Caso não consiga visualizar corretamente esta mensagem, clique aqui.
PublishNews 11/08/2016
Estamos há 50 anos, distribuindo as melhores editoras, do mercado para as livrarias de todo o Brasil
Serviços editoriais com tecnologia embarcada. Diagramação, revisão, edição e impressão. Configuração, formatação e produção de e-books certificados internacionalmente.
A Catavento atua no mercado de distribuição de livros para todo o país.
PublishNews, Leonardo Neto, 11/08/2016

Em um evento durante a próxima Bienal do Livro de São Paulo (26/08 a 04/09), a Editora da Unifesp vai anunciar a sua refundação. Para a missão de reestruturar a casa, a universidade chamou José Castilho Marques Neto para fazer um amplo diagnóstico e sugerir uma série de mudanças. Uma das primeiras medidas tomadas a partir das sugestões de Castilho foi a nomeação de uma diretora editorial, cargo até então inexistente dentro da estrutura da editora. A escolhida foi a professora Cynthia Sarti, vinda da área de Antropologia do campus de Guarulhos, que assumiu o cargo no início dessa semana. O PublishNews conversou com a nova diretora da editora e ela contou os principais destaques dessa reestruturação. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra dessa matéria.

PublishNews, Leonardo Neto, 11/08/2016

Livro de Clarice Lispector é um dos semifinalistas do National Translations Awards | © New Directons / DivulgaçãoA American Literary Translators Association (Alta) divulgou as 21 obras semifinalistas ao National Translations Awards (NTA) e dois livros escritos originalmente em português estão na lista. Na categoria prosa, o multicampeão Todos os contos (New Directions nos EUA e Rocco no Brasil), de Clarice Lispector, traduzido por Katrina Dodson. O livro organizado por Benjamin Moser já foi eleito um dos 100 livros do ano e uma das 12 melhores capas do ano pelo New York Times e ganhou o prêmio de melhor tradução pelo PEN America. Na categoria poesia, a finalista é Rike Shake (Phoneme Media), de Angélica Freitas, traduzido por Hilary Kaplan. O livro da gaúcha, publicado aqui no Brasil em 2007 pela Cosac Naify, já tinha ganhado o Best Translated Book Award (BTBA), prêmio concedido pela revista literária Three Percent. Clique no Leia Mais e tenha acesso à íntegra desta matéria.

PublishNews, OCTAVIO KULESZ, 11/08/2016

A seguir oferecemos o terceiro e último artigo da série sobre a edição digital na América Latina (parte um pode ser lida neste link e a parte dois está disponível aqui). O artigo, que pode ser lido clicando no Leia Mais, descreve as atividades digitais das feiras do livro, assim como as iniciativas tecnológicas desenvolvidas pelos Estados que compõem a região geopolítica. Por fim, conclui com uma revisão dos principais desafios que enfrenta a indústria editorial nesses países.

PublishNews, Mike Shatzkin, 11/08/2016

Meu sócio Pete McCarthy me indicou um artigo há umas duas semanas que também me levou a um site chamado Viperchill, do talentoso criador de Search Engine Optimization (SEO) / Marketing, Glen Allsopp. O post, que eu recomendo que vocês leiam, enumera de forma bastante cuidadosa as técnicas usadas por 16 empresas de mídia online com um grande portfólio de marcas que permite o domínio de resultados específicos de busca no Google em uma grande amplitude de tópicos e categorias. Essa informação não estaria aparecendo aqui na minha coluna, se não tivesse uma aplicação para editoras de livros. É uma oportunidade muito grande para muitas delas. Há dois grandes passos que as editoras precisam tomar para se colocar numa posição de executar essa estratégia de forma eficiente. Clique no Leia Mais e saiba quais são.

