713), o terceiro conde de Shaftesbury, esta é uma questão prática: conhecer a si mesmo e aprimorar-se. Não há distinção entre estudar ou aprender filosofia e tornar-se filósofo. Assim, as chamadas especulações filosóficas seriam exercícios. Exercícios para formar ideias, para olhar para dentro de si mesmo e descobrir o que é útil para a vida, o lugar que ocupamos no cosmos. Entre 1698 e 1704, Shaftesbury dedicou-se incansavelmente a descobrir as maneiras de fortificar a mente, a como nos integrarmos melhor a uma ordem maior do que nós mesmos. O resultado, ele reuniu em dois cadernos que intitulou “Askhmata”, que significa, entre outras coisas, “exercícios” em grego. Estes Exercícios (Askhmata) (191 pp, R$ 48 Trad.: Pedro Paulo Pimenta), publicados agora pela primeira vez em português pela Editora Unesp, foram valiosos para Shaftesbury na construção de sua curta carreira filosófica. Ele começou sua trajetória na filosofia em 1708 e terminou em 1713, quando morreu. Pouco tempo, mas o suficiente para influenciar pensadores como Hume, Kant, Diderot, Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Goethe, Mendelssohn e Adam Smith.

PublishNews, Redação, 08/09/2016

Um clássico do filósofo e político Edmund Burke, Investigação filosófica (Edipro, 160 pp, R$ 39), é um livro que se debruça sobre um dos principais ramos da filosofia: a estética. O filósofo irlandês explora a origem psicológica de duas palavras que, em sua visão, são frequentemente confundidas e aplicadas a coisas muito diferentes e de naturezas opostas: o “belo” e o “sublime”. No século XVIII, o termo sublime foi muito usado para comunicar uma sensação de grandeza incomensurável e inspiradora, na natureza ou no pensamento. Sua relação com as definições clássicas de “beleza” foi muito debatida, mas Burke foi o primeiro a retratar os dois termos como forças opostas. Considerado um clássico da estética moderna, Investigação filosófica é um tratado que apresenta uma análise eloquente e profunda da relação entre a emoção, a beleza e a forma de arte. Isso tudo à luz de uma teia de sentimentos humanos, como instintos de autopreservação e de luxúria.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.