PublishNews, Redação, 11/08/206

A Editora Saraiva (Somos Educação) adquiriu os direitos para publicação no Brasil de Hit Refresh (ainda sem título em português), primeiro livro de Satya Nadella, atual CEO global da Microsoft. A edição será publicada em 2017 pelo selo Benvirá. A obra segue o curso de três histórias: a trajetória profissional de Nadella, as mudanças que vêm acontecendo na Microsoft e, por fim, as transformações ocorridas na sociedade à medida que máquinas cada vez mais inteligentes vêm se tornando comuns. Nadella aborda também as transformações necessárias para que as empresas e os indivíduos consigam renovar suas ideias e sua relevância no mundo atual.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Com o objetivo de preparar profissionais para atuar na área de redação publicitária com foco no segmento editorial, a Universidade do Livro (Praça da Sé, 108, 7º andar. São Paulo / SP) realiza o curso Redação publicitária para editoras: o uso da linguagem sedutora. Durante o curso, que acontece de 16 a 18 de agosto, das 18h30 às 21h30, João Anzanello Carrascoza irá apresentar a linguagem a ser explorada na criação de materiais de divulgação de editoras. Com exercícios e desafios de redação, ele vai ensinar técnicas fundamentais para a criação de textos publicitários em peças promocionais, como catálogo, folheto, pôster, comunicado, internet etc. e em espaços estratégicos das obras, como orelha e quarta capa.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Poemas que falam ou se inspiram nos 21 anos da ditadura militar brasileira, ocorrida entre 1964 e 1985, serão apresentados no próximo sábado (13), às 19h, no Sarau poesia sem quartel, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô, São Paulo / SP). Com curadoria de Hamilton Faria e Luiz Roberto Guedes, o encontro terá como convidados escritores e poetas como Álvaro Alves de Faria, Celso de Alencar, Dalila Teles Veras, Hamilton Faria, José Carlos Brito, Luiz Roberto Guedes, Renata Pallottini, Roniwalter Jatobá e Rubens Jardim. Neste sarau, poetas e escritores que cresceram sob a sombra do regime militar interpretam seus escritos de denúncia dos anos de chumbo.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010, Ivone Benedetti lança seu segundo romance. Cabo de Guerra (Boitempo), ambientado na ditadura militar, leva o leitor para o final da década de 1960 pela visão de um rapaz que deixa sua casa na Bahia para tentar a sorte em São Paulo e acaba traindo seus companheiros de esquerda. O rapaz vai parar nos porões da ditadura e muda radicalmente de rumo. Quarenta anos depois, ele ainda não sabe como decidir entre dois lados, dois polos, duas pontas do “cabo de guerra”. O romance será a leitura do mês de agosto do Clube Taperá, na Galeria Metrópole (Av. São Luís, 187, Loja 29, 2º andar, Centro – São Paulo / SP) no próximo sábado (13), das 16h às 17h. Ele foi escolhido também para integrar o Clube da Leitura da Blooks no Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, nº 569 – 3º Piso, Consolação – São Paulo / SP) no dia 5 de setembro, das 20h às 21h.

“O grande autor é justamente o que consegue provocar reflexão.”
Joca Terron
Escritor brasileiro
1.
O diário de Larissa Manoela
2.
Como eu era antes de você
3.
Depois de você
4.
Lava Jato
5.
Ansiedade - Como enfrentar o mal do século
6.
Herobrine - A lenda
7.
Ruah
8.
Ansiedade 2 – Autocontrole
9.
A coroa
10.
Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares
 
PublishNews, Redação, 11/08/206

Dois amigos encontram um manuscrito anônimo numa casa abandonada. Este é o ponto de partida para a obra A casa à beira do abismo, um dos textos fundadores da ficção científica. Lendas urbanas, o tema do acaso, da dimensão sobrenatural, compõe a escrita de William Hope Hodgson, cujos excertos do texto serão lidos pelo performer Victor Scatolin no próximo sábado (13), em um evento no SESC Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 505 - São Paulo / SP). A escritora Heloisa Prieto coordenará, em seguida, a invenção coletiva de lendas urbanas, por meio de um exercício criativo. A narrativa oral, a voz dos tempos, a permanência do inusitado no mundo contemporâneo serão temas abordados entre uma e outra atividade. O encontro acontece a partir das 15h, na Biblioteca da unidade. A entrada é gratuita.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

A literatura também estará contemplada nas mais de 930 horas de programação do 15ª Festival Sesc de Inverno, que abre nesta sexta-feira (12), e segue até 21 de agosto em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. Estão programadas diversas oficinas, contações de história, encontros literários, lançamentos de livros, shows poéticos, saraus, intervenções urbanas e seminários. O Festival prestará homenagem a grandes nomes das letras. Em Petrópolis, o homenageado será o poeta mato-grossense Manoel de Barros (1916-2014), que completaria seu centenário neste ano. Em Teresópolis, será o poeta amazonense Thiago de Mello, que em março comemorou 90 anos. Já em Nova Friburgo, Zelia Gattai (1916-2008), também no ano do centenário do seu nascimento, será a homenageada. Nas três cidades haverá programação cultural alusiva aos escritores, entre outras atividades. A maioria da programação é gratuita e os eventos pagos têm ingressos até R$ 20. Confira a programação completa aqui.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Na próxima semana, nos dias 16 e 17, representantes do Instituto de Expressão Surda (IES) contarão histórias bíblicas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Memorial da Inclusão (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Barra Funda - São Paulo / SP). A atividade está inserida na mostra Bíblia: O livro da inclusão, promovida em parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). As atividades de contação serão realizadas às 11h e às 14h30. Em cartaz no Memorial até o dia 27 de agosto, a exposição chama a atenção para a importância de se disponibilizar a Bíblia para as pessoas com deficiência, em formatos adequados para esse público.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Em Dias de abandono (Biblioteca Azul / Globo; 184 pp.; R$ 39,90- Trad. Francesca Cricelli), Helena Ferrante -- a escritora escondida pelo misterioso pseudônimo -- utiliza suas palavras cortantes e sua clareza brutal para percorrer o turbilhão emocional vivido por Olga após um casamento fracassado. Traída e se sentindo abandonada pelo marido, a personagem enfrenta conflitos internos em meio à nuvem cinzenta da desolação e da nova e inquietante realidade que se apresenta. Em um corajoso e às vezes violento mergulho existencial, Olga vai aos poucos substituindo um atormentado desejo de redenção por algo ainda desconhecido. Ferrante é autora do livro A amiga genial, também publicada no Brasil pela Biblioteca Azul, que foi um dos fenômenos de vendas na Europa no ano passado.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Uma quinzena de férias com hospedagem numa casa confortável, com piscina, em local ensolarado, repleto de praias belíssimas, na companhia da família e de amigos íntimos nem sempre corresponde a momentos agradáveis e de lazer. Em Os veranistas (Rocco; 288 pp,; R$ 39,50 – Trad.: Ângela Pessôa), a escritora Emma Straub analisa as contraditórias relações de afeto na contemporaneidade, deslocando para Palma de Maiorca, na Espanha, um grupo de sofisticados nova-iorquinos que estão vivendo uma fase de transição de suas vidas, enquanto superam traições amorosas. O resultado é um romance encantador sobre a vida em família, a amizade e o amor. Uma narrativa que hipnotiza o leitor por sua aparente simplicidade e, principalmente, pela profundidade do que discute: a dificuldade das escolhas numa sociedade em que todas as ligações podem ser facilmente desfeitas.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Passado entre o Brasil e a Alemanha, Cravos (Record; 144 pp.; R$ 29,90), da escritora carioca Julia Wähmann, é um romance endereçado a um interlocutor que marca a vida da protagonista com a mesma intensidade que a dança. Feita de encontros e desencontros, a relação é contada do ponto de vista dela, e revela-se conflituosa, inconstante e, por fim, impossível. Nas plateias dos teatros, porém, as coreografias e cenas a que ela assiste dão um novo sentido a essa história marcada por flores, Carnaval, música, um elefante que se atira de um trem suspenso e turismo em cidades chuvosas. A autora se inspirou na lendária dançarina alemã Pina Bausch (1940 - 2009) para compor o livro. No blog da Record, tem uma entrevista com a autora, feita por Carlos Henrique Schroeder.

PublishNews, Redação, 11/08/2016

Pax (Intrínseca; 288 pp.; R4 39,90; e-book R4 24,90 – Trad. Regiane Winarski), livro de estreia da premiada autora de livros infantis Sara Pennypacker no Brasil, emociona o leitor. No enredo, Peter e sua raposa Pax são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase 500 km para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.

 
©2001-2024 por Carrenho Editorial Ltda. Todos os direitos reservados.
Rua Henrique Schaumann, 1108 A, CEP 05413-011 Pinheiros, São Paulo -SP
O conteúdo deste site não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.